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sexta-feira, junho 20, 2008

* MANUTENÇÃO DOS FARÓIS É IMPORTANTE PARA SEGURANÇA DO MOTORISTA, PASSAGEIROS E PEDESTRES A AINDA EVITA MULTAS

Muitos não se atentam para este detalhe, mas dirigir à noite com facho de farol desregulado é uma infração grave. O condutor, além de pagar uma multa de R$ 127,69, ganha cinco pontos na carteira de habilitação e ainda pode ter o veículo retido para regularização. Para evitar contratempos e dores de cabeça, a Nino Faróis – empresa fabricante de produtos para iluminação automotiva para linhas leve, pesada e auxiliares –, dá dicas de como manter os faróis do carro em dia e até mesmo como checar ou fazer a regulagem em casa.


Segundo Lázaro Moraes, engenheiro de desenvolvimento da Nino Faróis, o farol danificado é fácil de ser detectado visualmente. Os defeitos mais comuns são lentes foscas devido à areia ou ao vento, em veículos que trafegam principalmente em estradas, ou ainda por causa de produtos químicos que costumam danificar lentes de plástico e não são recomendados em lavagens. Desplacamento ou fosqueamento da parte espelhada do refletor são ocasionadas em faróis com infiltração de água, mas se a água acumulada ou vapor sumirem, não há necessidade de troca do farol. Em caso de pequenas colisões, mesmo se o farol não estiver visivelmente afetado, é recomendada atenção ao facho de luz. Se o facho trepidar é porque algo se soltou ou quebrou e, portanto, há necessidade de substituição dos faróis.



Para checar a regulagem

O facho de referência para a regulagem do farol é sempre o facho baixo e, portanto, deve iluminar para baixo. Faróis pouco desregulados somente podem ser notados quando é iluminada uma parede ou algo à frente. Para uma rápida verificação, o motorista pode colocar em prática um pequeno truque:

1. À noite, em uma pista plana, com o facho baixo aceso e não a lanterna (à noite, muitos acendem somente as luzes de posicionamento), repare no facho projetado em um veículo que está à frente.

2. O facho baixo define claramente uma linha horizontal do lado esquerdo e uma linha inclinada para cima do lado direito. Esta iluminação é projetada na parte de baixo e sem iluminação na parte de cima.

3. Tanto o farol do lado esquerdo como o farol do lado direito iluminam da mesma forma, ou seja, com inclinação para cima do lado direito da pista, onde ficam o acostamento e as placas.

4. Observe primeiro as linhas horizontais, sendo que ambas devem estar alinhadas. Uma mais alta que a outra indica que o farol está desregulado. O correto é que as duas linhas estejam projetadas levemente para baixo.

5. Quando o veículo da frente andar, note se a linha do facho se desloca para baixo. Se subir ou manter-se alinhado torna-se necessário regulá-lo.

Como regular

1. Com o carro parado em um local plano e com os pneus calibrados, faça uma marca na parede com as medidas dos centros dos faróis, esquerdo e direito, com a distância exata até o solo.

2. Recue o veículo para trás o máximo possível sem girar a direção. A distância mínima de recuo é de três metros, mas a ideal é de cinco metros.

3. Uma outra marca deve ser feita, descendo um centímetro da marca original para cada metro recuado.

4. Em duas folhas de papel sulfite, faça uma linha horizontal do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita.

5. Cole o papel de maneira que o vértice da linha desenhada fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. Estas são as referências exatas para a regulagem do farol.

6. Acenda o facho baixo e localize os parafusos de regulagem.

7. Em cada farol existem sempre dois parafusos: um para a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção coincidam com as marcas.



Sobre a Nino Faróis

Fundada em 1982, a Nino Faróis tem sede em Arujá, na Grande São Paulo, e conta com representantes e distribuidores em todo país. A empresa dispõe de tecnologia e mão-de-obra especializada para desenvolver produtos e acessórios para iluminação automotiva. Seu parque de produção possui Certificação de Qualidade ISO 9001 pelo IQA – TUV (Alemanha) e está em processo de implantação do certificado ISO 14001. A Nino Faróis possui um laboratório para testes de produtos que seguem padrões mundiais, com destaque para sala de avaliação fotométrica. Além disso, investe continuamente no desenvolvimento de novos produtos, tudo para oferecer maior qualidade, segurança e tecnologia.

Wal Ruiz - Mtb. 23.962

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