COMPRE AGORA

sábado, junho 21, 2008

* HONDA AUTOMÓVEIS: 500 MIL VEÍCULOS FABRICADOS NO BRASIL

Unidade instalada em Sumaré, interior de São Paulo, é responsável pela produção do New Civic, Civic Si e Honda Fit

Uma década depois de iniciar a fabricação de automóveis em solo brasileiro, a Honda comemora a produção de 500 mil veículos, mais uma marca histórica entre muitas alcançadas em sua trajetória no País.

O primeiro modelo produzido na Unidade Sumaré, no interior do Estado de São Paulo, foi o Civic, em setembro de 1997. Em abril de 2003 foi a vez do monovolume Honda Fit. Naquela época, além de abastecer o mercado brasileiro, a fábrica exportava seus produtos para países da América do Sul, como Argentina, Peru e Chile (atualmente as exportações são direcionadas também para outras localidades da América Latina, inclusive o México).

Em 2006, para acompanhar a demanda por modelos bicombustíveis, a Honda Automóveis lançou no Brasil versões flex fuel do New Civic e do Honda Fit. Tal medida impactou positivamente no desempenho da empresa, garantindo 27% de crescimento ao final de 2007.

Em 1997, quando abriu suas portas, a Unidade Sumaré possuía capacidade produtiva de 15 mil unidades por ano, número ampliado gradualmente até alcançar 100 mil veículos no ano passado, quando foi finalizada uma série de obras de expansão iniciada em janeiro de 2006. Atualmente, a Honda Automóveis do Brasil tem capacidade para fabricar 137.600 unidades ao ano, incluindo as exportações, trabalhando em três turnos.

A partir do próximo mês de agosto, a fábrica de Sumaré passará a produzir 650 veículos por dia. Hoje, são 550 automóveis diariamente.

Power Train

O acréscimo previsto em sua produção será possível graças à inauguração, em maio, do Power Train, Unidade responsável pela fabricação de motores e transmissões e que possui dois dos principais processos: fundição e usinagem.

Localizado numa área de 13.500 m2, o setor tem capacidade para produzir 12.500 unidades mensais, em três turnos de trabalho. Esse número deverá aumentar num curto espaço de tempo. Para o segundo semestre de 2009, está prevista a instalação da 2ª linha de blocos e cabeçotes. Desta forma, ampliará suas instalações para 17.000 m2 e a capacidade produtiva subirá para 16.300 mil unidades/mês. Essa expansão também se deve ao inicio, no mesmo ano de 2009, das atividades da fábrica de automóveis da Argentina. A nova área consumiu investimentos na ordem de R$ 130 milhões.


Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)
Linkpress Assessoria e Comunicação

Nenhum comentário: