

SÃO PAULO – Nem Felipe Massa, nem Rubens Barrichelo, nem Nelsinho Piquet. Os três mosqueteiros da Fórmula 1 foram superados por André Nicastro - kartista que leva a carreira com dificuldades e sonha com uma vaga na Fórmula Truck em 2008 – no Top Qualifying que definiu a ordem de largada da 11ª edição das 500 Milhas da Granja Viana. “Foi o resultado de duas semanas de trabalho duro”, comemorou o pole Nicastro. Estreando como “homem sério” (a cerimônia de casamento civil com a noiva Raffaela foi realizada na quinta-feira), Massa foi o melhor entre os astros convidados, mas ficou atrás também do veterano Osvaldo Negri Jr., que corre na série Grand Am há três anos e há pelo menos 10 está radicado no automobilismo norte-americano.

Depois de acompanhar o final da prática dos boxes, o piloto despediu-se rapidamente dos colegas – correrá ao lado de João Paulo Bertuccelli e Ruben Carrapatoso – e foi para casa preparar-se para subir ao altar. Embora não tenha conquistado a terceira pole consecutiva, saiu satisfeito da Granja Viana. “Meu motor não andava de reta, como já sabíamos desde os ensaios da véspera. Sozinho, com a cara no vento, o terceiro lugar não foi nada ruim. Além disso, sair na frente ou em terceiro não faz qualquer diferença em uma prova de longa duração”, continuou. Antes de sair, no entanto, brincou com os companheiros. “Vou andar pelo menos três décimo mais lento por volta amanhã, porque hoje é dia de festa”, avisou.

Festejado pela equipe Targh 400, atual campeã brasileira de endurance, Nicastro conta com 10 títulos nacionais no currículo. Passou pela Fórmula Renault, pela Fórmula 3, mas não conseguiu alçar vôos mais altos e agora planeja correr de caminhões no ano que vem. “Sabíamos que todo nosso esforço dependeria em parte do sorteio dos motores. Tive sorte, porque o outro kart da equipe não é tão bom quanto o meu”, comentou. Sobre a relevância da pole, disse que não é fundamental, mas está longe de ser desprezível. “Acho que é algo em torno de 10%. Se fomos os mais velozes, é sinal que o kart está bom.”
Os 10 primeiros no grid das 500 Milhas da Granja Viana:
1 – André Nicastro, Mário Romancini, Felipe Lapenna, Sérgio Jimenez, Pedro Rodrigues, Beto Monteiro e Osman Galid, 56s915
2 – Osvaldo Negri Jr., Pedro Gomes, Roberto Gomes, Fernando Wortmann, João Gonçalves e Rafael Mattos, 57s120
3 – Felipe Massa, João Paulo Bertuccelli e Ruben Carrapatoso, 57s246
4 – Eduardo Ventre, Francesco Ventre, Leonardo Nienkötter, Lucas Rodrigues, Vinicius Quadros e Bruno Pacetti, 57s248
5 – Douglas Hiar, Pedro Gomes, Roberto Gomes, Osvaldo Negro Jr., Fernando Wortman, João Gonçalves, Rafael Mattos e Rogério Raucci, 57s282
6 – Nelsinho Piquet, Rodrigo Piquet, Clemente Faria Jr., Felipe Nasr, Lucas Foresti e Thiago Azalin, 57s314
7 – Luciano Burti, Denis Dirani, Gabriel Dias e Felipe Guimarães, 57s403
8 – Clemente Faria Jr., Nelsinho Piquet, Rodrigo Piquet, Geraldo Piquet, Felipe Nasr e Tuka Rocha, 57s446
9 – Sérgio Jimenez, Pedro Nunes, Oliver Oakes e Bruno Junqueira, 57s465
10 – Nicolas Costa, André Matinha, Onassis de Souza, Paulo Santiago, Lucas Arnone e Diego Kuenzen, 57s468
Resultados completos podem ser obtidos no site www.allkart.net
A largada está prevista para a zero hora de domingo. Serão 644 voltas ou 12 horas de duração máximo, o que vier primeiro. A TV Bandeirantes transmitirá os momentos iniciais, flashes durante a prova e a bandeirada, enquanto o canal a cabo Bandsports exibirá toda a corrida ao vivo.
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário