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sexta-feira, agosto 19, 2011

FORD: CAMPO DE PROVAS MOSTRA A MAIS COMPLETA ESTRUTURA PARA TESTES DE VEÍCULOS



Com uma estrutura completa que permite realizar mais de 80 diferentes testes em automóveis, picapes e caminhões, o Campo de Provas da Ford na cidade de Tatuí, no interior de São Paulo, promoveu um evento inédito destinado às mídias digitais e sociais do Brasil e da Argentina. O grupo, formado por 60 jornalistas de internet, incluindo blogueiros dos dois países, conheceu os laboratórios e as pistas de testes da empresa.

"O automóvel é hoje fonte de interesse de diferentes canais de comunicação e acreditamos ser importante oferecer esse tipo de conhecimento para as novas mídias. A exemplo do que já acontece com a mídia especializada em veículos, é importante acompanhar o estágio atual dos testes e do desenvolvimento dos veículos", destaca Fabio Lang, gerente do Campo de Provas da Ford em Tatuí.

Pistas de testes
O objetivo da visita ao Campo de Provas da Ford foi mostrar o extenso trabalho de engenharia por trás da criação de um veículo. Nas pistas de avaliação dinâmica os visitantes conheceram o conjunto de 50 km de pistas com diferentes tipos de piso onde são feitos os testes de desenvolvimento e durabilidade de toda a linha Ford.

Essas pistas reproduzem as condições de rodagem encontradas em diferentes regiões do Brasil e outros países da América do Sul. Algumas delas têm representativos nomes, como "Hopi-Hari", circuito cheio de curvas e lombadas; ou "Enrola-Camisa", via com muitas ondulações que reproduz as pistas também conhecidas como costela-de-vaca.

Laboratório de Emissões
Outro ponto de interesse foi o Laboratório de Emissões, onde são feitos os testes que determinam os padrões de emissões de poluentes para veículos vendidos no mundo todo. Além disso, esse laboratório realiza o desenvolvimento e a calibração de motores, homologação de veículos, controle de qualidade da produção e acompanhamento da durabilidade de componentes relacionados aos sistemas de pós-tratamento de gases dos veículos.

Recentemente, a Ford ampliou a estrutura do Laboratório de Emissões com uma nova estação. Foram investidos US$ 4 milhões em modernos dinamômetros e sistemas analisadores de gases, com capacidade para ensaios de motores a gasolina, flex ou diesel, de acordo com as normas brasileiras e européias. É o único laboratório da Ford na América do Sul certificado conforme a norma internacional de qualidade ISO 17025, que permite a exportação de veículos sem a necessidade de acompanhamento dos testes por órgãos governamentais estrangeiros.

Laboratório de Qualidade Sonora
Para medir o nível de silêncio na cabine, a Ford utiliza um laboratório com tratamento acústico e sofisticados equipamentos, como o "Head Acoustics", que permite isolar diversos tipos de ruídos. Outro equipamento inovador e exclusivo é o "Noise Vision", que coloca a Ford na vanguarda da tecnologia para o aprimoramento do silêncio interno dos automóveis. Semelhante a uma bola de futebol apoiada em um pedestal, ele é dotado de 31 microfones e 12 câmeras que sobrepõem os registros de imagens e ruídos. Desse modo, permite visualizar a movimentação e a intensidade dos sons em um ângulo de 360 graus dentro do carro, tanto em tempo real como em vídeo e fotografias. Ele representa o estado da arte em desenvolvimento de ruídos, vibrações e asperezas.

Simulador de rodagem
Outro laboratório exclusivo é o "Four Poster", que permite reproduzir o balanço da suspensão do carro em movimento simulando qualquer terreno do planeta, de forma estática e sem precisar ligar o motor - cujo ruído atrapalharia a percepção de outros sons. Trata-se de um simulador de rodagem, composto de quatro pilares que sustentam as rodas do veículo e as movimentam por meio de atuadores hidráulicos, controlados por softwares capazes de reproduzir diversos tipos de pistas. O "Four Poster" é usado tanto para testes de ruídocomo para medições voltadas ao conforto da suspensão.

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