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segunda-feira, janeiro 23, 2006

MIL MILHAS: FAMÍLIA PARRA SOBE AO PÓDIO E FAZ HISTÓRIA NA PROVA MAIS TRADICIONAL DO PAÍS




Pai e filha receberam a bandeirada em segundo na categoria STC com um Omega V8 da Katalogo Racing

A edição comemorativa de 50 anos de criação das Mil Milhas Brasileiras, encerrada na noite do último sábado (21) no Autódromo de Interlagos, foi marcada pela conquista de alguns recordes que entrarão para a já vasta história da prova mais tradicional do automobilismo brasileiro. Mas, além dos impressionantes números obtidos na pista – como os novos recordes para a pole position e para o tempo total de corrida –, outros fatos marcarão a última edição das Mil Milhas antes de sua inclusão no Campeonato Mundial de Grã-Turismo da FIA, em 2007.

E entre eles está a conquista da família Parra, que subiu ao pódio na categoria STC e chegou a liderar a corrida com um Omega V8 da Katalogo Racing. Em cinco décadas de história, essa foi a primeira vez que pai e filha terminaram a corrida entre os três primeiros. Conduzido por Fernando Parra e sua filha, Fernanda, o carro equipado com motor semelhante ao da Stock Car Brasil teve, no inusitado grau de parentesco entre seus pilotos, um dos atrativos da 34ª edição das Mil Milhas – apesar de ter sido criada há 50 anos, a corrida deixou de ser realizada 16 vezes nesse período.

"Esse é um momento de muita alegria para nós, porque o objetivo era terminar a corrida e nem tínhamos nos dado conta de que poderíamos estar fazendo história. A Fernanda não é a primeira mulher a subir ao pódio nas Mil Milhas, mas é a primeira vez que pai e filha chegam lá juntos, dividindo o mesmo carro", declarou Fernando Parra.

Mesmo tendo ficado pronto poucos dias antes dos treinos oficiais, o Omega V8 chamou atenção pela não só pela velocidade apresentada já nas primeiras vezes que foi para a pista – a equipe largou em segundo na categoria, a pouco mais de meio segundo do tempo da pole position –, mas também pela resistência. O carro preparado pela Katalogo Racing – que para este ano já anunciou a contratação do paulista Ricardo Maurício para seu quadro de pilotos na Stock Car – não apresentou nenhum defeito mecânico grave, que prejudicasse a competitividade da dupla de pilotos.

"Por termos treinado pouco com o carro, o resultado foi ótimo", disse Fernanda. "O motor ainda precisa de alguns ajustes e, por isso, não rendeu os 450 cavalos de potência que esperávamos. Além disso, disputar uma prova de mais de 10h30 em apenas dois pilotos é um desafio muito grande. Terminamos muito cansados e esse resultado não é apenas nosso, mas de toda a equipe", completou a piloto, que já está habituada a freqüentar o pódio do autódromo de Interlagos. No ano passado, ela recebeu troféus em nove das 18 corridas que disputou no Campeonato Paulista de Automobilismo, justamente com o Omega usado na prova de Endurance (só que equipado com motor nacional de 350 cv).

Largando na segunda posição, a dupla da família Parra chegou a ocupar a liderança da prova já nas primeiras duas horas de corridas, mas consolidou a posição apenas no meio da tarde, quando chegou a abrir três voltas de vantagem para o Alfa Romeo 156 da equipe carioca Tekprom. No início da noite, no entanto, por problemas nos faróis e um atraso em um dos pit stops, pai e filha perderam a ponta para os adversários, que venceram a corrida na categoria reservada a carros tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC, WTCC), de qualquer procedência, com motores de até 6.000 cm3.

"O automobilismo é um esporte de detalhes e, até mesmo em corridas longas, pequenas coisas podem influir no resultado. No nosso caso, a parte mecânica funcionou quase que com perfeição. Fiquei sem a direção hidráulica no final, mas o carro agüentou bem. Apenas a regulagem do farol é que dificultou bastante a tocada, porque estava difícil enxergar a pista com pouca luz", finalizou Parra.

No geral e na categoria GTP1, a vitória ficou com o quarteto formado por Nelson e Nelsinho Piquet, Helio Castro Neves e pelo campeão mundial do FIA GT, Cristophe Bouchut, que pilotou um Aston Martin DB9R. A equipe composta por Tony Kanaan, Pedro Lamy, Giuliano Losacco, Raul Boesel, com um Lister Storm, ficou em segundo. Antonio Hermann, organizador da prova, formou trio com o belga Didier Theys e o francês Jean-Marc Gounon e terminou em terceiro.

O resultado completo da prova é o seguinte:
1) Nelson Piquet, Nelsinho Piquet, Christophe Bouchut, Hélio Castro Neves (Aston Martin DB9R/Cirtek Motorsport/GTP1), 374 voltas em 10h36m38s659, com média de 151,880 km/h
2) Tony Kanaan, Pedro Lamy, Giuliano Losacco, Raul Boesel (Mercedes CLK DTM/Capuava/GTP1), a 5 voltas
3) Antonio Hermann, Didier Theys, Jean-Marc Gounon (Saleen SR-7/Konrad/GTP1), a 10 voltas
4) Giambasttista Giannoccaro, Alessandro Pierguidi, Toni Vilander (Scuderia Playteam/Ferrari 360 Modena/GT2), a 20 voltas
5) Hoover Orsi, Felipe Maluhy, Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3/Baluarte Racing/GT2), a 25 voltas
6) Robert Lechner, Tom Weickardt, Franz Konrad (Saleen S7R-R/Konrad Motorsport / GTP1), a 26 voltas
7) Paulo Gomes/Mike Hezemans/Alencar Jr./Clemente Lunardi (Corvette/GLPK Carsport/GTP1), a 33 voltas
8) Otávio Mesquita, Marcel Visconde, Omilton Visconde, Beto Posses (Porsche 911 GT3/Stugart Sportcar/GT2), a 44 voltas
9) Rafael Derani, Walter Derani, Cesar Urnhani, Renato Cattalini (Porsche 911 GT3/CRT/GT2), a 46 voltas
10) Thiago Marques, Tarso Marques, Paulo de Tarso (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GTP1), a 46 voltas
11) Lucas Molo, Maurício Neves e Nelson Siva Jr. (Ferrari 550/Tekprom/GTP1), a 51 voltas
12) Uberto Molo, Claudio Capparelli, Istvan Minach (Alfa Romeo 156/Tekprom/STC), a 65 voltas
13) Fernanda Parra, Fernando Parra(Omega/Katalogo/STC), a 70 voltas
14) Sérgio Ribas, Peter Wiliam (Spyder/Spyder Racing/P2), a 78 voltas
15) Max Wilson/ Nonô Figueiredo/Marcel Visconde (Porsche 911 GT2/Stugart Sportcar/GT2), a 83 voltas
16) Rogério Castro, Luiz Freitas (Spyder/HT Guerra/P2), a 85 voltas
17) Carlos Tigueis, Ana Melo, Bel Melo, Leandro Mussio (Omega/Tigueis/STC), a 145 voltas
18) Silvio Coelho, Cesar Visconti, Matheus Maccari (Spyder/HT Guerra/P2), a 165 voltas
19) Robson Duarte, Anailson Rui, Elton Dalcomo, Leandro Brandão (Vectra/Daytona Performance/STC), a 172 voltas
20) Thiago Beilstrein, Roberto Martinez, Almir Donato (Spyder/HT Guerra/P2), a 223 voltas
21) Ricardo Dilser, Fernando Rebelato, Carlos Prado (Sypder/ Spyder Racing/P2), a 233 voltas
22) Fábio Souto Mayor, Henry Visconde, Luiz Coutinho, Ronaldo Sampaio (BMW M3/Eurobike Motorsport/STC), a 248 voltas
23) Cassio Paoletti, Carlos Carvalho, Rodrigo Garcia, Roberto Amaral (Omega/Coruja Competições/STC), a 261 voltas
24) Francisco Longo, Daniel Serra, João Adibe (Maserati Trofeo Light/Maserati Competições/GT2), a 273 voltas
25) Paulo Roberto Bonifácio, Vitor Meira, Felipe Giaffone (ZF 01/Scuderia 111/GTP1), a 317 voltas
26) Philipp Peter, Luca Drudi, Marco Cioci (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GTP1), a 317 voltas
27) Paulo Salustiano, José Borges, Marcos Medeiros (Spyder/Top Speed/P2), a 348 voltas
28) Aloysio Andrade, Ciro Aliperti (MCR GT1/Nascar-Rebial/ GT1), a 356 voltas

Inova Comunicação – Rafael Durante
Fotos: André Santos

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