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quinta-feira, janeiro 12, 2006

MERCADO: AUDI APRESENTA PROTÓTIPO ROADJET NO SALÃO DE DETROIT.





Carro-conceito tem sistema inédito de comunicação e soluções de conforto inovadoras; motor 3.2 litros V6 oferece tecnologia das pistas de corrida e desempenho superior.
A Audi mais uma vez surpreende pela criatividade e mostra ao público do North American International Automobile Show, em Detroit, nos Estados Unidos, sua nova criação: o Audi Roadjet Concept, um veículo que mistura a última palavra da montadora em tecnologia com um novo conceito de espaço, motorização e transmissão.
O estilo deste carro de quatro portas é totalmente novo. Na frente, a inconfundível grade do radiador e duas entradas de ar abaixo do pára-choque chamam atenção. A linha "do ombro" alta empresta ao modelo um ar de força e segurança, típica dos veículos da montadora alemã. A ampla área envidraçada reforça a impressão de luz e espaço no interior do protótipo. Na traseira, os pára-lamas amplos, o desenho trapezoidal da tampa do porta-malas e a saída do escapamento enfatizam as características esportivas deste carro de estudo. Maçanetas integradas às portas e spoiler traseiro completam o visual deste protótipo.
Medindo 4,70 m. de comprimento e 1,85 m. de largura, o Audi Roadjet Concept enquadra-se no segmento B de veículos. Já a altura de 1,55 m. e o entre-eixos de 2,85m. resultam em mais espaço para os ocupantes do carro; a posição mais alta dos assentos e o amplo espaço para as pernas e cabeça também asseguram mais conforto para os quatro ocupantes do carro.
Do lado de dentro, as curiosidades não param de surpreender: desde os novos materiais usados, como o Neoprene no piso do carro, até as soluções de utilização do espaço interno. Destaque para o sistema de trilhos nos bancos traseiros, que permite acomodar no espaço entre os bancos desde um descanso de braço, até uma cadeirinha de bebê ou uma máquina de café expresso. Os bancos traseiros também podem ser ajustados ao longo dos trilhos. Outro destaque é o sistema de ar-condicionado, totalmente individual para cada ocupante.
O sistema de áudio é um show a parte. Desenvolvido pela Bang&Olufsen, inclui 14 alto-falantes e um amplificador com mais de 1.000 watts de potência. Se desejarem, os ocupantes também podem ouvir música com headphones, com tecnologia Bluetooth (sem fio). Outra grande inovação é a tecnologia de suporte de voz digital (Digital Voice Support – DVS) que permite que os ocupantes do carro conversem sem precisar alterar o nível de voz, mesmo quando o carro está em alta velocidade. O sistema funciona captando a voz da pessoa, via microfone, e reproduzindo-a via amplificador e alto-falantes. A reprodução é controlada para que seja feita de acordo com a posição da pessoa dentro do carro e para que o nível de áudio gerado seja agradável.
O MMI (Multi Media Interface) foi reconfigurado no Audi Roadjet: além da tela central de dez polegadas no painel de instrumentos, existem monitores de sete polegadas separados para todos os passageiros, que podem assistir TV enquanto viajam, sem distrair o condutor.
Os passageiros também têm acesso às funções do MMI, como informações do sistema de navegação. Desta forma, eles podem, por exemplo, sugerir rotas para o motorista. Já funções de operação do veículo não podem ser acessadas pelos passageiros. Outra novidade: o Roadjet não tem quebra-sol. Em seu lugar, foi desenvolvida a tecnologia Vari-Light, que varia o nível de transparência do pára-brisa eletricamente, evitando luminosidade indesejável.
O protótipo vem equipado com motor 3.2 litros V6, quatro válvulas por cilindro, com tecnologia FSI de injeção direta e 300 hp de potência a 7.000 rpm. O torque máximo é de 330 Nm a 4.500 rpm. A tecnologia FSI foi desenvolvida nas pistas de corrida, no modelo Audi R8, quatro vezes campeão da tradicional prova 24 horas de Le Mans.
Com este propulsor, o desempenho do Roadjet é impressionante: ele faz de 0 a 100 km/hora em 6,4 segundos e tem velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/hora. E mesmo com tanta performance, o protótipo é um exemplo de consumo equilibrado: faz 100 quilômetros com apenas 10,4 litros de combustível.
O Audi Roadjet Concept é o primeiro modelo a ser equipado com transmissão esportiva de sete marchas Direct Shift Gearbox, com duplo sistema de embreagem, em conjunto com o motor longitudinal. Esta combinação oferece trocas de marcha precisas e harmoniosas, sem interrupção do fluxo de força do motor. A base da nova tecnologia é o disco duplo de embreagem que funciona de maneira única: enquanto uma marcha está engatada, e quando o ponto de troca se aproxima, uma outra marcha apropriada é pré-selecionada mas ainda não é engatada. O processo de troca de marchas com embreagem dupla acontece de forma que uma marcha entra e a outra sai de maneira praticamente sobreposta, o que mantém permanente o fluxo de força do motor. A tecnologia oferece conforto, desempenho e trocas ainda mais suaves de marcha. O carro também tem a opção de câmbio manual e paddles instalados atrás do volante, como nos carros de corrida.
Outro destaque do carro-conceito é a incorporação da tração permanente quattro, que já equipa cerca de 2,5 milhões de automóveis da marca Audi no mundo e tem expertise de 26 anos. Com esta tecnologia, o nível de torque nos eixos dianteiro e traseiro é diferente, de acordo com a necessidade do veículo. Normalmente, a relação é de 40:60 entre o eixo dianteiro e traseiro. Mas em casos extremos, até 80 por cento da tração podem ser direcionados para o par de rodas que patina, por exemplo.
O Roadjet Concept tem suspensão esportiva, four-link na dianteira e auto-ajustável do tipo trapezoidal-link na traseira. Rodas de 20 polegadas e pneus 245/45 R20 completam o visual do protótipo. Amortecedores variáveis e um novo sistema de caixa de direção também são novidades no modelo, que pode ser um três-em-um: basta apertar um botão e escolher um modo de dirigir (Comfort, Dynamic ou Sport). As opções adaptam as configurações do motor, transmissão, direção e amortecedores de acordo com a escolha do motorista.
Mas a grande novidade deste carro conceito é o sistema car-to-car de comunicação, um sistema de processamento de informações que pode auxiliar o motorista em várias situações, seja de segurança, conforto, economia de combustível, entre outras. O que parece ficção científica já é possível graças aos programas de computador similares nos carros fabricados Europa, Estados Unidos e Japão, o que permitiria a comunicação entre eles.
A nova tecnologia abre muitos horizontes. No caso de segurança, por exemplo, se um carro derrapa na estrada ou quebra, poderia enviar um sinal de alerta para os outros automóveis que estão indo em direção ao carro parado. O sinal apareceria na tela de navegação dos automóveis que estariam se aproximando do local do acidente, reduzindo o risco de colisão.
O sistema car-to-car de comunicação também permite processar dados de tráfego, para evitar congestionamentos e aumento da poluição em áreas urbanas. Ou mesmo identificar vagas para parar o carro e reservá-las através da comunicação do automóvel com as centrais de estacionamento de centros comerciais, por exemplo.

Charles Marzanasco Filho
Imprensa Audi Brasil

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