COMPRE AGORA

sexta-feira, janeiro 06, 2006

RALLY DAKAR 2006: JEAN AZEVEDO É 12º E COLA NOS DEZ PRIMEIROS.



Piloto brasileiro subiu de posição em todas as últimas quatro etapas
Após cinco dias no deserto, hoje foi a vez de as motos percorrerem um extenso trecho especial na 6ª etapa do Rally Dakar 2006, entre Tan Tan (Marrocos) e Zouerat (Mauritânia). O brasileiro Jean Azevedo fez o 12º tempo, percorrendo os 444 km cronometrados em 4h12min32s, doze minutos atrás do primeiro colocado de hoje, o chileno Carlos de Gavardo. Dessa forma, Jean sobe mais uma colocação na classificação geral, de 13º para 12º lugar, o que o deixa a apenas 4 minutos de distância do seu objetivo primário, que é estar entre os 10 primeiros colocados. Até o momento, 193 motos continuam na competição.
O vencedor da etapa, Carlos De Gavardo, é amigo de Jean - os dois inclusive treinaram juntos no deserto do Atacama, em novembro. Ele garantiu sua primeira vitória do Dakar 2006 com o tempo de 4h00min32s, três minutos e vinte e três segundos à frente o italiano Giovanni Sala. Com a vitória, o chileno passa a ocupar a 4ª colocação no geral.
O espanhol Marc Coma terminou a etapa em quinto lugar, resultado que o mantém na 1ª colocação na tabela geral, 3min43s à frente do francês Cyril Despres, que hoje sofreu um acidente durante a especial. O atual campeão do Dakar deslocou a clavícula, mas ainda não desistiu de continuar na prova. Hoje, Despres levantou e completou o percurso de hoje em 7º lugar. Amanhã, só ele saberá se pode suportar a dor durante os próximos 5.184 quilômetros.


Polêmicos, way points tiram Jean do Top 10
Comissário da prova vai analisar reclamação do piloto
O piloto Jean Azevedo suspeita que a organização esteja fazendo vistas grossas em relação aos pilotos que estão deixando de passar pelos way points (wp) - pontos da planilha pelos quais os competidores têm obrigação de passar. Episódios ocorridos na quinta e na sexta etapa, ontem e hoje, levantaram a dúvida no piloto brasileiro.
Jean conta que na etapa de ontem, entre Ouarzazate e Tan Tan, acelerava lado a lado com dois pilotos (ele prefere não citar os nomes) e, ao perceber que tinha perdido o primeiro wp, resolveu retornar para evitar a penalização. "Este retorno me custou pelo menos cinco minutos", calcula o piloto. Como a punição para quem deixa de passar pelo wp é bem superior (5 horas), Jean estava no lucro. Os outros dois concorrentes deveria ser penalizados no boletim divulgado todas as noites. No entanto, até o momento não ouve punição para os infratores.
Hoje, ocorreu história semelhante. O piloto começou a etapa em grande estilo. No primeiro Posto de Controle (PC), havia subido da 13ª para a 8ª posição. "Neste trecho, ultrapassei o David Fretigne e estava me sentindo muito bem", disse Jean, referindo-se ao piloto francês, atual sexto colocado na classificação geral. "Depois, segui todas as indicações da planilha, sem errar e sem ser ultrapassado por ninguém, mas quando cheguei ao final da etapa, o Fretigne já estava lá", contou.
"Não quero acusar nenhum piloto, nem tenho certeza do que pode estar ocorrendo, mas é muito estranho", disse o piloto na tarde desta quinta-feira no acampamento do Dakar na cidade de Zouerat, na Mauritânia. Jean sabe que pela primeira vez está navegando pelas novas regras do Dakar, que limitam o uso do GPS, e que os seus principais concorrentes já navegam desta maneira desde o início do ano passado, nas etapas do Mundial.
Ao receber a reclamação de Jean, feita por meio da equipe brasileira, o comissário da prova disse que analisaria e que daria uma resposta ainda hoje.

por Henrique Skujis, de Zouerat(Mauritânia)

Nenhum comentário: