COMPRE AGORA

sábado, janeiro 07, 2006

RALLY DAKAR 2006- 7ºDIA:JEAN AZEVEDO CHEGA EM 6º E ALCANÇA O TOP 10.




Na etapa mais dura do Dakar 2006, piloto chega ao Top 10 e volta a alfinetar organização.
O piloto Jean Azevedo conseguiu um excelente resultado na sétima etapa do Dakar. Com o tempo de 6h45min23s, o brasileiro consquistou o 6º lugar no trajeto especial (cronometrado) de 499 kkm entre Zouerat e Atar, na Mauritânia. O vencedor foi o chileno Carlos de Gavardo, que acumula sua segunda vitória consecutiva no Dakar 2006, cravando 6h28min11s nesta que foi até agora a mais longa e demorada especial do ano. Na classificação geral, Jean pula da 12ª para a 9ª posição, alcançando finalmente o Top 10 entre as motos. Entre ele e o 8º colocado (o francês David Fretigne), a diferença é de 26 minutos e 4 segundos. Já para De Gavardo, a vitória deixa o chileno na vice-liderança, a apenas 4min30s do espanhol Marc Coma, que hoje chegou justamente na segunda posição.
Jean vem mostrando uma recuperação incrível desde que o Dakar pisou na África. "Peguei o ritmo do deserto. Daqui pra frente, tudo pode acontecer", disse, minutos depois de chegar ao acampamento montado ao lado aeroporto de Atar. A reação de Jean lembra a do ano passado, quando o piloto também saiu da Europa em posição pouco confortável, mas chegou a Dakar na sétima posição. Além de estar andando no mesmo ritmo dos pilotos de ponta, Jean acredita que a pequena diferença entre os primeiros colocados deve causar surpresas no pelotão de frente. Apenas 7 minutos e 28 segundos separam o espanhol Marc Coma, líder da prova, de seu compatriota Esteve Pujol, 3º colocado.
Para o brasileiro, a etapa de hoje foi a mais dura do Dakar 2006. "Foram 499 quilômetros de ervas de camelo, dunas e pedras", contou. Por ervas de camelo entenda-se a vegetação rasteira típica do deserto da Mauritânia. Aparentemente inofensiva, as plantas são duras como pedras, podendo causar tombos e furos de pneus. "Estava tão cansado e nervoso com o tamanho da Especial que resolvi acelerar fundo para terminar o mais rápido possível", brincou Jean. Segundo o piloto, as dunas de hoje ainda não trouxeram muito sérias para os motocicletas. "Amanhã, elas devem ser maiores", diz.
O atual campeão do Dakar, o francês Cyril Despres, que ontem sofreu um acidente e deslocou o ombro, hoje conseguiu completar o percurso em 9º lugar, caindo para a 4ª posição na tabela geral.

Henrique Skujis, de Atar (Mauritânia)
Fotos: Henrique Skujis, Maindru /Divulgação

Nenhum comentário: