COMPRE AGORA

domingo, janeiro 08, 2006

RALLY DAKAR 2006 - 8º DIA: KOLBERG E BAMPI SOBEM PARA A 13ª COLOCAÇÃO NA GERAL.



O dia parecia ruim para a dupla. Mas um acerto na navegação nos quilômetros finais colocou os brasileiros entre os mais rápidos do Dakar
Após enfrentar outra etapa longa e extenuante, a dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi cruzou há poucos intantes a linha de chegada do percurso especial de hoje, 508 quilômetros entre Atar e Nouakchott, na Mauritânia. Com o tempo de 6h57min28s, eles possuem a 18ª melhor marca do dia. Na classificação geral, a regularidade mantida pela equipe brasileira faz com que nesse momento ela apareça em 13º lugar, o que significaria um ganho de uma posição em relação à situação de ontem. O resultado aproxima a dupla do objetivo traçado para o Dakar 2006: chegar entre os dez primeiros. "Estamos no caminho, mas ainda tem muita areia pela frente", disse Kolberg ao chegar ao acampamento de Nouakchott. Na categoria T1, na qual competem carros super preparados movidos a gasolina, a dupla da Equipe Petrobras Lubrax é a quinta colocada.
Os primeiros momentos do dia, no entanto, não foram bons para os brasileiros. "Em menos de 100 quilômetros, já havíamos atolado duas vezes e tivemos um pneu furado". Depois, um erro de navegação levou o Mitsubishi para um dos cordões de dunas mais duros da história do Dakar. "O caminho certo desviava das dunas, mas erramos e atolamos três vezes seguidas", contou Kolberg. Com tantos problemas, ele chegou ao acampamento pensando que ficaria aquém da 30ª posição. "O que salvou o nosso dia foi uma bela navegação nos 200 quilômetros finais", disse. Os dois way points - pontos pelos quais os pilotos precisam passar obrigatoriamente - neste trecho final foram encontrados sem maiores problemas pela dupla.
O mais rápido nos 508 km percorridos hoje foi o francês Thierry Magnaldi, marcando 5h00min56s a bordo do bugue Schles-Ford-Raid. É a segunda vitória do piloto no Dakar 2006, resultado que pode levá-lo à 6ª colocação na soma geral dos resultados. Já a segunda colocação na 8ª etapa teve de ser dividida entre o atual campeão Stephan Petehansel (Mitsubishi) e o americano Mark Miller (Volkswagen), pois ambos cravaram exatamente o mesmo tempo: 5h07min48s.
Peterhansel, porém, termina o dia mais feliz. Com o resultado, o francês assume a liderança da classificação geral, apenas 32 segundos à frente de seu companheiro de equipe, o também francês Luc Alphand. Com os resultados, a Mitsubishi chega ao tão esperado dia de descanso, em Nouakchott, com o alívio de manter uma dobradinha na ponta da tabela.
Amanhã, a caravana do Dakar descansa. A etapa de hoje marcou a metade do rali. Dos 9.043 quilômetros da prova, restam ainda 4.095 quilômetros. Na segunda-feira, os veículos voltam ao deserto para a nona etapa, entre Nouakchott e Kiffa. Serão 874 quilômetros, sendo 599 de especial.

Henrique Skujis, de Nouakchott (Mauritânia)
Fotos: Maindru/Divulgação

Nenhum comentário: