COMPRE AGORA

sábado, janeiro 07, 2006

RALLY DAKAR 2006 - 7ºDIA: KOLBERG E BAMPI SOBEM PARA 14º NA GERAL






Dupla brasileira consegue ganhar sete posições ao final da etapa de hoje.

Na luta para melhorar sua classificação durante as difíceis etapas africanas do Dakar, o piloto Klever Kolberg fez o 19º tempo na etapa de hoje, entre as cidades de Zouerat e Atar, na Mauritânia. Junto com o navegador Eduardo Bampi, o Mitsubishi Pajero da dupla percorreu os 499 km da especial em 8h41min06s. Com o resultado combinado aos tempos das outras etapas, o carro da equipe brasileira ganha nada menos que sete posições e pula da 21ª para a 14ª colocação na classificação geral.
Até as 19h00 do horário local (o fuso é de 2 horas a mais em relação a Brasília), pouco mais que 20 carros haviam terminado a etapa, sendo que o vencedor da etapa fechou o trecho especial às 15h24. Isso mostra que, além da diferença no desempenho de cada um, boa parte dos 191 carros que largaram hoje tiveram sérios problemas durante o percurso.
"Estou bastantes satisfeito com nosso desempenho", disse Kolberg, instantes após chegar ao acampamento de Atar, na Mauritânia, já de noite. "Foi com certeza a etapa mais complicada de todas, atolamos três veses na areia fofa. Em duas delas, nosso motor de arranque parou de funcionar. Só nisso perdemos uns 50 minutos. Além do mais, estava quase impossível desviar das ervas de camelo", explicou o piloto, que terminou o percurso 2 horas e 48 minutos após Stephan Peterhansel, o vencedor da etapa. "Nossa navegação foi perfeita, acertamos o rumo em pontos que deixaram muita gente perdida no deserto".
Mitsubishi repete o contra-ataque
Na briga pelo topo da classificação, o exército vermelho da Mistubishi finalmente exibiu sua força total. Com o francês Stephane Peterhansel em primeiro e seu compatriota Luc Alphand em segundo, os bólidos japoneses deixaram para trás os Volkwagen que até então lideravam a competição. Enquanto muitos pilotos e nagevadores se perderam no deserto ou simplesmente atolaram seus carros na areia fofa, o bicampeão Peterhansel conduziu com maestria seu bólido. É a primeira etapa que Peterhansel vence no Dakar 2006.
Até ontem, a Volkswagem era dona das três primeiras posições na tabela. A classificação geral agora mostra dois Mitsubishi na ponta, com Alphand em 1º e Peterhansel em 2º, à frente de dois Volkswagem: a alemã Jutta Kleinschmidt em 3º e o sul-africano Ginnel de Villers na 4ª colocação. Após vencer três das primeiras etapas do Dakar 2006, o espanhol Carlos Sainz ficou atolado na areia e perdeu um bom tempo, chegando em 6º lugar. Ele agora ocupa a quinta colocação na geral.
Em 2005, foi também em uma etapa entre Zouerat (mesmo lugar da largada de hoje) e Tichit que a Mitsubishi impôs sua força na areia e direcionou seu rumo para o título do Dakar. "Foi uma etapa extenuante, com muitas ervas de camelo e dunas", disse hoje Peterhansel. "Nossa ênfase foi na navegação, evitando atolar. Mesmo assim, tivemos um pneu furado", disse o francês que busca seu terceiro título nos carros (ele que já possui seis troféus do Dakar nas motos).

Henrique Skujis, de Atar (Mauritânia)
Fotos: Hemrique Skujis, Maindru/Divulgação

Nenhum comentário: