COMPRE AGORA

segunda-feira, junho 02, 2008


GERALDO PIQUET VENCE

A F-TRUCK EM FORTALEZA

Piloto brasiliense marca sua quarta vitória na F-Truck e passa a liderar o campeonato de 2008

O piloto de Brasília, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) venceu a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck realizada neste domingo (1º de junho) no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Euzébio, região metropolitana de Fortaleza, CE. Piquet agora é o líder do campeonato com uma boa vantagem para o segundo colocado, Roberval Andrade (Scania) que perdeu a vice-liderança da prova na última volta quando perdeu a roda dianteira esquerda. Mesmo assim, Roberval terminou em sétimo e marcou nove pontos. O líder Piquet tem 78 pontos e Andrade 59. Felipe Giaffone, até então o lider do campeonato agora ocupa a quarta posição se mantendo com o mesmo número de pontos, 53, já que saiu da prova na primeira volta em uma batida que envolveu também Roberval Andrade e Djalma Fogaça, sobrando ainda para o argentino Gaston Mazzacane que saiu da pista e caiu da quinta para a 18ª posição.

Geraldo Piquet venceu a prova de ponta a ponta, guiando com muita regularidade nas 47 voltas dada no pequeno e travado circuito cearense de 1.780 metros. O calor intenso e o ritmo forte exigido pelo desenho do traçado foi o fator mais difícil a ser vencido na prova de ontem segundo os pilotos “Realmente o calor e a tensão em se manter na liderança da prova foi o mais difícil. O importante foi conseguir manter a estratégia de andar rápido e não cometer erros”, disse o vencedor Geraldo Piquet.

Com o paulista Renato Martins (Volkswagen) em segundo, o pódio foi completado com Valmir Benavides (Volkswagen) também de São Paulo em terceiro, o paranaense João Maistro (Volvo) em quarto – “desde 2005 eu não pegava um pódio” – e o argentino Gaston Mazzacane (Mercedes-Benz) em quinto na sua prova de estréia na F-Truck. “Estou feliz e surpreso por ter conseguido um bom resultado logo na primeira prova. Tudo ainda é muito novo para mim, mas gostei muito de guiar um F-Truck”, declarou Mazzacane que subiu ao pódio com a bandeira argentina, disputada logo depois por torcedores.

Dos 24 pilotos que largaram apenas 14 cruzaram a linha de chegada e só seis na mesma volta. O paulista Adalberto Jardim foi um dos primeiros a sofrer com a temperatura elevada. O calor proporcionou o estouro da mangueira de combustível do seu Iveco e ele teve de abandonar a prova na 14ª volta. O pernambucano Beto Monteiro (Scania) lamentou mais ainda quando deixou a vice-liderança da prova para entrar nos boxes e recolocar o módulo eletrônico que desconectou com a ondulação do asfalto do segundo S do traçado. “Esse traçado desgasta muito o equipamento. Nós andamos o tempo todo derretendo para conseguirmos ser rápidos”, disse o piloto nordestino que voltou à prova, mas abandonou na 36ª volta.

Na 43ª volta o paranaense Diumar Bueno (Volvo) entrou para a brita na área de escape com o pneu dianteiro esquerdo estourado. Três voltas depois foi a vez de Roberval Andrade perder uma roda dianteira e a segunda posição na corrida. O lance inusitado foi pego pela câmera da Band TV que mostra o pneu percorrendo aproximadamente 100 metros pela brita e transpassar o muro de alvenaria do autódromo.

Wellington Cirino (Mercedes-Benz) terminou o final de semana sem conseguir detectar exatamente o que acontecia com seu sistema de direção do seu novo F-Truck que nos três dias apresentou um defeito crônico.

Com um público aproximado de 30 mil pessoas a prova de Fortaleza se consolida como uma etapa da fase nordestina da F-Truck. A próxima etapa do ano está marcada para o dia 6 de julho em Interlagos em São Paulo.

Classificação da prova: 1) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 2) Renato Martins, PR (Volkswagen); 3) Valmir Benavides, SP (Volkswagen); 4) João Maistro, PR (Volvo); 5) Gaston Mazzacane, AR (Mercedes-Benz); 6) Luiz Carlos zappelini, SP (Volvo); 7) Roberval Andrade, SP (Scania); 8) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 9) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 10) Regis Boessio, RS (Volvo); 11) Fred Marinelli, PR (Iveco); 12) Diumar Bueno, PR (Volvo); 13) Leandro Totti, PR (Ford) e 14) Beto Monteiro, PE (Scania).

Não completaram a prova: Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) – 27 voltas; Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) e Pedro Muffato, PR (Scania) – 23 vts.; Adalberto Jardim, SP (Iveco) – 14 vts.; Reis Peças, GO (Volkswagen) 11 vts.; Leandro Reis, GO (Volkswagen) 6 vts.; Djalma Fogaça, SP (Ford); Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz) e Felipe Giaffone, SP (Volkswagen) – 4 vts. e Chico serra, SP (Ford) 3 vts..

Classificação do Campeonato Brasileiro de F-Truck após 4 etapas: 1) Geraldo Piquet, 78 pontos; 2) Roberval Andrade, 59 pts.; 3) Valmir Benavides, 58 pts.; 4) Felipe Giaffone, 53 pts.; 5) Beto Monteiro, 31 pts.; 6) Wellington Cirino, 30 pts.; 7) Renato Martins, 27 pts.; 8) Débora Rodrigues e Luiz Carlos zappelini, 18 pts.; 10) João Maistro, 16 pts.; 11) Fabiano Brito e Vinicius Ramires, 9 pts.; 13) Vignaldo Fizio e Gaston Mazzacane 8 pts.; 15) Diumar Bueno, Djalma Fogaça e José Cangueiro, 4 pts.; 18) Pedro Muffato, 3 pts.; 19) Fred Marinelli, 2 pts. e 20) Regis Boessio, 1 ponto.

Classificação do Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 156 pontos; 2) Mercedes-Benz, 125 pontos; 3) Scania, 93 pontos; 4) Volvo, 47 pontos; 5) Ford, 4 pontos e Iveco, 2 pontos


Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Foto: Orlei Silva

Legenda: Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) vence a F-Truck em Fortaleza

Dinho Leme

F-Truck Imprensa

DINHO LEME COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: