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sexta-feira, março 30, 2007

* STOCK CAR: M4T MOTORSPORT ANUNCIA FORMAÇÃO PARA STOCK V8 E LIGHT EM 2007.


Paulo Salustiano parte para segunda temporada na Stock V8 e Alexandre Cunha retorna ao automobilismo pela Stock Light

Faltando menos de um mês para o início da temporada 2007 da Stock Car, que será no dia 22/4 em Interlagos (SP), equipes e pilotos já passam a confirmar presença e apresentar seus planos para este ano, em que a categoria mostra grandes novidades e evoluções, tanto na organização quanto na tecnologia dos carros. A equipe M4T Motorsport, que estreou em 2006 na Stock Car V8 com o paulista Paulo Salustiano, agora amplia suas ambições, mantendo o piloto na divisão maior e colocando novamente um carro na Stock Light, com o experiente carioca Alexandre Cunha. O patrocínio do time é das marcas Nicoboco, Sawary e parceria com a WAS Comunicação.
Na Stock Car V8, agora renomeada como Copa Nextel Stock Car, a principal meta da equipe comandada por Miguel Ferreira é fazer uma temporada mais constante do que a última. "Temos de minimizar os erros para obtermos sucesso na Stock Car V8. Aprendemos com as dificuldades da temporada passada, e poderemos solucionar alguns problemas com mais facilidade, então, esperamos iniciar embalados com bons resultados nas primeiras etapas para manter a tranqüilidade no decorrer do ano", analisou Miguel, que terá Salustiano pelo quinto ano em sua equipe, contando todas as categorias em que a M4T Motorsport disputou.

Com 23 anos de idade, Paulo Salustiano já obteve vitórias em categorias como Fórmula Renault, Fórmula 3 Sul-americana e Stock Car Light, nesta última conquistando o vice-campeonato de 2005. Passando para a Stock Car V8 em 2006, "Salú" foi o segundo melhor estreante, terminando o campeonato na 24ª posição entre 55 competidores no total. "De fato fui o segundo melhor estreante, fiquei atrás apenas do Tarso Marques, que já andou até de Fórmula 1 e estava em uma equipe experiente na categoria. Para mantermos este ritmo e crescermos na competição, pretendo fazer minha parte cada vez melhor", avaliou Paulo, que teve como melhor resultado um quinto lugar em São Paulo.

Agora, a meta do paulista é conquistar bons resultados com regularidade na categoria principal de turismo nacional. "A expectativa é muito grande, pois no ano passado tanto eu quanto a equipe M4T estreamos na Stock V8, andamos no meio de muitas feras e mesmo assim garantimos vaga para largar nesta temporada. Para este ano o objetivo é estar mais vezes entre os dez primeiros e beliscar pódios", comentou Salustiano.

A equipe ainda poderá abrigar um segundo piloto para correr pela Stock V8, em busca da conquista da classificação imposta para 2008. "Apenas as 16 equipes com mais pontos permanecerão na divisão principal no próximo ano, e isso significa uma grande desvantagem para os times com apenas um piloto pontuando. Somando isto às mudanças de regras nesta temporada, concluímos que o ideal seria ter dois competidores trocando informações e acumulando pontos, e estamos abertos a negociações para abrigar mais um representante na M4T Motorsport", avisou o experiente chefe de equipe.

Enquanto isso, na divisão Light a perspectiva da M4T Motorsport é só uma: brigar pelo título. Contando com o carioca Alexandre Cunha, mesmo estando fora do automobilismo há cinco anos, o time se anima em busca da meta. "Quando abrimos a possibilidade de disputar a Stock Light, fizemos uma lista de pilotos que poderíamos convidar para esta vaga no intuito de disputar o título, até que surgiu a lembrança do Alexandre Cunha, que na primeira temporada de Fórmula Chevrolet já foi campeão pela nossa equipe, e estava parado na carreira", comentou Miguel.

A equipe acredita que, mesmo com Alexandre afastado tanto tempo da carreira de piloto, o talento do carioca pode favorecer a equipe durante o ano. "A especialidade do Alexandre é nos carros de turismo. Ele é um ótimo acertador, pilota de forma calma e tem ótimo ritmo, o que poderá contar muito dentro da competitividade da Stock Car Light. Vamos acompanhar os primeiros testes dele com muita atenção para avaliarmos sua adaptação na categoria e, se tudo correr bem, temos muita confiança na disputa pelo título", ressaltou Miguel Ferreira.

Alexandre Cunha se mostra mais motivado do que nunca, em uma fase em que sua responsabilidade também é maior do que nas oportunidades anteriores. "O objetivo é brigar pelo título da Stock Light, para garantir uma vaga para a Stock Car V8 em 2008. Estou voltando com 110% de vontade, e estou trabalhando forte na minha preparação física", explicou o piloto de 33 anos de idade.

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* DISCOVERY CHANNEL MARCA PRESENÇA NO SALÃO DE ACESSÓRIOS.

O canal acompanha em tempo real a customização de um Chevrolet Astra cinco portas durante o Salão de Emerson Fittipaldi, em São Paulo.

O Discovery Channel inicia hoje as gravações do episódio brasileiro de RIDES, uma das séries de maior sucesso do canal. As filmagens acontecem no estande da General Motors, patrocinadora oficial do "Rides", durante o Salão de Acessórios.

Ao longo dos 5 dias do evento (29 de março a 2 de abril), o customizador e piloto Fernando Baptista, o "Batistinha", irá transformar um Chevrolet Astra em um carro esportivo e totalmente personalizado. As modificações incluem:

- Customização dos acessórios GM: spoiler, aerofólio, saia lateral, faróis
- Tecnologia agregada: piloto automático, Blue Tooth, iPod
- Rodas Binno aro 19 (modelo S 1200) personalizadas
- Pigmento especial Vibrance Collection – PPG
- Escapamento de aço inox desenvolvido pela empresa Raceway
- Interior: bancos tipo concha com material diferenciado de couro Rallye Design
- Grade e saídas de ar modificadas e na cor grafite acetinada

Todo o processo de modificação do Astra será acompanhado de perto pelo público do evento e pelas câmeras da Endemol Argentina, produtora contratada pelo Discovery Channel para produção do programa. O episódio gravado durante o Salão de Acessórios será exibido pelo canal em novembro, durante a SPEED WEEK.

De acordo com Batistinha, as próprias condições de trabalho – estar dentro de um dos maiores eventos de customização da América Latina e com um prazo curtíssimo - farão com que o desafio seja ainda maior. "O desafio será grande, mas tenho certeza que, no final, o público do salão e os telespectadores do Discovery Channel verão um trabalho inovador e sofisticado, características inerentes aos projetos da nossa garagem".

Exibida no Discovery Channel desde abril de 2004, a série RIDES se transformou rapidamente em um dos maiores sucessos do canal. Mais do que mostrar a customização dos carros, a produção também permite ao telespectador sentir toda a tensão vivida pelos protagonistas para cumprir projetos no prazo estipulado e com perfeição.

Acompanhe as gravações do episódio brasileiro de RIDES no estande da GM, durante o Salão de Acessórios.


Burson-Marsteller
assessoria de imprensa da Discovery Networks


Discovery Channel é um canal de televisão a cabo e por satélite que oferece uma programação de documentários de alta qualidade, 24 horas por dia, nas áreas da ciência, tecnologia, natureza, aventura humana e cultura mundial. O Discovery Channel é o maior produtor e consumidor de documentários do mundo, reconhecido como sinônimo de excelência em entretenimento baseado na vida real.

* BRASILEIROS INICIAM DISPUTA DA FÓRMULA RENAULT ITALIANA NESTE FIM DE SEMANA.

Felipe Lapenna e César Ramos participam da primeira rodada dupla da temporada, que será realizada no Autódromo de Vallelunga, distante 30km do centro de Roma

A temporada de 2007 do Campeonato Italiano de Fórmula Renault, que continua sendo a principal categoria de base do automobilismo europeu, começa neste fim de semana (31/3 e 1/4) no Autódromo de Vallelunga, distante 30km do centro de Roma, capital da Itália. Disputado por 40 pilotos divididos em 16 equipes, o torneio tem na alta competitividade sua principal característica, e já revelou diversos pilotos que fizeram sucesso no automobilismo internacional, entre eles Felipe Massa (Fórmula 1) e Augusto Farfus Jr. (WTCC).

Neste ano, o Campeonato Italiano de Fórmula Renault terá dois representantes brasileiros, ambos com boas chances de obter resultados expressivos embora estejam estreando em competições internacionais. O paulista Felipe Lapenna, atual campeão da versão brasileira da categoria, terá a companhia do bicampeão brasileiro de kart César Ramos na equipe BVM Minardi, que é sediada na Itália e participa, também, do Campeonato Europeu da categoria.

"Tenho boas expectativas para este campeonato, embora acredito que a primeira corrida do ano seja bem difícil pelo fato de eu não conhecer a pista e ainda estar me acostumando com a equipe", acredita Felipe Lapenna. "O que será extremamente interessante neste ano é o fato da competição ser disputada por 40 pilotos, que é um grid equivalente ao da Stock Car V8", acrescentou o piloto.

Campeão da Fórmula Renault Brasil no ano passado com cinco vitórias e dez pódios na temporada, Lapenna sabe que, apesar de já conhecer o carro da categoria, terá que passar por um natural período de aprendizagem até que esteja apto a disputar vitórias. "Houve uma modificação nos carros da Fórmula Renault na Europa para este ano, e eles não são mais exatamente iguais aos que usamos no Brasil até 2006", explicou o piloto. "Com isso, o comportamento da parte dianteira do carro mudou bastante, e estou tendo que me adaptar a ele. Além disso, até hoje só conheço uma única pista das sete que receberão o Campeonato Italiano ao longo do ano", completou.

Desde que assinou contrato com a equipe BVM para esta temporada, Felipe participou de três testes coletivos com o time, mas todos em conjunto com times do Campeonato Europeu de Fórmula Renault. No primeiro deles, o piloto brasileiro foi destaque ao conquistar o sexto melhor tempo em sua sessão de estréia na Europa, justamente no circuito de Valência, na Espanha, sede da quarta etapa do Campeonato Italiano.

"A inclusão da pista de Valência no Italiano é uma das novidades para este ano, e até o momento esta é a única pista que conheço. Mas, ao longo do ano, tenho outros testes programados e acredito que minha equipe possa fazer um bom campeonato", encerrou o piloto brasileiro. O calendário completo da temporada de 2007 da Fórmula Renault Italiana, composto por sete rodadas duplas, é o seguinte:

Etapas 1 e 2 - 1º de abril – Vallelunga (Itália)
Etapas 3 e 4 - 13 de maio – Imola (Itália)
Etapas 5 e 6 - 16 de junho – Spa-Francorchamps (Bélgica)
Etapas 7 e 8 - 1º de julho – Valencia (Espanha)
Etapas 9 e 10 - 22 de julho – Misano (Itália)
Etapas 11 e 12 - 15 de setembro – Mugello (Itália)
Etapas 13 e 14 - 14 de outubro – Monza (Itália)

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Contatos: (11) 5012 3090 / 9467 0579
E-mail: rafaeld@terra.com.br
Foto: Luca Bassani / Divulgação

* AUTOMEC COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 10 DE ABRIL.


A Automec 2007 – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, organizada e promovida pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, com realização de 10 a 14 de abril, ocupará os 78 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi, com mais de 1.300 expositores nacionais e internacionais, de aproximadamente 30 países, e expectativa de receber 95 mil visitantes do Brasil e de 75 países. A mostra deve abranger, além das autopeças, máquinas e equipamentos para oficinas mecânicas, retíficas e concessionárias, componentes para lubrificação, ferramentas, aparelhos de diagnósticos automotivos, entre outros ! lançamentos.

Novo horário

Após consultar os diversos associados das entidades apoiadoras do evento e expositores que participaram da última edição da Automec, a Alcantara Machado Feiras de Negócios obteve 78% de adesão aos seguintes horários: de terça-feira (10/4) a sexta-feira (13/4), das 10h às 19h. No sábado (14/4), a feira ocorre das 9h às 17h.
Vá à Automec de metrô

Os visitantes da maior feira do setor de autopeças, equipamentos e serviços na América Latina podem visitar o evento utilizando o metrô. Haverá transporte gratuito da estação Portuguesa-Tietê até o Pavilhão de Exposições do Anhembi e vice-versa.

Os ônibus executivos da empresa Ipojucatur, que fazem o trajeto todos os dias da feira, começam a circular uma hora antes do início do evento e encerram o atendimento ao público uma hora após o término da feira. De terça-feira (10/3) até sexta-feira (13/3), a circulação dos ônibus é das 9h às 20h, e no sábado (14/3), das 8h às 18h.

Números do setor automotivo brasileiro

O Brasil possui uma frota de 45,3 milhões de veículos automotores, para suprir a reposição de peças dessa gigantesca frota que aumenta diariamente, só o Estado de São Paulo abriga um universo de mais de 12 mil estabelecimentos especializados na venda de autopeças...

Holiday Inn Anhembi oferece descontos especiais para almoço e jantar durante a Automec 2007
Programa Bem-Vindo à Automec possibilita aos expositores freqüentar o Restaurante Camauê (dentro do hotel) e obter desconto de 15% sobre o valor do buffet de almoço e jantar...

Sistema revolucionário promete mudar processo de alinhamento de rodas

O revolucionário sistema de alinhamento de rodas totalmente sem contato, chamado Touchlessâ, do fabricante alemão Beissbarth,e da qual a Panambra é distribuidor exclusivo para o Brasil, estará sendo apresentado pela primeira vez em território latino americano...

Bosch: Segurança, economia, tranqüilidade e conforto

Mostrar soluções que proporcionem segurança, economia, tranqüilidade e conforto é o foco da Robert Bosch na Automec 2007. A empresa leva para o evento novos produtos para o mercado de reposição, tecnologias mundiais e uma ampla gama de serviços que oferece para o mercado automotivo...

Eqmax mostra linha top de racks e tapetes automotivos

A Empresa Brasileira de Peças e Acessórios para Autos, detentora das marcas Eqmax, Equipage e Sport Rack, vai dar ênfase à linha top de racks e tapetes automotivos....

ArvinMeritor comemora 60 anos da fabricação de rodas no Brasil

A fabricante de componentes para veículos leves e eixos direcionais e trativos para veículos comerciais, estará presente à Automec com lançamentos e o portifólio de produtos e serviços destinados ao mercado de reposição...

DTS Pára-Choques inova o mercado com treinamento

O Grupo do Reparador Automotivo também oferece palestras de Gestão Empresarial às empresas do segmento da reparação que acreditam que o mercado automotivo cresce com velocidade recorde e exigência ímpar...

Produção e Conteúdo: Alcantara Machado
Editor: Antonio Alves - MTB: 42.478
Redação: Gefferson Eusébio / Nelson Rodrigues

* PST ELETRÔNICA MARCA PRESENÇA NO SALÃO DE ACESSÓRIOS COM NOVA GERAÇÃO DE ALARMES AUTOMOTIVOS PÓSITRON.



A PST Eletrônica, empresa de alta tecnologia que desenvolve produtos eletrônicos embarcados e detém a marca Pósitron, está participando pela segunda vez do Salão de Acessórios, que é considerado o maior evento do setor na América Latina. A empresa apresenta sua Linha de Alarmes 2007 e todos os produtos fabricados pela companhia, como rastreadores, bloqueadores, travas e kits de vidros elétricos.

A Linha de Alarmes 2007 traz as novas versões dos alarmes automotivos Cyber PX, Cyber FX, Exact e o inédito Cyber Femme, versão exclusiva para as mulheres. Os lançamentos apresentam a mais alta tecnologia já implementada no segmento de alarmes, além de mudanças no design, com linhas mais arredondadas, tamanho compacto e maior resistência.

Entre os destaques do estande de 200 m² - número 17 do pavilhão vermelho do Expo Center Norte - estão uma moto CG totalmente transformada, pintada em amarelo e dourado e equipada com o novo Duoblock para Titan 150 e Fan 125, e três carros personalizados pela PST. A empresa vai expor a Ferrari F 430 da Pósitron para demonstração do novo alarme Cyber PX; um New Beetle com pintura cor-de-rosa especialmente preparado para o lançamento do Cyber Femme; e um Gol tunado preto e dourado com rastreador, alarme, travas e vidros elétricos da marca.

Outro atrativo do estande é o Circuito Pósitron, onde os visitantes poderão dirigir uma miniatura da Ferrari da Pósitron - escala 1:10 - por controle remoto. Quem conseguir estacionar o carro dentro do tempo pré-determinado sem que o alarme entre em funcionamento ganha brindes como squeezes, porta-CD´s e camisetas.

A PST ainda mostra no Salão de Acessórios um display interativo para explicar as funções do Pósitron Link, software desenvolvido pela empresa para que os usuários escolham os toques personalizados de seus alarmes. O usuário poderá transferir a música escolhida no computador para um chaveiro gigante.
Tatiana Carvalho
Graziela Voltarelli

* CROSS COUNTRY: PALMEIRINHA CORRE O RALLY DA TUNÍSIA.

Prova será preparatória para o Campeonato Mundial da modalidade, que terá início no final de maio em Portugal

O piloto brasileiro Paulo Nobre (Itaú Private Bank) voltará a competir neste fim de semana, quando será dada a largada da 19ª edição do Rally da Tunísia. Nobre, ou Palmeirinha como é mais conhecido, participará da prova pilotando uma BMW X3 da equipe New Dimension X-Raid.

"Que saudades de acelerar também no Cross Country!", revela Palmeirinha, que disputou o Campeonato Sul-americano de rali de velocidade há cerca de dez dias. "Com as atividades no Palmeiras não tive oportunidade de participar nem do Campeonato Brasileiro de Cross Country e nem do ótimo Campeonato Paulista de Cross Country. Voltar a Tunísia era um sonho, primeiro porque é um "super rally", uma amostra do Dakar, com muita areia e bastante "quebradeira". E segundo, no ano passado os problemas durante quase a prova toda deixaram um gostinho de querer voltar a essa competição e fazer direito", disse o piloto, que competiu no Rally da Tunísia de 2006 a bordo de uma Mitusbishi L200 Evolution fabricada no Brasil, ao lado do navegador Luiz Palu.

Esta será a primeira competição de Nobre fora da Amércia do Sul desde o Rally Lisboa Dakar 2007. O navegador na Tunísia será o mesmo do maior rali do mundo, o português Filipe Palmeiro. "Esse ano não sei quantas provas vou conseguir fazer com a BMW, mas já é certo que as que fizermos será de X3. Espero me adaptar bem ao novo carro para chegar "vestido" no Dakar de 2008", falou.

O Rally da Tunisia terá largada no dia 1º de abril e a chegada está prevista para o dia 8 de abril, quando os participantes terão percorrido cerca de 2.800 quilômetros.

Calendário do Campeonato Mundial de Rali Cross Country (Fonte: FIA)

29 de maio a 3 de junho – Rally Transibérico (Portugal)
27 de junho a 1º de agosto – Rally da África do Sul (África do Sul)
27 de agosto a 5 de setembro – Por Las Pampas Rally (Argentina)
24 a 30 de setembro – Rally do Marrocos (Marrocos)
27 de outubro a 2 de novembro – Desert Challenge (Emirados Árabes)

Assessoria de Imprensa Palmeirinha Rally
RTF Comunicação
Rodrigo Favoretto - rodrigo.favoretto@terra.com.br
Thalita Nadry - nadry@terra.com.br

* EQUIPES DA F-RENAULT MIGRAM COM SUCESSO PARA A F-SÃO PAULO.


Dragão Motorsport e Prop Car Racing, times que venceram corridas na extinta categoria nacional, estão entre os destaques da temporada de 2007 do campeonato disputado no Autódromo de Interlagos

Além da chegada de um grande número de pilotos vindos do kart, a temporada de 2007 da Fórmula São Paulo tem registrado outro importante movimento que demonstra a fase de ascensão da categoria no cenário do automobilismo nacional: a migração de equipes vindas da extinta Fórmula Renault para o campeonato estadual.

Com o declínio da competição promovida pela montadora francesa – que pode voltar a ser organizada ainda este ano com outro nome, e gerenciada por uma associação das equipes da categoria –, dois times sediados na capital paulista voltaram seus olhos para a Fórmula São Paulo, e já conquistaram bons resultados na temporada.

A Dragão Motorsport – que já há algum tempo havia focado suas atividades apenas na Fórmula Renault e na Fórmula 3 Sul-Americana –, foi a primeira a migrar para a F-SP com o piloto Allisson Silva. A Prop Car Racing, vice-campeã da F-Renault no ano passado com Douglas Soares, também voltou seus olhos para o torneio regional e, depois de iniciar a temporada com dois carros, terá um trio de pilotos na terceira etapa do campeonato.

"A Fórmula São Paulo utiliza carros novos, embora de concepção antiga, que são muito importantes para o aprendizado dos pilotos", apontou Luis Trinci, o Dragão, primeiro "migrante" deste ano. "Por isso aconselhamos os pilotos que nos procuram a disputar a categoria, principalmente se eles não tiverem todo o orçamento para competir na Fórmula 3 Sul-Americana, que chega a custar cinco vezes mais", completou o preparador.

Dárcio dos Santos vê com entusiasmo a valorização da Fórmula São Paulo em 2007, e é outro que aconselha aos pilotos a entrada na categoria. "Com um ano bem feito de Fórmula São Paulo, e mais um ano de Fórmula 3 Sul-Americana, o piloto está pronto para dar continuidade a sua carreira na Europa", disse Dárcio. "Não acho que o declínio da Fórmula Renault tenha prejudicado a formação de novos talentos no Brasil, porque a Fórmula São Paulo tem igual capacidade de ensinar aos pilotos sobre mecânica e aerodinâmica, além de exigir uma tocada muito mais técnica", completou o chefe de equipe por onde correm Leandro Florenzo, Nilton Molina e Werner Neugebauer.

Ambas as novatas na categoria conquistaram bons resultados nas duas primeiras provas do ano. A Dragão, com Allisson Silva, soma uma pole position e uma vitória, e a Prop Car Racing, mesmo tendo somente estreantes em seu quadro de pilotos, subiu ao pódio na segunda prova do ano com Werner Neugebauer. Mas, as forasteiras deste ano encontraram nas "pratas da casa" fortes adversárias na disputa pelas primeiras posições. "A chegada de novos times é sempre algo positivo, porque aumenta a competitividade, coloca mais carros no grid e oferece mais opções aos pilotos", acredita Emerson Piedade, da Alpie Competições, time baseado na Fórmula São Paulo.

A equipe de Emerson é uma das mais tradicionais da categoria, ao lado da Phebem Fórmula e da EMB Racing, e esta experiência ajudou o time a conquistar o título do ano passado com Fabio Orsolon. Neste ano, a Alpie manteve os bons resultados e venceu a prova de abertura da temporada de 2007 com o mineiro Victor Corrêa. O time também lidera o campeonato com o amazonense Marcio Pasanelli, e tem seus três pilotos entre os quatro primeiros colocados no campeonato.

"O confronto entre os times baseados na Fórmula São Paulo e os que vieram de outros campeonatos está sendo interessante e bastante equilibrado. A categoria ganhou muito com isso, e tornou-se uma opção ainda melhor para quem sai do kart e pretende seguir carreira em monopostos", finalizou Emerson.

A terceira etapa da Fórmula São Paulo será realizada no dia 8 de abril, no Autódromo de Interlagos. Após duas rodadas, a tabela de classificação do campeonato está assim:

1) Márcio Pasaneli, 27 pontos
2) Allisson Paulinelli, 24
3) Victor Corrêa (MG), 23
4) Caio Lara (SP), 21
5) Thiago Calvet (RJ), 18
6) Werner Neugebauer (RS), 12
7) José Amorim Junior (SP), 10
8) Leandro Florenzo (SP), 8
9) Paulo Meyer (SP), 6
10) Thiago Armentano (SP), 4
10) Rafael Suzuki (SP), 4
12) Gabriel Tojal (SP), 3
13) Felipe Leonardos (SP), 2

Assessoria de Imprensa da Fórmula São Paulo
Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Contatos: (11) 5012 3090 / 9467 0579
E-mail: rafaeld@terra.com.br
Fotos: Claudio Kolodziej / Divulgação

Foto 1: Victor Corrêa ganhou a primeira corrida da temporada
Foto 2: Allisson Silva venceu a segunda prova do ano

* NÚMEROS MOSTRAM EFICIÊNCIA DE LUCAS DI GRASSI NA PRÉ-TEMPORADA DA GP2.

Velocidade e regularidade foram os pontos fortes da participação do brasileiro nas 12 sessões de treinos da categoria de acesso à F-1, realizadas em Paul Ricard, na França, e em Barcelona, na Espanha

O balanço geral do desempenho apresentado pelo piloto Lucas di Grassi, da equipe ART Grand Prix, nos testes da pré-temporada da GP2 foi positivo. Das doze sessões de treinos realizadas entre os dias 21 de fevereiro e 16 de março e divididas entre Paul Ricard, na França, e Barcelona, na Espanha, o brasileiro foi o mais rápido em quatro delas, o que aponta para um índice de 33% dos testes na liderança. A marca foi superada apenas pela do alemão Andreas Zuber, da Isport International, que concluiu cinco treinos (41,6%) na primeira posição.

Nas quatro sessões em que terminou na frente, Lucas di Grassi, único brasileiro integrante do programa de desenvolvimento de jovens talentos da equipe Renault de F-1, registrou vantagem de tempo considerável em relação aos segundos colocados. Na melhor delas, na manhã de 22 de fevereiro em Paul Ricard, o piloto superou Nicolas Lapierre em 0s630 e foi o único na bateria a virar na casa de 1min10s. Na média dos quatro treinos, a diferença para o segundo colocado foi de aproximadamente três décimos.

Aliando velocidade e regularidade, Lucas di Grassi foi também o piloto que mais vezes se classificou entre os dez primeiros nos treinos. Fora dos top 10 em apenas uma das doze sessões que disputou, obteve um aproveitamento de 91,6%. Atrás do brasileiro, as melhores marcas foram obtidas pelos pilotos Andreas Zuber, Timo Glock e Giorgio Pantano, que aparecerem por dez vezes entre os dez primeiros colocados e fecharam com a marca de 83,3%. Entre os brasileiros, Antônio Pizzonia obteve aproveitamento de 72,7% neste ranking, seguido por Xandinho Negrão (25%) e Bruno Senna (16,6%).

No duelo isolado entre os pilotos brasileiros que correm na categoria, o resultado alcançado por Lucas di Grassi também foi expressivo. O piloto esteve na frente nos tempos em seis sessões de treinos (50%), seguido por Antônio Pizzonia, que liderou entre os brasileiros em cinco oportunidades (42%) e Xandinho Negrão, que ficou na frente dos compatriotas em uma única sessão de treino (8%).

Lucas levou a melhor também na comparação com Michael Ammermuller, seu companheiro de equipe na ART Grand Prix. Nos dez treinos em que estiveram juntos na pista, o brasileiro superou o alemão em oito oportunidades. Ammermuller se classificou entre os dez primeiros em cinco dos dez treinos que disputou, obtendo aproveitamento de 50%.

A etapa de abertura da temporada 2007 da GP2 acontece no dia 15 de abril, no Bahrein, como preliminar da terceira prova do calendário da Fórmula 1.

Site Lucas Di Grassi: www.lucasdigrassi.com.br

REUNION PRESS

* AS ATRAÇÕES DO ESTANDE DA GM NO SALÃO DE ACESSÓRIOS.

O estande da General Motors do Brasil, neste 3º Salão de Acessórios, não é nada convencional. Com 616 m2, uma parte expõe os veículos Chevrolet Meriva SS, Celta, Corsa Hatch, Prisma Steel e Vectra Steel. O espaço ainda conta com a Loja Chevy Store, que comercializa os produtos licenciados da grife Chevrolet.

Ocupando 200 m2, na outra parte do estande, do tipo arena e capacidade para 120 lugares, o customizador Fernando Baptista, mais conhecido por Batistinha, está customizando um Astra Elite 2007 para a série Rides, do canal Discovery Channel. Trata-se de um fato inédito, pois Batistinha fará todo o trabalho no transcorrer da feira. Quem quiser pode usar as acomodações da arena e acompanhar até a total customização do Astra.

VEÍCULOS NO ESTANDE
A Meriva SS está equipada com os novos lançamentos (iPOD, teto solar, navegador, rastreador, DVD Encosto de Cabeça e barra longitudinal). Demais veículos: Celta com som High Power, Prisma acessorizado, Corsa Hatch, Prisma Steel e Vectra Steel - estes dois últimos classificados como carros-conceito e também customizados por Batistinha.

O Celta ainda possui rodas de alumínio, DVD no encosto de cabeça dos bancos dianteiros, aeroparts, farol máscara negra e de neblina, extensão de console, CD Player, rack de teto, Isufilm e outros acessórios exclusivos.

Um dos últimos lançamentos da GM, o Prisma está equipado com todos os acessórios originais Chevrolet, projetados simultaneamente ao desenvolvimento do veículo: aeroparts, rodas, rack, antena de som, faróis máscara negra, farol de neblina, vidros elétricos e ar-condicionado, entre outros.

O Corsa Hatch customizado também apresenta os novos lançamentos de acessórios Chevrolet e ainda bancos de couro, nova personalização dos pára-choques, rack de teto exclusivo e rodas conceito; além de frisos, farol máscara negra e de neblina, ponteira de escapamento, aeroparts, suporte de bike, bicicleta Chevrolet, som, descansa braço, adesivos de coluna e protetor de soleira de alumínio.

O ASTRA CUSTOMIZADO DURANTE O SALÃO
O Astra que está sendo customizado por Batistinha durante o salão agrega somente acessórios originais Chevrolet, encontrados em toda a Rede de Concessionárias da marca. A única exceção é a pintura especial. Ainda serão utilizados alguns dos novos lançamentos da linha de acessórios Chevrolet, como iPOD – inédito no mercado – e navegador. Outros trabalhos do famoso costumizador para a GMB: Vectra Steel e Prisma Steel – ambos expostos neste salão.

Trata-se de um trabalho – o segundo patrocínio consecutivo da GM - feito para a série de televisão "Rides" que será veiculada em novembro pelo Discovery Channel para toda a América Latina. O canal de televisão por assinatura está gravando toda a customização do Astra durante os cinco dias do evento.

Da forma como acontece, a colocação da arte do Bastistinha neste Astra Elite é inédita. A customização do carro termina no encerramento da feira, com o acompanhamento constante dos visitantes do salão e gravação do Discovery Channel, o que também é inédito.

Para a acessorização do Astra Elite durante o Salão de Acessórios, a GM e a Batistinha Garage contam com estes parceiros: Bass Áudio, Delphi, Arteb, 3M, PPG, Shutt, Xenon XBR, Rallye Design, PST, Visteon, Goodyear, Bosch, Binno, Beta, Improvetech, JM, Hidrovent e Raceway.

LANÇAMENTOS CHEVROLET NO SALÃO DE ACESSÓRIOS

A General Motors do Brasil, por meio de Acessórios Chevrolet, está apresentando muitas novidades, algumas inéditas, neste 3º Salão de Acessórios: teto solar elétrico, iPOD, navegador, rastreador, DVD na parte traseira do encosto de cabeça dos bancos dianteiros do veículo, tela (com alto falantes embutidos) de alta resolução TFT-LCD de 17,8 cm e barra longitudinal e rodas de alumínio exclusivas para a Meriva.

iPOD Chevrolet - é fruto da primeira parceria que a Apple fez com uma montadora no mundo. Este produto, denominado iPOD Chevrolet by Apple, possui desenho personalizado nos modelos de 2, 4 e 8 GB, com capacidade para até 2.000 músicas. Produzido em alumínio anodizado é oferecido em cinco cores.

Teto solar- apesar de ser de aplicação universal, inicialmente o teto solar equipará somente as linhas Chevrolet Meriva e Corsa. É um acessório atraente e versátil e seu sistema spoiler é facilmente adaptado ao veículo. O produto é oferecido com tapa sol integrado, acabamento impecável no interior e vidro protetor contra a radiação ultravioleta.

Navegador – sistema de navegação por GPS portátil. É uma forma de orientação precisa por estradas e ruas desconhecidas, sempre pelo caminho mais curto. Funciona com toques na tela (touch screen) que, por voz, fornece respostas em português. Ainda oferece funções adicionais, como jogos, calculadoras, relógio, execução de arquivos de áudio (MP3 ou WAV), vídeo e exibição de imagens.

Rastreador – este produto revolucionou os equipamentos de segurança e oferece uma constelação de 24 satélites para acompanhar o veículo Chevrolet vinte e quatro horas por dia. Estes satélites operam com o sistema GPS (sistema de posicionamento global), que encontra um veículo em qualquer localidade brasileira. Com a tecnologia celular GPRS, o veículo é conectado via internet ou central de operações.

DVD Encosto de Cabeça – uma tela (com alto-falante embutido) TFT-LCD de 17,8 cm (7") de alta definição é colocada no encosto de cabeça de um ou nos dois bancos dianteiros do carro. Possui duas entradas de áudio e vídeo, controle remoto, OSD (On Screen Display) e dimensões de 183 mm (L) e 117,5 mm (A).

Barra longitudinal para a Meriva - esportividade, praticidade e originalidade estão somadas neste item de desenho exclusivo e totalmente integrado ao veículo. O rack é compatível com o transporte de bicicletas, pranchas e cargas em geral. E, por não furar a carroceria na sua colocação, mantém a garantia de fábrica contra a corrosão.

ACESSÓRIOS ORIGINAIS CHEVROLET PARA TODOS OS VEÍCULOS GM
A disponibilidade dos produtos é para veículos produzidos pela General Motors do Brasil com a marca Chevrolet.

Além do pioneirismo na área de acessórios personalizados, iniciado em 1995, a General Motors do Brasil também se destaca, no mercado brasileiro, por oferecer uma linha completa destes produtos originais para toda a linha Chevrolet comercializada em mais de 500 concessionárias e pontos-de-venda no País.

"Estamos atentos à evolução deste segmento do mercado, que tem um potencial fantástico e que representou, para a GM, um crescimento de 47% em 2006 em relação ao ano anterior" - destaca Luiz Lacreta, diretor geral de Pós-Vendas da General Motors do Brasil. E tudo começou em 1995 com a picape Chevrolet S10.

A GM do Brasil na área de acessórios
Consolidação em 2000, e com o Celta, do projeto de acessórios originais Chevrolet
Montadora que possui o maior portifólio de acessórios (superior a 500 itens)
Única montadora com uma estrutura específica dedicada exclusivamente ao negócio de acessórios

Acessórios, negócio crescente da GM do Brasil
A GM iniciou sua incursão na área de acessórios personalizados em 1995, com o lançamento da picape média S10, mas o crescimento significativo de fato ocorreu a partir de 2000, com o então lançamento do automóvel Celta. Atualmente, a marca Chevrolet oferece ao mercado mais de 500 itens para todos os modelos nacionais comercializados.

Destaque-se que todos os itens de personalização são fruto de um desenvolvimento tecnológico feito em sintonia com a evolução dos projetos dos veículos, possibilitando provisões e condições para que não hajam adaptações, além de oferecer ao cliente, garantia, durabilidade e qualidade.

Diferenciais dos acessórios Chevrolet

Produtos originais com garantia de fábrica
Qualidade e força da marca Chevrolet
Instalação profissional pela Rede Chevrolet
Tecnologia de ponta
Segurança
Valor de revenda

De olho na tendência do mercado
Sempre atenta às oportunidades mercadológicas, a GM tem intensificado sua estratégia comercial nesta área de acessórios, com investimentos significativos no desenvolvimento de novos produtos. Tanto é que, atualmente, todos os modelos, indistintamente, contam com uma oferta expressiva de acessórios exclusivos e/ou universais, desde o Celta, Classic e Corsa, ao Astra, o Vectra, os monovolumes Meriva e Zafira, o utilitário esportivo Blazer e as picapes Montana e S10.

O Celta, quando lançado em setembro de 2000, quebrou vários paradigmas e um deles foi o de ter sido o primeiro veículo a ter um completo pacote de acessórios para o cliente personalizar seu veiculo. Hoje, de cada 10 unidades vendidas do Celta, no mercado brasileiro, oito são equipadas com acessórios.

Agora, para completar toda a linha de modelos Chevrolet vendidos no mercado brasileiro, o Classic também passa a contar com 20 itens de acessórios, dos quais dois deles são considerados universais, incluindo CD Player ou MP3. Mas as principais novidades para o Classic, que em janeiro recebeu a inovação do motor "VHC" (Very High Compression) 1.0 Flexpower, são mesmo a direção hidráulica e o trio elétrico.

Evolução em acessórios
Para otimizar suas vendas num setor em que é pioneira entre as montadoras, a GM dividiu sua área de Marketing de Peças e Acessórios (vinculada ao Pós-Vendas). E criou o departamento de Marketing de Acessórios, com a atribuição de sugerir preços e ações comerciais e de prospectar o mercado a respeito de tendências e oportunidades para o lançamento de novos produtos.

Assim, a GM montou uma equipe direcionada para engenharia, design e marketing, somente no desenvolvimento de acessórios de toda a linha Chevrolet. Esta estratégia garante maior velocidade nas respostas das necessidades do mercado e na oferta de produtos que se encaixem perfeitamente no elevado padrão de qualidade da empresa.

O MUNDO DOS ACESSÓRIOS CHEVROLET

Com uma completa linha de acessórios para todos os veículos Chevrolet, inclusive apresentando sete impactantes itens nesta feira, a General Motors mostra ao cliente que é possível deixar seu carro com um visual mais radical. A preocupação, básica, é com o bem-estar do proprietário de um Chevrolet, ao possibilitar a total adequação de acessorização de seu veículo dentro de vários perfis econômicos.

O Vectra, por exemplo, conta com uma lista de sofisticados acessórios, como os sensores de estacionamento, DVD, Bluetooth e geladeira, o que tornam o modelo ainda mais requintado para quem gosta de ter um veículo personalizado e diferenciado.

Principais itens do Vectra
Sensores de estacionamento - O Vectra oferece o sistema de estacionamento que pode ser instalado tanto na dianteira do veículo quanto na traseira, adotando 4 sensores que podem ser pintados garantindo total integração com o design do veículo. O sistema oferece grande eficiência e uma melhor área de cobertura auxiliando o condutor no estacionamento.

DVD Player - Instalado na região central do teto do veículo, este produto está em conformidade com as recentes regulamentações do CONTRAN. E por possuir fones de ouvido sem fio, permite que o DVD possa ser assistido sem interferir na programação do rádio, possibilitando dois ambientes de entretenimento dentro do veículo - além de não desviar a atenção do motorista. Sendo portátil, possui grande versatilidade. Outra característica importante é a tela de 10 polegadas, uma das maiores do mercado.

Kit Celular viva voz com tecnologia Bluetooth - Trata-se de um módulo de comunicação sem fio entre o celular e o sistema de som do veículo. É utilizada a tecnologia Bluetooth, que permite o uso do celular mesmo que este esteja numa bolsa, paletó ou mesmo no porta-malas, sem a necessidade de qualquer conexão com o veículo.

Geladeira Portátil - Instalada no banco traseiro, é um útil e prático acessório a ser utilizando durante as grandes viagens. Funcionando através da tomada de força do acendedor de cigarros, o produto oferece um compartimento ideal para gelar refrigerantes, água e o que mais o consumidor desejar. Possui, também, um compartimento externo (porta-copo) que, além de gelar, pode aquecer, como, por exemplo, uma mamadeira.

Outros itens em destaque no Vectra
Kit saias laterais Elite
Cabide (banco dianteiro)
Tapete carpete
Tapete borracha
Alto-falantes
Rede porta-malas
CD Player Chevrolet Kenwood KDC 395A
Rádio Double Din

Chevrolet Celta
Principais acessórios do Celta: spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio de teto e saias laterais, frisos laterais 3 portas/5 portas, protetor de pára-choque, rodas de alumínio 13’/14’, ponteira escapamento - integrado ao spoiler traseiro. Lanternas traseiras esportivas, faróis máscara negra, pedaleiras esportivas, manopla esportiva da alavanca do câmbio, rack de teto, alarme, porta-objetos central, vidros e travas elétricos, direção hidráulica e som com CD ou MP3 Player.

Chevrolet Classic
Principais acessórios: direção hidráulica, kit frisos laterais, protetor de soleiras, kit de saias laterais, roda de alumínio de 13" e 14", acendedor de cigarros, cinzeiro, alça do teto, protetor de cárter, tapete do porta-malas, farol fumê, farol de neblina e alto-falantes personalizados.

Chevrolet Montana
Principais acessórios: estribo tubular, santantônio, pára-choque de impulsão e farol de milha no mesmo, barras de proteção do vidro traseiro e teto, capota marítima, rodas de alumínio 14" e 15", farol máscara negra, travas e vidros elétricos e rede porta-objetos, redes laterais, porta-óculos, protetor de caçamba e CD ou MP3 Player.

Chevrolet Corsa
Principais acessórios: spoiler dianteiro e traseiro, saias e frisos laterais, rack de teto, farol de neblina, rodas de alumínio 14" e 15", vidros e travas elétricos, porta-óculos, cinzeiro e acendedor de cigarros, descansa braço com porta-objetos, alarme com controle remoto, antena de teto e alto-falante triaxiais de 45W e CD ou MP3 Player.

Chevrolet Meriva
Principais acessórios: spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio de teto, saias laterais, rodas aro 15", farol de milha, caixa de transporte no teto, acendedor de cigarros e cinzeiro, porta-óculos, tapetes de porta-malas, protetor de cárter, antena de teto, som CD ou MP3 Player e alto-falantes triaxiais de 45W.

Chevrolet Prisma
Principais acessórios: spoiler dianteiro, saia traseira, aerofólio no porta-malas, saias e frisos laterais. Farol de neblina, rodas de alumínio 13" e 14", lanternas traseiras esportivas, faróis máscara negra, rack, direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, cinzeiro e acendedor de cigarros. Aquecedor, vidros e travas elétricos, alarme com controle remoto, protetor de cárter e som CD ou MP3 Player.

Chevrolet Astra
Principais acessórios: aeroparts, rodas de alumínio aros "14, "15 e 16", protetor de soleira, rack de teto, suporte de bagageiro, faróis de neblina.

Chevrolet Zafira
Principais acessórios: assim como o Astra, a Zafira é comercializada muitos acessórios originais. Outras opções: protetor de soleira das portas, roda de alumínio aro "15, cobertura do porta-malas, rede do compartimento de carga e do assoalho e tapetes de borracha personalizados.
Chevrolet Vectra Steel
Chevrolet Prisma Steel
Chevrolet Meriva equipada com diversos acessórios
Chevrolet Meriva equipada com o novo teto solar
Novo DVD para ser instalado na parte traseira do encosto de cabeça
Sistema localizador
Novo iPOD Chevrolet by Apple

A General Motors Corporation (NYSE: GM), maior fabricante de veículos do mundo, tem sido líder do mercado mundial por 76 anos consecutivos. Fundada em 1908, a GM emprega atualmente 284.000 funcionários ao redor do mundo. Com sua sede principal em Detroit, a GM manufatura seus carros e veículos comerciais em 33 países. Em 2006, os consumidores compraram globalmente cerca de 9,1 milhões de carros e comerciais GM, comercializados com as marcas: Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, GM Daewoo, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saturn e Vauxhall. A subsidiária da GM OnStar é a líder da indústria em segurança veicular, proteção e serviços de informação. Mais informações sobre a GM podem ser encontradas no site www.gm.com.

Fabiano Mazzeo
Tel.: (11) 4234-7115
Email: fabiano.mazzeo@gm.com
Renato Acciarto
Tel.: (11) 4234-6281
Email: renato.acciarto@gm.com

* PIONEER APRESENTA OS NOVOS MODELOS DE CD PLAYERS DA LINHA BÁSICA 2007.


Produtos já estão disponíveis em todo o país

Pioneer do Brasil, líder mundial no segmento de som automotivo, apresenta sua linha básica 2007/08 de Cd Players, composta pelos modelos DEH-1980A, DEH-1980G, DEH-2980MPA, DEH-2980MPG, DEH-P3980MP e DEH-P4980MP, todos aliados a alta tecnologia, para atender consumidores apaixonados por qualidade de áudio. Com esses lançamentos, a empresa deu mais um passo importante para aproximar os brasileiros do sonho de ter um aparelho Pioneer, todos produzidos em Manaus – AM.

A novidade este ano é que todos os seis modelos referentes a linha básica possuem entrada auxiliar frontal. "A cada ano, desenvolvemos novas tecnologias para esta versão, assim, oferecemos o mesmo padrão de recursos disponíveis nos modelos top de linha (High End) da Pioneer. Com isso o consumidor pode encontrar variações nos aparelhos Pioneer, mas sempre com o mesmo nível tecnológico e o compromisso da marca em oferecer o que há de melhor a todos os públicos, sem distinção", afirma André Andrade, gerente de marketing da Pioneer do Brasil.

Os modelos DEH-2980MPA ao DEH-P4980MP, reproduzem arquivos gravados em formato MP3 (MPEG Layer 3), WMA (Windows Media Áudio) e AAC, sistemas de compressão de áudio, o que antes era uma característica apenas dos modelos mais avançados. Com estes recursos, o usuário pode armazenar até 20 horas de música em WMA ou AAC e 10 horas em MP3. O DEH-P3980MP e DEH-P4980MP, além de controle remoto, têm conexão IP-Bus, ou seja, entrada auxiliar de áudio e que possibilita aos usuários do iPod* da Apple escutar suas músicas no carro.

Os seis aparelhos contam com o amplificador MOSFET 50W, que proporciona melhor linearidade do som (volume alto e baixo sem distorções e com qualidade de áudio). Outro recurso disponível é o equalizador EEQ (Easy Equalizer), mais uma particularidade que conquistou o consumidor brasileiro. "Uma das funções do recurso EEQ é que permite ao usuário, ajustar o som de acordo com as características sonoras do interior do veículo e da música que se quer ouvir", complementa Andrade.

Outro destaque é a cor predominante dos aparelhos, que pode ser branca com botões âmbar ou verde para os modelos DEH-1980 ao DEH-2980 e também combinações entre azul e vermelho ao DEH-P3980 MP e DEH-P4980MP. Essas cores, estão em perfeita harmonia com os modelos de painéis encontrados nos automóveis brasileiros.

O preço sugerido para o DEH-1980A ou DEH-P1980G é R$ 299,00, DEH-2980MPA e DEH-2980MPG é R$ 379,00, DEH-P 3980MP é R$ 439,00 e DEH-P 4980MP R$ 489,00. Para mais informações acesse o website www.pioneer.com.br ou entre em contato pelo SAC 0800 727 7997.
* necessita do adaptador Pioneer que é vendido separadamente.

Sobre a Pioneer

A Pioneer Corporation é pioneira na fabricação de produtos eletrônicos de áudio e vídeo com alta performance para o mercado automotivo e de home. Foi fundada em 1938 em Tokyo, Japão, e emprega hoje mais de 31 mil pessoas em todo o mundo. Em julho de 2001, a Pioneer lançou uma campanha com o slogan "sound, vision, soul" expressando a idéia de que o entretenimento por sons e imagens sugere a sensação de alegria e leveza da alma. Mais informações no www.pioneer.com.br.


Share Comunicação
Francisco Gerótica Júnior – francisco@sharecomunic.com.br
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quinta-feira, março 29, 2007

* ARRANCADA: ALEJANDRO SANCHEZ OBTEVE MAIOR VELOCIDADE FINAL NA ABERTURA DO PARANAENSE.


Falta de aderência na pista impediu a tentativa de quebra de recorde dos Dragsteres

O Autódromo Internacional de Curitiba deu partida no último final de semana (dias 24 e 25/3) para as emoções do Campeonato Paranaense de Arrancada 2007, a mais conceituada competição do esporte no país. Um dos grandes destaques do certame, o tetra-campeão Alejandro Sanchez (Flash Power/Power Plus) novamente conseguiu a maior velocidade final entre todos os competidores na pista, com nada menos que 377 km/h no final dos 402 metros da reta.

Mesmo com tal velocidade, Alejandro não conseguiu impedir a vitória de seu companheiro na equipe Power Plus Sidney "Grandão" Frigo, que alcançou uma velocidade final mais baixa (344 km/h), mas percorreu a distância em um total de 6s421, contra 6s609 de Sanchez. Com isso, "Grandão" inicia o campeonato como líder, seguido de perto por Alejandro, que está de olho no pentacampeonato. "Na condição que a pista está você tem que tirar o pé para ser mais rápido, pois nossos carros estão destracionando por cerca de 300 metros e está ficando perigoso. Isto é um contra-senso, ter que sair devagarzinho para ser rápido, além de deixar o show feio para o público", reclama Alejandro.

A pouca utilização do VHT – produto aplicado no solo para melhorar a aderência dos pneus na pista de cimento – fez com que nem o recorde de velocidade final (de Alejandro Sanchez, com 384,51 km/h), nem o de menor tempo de percurso (de Sidney Frigo, com 5s901), fossem sequer ameaçados. "A falta do VHT prejudicou as nossas puxadas e o carro destracionou na reta toda.
Para a gente está ficando difícil. Nós chegamos com um objetivo, nos preparamos, e a organização estragou nossos planos ao disponibilizar pouco VHT, que faz parte do preparo para os dragsteres mais velozes. Eles tem que investir mais para garantir um show de qualidade", enfatizou o recordista da Flash Power/Power Plus. "Os pilotos de dragsteres sempre estão se dispondo a ajudar os organizadores no que precisam, então, eles tem que nos escutar e oferecer boas condições de se acham importante que tenhamos uma participação ativa. Não dá para ficar fritando pneu por 300 metros e correndo riscos de quebras e acidentes", sentenciou Alejandro Sanchez.

O tetra-campeão Paranaense detém ainda os recordes de Arrancada de Santa Cruz do Sul (301,5 metros) e Interlagos (201 metros) com o mesmo bólido, além do recorde brasileiro no "quilômetro lançado" do conceituado Festival de Velocidade, realizado em São José dos Campos (SP), quando alcançou a média 310,66 km/h com um Porsche 993 biturbo de 3.8 litros, todos eles preparados por Antônio Luis de Freitas.

A próxima etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada será realizada nos dias 28 e 29 de abril, novamente no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.
fotos: João Mantovani

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* KANAAN SOBRE O MISTO DE ST.PETE: "É A NOSSA CASA!"

A Fórmula Indy faz neste domingo (1) a sua 2ª etapa do ano, a primeira em circuito misto. Aliás, o número de provas nesse tipo de traçado em 2007 é recorde da categoria. Além da disputa desse final de semana nas ruas da bela St.Petersburg, sul da Flórida, permanecem os mistos de Watkins Glen e Sonoma, além Mid-Ohio e Detroit que estréiam nessa temporada. O brasileiro Tony Kanaan comemorou.

"Com certeza gostei muito, isso sem falar que já ganhei em Detroit e também em Mid-Ohio pela antiga Cart", destacou o baiano, que venceu em Sonoma em 2005, e tem o 2º lugar como melhor resultado em St.Petersburg (2005) e Watkins Glen (2005). "Toda minha bagagem no automobilismo é de circuito misto, é a maneira que aprendi guiar quando criança. Por isso, adoro correr virando para direita e para esquerda", completou Kanaan.

A etapa desse domingo em "St.Pete" é considerada caseira para a Andretti Green Racing, pois a equipe está envolvida na promoção e divulgação do evento. "Nós consideramos como ‘correr em casa’. Os meus compromissos com patrocinadores e eventos em St.Pete é comparado ao volume em Indianápolis. Na pista, posso adiantar que realmente nós temos chance de vencer", explica o baiano, que foi o mais rápido nos testes em circuito misto da pré-temporada. "Acho que estamos muito fortes nos ovais curtos e nos mistos, por isso acredito que podemos brigar pela vitória. Das seis provas que tivemos em circuito misto desde 2005, minha equipe levou três", revela.

Os carros que mudarão a rotina dos moradores de St.Petersburg sofrerão diversas mudanças em relação às corridas em ovais. As principais delas são nas asas dianteira e traseira, onde existem mais componentes aerodinâmicos para os engenheiros buscarem o acerto ideal, similar ao usado nos ovais curtos. Nos freios, são substituídos os discos de ferro pelos de fibra de carbono. A suspensão também é diferente, devido as ondulações e as manobras constantes do piloto durante a corrida.

O traçado de St.Petersburg conta com 14 curvas, num total de 1.8 milhas de extensão, onde serão completadas 100 voltas no total. Após a 5ª colocação no GP de Miami, na semana passada, Kanaan obtém 30 pontos na classificação geral. O líder é o inglês Dan Wheldon com 53 pontos.
Confira a programação da primeira prova em traçado misto do ano:

Sexta-Feira (30)
1º treino livre: 11h40 às 13h40 (todos em horário de Brasília)
2º treino livre: 17h25 às 18h30

Sábado (31)
3º treino livre: 9h55 às 11h

Domingo (1)
Warm Up: 11h15 às 11h45
Largada: 15h30
GP de ST.Petersburg
Voltas: 200
Etapa: 2ª de 17 no total
Pista: Misto de rua
Extensão: 1.8 milhas
Transmissão: BandSports ao vivo

Melhores resultados de Tony Kanaan em circuito misto na IndyCar:

1º lugar em Sonoma
2º lugar em St.Petersburg
2º lugar em Watkins Glen

Foto: Miguel Costa Jr/ Divulgação

Anderson Marsili
Assessor de Imprensa

* S4 CROSS COUNTRY:FELIPE BIBAS ELEITO PILOTO REVELAÇÃO NO RALLY DE BARRETOS.


Curitibano foi segundo em sua estréia na categoria Protótipo
Prefeito de Barretos andou no carro da equipe Promacchina

Aos 31 anos de idade o curitibano Fellipe Bibas vive um momento especial no cenário do Cross Country brasileiro. Após cinco temporadas desde que começou a disputar provas de rally, Bibas estreou na categoria mais importante da modalidade, a Protótipos, com um segundo lugar, resultado conquistado no Rally de Barretos, prova disputada no último fim de semana e que abriu o campeonato brasileiro desta temporada. A performance do paranaense foi bastante elogiada e sua participação culminou com um prêmio inesperado para o piloto da equipe Promacchina ao ser escolhido como "Piloto Revelação"pela organização do evento. Ao final do rally Bibas viveu outro momento especial ao ser convidado a levar o prefeito de Barretos, Emanoel Mariano Carvalho, como navegador de honra em uma volta pelo circuito de 3,5 km montado no Parque do Peão. Um data que ficou marcada em sua carreira como explica o piloto:

"Foi sem dúvida um fim de semana inesquecível. Após uma prova onde tudo correu perfeitamente para nossa equipe, ainda tive a honra de ser convidado a levar o prefeito de Barretos em minha pick-up e ser eleito como a revelação da prova, uma das mais bem organizadas que já participei desde que disputei meu primeiro rally em 2001."

Ao final da volta o prefeito Emanuel Mariano Carvalho não escondeu sua admiração pelo que descreveu como "um piloto fantástico, que impressionou pela habilidade como trabalha com o acelerador e freio para controlar seu carro. Fiquei tão entusiasmado com essa experiência que no ano que vem gostaria de sortear alguém do público para, como eu, conhecer de perto essa emoção".

A paixão de Fellipe Bibas pelo rally é reforçada pelo apoio recebido por seu pai, Oscar Bibas, que também disputa as provas do Campeonato Paulista e da Mitsubishi Cup com um modelo L 200 RS. Nas provas do Brasileiro é ele quem coordena a parte de assistência fora do ponto de apoio, uma atividade importante para o sucesso da equipe, que está invicta no cross country há seis provas.

O currículo de Fellipe Bibas inclui o título de campeão da Mitsubishi Cup na categoria Light e o segundo lugar na categoria Turismo no Rally dos Sertões de 2001, vice-campeonato Brasileiro de Cross Country na categoria Production Diesel em 2003; vice-campeão na Mitsubishi Cup, categoria L200 RS Máster, e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Cross Country, categoria Super Production, em 2006, aqui já em dupla com Emerson Cavassin, seu navegador desde 2005.

A equipe Promacchina Rally é patrocinada pela Mitsubishi, BF Goodrich, Tintas Paumar e Avalon Táxi Aéreo e conta com o apoio técnico da Mahle Filtros, Mahle Original, EBC Freios e Motul.

Legenda: Fellipe Bibas, piloto revelação do Rally de Barretos, e seu navegador de honra, o prefeito Emanuel Mariano Carvalho.
Crédito: Promacchina/Carsten Horst

Visite nosso site: www.promacchina.com.br.
Assessoria de Imprensa da equipe Promacchina Rally
Wagner Gonzalez

* CONFIGURAÇÃO DA TEMPORADA 2007 DA STOCK CAR LIGHT VAI SENDO DEFINIDA.

Faltam apenas quatro confirmações de pilotos

São Paulo - Categoria de acesso à Copa Nextel Stock Car, a Stock Car Light promete mais uma temporada emocionante em 2007. Fortalecida e embalada pela grande disputa do ano passado, a segunda maior categoria do turismo nacional vai se definindo para a disputa de mais um campeonato. Dos 32 carros previstos, 28 já estão certos para o Brasileiro de Stock Car Light 2007, que começa no dia 22 de abril, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Serão nove etapas, entre abril e dezembro, passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campo Grande, Santa Cruz e Brasília.

Dos 28 pilotos já confirmados, a maioria tem passagem pela Stock Car Light, mas há algumas novidades. São oito os estreantes na categoria até o momento: Eduardo Berlanda (F&F Racing), Elias Jr. (Hot Car Competições), José Mário Castilho (W2 Racing), Cláudio Gontijo (Pachenki Motorsport), Alexandre Cunha (M4T Motorsport), Caio Travaglini (A. Guaraná Sports), Serafin Jr. (Scuderia Tekprom) e Leandro Romera (Pauta Racing).

A relação conta ainda com André Bragantini Jr. (Nova Promoções/RR), Rafael Daniel (W2 Racing), Gustavo Sondermann (FTS Competições), Tiago Gonçalves (TG Competições), Fernanda Parra (Katalogo), Diogo Pachenki (Powertech), Vicente Siciliano (Carreira Racing), Rodrigo Stefanini (Carreira Racing), Afonso Bastos (F&F Racing), Otávio Mesquita (FTS Competições), Leonardo Burti (Hot Car), Filipe Nogueira (TG Competições), Murilo Macedo (J. Racing), Eduardo Gomez (Scuderia Lobo), Leonardo Gomez (Gylmar Lobo), Norberto Gresse (AMG Motorsport), Ariel Barranco (Nova Promoções/RR), Lucas Molo (Scuderia Tekprom), Cláudio Pianowski (NEP Competições), Cristiano Federico (ATW Racing Team) e Renato Russo (ATW Racing Team).

A Stock Car Light terá o mesmo sistema de disputa do ano passado. Os participantes pontuarão em nove etapas, sendo que os dois piores resultados poderão ser descartados ao final da temporada. Em 2006, o título da categoria ficou com Marcos Gomes, que em 2007 disputará a Copa Nextel Stock Car.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocínio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

* CHEVROLET CELTA: A NOVA ESTRELA DO RALI DE VELOCIDADE.


O Chevrolet Celta Nova Geração faz a sua estréia no Rally de Velocidade para mostrar toda a sua robustez e resistência em competições por todo o Brasil.

Para a temporada 2007, a equipe Chevrolet Rally Team contará com duas duplas para pilotar o novo Celta de rali. A primeira é formada pelos os campeões Marlon e Joseane Koerich, irmãos que ganharam na sua categoria o último rally dos Sertões com uma picape Chevrolet S10. A outra dupla é formada por Ulysses Bertholdo em dupla com Sidinei Broering.

"Para a General Motors é motivo de orgulho e satisfação provar toda a resistência e robustez do modelo campeão de vendas, o Chevrolet Celta, o nosso Celtão", destaca Ray Young, Presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade será composto de oito etapas, e tem início nas próximas sexta-feira e sábado (30 e 31 de março) com a etapa de Florianópolis, na qual o Chevrolet Celta vai correr na categoria N2 - carros com tração dianteira, preparação limitada e motor até 1.6 litros –, uma das mais disputadas.

"O Celta é a prova inequívoca de toda a qualidade dos nossos produtos, e temos confiança absoluta do sucesso no campeonato", afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Família e Equipe
O Chevrolet Rally Team tem sido como uma família desde quer estreou nas competições e a do mais novo integrante, o Celta, um carro que é compacto na concepção e está pronto para mostrar o seu valor nas trilhas, vai aumentar ainda mais essa sensação. Os dois carros foram preparados na sede da equipe em Florianópolis e já fizeram os primeiros testes antes de enfrentar a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro em Tijucos no dia 30 de março.

"Posso dizer com satisfação que a família Chevrolet no rali cresceu e as duas duplas, a do Marlon/Joseane e a do Ulysses/Sidinei vão mostrar as suas qualidades na condução do Celta Rally" disse Luis Haas, diretor da equipe Chevrolet Rally Team.

DNA de vitória
Desde que começou a competir a dupla formada por Marlon e Joseane Koerich, impressionou por sua competitividade, contribuindo para o perfil do Rally Cross Country. "Agora estamos chegando ao Campeonato de Rally de Velocidade, um ambiente parecido, mas com outra dimensão, onde os desafios acontecem em períodos mais curtos, vai ser interessantíssimo viver esse outro lado do rali e com um carro de tração 4x2, um desafio espetacular" disse Marlon.

Já Joseane falou sobre suas expectativas e garante que "apesar de passarmos a lidar com uma escala diferente no fundo os campeonatos de Cross-Country e de Velocidade são duas versões de uma mesma ação, o DNA é o mesmo, precisamos sim é calibrar as nossas expectativas e acelerar com vontade o Celta que, para mim, é a melhor definição de um grande carro pequeno".

O gaúcho de Farroupilha, Ulysses Bertholdo, um dos maiores nomes do cenário brasileiro de rally assume o cockpit de um dos Celtas oficiais da equipe de fábrica Chevrolet Rally Team.

"Os desafios no Campeonato de Rally de Velocidade crescem constantemente e depois de alguns anos competindo em carros 4x4 retorno à antiga paixão dos 4x2. Vai ser sensacional, é uma volta, mas ao mesmo tempo é o meu futuro tomando forma outra vez." Comentou Ulysses que concluiu: "É uma nova oportunidade para mim e irei aproveitá-la integralmente, quero contribuir com toda a minha experiência e sei que o Chevrolet Rally Team tem muita bagagem.
Afinal de contas já competi contra eles e sei como são eficientes e capazes."

Bertholdo vai ter como navegador o multicampeão entre os navegadores o catarinense Sidinei Broering que aproveitou para dar a sua contribuição. "Tivemos oportunidade de fazer apenas um rali juntos, e trabalhamos muitíssimo bem juntos, o meu estilo de passar as informações é exatamente aquele sistema preciso que o Ulysses tanto preza. Agora com o Celta começamos um capítulo inteiramente novo"

"A escolha do Celta foi, sem dúvida, um capítulo muito importante já que a categoria N2 escolhida é a que menos permite modificações no carro original e onde os detalhes, certamente, vão fazer a diferença", comentou Luis Haas Diretor do Chevrolet Rallly Team, que continuou: "A chegada do Ulysses e do Sidinei foram muito significativas eles são grandes campeões com uma lista extensa de conquistas e com muita experiência que nos ajudou na preparação dos carros. Ao lado deles teremos a receita muito bem equilibrada que provou a sua força no Cross-Country vencendo o Campeonato Paulista de 2006, uma combinação de arrojo e velocidade do Marlon, com a orientação precisa e calma da Joseane"

Fotos: Divulgação GM do Brasil

Fabiano Mazzeo
Renato Acciarto

* PRIMEIRA ETAPA DA COPA CLIO SERÁ EXIBIDA NA FAIXA GRID MOTOR DO SPORTV.

A prova, realizada no autódromo de Curitiba, foi vencida pelo paranaense José Cordova

A etapa de abertura da Copa Clio Brasil será exibida na madrugada desta quinta-feira (dia 29) às 4h00, na Faixa Grid Motor, do canal Sportv 2. Na segunda-feira (dia 2 de abril), haverá a reapresentação às 21h30. A mudança ocorreu em virtude da transmissão ao vivo do Tennis Master Series.

A prova da Copa Clio foi realizada no autódromo internacional de Curitiba (PR) no último dia 11. A corrida, marcada por muita competitividade e equilíbrio, foi vencida pelo paranaense José Cordova, da equipe W Racing. O segundo lugar ficou com o paulista Rodolfo Pousa, da M2 Competições, seguido por Marcos Paioli, da Paioli Racing.

A Copa Clio Brasil é atualmente a terceira maior categoria do automobilismo nacional em audiência e público, atrás apenas da Stock Car Brasil e da Fórmula Truck. Ela compete com carros Renault Clio de rua adaptados para corridas e dividirá as pistas com os Campeonatos Brasileiro de Marcas e Pilotos e Brasileiro de Endurance.

ReUnion Press
Fernanda Gonçalves / Milla Delfino

quarta-feira, março 28, 2007

* ASMER E JELLEY REGISTRAM OS MELHORES TEMPOS NOS TESTES DA F-3 EM OULTON PARK.

A dupla dominou as atividades com grande vantagem sobre os demais. O brasileiro Alberto Valerio ficou com o oitavo lugar, mas gostou do desempenho do carro

As equipes da Fórmula 3 Inglesa seguem em ritmo acelerado para a abertura da temporada, marcada para o dia 9 de abril, em Oulton Park. Nesta terça-feira (27) o circuito recebeu uma sessão de testes de pré-temporada e o mais rápido foi o estoniano Marko Asmer, da Hitech Racing, seguido de perto pelo britânico Stephen Jelley, da Raikkonen Robertson Racing. A disputa pelo melhor tempo parou por aí. Os demais adversários ficaram bem longe das marcas estabelecidas pelos dois mais rápidos.

O domínio, com mais de meio segundo sobre os concorrentes, não assustou muita gente. Nos testes, não há vistoria técnica e as equipes podem treinar da forma desejada. O brasileiro Alberto Valerio, da Carlin Motorsport, por exemplo, classificou a vantagem como "irreal".
"Dentro de uma categoria tão competitiva como a F-3 Inglesa, essa diferença não existe. Nossos carros, que hoje foram um segundo mais lentos, estão totalmente de acordo com o regulamento e andando muito bem, não precisamos nos preocupar", afirma.

De fato, os pilotos da Carlin Motorsport terminaram o dia com marcas muito próximas, ocupando sexto (Sam Bird), sétimo (Niall Breen), oitavo (Alberto Valerio) e nono lugares (Maro Engel). O outro membro do time, o também brasileiro Mario Moraes, ficou um pouco mais atrás, em 14º. "Foi um bom teste. Escapei da pista quando estava na minha melhor volta, de pneus novos, o que comprometeu o resultado. Dava para entrar na lista dos cinco primeiros, mas não tem problema, o carro está ótimo", comenta Alberto Valerio.

Se com o carro os trabalhos de Alberto Valerio estão bem adiantados, ele ainda quer um pouco mais de tempo para se adaptar ao novo engenheiro, que começou a cuidar dos acertos do brasileiro somente no meio da pré-temporada. "Estamos com 80% de entrosamento, ainda falta um pouquinho", analisa. As atividades da Carlin Motorsport e de Alberto Valerio prosseguem nesta quinta-feira (29), em Pembrey, no País de Gales. No mês passado, na mesma pista, o brasileiro chegou a ser o mais rápido em uma das sessões.
foto de Alberto Valerio. Crédito: Jakob Ebrey/Divulgação.

Os tempos em Oulton Park:
1 Marko Asmer (EST/Hitech Racing), 1min28s476
2 Stephen Jelley (GBR/Raikkonen Robertson Racing), 1min28s619
3 Sebastian Hohenthal (SUE/Fortec Motorsport), 1min29s159
4 Jonathan Kennard (GBR/Raikkonen Robertson Racing), 1min29s243
5 Greg Mansell (GBR/Fortec Motorsport), 1min29s323
6 Sam Bird (GBR/Carlin Motorsport), 1min29s476
7 Niall Breen (IRL/Carlin Motorsport), 1min29s538
8 Alberto Valerio (BRA/Carlin Motorsport), 1min29s824

Dinho Leme Comunicação

* AUDI A4 COM NOVO MOTOR V6 3.2 FSI CHEGA TAMBÉM NA VERSÃO CABRIOLET.

A versão V6 3.2 com injeção direta de combustível, de 255 cv, é a mais potente da linha A4, que oferece ainda as opções de motores turbo 2.0 FSI (200 cv) e 1.8 Turbo (163 cv)

Com o motor maior, o A4 sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente

Ainda mais equipado que o modelo sedã, que custa R$ 256 mil, o A4 Cabriolet V6 3.2 FSI já pode ser encomendado nas concessionárias por R$ 352 mil

As expectativas são positivas para a marca Audi neste ano. Com a chegada de mais uma opção de motor para a linha A4 sedã e avant, o novo propulsor V6 3.2 FSI, as vendas vão crescer ainda mais, na opinião do diretor comercial da marca alemã, Filipe Pereira. “Com a linha completa, os novos motores FSI e a versão Cabriolet, o A4 é um fortíssimo concorrente no mercado de importados neste ano”, comemora o executivo.

Para os amantes da velocidade e sofisticação, o novo motor da linha A4 - o poderoso V6 com 3.2 litros- é sinônimo de andar na frente. O sedã de luxo, equipado com câmbio Multitronic, acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. Além do eficiente sistema FSI de injeção direta de combustível, o motor conta com coletor de admissão variável e quatro eixos de comando de válvulas livremente ajustáveis. O novo motor V6 3.2 FSI desenvolve potência máxima de 255 cv a 6.500 rpm e tem torque máximo de 330 Nm a 3.250 rpm. A média de consumo é de 10,5 litros para cada 100 km (9,52 km/litro).

Outra opção de motorização do modelo Audi A4, recém-chegada ao Brasil, é o motor 2.0 TFSI, que combina, de maneira inédita nesta categoria de veículos, o sistema turbocharger com a injeção direta de combustível FSI.

O pioneirismo da Audi em dominar a tecnologia de injeção direta de combustível não está restrito ao sucesso das pistas de corrida. Com o motor 2.0 TFSI, que conquistou o título de “Motor do Ano” em 2005, a montadora alemã é o primeiro fabricante do mundo a combinar a tecnologia FSI com a turboalimentação na esfera de motores de corrida e também em linha de produção. A versão com 200 cv de potência garante um nível superior de performance nesta categoria de veículos.

O termo “injeção direta de combustível” já explica a tecnologia: o injetor localizado no sistema de admissão, no cabeçote, é servido por uma bomba de alta pressão do eixo de comando, que divide a pressão entre todos os cilindros. O injetor regula a entrega de combustível com precisão de milésimos de segundos e a pressão de injeção é de até 110 bar.

O combustível é injetado diretamente na câmara de combustão através do injetor posicionado lateralmente entre as válvulas de admissão. A mistura ar-combustível é distribuída de maneira homogênea na câmara de combustão. Isto garante uma característica distinta, enfatiza a alta performance e agilidade nas respostas em todas as machas.

O Audi A4 2.0 T FSI acelera de 0 a 100 km em apenas 7,3 segundos. Com potência de 200 cv, a velocidade máxima chega a 235 km/hora. Na versão Avant a aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 7,6 segundos e a máxima é de 230 km/hora.

O modelo Audi A4 também está disponível no Brasil com outro motor: um 1.8 turbo de 163 cavalos, com máxima de 223 km/hora (220 km/hora na versão Avant) e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos (8,9 segundos na versão Avant). O torque máximo de 225 Nm está disponível entre 1950 e 4700 rpm.

Todas as opções dos modelos Audi A4 são equipadas com o revolucionário câmbio automático Multitronic, de variação contínua de marchas, que alia o melhor de dois mundos: a insuperável comodidade do câmbio automático com a rapidez do câmbio manual. Não por acaso, é o primeiro câmbio automático do mundo a oferecer acelerações até mais rápidas do que as obtidas com câmbio manual.


Equipamentos de série

Além dos motores modernos e potentes, os novos Audi A4, com carroceria sedã e avant, destacam importantes equipamentos de luxo e tecnologia superior. Para começar, as três versões vêm equipadas com o programa eletrônico de oitava geração que controla a estabilidade do carro. Essa mais nova geração do ESP inclui uma função adicional que aumenta a eficiência dos freios em pista molhada. Sem que o motorista perceba, o sistema aciona os freios, suave e intermitentemente, durante ciclos eletronicamente programados, para manter os discos secos.

Os veículos também contam com sensor de luz e chuva que liga automaticamente faróis e limpadores sempre que necessário e o sistema de proteção para os ocupantes, que inclui airbags duplos frontais e laterais para motorista e passageiro da frente, que protegem tórax e pélvis, e bolsas para a cabeça. Os airbags frontais são full-size e ativados em dois estágios, controlados por sensores. Dependendo da severidade do acidente, só um deles é acionado. Os cintos de segurança são inerciais de três pontos, os da frente pré-tensionados com fecho de travamento elétrico e um sistema que restringe o movimento da cabeça, em caso de colisão traseira.

Os modelos A4 têm como outros itens de série o ar-condicionado automático digital Climatronic, capaz de produzir temperaturas diferentes para o motorista e o passageiro da frente; computador de bordo com checkcontrol, volante de couro multifuncional, retrovisor interno com função antiofuscante, detalhes de acabamento em alumínio, piloto automático (opcional na versão 1.8), sensor de estacionamento traseiro (acoustic parking system), preparação para telefone celular (bluetooth), teto solar com acionamento elétrico, rodas de alumínio aro 17, entre outros acessórios.
O A4 equipado com motor FSI V6 3.2 já vem equipado de fábrica com faróis Xenon Plus, com lavadores e regulagem automática de altura. Opcionalmente, para esta versão mais potente, a fábrica oferece faróis com luz adaptável para acompanhar as curvas, airbags laterais traseiros, sistema de som Bose, sensor de estacionamento dianteiro e pacote exterior S-line.

A4 Cabriolet

Nas concessionárias da Audi, o público vai poder encomendar também o novo Audi A4 Cabriolet: um conversível de quatro lugares, com capota automática, que traduz a mais pura esportividade da marca. Visualmente, o Cabriolet é reconhecido à primeira vista como um membro da família A4 pela robusta grade do radiador. O design marcante e inovador se completam com as rodas salientes, pára-brisa com moldura de alumínio escovado e um friso também de alumínio acompanhando a lateral. Por dentro, os bancos esportivos são as principais diferenças entre esta versão e o modelo sedã.

O motor é o V6 3.2 FSI, que fornece 255 cv de potência e torque máximo de 330 Nm a 3 250 rpm. Com ele, o A4 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.

Outra novidade, presente pela primeira vez num conversível, é o câmbio Multitronic, de relações continuamente variáveis, que potencializa o prazer de dirigir. Esse conjunto de inovações é complementado pela alta rigidez da carroceria, aprovada nos mais rigorosos testes realizados na Europa. Em caso de capotamento, duas barras, controladas por sensores, são automaticamente acionadas atrás dos assentos traseiros, formando com o pára-brisa uma gaiola de proteção.

A capota eletro-hidráulica pode ser totalmente aberta, de maneira automática, em apenas 21 segundos, a uma velocidade de até 30 km/hora. Isto possibilita, por exemplo, abrir ou fechar o teto na cidade ou antes de estacionar. O vidro traseiro tem aquecimento que garante visão clara em qualquer condição de tempo. A capota acústica de série, fabricada com um material de alta densidade e com reforço acolchoado ao redor da coluna, mantém o nível de ruído dentro do carro similar ao de um sedã.

Além de praticamente vir com todos os equipamentos de série do A4 sedan V6 3.2, o Cabriolet já vem de fábrica com faróis Xenon Plus que acompanham as curvas, som Bose, suspensão esportiva, sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro), bancos dianteiros esportivos com função de memória, ajuste elétrico com apoio lombar, bloqueador de vento e capota acústica automática.

Preços de todas as versões Audi A4

Sedã: 1.8 turbo, R$ 159 500,00; 2.0 TFSI, R$ 194 950,00; 3.2 FSI, R$ 246 000,00
Avant: 1.8 turbo, R$ 171 300,00; 2.0 TFSI, R$ 206 750,00; 3.2 FSI, R$ 257 800,00
Cabriolet: 3.2 FSI, R$ 352 000,00

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, Mtb 12 .079
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