COMPRE AGORA

segunda-feira, junho 16, 2008

* 24 HORAS DE LE MANS: BRASIL VOLTA AO PÓDIO COM RICARDO ZONTA

Terceiro lugar conquistado com a Peugeot é o melhor resultado de um brasileiro desde 1991.

A equipe Peugeot não conseguiu levar nenhum de seus três carros ao primeiro lugar nas 24 horas de Le Mans, prova vencida pela Audi neste domingo (15), com o trio Tom Kristensen/Rinaldo Capello/Allan McNish. Mesmo sem a esperada vitória, o time francês, que dominou os treinos, completou o pódio com as duas posições seguintes. Jacques Villeneuve/Marc Gene/Nicolas Minassian terminaram em segundo e Ricardo Zonta/Franck Montagny/Christian Klien cruzaram a linha de chegada em terceiro.

Um resultado histórico para o Brasil, que não ia ao pódio na prova de longa duração mais famosa do mundo desde 1991, quando Raul Boesel chegou em segundo pilotando um Jaguar. Além deles, o outro piloto do país a chegar entre os três primeiros foi José Carlos Pace, de Ferrari, em 1973, também em segundo. No total, Ricardo Zonta fez quatro trechos da prova e estava no carro no momento mais delicado da corrida, quando começou a chover em Le Mans, por volta das 4h00 da manhã no horário local.O que atrapalhou os planos da Peugeot, favorita em Le Mans desde os primeiros testes, foram as paradas inesperadas nos boxes, para solucionar problemas. Neste sentido, o Audi mostrou-se suficientemente mais regular. Para se ter uma idéia, o carro que chegou em segundo parou três vezes a mais em relação ao vencedor. O terceiro, cinco vezes a mais. “Estou feliz com o pódio, foi uma corrida difícil, principalmente para lidar com o tráfego no escuro e com chuva”, comentou Ricardo Zonta.

Ele não pilotava em Le Mans desde 1998. Naquela edição da prova, chegou a estar inscrito, mas não correu porque o carro quebrou na terceira hora de corrida. Agora, Ricardo Zonta volta a se concentrar na Grand-Am. No próximo domingo (22), ele disputará a sétima etapa do campeonato em Mid-Ohio, nos Estados Unidos. Em função deste compromisso, estará ausente da Stock Car em Santa Cruz do Sul (RS). Seu substituto será Julio Campos, que liderou e marcou pontos na etapa passada.

O resultado final em Le Mans:

1. Tom Kristensen / Rinaldo "Dindo" Capello / Allan McNish
Audi Sport North America - Audi R10 TDi LMP1- 381 voltas

2. Nicolas Minassian / Marc Gené / Jacques Villeneuve
Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi FAP LMP1- 381

3. Ricardo Zonta / Christian Klien / Franck Montagny
Peugeot Sport - Peugeot 908 HDi FAP LMP1- 379

4. Lucas Luhr / Alexandre Prémat / Mike Rockenfeller
Audi Sport Team Joest - Audi R10 TDi LMP1 - 374

5. Stéphane Sarrazin / Pedro Lamy / Alexander Wurz
Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi FAP LMP1 - 368

6. Frank Biela / Emanuele Pirro / Marco Werner
Audi Sport North America - Audi R10 TDi LMP1 – 367


Crédito: Peugeot Sport.

Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: