COMPRE AGORA

domingo, janeiro 08, 2006

RALLY DAKAR 2006 - 8º DIA: JEAN AZEVEDO MANTÉM A 9ª POSIÇÃO.



O brasileiro lamenta ter perdido tempo por causa das poucas referências à navegação na planilha; distância para o oitavo colocado é de apenas 8 minutos.

Na etapa de hoje do Dakar 2006, entre as cidades de Atar e Nouakchott, na Mauritânia, o piloto Jean Azevedo foi o 10º colocado e manteve a nona posição na classificação geral do Dakar 2006. O piloto da equipe Petrobras Lubrax percorreu os 508 quilômetros cronometrados em 6h9m47s. O vencedor da etapa foi o francês David Casteu com o tempo de 5h55m55s. Quem surpreendeu foi o francês Cyril Despres, que apesar de correr com uma luxação na clavícula, não se perdeu, conseguiu o terceiro lugar na etapa e manteve a quarta colocação na geral.
Jean Azevedo chegou com cara de poucos amigos por volta das 16h ao acampamento do Dakar na cidade de Nouakchott, a capital da Mauritânia. Ele sabia que um erro na navegação por volta do km 300 do trecho cronometrado havia lhe tirado a chance de terminar a etapa na 7a colocação. Pior. Ele acreditava ter sido único a ser traído pela complicada navegação da etapa entre Atar e Nouakchott. No entanto, os três primeiros colocados na prova - Marc Coma, (Espanha), Isidre Esteve (Espanha) e Carlo de Gavardo (Chile) - também pegaram o caminho errado em um trecho onde o deserto se abre e nada parece servir como referência.
No final das contas, apesar de não ter sido a etapa que Jean esperava, o décimo lugar no dia o manteve na 9ª colocação na classificação geral e ainda o aproximou do oitavo e do sétimo colocados. O brasileiro está a apenas 7 minutos do oitavo e a 16 minutos do sétimo. "Ninguém gosta de perder tempo por causa da navegação, mas as referências na planilha eram poucas para uma navegação apenas com a bússola. Por isso, muitos pilotos se perderam", disse. Segundo o piloto, mais de 40 quilômetros separavam as indicações da planilha. "Já teve Dakar que esta distância era de 300 quilômetros, mas tínhamos a seta do GPS para ajudar".
Os pilotos que acertaram a navegação na etapa foram os que chegaram na frente. David Casteu (França), Chris Blais (EUA) e Cyril Despres (França) foram os três primeiros. Marc Coma (Espanha), o quarto no dia, manteve a ponta, a apenas 6m23s de seu compatriota Isidre Esteve. O chileno Carlo de Gavardo, o mais prejudicado com o erro de navegação, foi o 12] no dia e aparece em terceiro na geral.
Amanhã, no dia de descanso do Dakar, Jean não pretende sair do acampamento. "Vou ficar por aqui fazendo nada. Quero estar pronto para a segunda metade da prova". Dos 9.043 quilômetros da prova, restam ainda 4.095 quilômetros e Jean continua na briga pelas primeiras posições.

Henrique Skujis, de Nouakchott (Mauritânia)

Fotos: Henrique Skujis, Maindru/Divulgação

Nenhum comentário: