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domingo, junho 29, 2008

* ITAIPAVA TROFEO MASERATI: URNHANI E QUEIROLO VENCEM BATERIAS DA 2ª ETAPA

Os pilotos César Urnhani (equipe Blausiegel) e Pedro Queirolo (Itaipava/MultiSolution/HT Guerra) venceram, neste domingo, respectivamente a 1ª e a 2ª bateria da 2ª etapa do Campeonato Itaipava Trofeo Maserati, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos.



A história desta etapa, no entanto, poderia ter sido outra. Na 1ª bateria, o pole position e então líder da categoria, Rafael Derani, dominou quase toda a corrida, com larga vantagem sobre o 2º colocado, ora Renato Cattalini ora César Urnhani, com mais de 10 segundos. No entanto, como diz o jargão do automobilismo, só se ganha depois de cruzar a linha de chegada, Rafael Derani teve um pneu furado a 1 volta e meia do final da bateria.



Com problemas de Renato Cattalini e de Fábio Greco, o caminho estava aberto ao piloto César Urnhani, seguido de André Posses (Pires do Rio/MultiSolution/HT Guerra), Pedro Queirolo (Itaipava/MultiSolution/HT Guerra), Maurizio Billi (Greco) e Henrique Assunção (RJ Racing/Metalthaga). O piloto Billi, aliás, fez uma corrida espetacular. Como não pôde participar do qualifying, ele largou em último. E simplesmente conseguiu superar 15 pilotos, em apenas 16 voltas da bateria.



O momento de emoção da 1ª bateria ficou por conta das ultrapassagens de Renato Cattalini e César Urnhani, logo na 1ª volta, no final da reta oposta e início da curva do lago, sobre Fábio Greco, que largara na 2ª posição. E também as ultrapassagens de Maurizio Billi sobre seus oponentes em quase todas as voltas de um total de 16.



Para a 2ª bateria, que ocorreu duas horas depois, houve trocas de pilotos. Marcelo Hahn substituiu César Urnhani no carro 20; Marcelo Skaf assumiu o lugar de Thiago Viana (88); Roberto Aranha deu lugar a Clemente Lunardi (12); Eduardo Sanches assumiu em lugar de Ricardo Ribeiro (99); Bruno Garfinkel cedeu seu lugar a Leonardo Vital (33); Carlos Burza foi substituído por Marçal Melo (82) e Fernando Poeta assumiu o volante do carro 19, em lugar de Duda Rosa.



O auge da 2ª bateria aconteceu na 5ª volta, quando André Posses tocou o carro de Marcelo Hahn, àquela altura, líder da corrida. Este acidente, “normal” na avaliação de Hahn, valeu a ultrapassagem de Pedro Queirolo, que não deixou escapar a vitória.



Após a 2ª etapa e quatro baterias cumpridas, a líder da competição passa a ser a dupla César Urnhani e Marcelo Hahn, com 65 pontos; Rafael Derani, que venceu de ponta a ponta a 1ª etapa, agora é o 2º colocado, com 51 pontos. Maurizio Billi aparece na 3ª posição, com 46 pontos; em 4º lugar a dupla Marcelo Skaf / Thiago Viana, com 42 pontos; em 5º Cleber Faria (41 pontos), dividindo o posto com Pedro Queirolo e a 6ª posição André Posses, com 40 pontos.





Classificação da 1ª bateria



1º César Urnhani 20 28m47s674

2º André Posses 02 a 2s111

3º Pedro Queirolo 13 a 9s749

4º Maurizio Billi 34 a 14s896

5º Henrique Assunção 75 a 15s473

6º Daniel Paludo 77 a 25s008

7º Roberto Aranha 12 a 31s920

8º Thiago Viana 88 a 32s018

9º Duda Rosa 19 a 32s642

10º Cleber Faria 30 a 41s063

11º Bruno Garfinkel 33 a 50s684

12º Marcello Sant’Anna 17 a 52s858

13º Ricardo Ribeiro 99 a 1m10s457

14º Carlos Burza 82 a 1m10s883

15º Rafael Derani 03 a 2 voltas

16º Renato Cattalini 23 a 1m29s819

17º Fábio Greco 21 a 8 voltas

18º Vanue Faria 105 a 7 voltas

19º Sérgio Laganá 07 a 16 voltas



Classificação da 2ª bateria



1º Pedro Queirolo 13 27m04s590

2º André Posses 02 a 9s868

3º Cleber Faria 30 a 16s030

4º Marcelo Skaf 88 a 32s053

5º Clemente Lunardi 12 a 40s661

6º Daniel Paludo 77 a 41s374

7º Valter Rossete 21 a 47s654

8º Eduardo Sanches 99 a 50s451

9º Leonardo Vital 33 a 50s452

10º Sérgio Laganá 07 a 50s809

11º Marcelo Sant’Anna 17 a 52s274

12º Marçal Melo 82 a 52s447

13º Vanue Faria 105 a 54s015

14º Maurizio Billi 34 a 1 volta

15º Renato Cattalini 23 a 2 voltas

16º Rafael Derani 03 a 3 voltas

17º Marcelo Hahn 20 a 10 voltas

18º Fernando Poeta 19 a 7s674

19º Henrique Assunção 75 a 13 voltas



Classificação do campeonato depois de 2 etapas (4 baterias)



1º César Urnhani / Marcelo Hahn 20 65 pontos

2º Rafael Derani 03 51

3º Maurizio Billi 34 46

4º Marcelo Skaf / Thiago Viana 88 42

5º Cleber da Silva Faria 30 41

6º Pedro Queirolo 13 41

7º André Posses 02 40

8º Henrique Assunção 75 34

9º Renato Cattalini 23 31

10º Bruno Campos 33 21

11º Clemente Lunardi / Roberto Aranha 12 21

12º Duda Rosa/Fernando Poeta 19 20

13º Daniel Paludo 77 20

14º Marcello Sant'Anna 17 19

15º Walter Derani 70 17

16º Vanue Faria 105 14

17º Ricardo Ribeiro / Eduardo Sanches 99 11

18º Carlos Burza / Marçal Melo 82 10

19º Valter Rossete / Fábio Greco 21 9

20º Sergio Laganá / Roberto Laganá 7 6

21º Antonio M Barros / Ronaldo S. Ferreira 11 0



Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

* TONY KANAAN CONQUISTA A 1ª VITÓRIA BRASILEIRA NA FÓRMULA INDY 2008

Kanaan supera uma prova conturbada e domina o GP de Richmond

Pole-position, volta mais rápida da corrida, maior número de voltas na liderança e a vitória no GP de Richmond disputado neste sábado (28) à noite. Esse foi o retrospecto do baiano Tony Kanaan na nona etapa da Fórmula Indy deste ano, com direito a "barba, cabelo e bigode". O piloto da Andretti Green conseguiu se livrar de todos os problemas da conturbada prova, que teve nove bandeiras amarelas e 14 abandonos, e venceu a primeira de 2008, a 13ª vitória em seu currículo na categoria, o único brasileiro a vencer nesse ano. Kanaan liderou 166 das 300 voltas e se redimiu em grande estilo do acidente no GP de Iowa na semana passada. Com ainda oito provas pela frente, a sua 90ª corrida na categoria foi fundamental para Kanaan brigar pelo bicampeonato do certame.“Estou extremamente feliz. Richmond é uma prova que desgasta muito fisicamente, além das diversas emoções que tivemos no tráfego. Mas hoje superamos tudo isso muito bem. Com certeza, após o que aconteceu em Iowa, a vitória veio na hora certa, e será importante para o campeonato. Quero dedicá-la ao meu filho Leonardo, que está em Miami, e também ao amigo Robert Clark”, disse Kanaan, que, além do primogênito, se referiu ao ex-presidente da Honda nos Estados Unidos, que deixou o cargo. “A minha equipe, desde os meus companheiros, ao meu pessoal nos boxes, fez um trabalho fantástico nesse final de semana. Estou muito feliz e abrimos a porteira, espero que venham muito mais vitórias”, brincou o baiano, de 33 anos.
Na corrida, Kanaan só perdeu a liderança em dois momentos, para o também brasileiro Jaime Câmara e para o norte-americano Marco Andretti, ambos com estratégia diferente de reabastecimento e troca de pneus. Após o último pit-stop na volta 220, e a relargada quando já apontava 230 voltas completadas, a corrida não teve mais interrupções causadas por acidentes, e o baiano dominou. O piloto do carro número 11 chegou a abrir quase 6s em relação ao compatriota Hélio Castroneves, segundo colocado na prova, mesmo sendo um oval com menos de uma milha (0.745). No final, Kanaan administrou a diferença e cruzou a linha de chegada com 4s7 de vantagem. Scott Dixon, da Ganassi, líder do campeonato, chegou na 3ª colocação ao ultrapassar seu companheiro de equipe, Dan Wheldon, nos metros finais.

Agora, após nove etapas realizadas, Kanaan somou 53 pontos, a pontuação máxima de uma etapa, e foi a 269 pontos. O brasileiro diminuiu de 100 para 82 pontos a defasagem em relação a Dixon. Catroneves segue na 2ª colocação com 308, seguido por Wheldon com 299 pontos. A próxima corrida será no circuito misto de Watkins Glen, no próximo domingo (6), a terceira corrida da maratona de seis provas consecutivas no verão norte-americano.

Confira o final do GP de Richmond:

1º. Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), 300 voltas
2º. Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 4s7691
3º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 6s6504
4º. Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 7s7270
5º. Oriol Servia (ESP/KV), a 10s7701
6º. Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), a 10s9198
7º. Justin Wilson (ING/Newman-Haas-Lanigan), a 16s3094
8º. Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), a 17s5175
9º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), a 1 volta
10º. Ernesto Viso (VEM/HVM), a 2 voltas
11º. Ed Carpenter (EUA/Vision), a 62 voltas

Não completaram:

Darren Manning (ING/Foyt), a 65 voltas
Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), a 80 voltas
Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 83 voltas
Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 142 voltas
Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal-Letterman), a 157 voltas
Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), a 157 voltas
Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 169 voltas
Marty Roth (CAN/Roth), a 183 voltas
Vitor Meira (BRA/Panther), a 209 voltas
John Andretti (EUA/Roth), a 209 voltas
Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 220 voltas
Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 222 voltas
AJ Foyt IV (EUA/Vision), a 271 voltas
Will Power (AUS/KV), a 292 voltas
Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 294 voltas

Melhor volta: Tony Kanaan (Andretti Green) 16s9369 (volta 234)

ANDERSON MARSILI

* SPYDER RACE: SÉRGIO PISTILI CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA E ASSUME TERCEIRA POSIÇÃO NO CAMPEONATO


O paulista Sérgio Pistili conquistou neste domingo (29), em Interlagos, sua primeira vitória na Spyder Race, categoria mais veloz do Campeonato Paulista de Automobilismo. O piloto da AT Auto Sport assumiu a primeira colocação a duas voltas do final – após o abandono de seu companheiro de equipe e então líder, Hyppolito Martinez –, e tornou-se o terceiro piloto a chegar ao degrau mais alto do pódio nesta ano – Fabio Perez e o próprio Martinez são os outros dois. Com esse resultado, Pistili assumiu, também, a terceira posição no campeonato e entrou na disputa pelo título de campeão da temporada.



O piloto da At Auto Sport já figurava entre os candidatos à vitória durante os treinos livres da última sexta-feira, quando chegou a liderar uma das sessões e fechou o dia com o quarto melhor tempo. Na corrida, superou um problema na largada – que o fez cair para a nona colocação –, e conquistou seu melhor resultado na categoria na prova que marcou o início da segunda metade do calendário. O resultado deixou Pistili animado com a possibilidade de disputar o título, principalmente após a melhorar no desempenho de seu carro conseguida após a quinta corrida do ano.



“Essa vitória aumenta muito o ânimo de toda a equipe, e acredito que, após a evolução que conseguimos na última etapa, tenhamos um carro excelente nas últimas corridas”, declarou o vencedor. “Naturalmente estou bastante feliz com o resultado. Foi um pouco difícil desencantar e vencer pela primeira vez, mas agora espero que outras vitórias venham na seqüência, para que eu me mantenha na disputa pelo título da temporada”, acrescentou o vencedor.



As primeiras voltas da sexta etapa da Spyder Race pareceram um replay da etapa anterior, disputada no início deste mês no circuito paulista. Mas o desfecho da corrida, após as 25 voltas previstas, foi bem diferente. Se na etapa passada Hyppolito Martinez e Fabio Perez disputaram metro a metro a vitória até a última volta, dessa vez a briga entre eles durou apenas nove giros.



Perez teve problemas elétricos e abandonou a prova quando ocupava a segunda colocação. Já Martinez foi novamente traído pelo câmbio e deixou a liderança na 22ª passagem. O embate entre eles – que juntos venceram cinco das seis provas disputadas neste ano –, começou logo na largada. A primeira tentativa de bandeira verde foi tumultuada pelo acidente causado por Rodrigo Posses – que atingiu Antonio Avallone Jr. e Celso Freitas numa tentativa de dupla ultrapassagem no Esse do Senna –, e provocou a entrada do safety car.



Na relargada, Martinez superou o pole position, mas recebeu o troco na freada para a Curva do Lago. Três voltas depois ele recuperou a ponta, e se manteve em primeiro até restarem duas voltas para o final – quando abandonou por quebra de câmbio. A segunda posição ficou com Renan Guerra, que conquistou, também, seu melhor resultado na temporada após cinco quebras na seqüência.



Apesar do incidente na largada que quase lhe tirou da disputa, Antonio Avallone Jr. teve bons motivos para comemorar a quarta posição conquistada na etapa deste domingo. Com esse resultado, ele descontou nove pontos em relação ao líder Fabio Perez, e se manteve em boa posição na disputa pelo título da temporada.



“Eu tinha boas chances de disputar a vitória nessa corrida, mas o acidente na largada desalinhou meu carro e me fez perder várias posições”, declarou Avallone. “Deixamos de lado o uso da injeção eletrônica e voltamos ao carburador há duas corridas. Com isso meu carro melhorou muito e pude, novamente, pensar em vencer. Já tivemos vários tipos de problema neste ano, e espero que de agora em diante possamos emplacar uma seqüência de bons resultados”, acrescentou o vice-líder do campeonato, que havia abandonado a prova anterior por quebra de motor.



Pela classe Light, a vitória ficou mais uma vez com Rony Martins, que fez ótima corrida de recuperação. Depois de bater de traseira na saída da Curva do Sol no início do treino classificatório de ontem – o pneu dianteiro esquerdo de seu carro estourou e fez com que ele perdesse o controle do carro a mais de 150 km/h –, Rony largou da última posição e recebeu a bandeirada em quarto, a apenas 0s315 da terceira colocação. “Para o campeonato foi um excelente resultado, apesar de meu carro não estar 100% por causa da batida de ontem”, declarou.



O segundo lugar na Light, que nas últimas duas corridas havia ficado com o vice-líder do campeonato, José Cardoso, desta vez terminou com Alexandre Miranda, o terceiro na tabela. Pole position na categoria, Miranda foi um dos mais prejudicados pelos acidentes ocorridos na largada, e perdeu várias posições. No final, recuperou o segundo lugar e abriu 20 pontos de vantagem para o quarto colocado no campeonato, Alfredo Landsberger p que recebeu a bandeirada em quinto na categoria.



“Tive um problema na bomba de combustível, e no final meu carro começou a vibrar muito. Diante dos problemas, acredito que o resultado tenha sido positivo e pude conquistar pontos importantes para o campeonato”, declarou Miranda.



O resultado completo da sexta etapa da Spyder Race foi o seguinte:

1) Sérgio Pistilli, 25 voltas em 46min47s861

2) Renan Guerra, a 4s219

3) Fernando Fortes, a 23s849

4) Rony Martins (L), a 24s164

5) Antonio Avallone Jr., a 35s902

6) Gustavo Martins, a 53s057

7) Alexandre Miranda (L), a 53s098

8) Marco Cozzi (L), a 53s891

9) Jacomo Sanzone (L), a 1min29s925

10) Alfredo Landsberger (L), a 1min39s147

11) Roberto Dal Pont (L), a 1min51s099

12) Evandro Pelati (L), a 1 volta

13) Jeferson Leandrini (L), a 1 volta

14) Paulo Andrade (L), a 1 volta

15) Matheus Maccari (L), a 1 volta

16) Paulo Kato (L), a 2 voltas

17) Heinzjurgen Halle (L), a 2 voltas

18) Hyppolito Martinez, a 3 voltas

19) Henrique José, a 3 voltas

20) Ricardo Silva, a 10 voltas

21) Ronaldo Kastropil (L), a 11 voltas

22) Fábio Perez, a 16 voltas

23) Rodrigo Posses, a 25 voltas

24) Celso Freitas, a 25 voltas





Passadas seis etapas, o campeonato ficou assim:



Spyder Race:

1) Fabio Perez, 86

2) Antonio Avallone Jr., 65

3) Sergio Pistili, 54

4) Hyppolito Martinez, 52

5) Fernando Fortes, 52

6) Celso Freitas, 50

7) Henrique José, 35

8) Ricardo Kraft, 18

9) Renan Guerra, 17

10) Ivan Mendes, 12

11) Rodrigo Posses, 11

12) Gustavo Martins, 8

13) Ricardo Silva, 4

14) Charles Rotschild, 3

15) Leandro Romera, 1



Spyder Race Light

1) Rony Martins, 107

2) José Cardoso, 77

3) Alexandre Miranda, 55

4) Alfredo Landsberger, 35

5) Mauro Fiamma, 28

6) Jeferson Leandrini, 23

7) Evandro Pelati, 21

8) Jacomo Sanzone, 18

9) Roberto Dal Pont 16

10) Douglas Meireles, 14

11) Yassuhiro Sassaqui, 13

12) Arthur Herchcovitch 12

13) Marco Cozzi, 12

14) Paulo Kato, 11

15) Ronaldo Kastropil, 9

16) Paulo Andrade, 8

17) Alexandre Câmara, 3

18) Marcelo Romano, 1

19) Matheus Maccari, 1




Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos: Claudio Kolodziej / Divulgação

* INDY: CÂMARA FAZ FANTÁSTICA CORRIDA DEUPERAÇÃO, LIDERA 44 VOLTAS, MAS É OBRIGADO A ABANDONAR

Em Richmond, Enrique Bernoldi, seu companheiro de equipe, também saiu precocemente da prova.

Após três dias de intensa programação, a nona etapa da temporada 2008 da Indy Car Series foi encerrada na noite deste sábado (28), em Richmond, nos Estados Unidos, com a disputa da corrida no circuito oval de 0.75 milhas. Entre os competidores, os pilotos Jaime Câmara e Enrique Bernoldi, da equipe Conquest Racing, abandonaram a prova.

Câmara, que começou o GP na 24ª posição, fazia uma fantástica corrida de recuperação. O brasileiro havia ultrapassado dez adversários na largada, e, um pouco mais adiante, liderado a disputa. No entanto, a apenas 83 voltas do final, quando era terceiro colocado, foi obrigado a abandonar. Após o seu carro escapar de traseira, o brasileiro se chocou contra o muro, mas felizmente saiu do acidente sem nenhuma lesão.

“Foi uma pena, pois era uma corrida para um excelente resultado. O momento do acidente foi muito estranho porque o carro escapou do nada. Eu já entrava na reta, depois da curva quatro, quando ele saiu de traseira. Apesar de tudo, mostramos que somos competitivos. Vamos para Watkins Glen mais confiantes”, afirmou Jaime Câmara, que chegou a liderar o GP por 44 voltas.

Ao contrário do seu companheiro de equipe, Bernoldi não teve chances de fazer uma corrida de recuperação. Ainda resultado da batida no primeiro treino livre, realizado na sexta-feira (27), um problema na barra de direção de seu carro lhe impossibilitou de competir.

“Na volta de apresentação eu já estava com problemas na barra de direção. Fiz três pit stops para tentar consertar, mas não foi possível e fui obrigado a abandonar. Agora é levantar a cabeça e partir para a próxima”, comentou Bernoldi.

O piloto Tony Kanaan, da Andretti Green, foi o vencedor da nona etapa. Hélio Castroneves, da Penske, em segundo, completou a dobradinha brasileira em Richmond.

Os competidores retornam à pista no próximo domingo (6), quando será disputada em Watkins Glen, nos Estados Unidos, a décima etapa da temporada.

Veja os melhores do GP de Richmond:
1º – Tony Kanaan – Andretti Green
2º – Hélio Castroneves – Penske
3º – Scott Dixon – Ganassi
4º – Dan Wheldon – Ganassi
5º – Oriol Servia – KV Racing
6º – Danica Patrick – Andretti Green
7º – Justin Wilson – Newman/Haas/Lanigan
8º – Townsend Bell – Dreyer & Reinbold Racing
9º – Marco Andretti – Andretti Green
10º – EJ Viso – HVM Racing
14º – Jaime Câmara – Conquest
26º – Enrique Bernoldi – Conquest

Confira os primeiros da classificação da IndyCar:
1º – Scott Dixon – Ganassi – 351 pontos
2º – Hélio Castroneves – Penske – 308
3º – Dan Wheldon – Ganassi – 299
4º – Tony Kanaan – Andretti Green – 266
5º – Danica Patrick – Andretti Green – 220
6º – Hideki Mutoh – Andretti Green – 216
7º – Marco Andretti – Andretti Green – 211
8º – Ryan Briscoe – Penske – 210
9º – Oriol Servia – KV Racing – 194
10º – Ed Carpenter – Vision – 185
20º – Enrique Bernoldi – Conquest – 148
25º – Jaime Câmara – Conquest – 74


ReUnion Press
Fernanda Gonçalves / André Stepan

* PORSCHE GT3 CUP: PALUDO VENCE A SEGUNDA EM CURITIBA E ASSUME A LIDERANÇA DO CAMPEONATO

Miguel Paludo mostrou que a vitória conquistada na quinta prova do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil não foi circunstancial. O primeiro piloto gaúcho a correr (e vencer) no Porsche GT3 Cup fez uma corrida perfeita, resistiu ao assédio de outros quatro concorrentes e venceu a sexta prova da temporada, realizada neste sábado em Curitiba. Com este resultado, Paludo assumiu a liderança do campeonato. Ricardo Baptista, Otávio Mesquita, Marcelo Ometto, Maurizio Billi e Marcos Barros completaram o pódio reservado aos seis primeiros colocados.

Durante metade da prova, Paludo teve Mesquita, Tom Vale, Clemente Lunardi e Baptista em seu retrovisor. Mesquita chegou a assumir a liderança por alguns momentos na reta que antecede a entrada do miolo, mas Paludo conseguiu recuperar-se. A disputa ficou com dois concorrentes a menos quando Valle rodou no “S” do final da reta e foi atingido por Lunardi, que ficou sem espaço para desviar. Seis voltas depois, Mesquita rodou no final da reta ao defender-se de uma tentativa de ultrapassagem de Baptista. Os dois pilotos colidiram levemente, mas Baptista conseguiu desviar e acabou voltando à pista antes do adversário, assumindo a segunda colocação.
Outros destaques foram as disputas pelo quinto lugar. Maurizio Billi, Marcos Barros, Luís Zattar, Beto Posses, Haroldo Pinto e Valter Rossete andaram juntos durante toda a corrida e receberam a bandeirada nesta ordem.

O resultado da prova 6 foi o seguinte:



1) Miguel Paludo, 19 voltas em 27:14.987, média de 154,581



2) Ricardo Baptista, a 3.078



3) Otávio Mesquita, a 4.982



4) Marcelo Ometto, a 6.350



5) Maurizio Billi, a 11.489



6) Marcos Barros, a 19.319



7) Luís Zattar, a 19.932



8) Beto Posses, a 20.121



9) Haroldo Pinto, a 20.426



10) Valter Rossete, a 20.734



11) Marcel Visconde, a 31.680



12) Danilo Fernandez, a 1:01.530



13) Adalberto Baptista, a 1:04.662



14) Antônio Hermann, a 1:12.278



15) Omilton Visconde, a 1 volta



16) Henry Visconde, a 1 volta



17) Guilherme Figueirôa, a 2 voltas



18) Tom Valle, a 9 voltas



19) Clemente Lunardi, a 9 voltas



20) Constantino Júnior, não largou



Todos os pilotos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.


Classificação do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil após cinco provas:


1) Miguel Paludo, 98 pontos; 2) Tom Valle, 83; 3) Clemente Lunardi, 66; 4) Beto Posses, 59; 5) Otávio Mesquita, 59; 6) Antônio Hermann, 50; 7) Constantino Júnior, 49; 8) Marcel Visconde, 49; 9) Marcelo Ometto, 42; 10) Ricardo Baptista, 40; 11) Maurizio Billi, 39; 12) Luís Zattar, 34; 13) Haroldo Pinto, 32; 14) Marcos Barros, 28; 15) Valter Rossete, 24; 16) Sérgio Ribas, 12; 17) Walter Salles, 10; 18) Danilo Fernandez, 10; 19) Henry Visconde, 10; 20) Adalberto Baptista, 6; 21) Guilherme Figueirôa, 5; 22) Omilton Visconde Jr., 3.


O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem patrocínio de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Beta, Mobil, Ecopads e Racing.


Fotos: Largada da prova 6 do Porsche GT3 Cup, com o vencedor Miguel Paludo (77) na liderança; Ricardo Baptista (27) foi o segundo colocado e Otávio Mesquita (51) ficou em terceiro. Crédito: Vinicius Nunes-www.jvphotoracing.com/divulgação


Assessoria de Imprensa Luiz Alberto Pandini – LetraDelta Editora e Comunicação

sábado, junho 28, 2008

* F. TRUCK: INAUGURADO O VIADUTO AURÉLIO BATISTA FÉLIX NA RODOVIA AYRTON SENNA

Prefeito Kassab e Governador Serra homenageiam o criador da Fórmula Truck batizando com seu nome o maior viaduto da Rodovia Ayrton Senna

O nome do criador da Fórmula Truck, Aurélio Batista Félix ficou eternizado por mais uma homenagem, desta vez promovida pela Prefeitura da Cidade de São Paulo e do Governo do Estado. Nesta sexta-feira (27), o Prefeito Gilberto Kassab e o Governador José Serra inauguraram o Viaduto Aurélio Batista Félix no quilômetro 23 da Rodovia Ayrton Senna.

A placa que será fixada em um mural de concreto foi mostrada à viúva de Aurélio e hoje, a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro Félix, pelo prefeito e governador que enfatizaram a dedicação e o trabalho desenvolvido por Aurélio no automobilismo esportivo no Brasil.

Com a presença de vários vereadores de São Paulo e autoridades dos municípios vizinhos, a organização da Fórmula Truck retribuiu a homenagem com um desfile com caminhões personalizados em que o próprio Aurélio fazia seus shows com manobras radicais. O final do evento ainda foi marcado pela bomba de idealizada pelo criador que foi ativada pelo caminhão Volvo amarelo, dirigida por uma de suas filhas, Gabrielle Félix.

A presidente da Fórmula Truck agradeceu a homenagem e convidou os governantes paulistas a participarem da etapa de São Paulo, a quinta da temporada de 2008, marcada para o dia 6 de julho, final da próxima semana.



Foto: Neusa Félix, presidente da F-Truck com Gilberto Kassab e José Serra


Dinho Leme
F-Truck Imprensa

* PORSCHE GT3 CUP: EM CURITIBA, MIGUEL PALUDO VENCE PELA PRIMEIRA VEZ NA CATEGORIA

Uma corrida extremamente movimentada marcou a primeira vitória do piloto gaúcho Miguel Paludo no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. A quinta prova do campeonato, disputada neste sábado em Curitiba, teve vários líderes, muitas disputas e alguns acidentes. Marcel Visconde ficou com o segundo lugar e Otávio Mesquita foi o terceiro colocado.

A prova começou com a liderança de Ricardo Baptista, que largou na pole position. Ele e Constantino Júnior, segundo no grid, disputaram a liderança nas primeiras voltas. Mais atrás, Clemente Lunardi, Tom Valle e Marcelo Ometto disputavam o terceiro posto, seguidos por um bloco compacto formado por Marcel Visconde, Miguel Paludo, Haroldo Pinto, Luís Zattar, Otávio Mesquita e Guilherme Figueiroa.
Esse panorama durou sete voltas. Na oitava, Omilton Visconde Júnior bateu forte na curva da Vitória, levando a direção de prova a interromper a prova com bandeira vermelha para remoção do carro acidentado. Na relargada, Baptista e Constantino mantiveram os dois primeiros lugares, com Valle assumindo a terceira posição. Após a passagem dos líderes pelo “S” duplo do final da reta, alguns pilotos colidiram e, na confusão, Luís Zattar e Beto Posses tiveram que abandonar a prova. Um dos carros acidentados teve o radiador quebrado e o líquido refrigerante caiu na pista, provocando uma série de rodadas nas voltas seguintes.
Na passagem seguinte, Constantino tentou ultrapassar Baptista no final da reta e os dois carros colidiram. Baptista levou a pior, rodando e caindo de posição, enquanto Constantino assumia a liderança. Para escapar do acidente, Tom Valle saiu da pista e foi ultrapassado por Clemente Lunardi e Marcelo Ometto. Constantino recebeu a bandeirada em primeiro, com Ometto vencendo um emocionante duelo com Paludo pela segunda posição. No entanto, as ultrapassagens de Constantino e Ometto foram punidas pela direção de prova com acréscimo de 20 segundos no tempo final dos dois pilotos. Isso deu a vitória a Paludo, seguido por Marcel, Mesquita, Antônio Hermann, Ricardo Baptista e Clemente Lunardi.

A prova 6 será disputada a partir das 15:10, com a ordem de largada definida pelo resultado da prova 5.


O resultado da prova 5 foi o seguinte:



1) Miguel Paludo, 15 voltas em 21:39.140, média de 153,586



2) Marcel Visconde, a 4.088



3) Otávio Mesquita, a 5.570



4) Antônio Hermann, a 6.096



5) Ricardo Baptista, a 6.253



6) Clemente Lunardi, a 6.399



7) Constantino Júnior, a 14.290



8) Marcos Barros, a 15.994



9) Tom Valle, a 16.142



10) Marcelo Ometto, a 19.726



11) Maurizio Billi, a 23.719



12) Henry Visconde, a 54.484



13) Valter Rossete, a 1:14.328



14) Adalberto Baptista, a 1:15.040



15) Danilo Fernandez, a 5 voltas



16) Haroldo Pinto, a 8 voltas



17) Luís Zattar, a 8 voltas



18) Guilherme Figueirôa, a 8 voltas



19) Beto Posses, a 8 voltas



20) Omilton Visconde, a 8 voltas


Todos os pilotos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.

Classificação do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil após cinco provas:

1) Tom Valle, 83 pontos; 2) Miguel Paludo, 78; 3) Clemente Lunardi, 66; 4) Beto Posses, 51; 5) Constantino Júnior, 49; 6) Antônio Hermann, 48; 7) Marcel Visconde, 44; 8) Otávio Mesquita, 43; 9) Marcelo Ometto, 28; 10) Maurizio Billi, 27; 11) Luís Zattar, 25; 12) Haroldo Pinto, 25; 13) Ricardo Baptista, 22; 14) Marcos Barros, 18; 15) Valter Rossete, 18; 16) Sérgio Ribas, 12; 17) Walter Salles, 10; 18) Henry Visconde, 10; 19) Danilo Fernandez, 6; 20) Guilherme Figueirôa, 5; 21) Omilton Visconde Jr., 3; 22) Adalberto Baptista, 3.

O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem patrocínio de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Beta, Mobil, Ecopads e Racing.


Fotos: Largada da prova 5 do Porsche GT3 Cup, com Ricardo Baptista (27) à frente de Constantino Júnior (00); Miguel Paludo (77), Marcel Visconde (55) e Otávio Mesquita (51) foram os três primeiros colocados. Crédito: Vinicius Nunes-www.jvphotoracing.com/divulgação


Assessoria de Imprensa Luiz Alberto Pandini – LetraDelta Editora e Comunicação

* INDY: TONY KANAAN LARGA NA POLE NO GP DE RICHMOND

Baiano conquista a sua décima pole na Fórmula Indy

O brasileiro Tony Kanaan, da equipe Andretti Green Racing, conquistou nesta sexta-feira (27) a pole-position do GP de Richmond, nona etapa da Fórmula Indy, que acontece neste sábado (28) às 21h (horário de Brasília). O baiano, que conquistou a segunda pole da temporada, a décima de sua carreira, foi o detentor da volta mais rápida entre os 25 pilotos, com a marca de 16s0055 em um dos quatro giros classificatórios. Kanaan terá o companheiro de equipe, o norte-americano Marco Andretti, ao seu lado na primeira fila. Graham Rahal e Scott Dixon largam na 2ª fila. O campeão da categoria de 2004 destacou a importância de começar bem o GP de Richmond.

“Estou muito feliz. Acho que trabalhamos muito bem hoje, embora tivemos pouco tempo na pista. É sempre o melhor lugar para começar uma corrida”, destacou o brasileiro. “Eu sei que ainda temos 300 voltas para percorrer amanhã, mas é sem dúvida um grande início, ainda mais vindo de uma corrida como foi a da semana passada. Definitivamente, estou contente”, explicou Kanaan, que abandonou o GP de Iowa disputado no último domingo.

Essa é a primeira vez que Kanaan larga na pole-position em Richmond, mas o baiano largou na 2ª posição em 2007, ao lado do amigo Dario Franchitti. A prova no estado norte-americano da Virgínia será a 90ª de Kanaan na Fórmula Indy desde que estreou pela mesma Andretti Green em 2003.

Confira o grid de largada do GP de Richmond:

1 Tony Kanaan (Andretti Green) 1min04seg3333
2 Marco Andretti (Andretti Green) 1min04seg3642
3 Graham Rahal (Newman/Haas/Lanigan) 1min04seg5740
4 Scott Dixon (Ganassi) 1min04seg6242
5 Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 1min04seg7467
6 Dan Wheldon (Ganassi) 1min04seg7606
7 Hideki Mutoh (Andretti Green) 1min04seg8580
8 A.J. Foyt IV (Vision) 1min05seg0110
9 Bruno Junqueira (Dale Coyne) 1min05seg0477
10 Oriol Servia (KV Racing) 1min05seg1330
11 Ryan Briscoe (Penske) 1min05seg2005
12 John Andretti (Roth Racing) 1min05seg3456
13 Ed Carpenter (Vision) 1min05seg4694
14 Danica Patrick (Andretti Green) 1min05seg6951
15 Marty Roth (Roth Racing) 1min05seg7232
16 Will Power (KV Racing) 1min05seg7251
17 Vitor Meira (Panther) 1min05seg9144
18 Hélio Castroneves (Penske) 1min06seg1144
19 Ernesto Viso (HVM Racing) 1min06seg1887
20 Mario Moraes (Dale Coyne) 1min06seg4344
21 Townsend Bell (Dreyer&Reinbold) 1min06seg4546
22 Darren Manning (A.J. Foyt) 1min07seg2411
23 Justin Wilson (Newman/Haas/Lanigan) 1min07seg6470
24 Jaime Câmara (Conquest) 1min07seg9791
25 Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) sem tempo
26 Enrique Bernoldi (Conquest) sem tempo

GP de Richmond
9ª etapa de 2008
Circuito: Oval
Extensão: 0.75 milhas
Inclinação nas curvas: 14 graus
Inclinação na reta: 8 graus
Inclinação na reta oposta: 2 graus
Voltas: 300
Capacidade: 112.029 mil lugares
Melhor resultado de Tony Kanaan: 4º (2007)

Anderson Marsili
Assessor de Imprensa

* FÓRMULA SÃO PAULO: HENRIQUE LAMBERT CONFIRMA FAVORITISMO E CONQUISTA OUTRA POLE EM INTERLAGOS

Carioca larga da pole position pela quarta vez na temporada e quer assegurar a quarta vitória.

O carioca Henrique Lambert (Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli) confirmou o seu favoritismo como o piloto mais rápido da temporada, e conquistou neste sábado (28/6) a pole position para sexta etapa da Fórmula São Paulo. “Acho que foi bom. O primeiro objetivo está cumprido”, declarou o líder do campeonato, que vai largar pela quarta vez da posição de honra. A corrida deste domingo (29/6) acontece às 9 horas no Autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, com entrada franca.

Apenas Henrique Lambert andou na casa de 1min44s durante o treino classificatório da Fórmula São Paulo, com todos os pilotos usando os pneus usados na corrida anterior, com o intuito de conter os custos na categoria. O representante do Rio de Janeiro já havia garantido a pole em sua terceira volta com 1min44s911 e depois baixou sua marca mais duas vezes até ser cronometrado em 1min44s787 (média de 148, 037 km/h). “Está confirmada aquela velha história de nossa equipe. Com pneus usados, nosso carro é muito bom”, comemorou o piloto da Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli

Para a corrida deste domingo Lambert que alcançar sua quarta vitória na temporada, que poderá deixá-lo em uma situação extremamente confortável, já que com 20 pontos em jogo por prova, ele já tem uma vantagem de 42 pontos sobre Felipe Leonardos (Opus/Massoni Racing) e Thiago Armentano (Seo Justino/Cards and Co), que dividem a vice-liderança e largam respectivamente em terceiro e quinto. “Vou tentar a vitória, mas vou pensar no campeonato. Nesta segunda metade do campeonato o mais importante é manter a tranqüilidade na liderança do que tentar a vitória a qualquer custo e por tudo a perder”, assegura.

Estes foram os dez mais rápidos para a sexta etapa da Fórmula São Paulo:

1º) Henrique Lambert (Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli), 1min44s787
2º) Raphael Abbate (Alpha Color/Bombril/Avery Dennison/Phebem), 1min45s041
3º) Felipe Leonardos (Opus Papéis/Sappi/Massoni), 1min45s121
4º) Leandro Florenzo (Souza Ramos/Dinamics/Alpie), 1min45s437
5º) Thiago Armentano (Seo Justino/Cards and Co), 1min45s582
6º) Tiago Pinheiro (Bassan Motorsport), 1min46s079
7º) Arthur Gaggini (Poiano Lopes Contruções/Alpie Racing), 1min46s269
8º) Jorge Calaça Neto (Pharmaervas), 1min46s695
9º) Michel Aboissa (Iaconelli Racing), 1min46s755
10º) Salomão Soares (BEM Racing), 1min52s356

Esta é a classificação da Fórmula São Paulo após 5 etapas:

1º) Henrique Lambert (Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli), 90 pontos;
2º) Felipe Leonardos (Opus/Massoni Racing), 48;
3º) Thiago Armentano (Seo Justino/Cards and Co), 48;
4º) Raphael Abbate (Alpha Color/Bombril/Avery Dennison/Phebem), 45;
5º) Leandro Florenzo (Souza Ramos/Dynamics/Alpie), 34;
6º) José Amorim (Fiolux/Art Lux/Iaconelli), 24;
7º) Nilton Molina (Mongeral/Iaconelli), 20;
8º) Michel Aboissa (Iaconelli Racing), 14;
9º) Arthur Gaggini (Poiano Lopes Contruções/Alpie Racing), 11;
10º) Tiago Pinto (Bassan Motorsport), 4.

foto: Luca Bassani

Mastermidia
J.Otazú

* PENTACAMPEÃO DO SERTÕES GANHA EXPERIÊNCIA NOS CARROS

Terminou nesta sexta-feira em Natal a 16ª edição do Rally dos Sertões

Jean Azevedo, pentacampeão na categoria Motos do Rally dos Sertões, estreou em quatro rodas este ano ao lado do navegador Youssef Haddad. O objetivo foi adquirir mais experiência para que nas próximas edições da maior competição das Américas conquiste mais um título. “Consegui aprender bastante, que era meu intuito na primeira participação nos carros neste rali. Agora volto ano que vem para tentar um resultado melhor”, complementa Jean.

A dupla da Equipe Petrobras Lubrax teve uma série de problemas mecânicos com o Mitsubishi Pajero Full, trazido da Europa, dentre eles a quebra do diferencial dianteiro, alguns “apagões” do hodômetro e o vazamento de óleo no amortecedor traseiro. Mesmo enfrentando esses problemas, Jean e Youssef terminaram na terceira posição entre os Carros FIA, inscritos pela Federação Internacional de Automobilismo. Giniel de Villiers e Dirk von Zitzewitz, da equipe oficial da Volkswagen, foram os grandes vencedores do Sertões 2008, que terminou hoje (27) em Natal, no Rio Grande do Norte.

O piloto de moto Rodolpho Mattheis, da Equipe Petrobras Lubrax, comemorou sua chegada ao lado dos familiares. “Estou feliz por ter terminado bem e vencer na minha categoria (Motos Brasil acima de 450cc). A vitória foi ainda mais saborosa porque encontrei a minha família na chegada (seu pai Andreas Mattheis, ex-piloto da Stock Car). Já o apoio da equipe foi fundamental por ter alcançado este resultado, os mecânicos trabalharam varando a noite várias etapas. Agora é descansar e se preparar para os próximos desafios”, contou Mattheis ao subir a rampa no final do rali. José Hélio que disputava cada etapa com o francês Cyril Despres acabou conquistando o tetracampeonato na prova (1999, 2003, 2007 e 2008).

Na categoria Caminhões o trio Edu Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca conquistou a vitória. Por conta da quebra do Mercedes-Benz da Equipe Petrobras Lubrax, na etapa de ontem, Amable Barrasa/José Papacena Neto/Raphael Bettoni ficaram com a vice-liderança. André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto terminaram na quinta colocação.

Confira os resultados Rally dos Sertões 2008:
Motos
1º José Hélio – 31h54min33s;
2º Cyril Despres – 31h59min22s;
3º David Casteu – 32h26min49s;
42º Rodolpho Mattheis – 46h31min38s (vencedor na categoria Brasil).

Carros FIA (Federação Internacional de Automobilismo)
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz – 29h28min32s;
2º Mark Miller/Ralph Pitchford – 30h34min52s
3º Jean Azevedo/Youssef Haddad – 34h49min39s

Caminhões
1º Edu Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca – 31h51min07s;
2º Amable Barrasa/José Papacena Neto/Raphael Bettoni – 33h31min45s;
3º Ulysses Marinzeck/José de Carvalho/Evandro Bautz – 36h50min27s;
4º Christian Bach/André Casagrande/Luciano Andreoti – 38h33min58s;
5º André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto – 39h35min29s.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, YAMAHA, CCR/Nova Dutra, Renov, MANN-FILTER, Sadia, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e TIM.

foto: Idário Café

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira / Josi Castro

* PORSCHE GT3 CUP: CAMPEÃO RICARDO BAPTISTA FAZ POLE COM RECORDE EM CURITIBA

Campeão do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em 2007, o paulista Ricardo Baptista conseguiu sua primeira pole position do ano em Curitiba, onde serão realizadas neste sábado (28 de junho) as provas 5 e 6 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Ricardo, maior vencedor da categoria no autódromo paranaense, marcou 1:23.424, superando por 1s2 seu próprio recorde de pole.
Ricardo dividirá a primeira fila com Constantino Júnior, vencedor das duas primeiras corridas do ano e quinto colocado no campeonato. Clemente Lunardi e Marcelo Ometto dividirão a segunda fila. O líder Tom Valle, vencedor das duas provas anteriores, largará em quinto, com Marcel Visconde completando os seis primeiros colocados.
O grande equilíbrio visto nos treinos faz prever uma corrida muito disputada. O retrospecto também permite apostar nesta hipótese: a pista paranaense foi palco de algumas das corridas mais movimentadas da história do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Quatro pilotos já venceram em Curitiba (Baptista, Valle, Clemente e Otávio Mesquita) e outros, como Constantino Júnior, Marcelo Ometto e Marcel Visconde, já tiveram nela atuações que os credenciam a figurar entre os favoritos à vitória. E, pelo que se viu nas quatro primeiras corridas do ano, pilotos como Miguel Paludo, Haroldo Pinto, Luís Zattar e Guilherme Figueirôa também deverão brigar por um lugar entre os seis primeiros colocados.

Uma ausência lamentada será a de Sérgio Ribas, único piloto paranaense da categoria. Ele fraturou um dedo da mão direita há uma semana e, mesmo tendo participado dos treinos livres de quinta-feira, preferiu seguir o conselho dos médicos e ficar fora desta etapa.

A prova 5 será disputada a partir das 11:00 da manhã. O resultado desta prova define a ordem de largada da prova 6, a partir das 15:10. As corridas serão transmitidas ao vivo pelo site www.racetv.com.br e em VT no canal SporTV, em data a ser definida.

Todos os pilotos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.


O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem patrocínio de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Beta, Mobil, Ecopads e Racing.


Assessoria de Imprensa Luiz Alberto Pandini – LetraDelta Editora e Comunicação

* ITAIPAVA TROFEO MASERATI: "VETERANOS" DA CATEGORIA DOMINAM PRIMEIROS TREINOS

Dos 18 carros que entraram no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos, para o 1º e 2º treinos oficiais da 2ª etapa do Itaipava Trofeo Maserati, o campeão da temporada passada, Renato Cattalini (equipe Grecco/Vivo), e o vice-campeão César Urnhani (equipe Blausiegel) anotaram os melhores tempos.

No 1º treino livre oficial, no período da manhã desta sexta-feira, o piloto paulista César Urnhani fez a melhor volta, com tempo de 1m45s866. O 2º tempo, no entanto, foi anotado pelo piloto André Posses, “novato” na categoria. Rafael Derani (equipe CRT Brasil), atual líder da temporada, fez o 3º melhor tempo, com 1m46s222. Pedro Queirolo (equipe Itaipava/MultiSolution/HT Guerra), outro “novato”, ficou com o 4º tempo (1m46s449). E o atual campeão da categoria, o piloto paranaense Renato Cattalini, com 1m46s842, fez o 5º tempo.

No período da tarde, no entanto, Cattalini cravou 1m46s127, em sua 18ª volta, e ficou com o melhor tempo do 2º treino livre oficial. Depois de muitos acertos técnicos e adaptações ao volante dos Maserati Trofeo, os novatos Pedro Queirolo e Bruno Garfinkel (Itaipva/MultiSolution/HT Guerra) surpreenderam e ficaram com o 2º e 3º tempos, respectivamente com 1m46s149 e 1m46s235. César Urnhani só aparece com o 4º tempo (1m46s250) e o carro 21, do piloto Valter Rossete, mas com Fábio Grecco ao volante, anotou o 5º tempo (1m46s258).


Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

* SPYDER RACE: TREINOS DESTA SEXTA-FEIRA PROJETAM ETAPA MAIS COMPETITIVA DO ANO

Com quatro pilotos separados por apenas 0s073, categoria deve continuar sendo a grande atração do Campeonato Paulista de Automobilismo

A julgar pelo resultado do último treino livre realizado nesta sexta-feira, em Interlagos, a sexta etapa da Spyder Race tem tudo para se transformar na corrida mais emocionante da temporada. Apesar do dia ter terminado mais uma vez com o líder Fabio Perez na frente, a diferença entre ele e o quarto colocado, Sérgio Pistili, foi de apenas 0s073. Entre eles, Antonio Avallone Jr., a 0s055 da melhor volta, e Hyppolito Martinez, a 0s059.

A proximidade entre os quatro primeiros nunca foi tão grande neste ano, e projeta uma disputa pela liderança tão intensa quanto a da última etapa – em que Perez e Martinez duelaram metro a metro pela vitória, até a última volta. “O treino de hoje foi apertado, a classificação certamente será difícil, e a corrida tem tudo para ser mais dura ainda”, opinou Hyppolito, que ocupa a quarta colocação no campeonato.

Uma das surpresas do dia foi o bom desempenho de Sérgio Pistili, que alcançou seu melhor resultado na temporada ao liderar o treino da manhã com uma vantagem de 0s303 sobre o próprio Martinez, seu companheiro na equipe AT Auto Sports. Em seu primeiro campeonato pelo time, Pistili reconheceu o trabalho do grupo na busca por melhores tempos, e reconheceu que a dose extra de entusiasmo garantida pelo bom resultado desta sexta-feira.

“Naturalmente tive meus méritos por ter sido rápido hoje, mas o reconhecimento maior por nossa evolução deve ser dado à equipe”, ressaltou Pistili. “O trabalho foi intenso nas últimas duas semanas, e para essa corrida estamos, inclusive, estreando novos amortecedores. Há sempre o que buscar nestes carros e conseguimos dar um passo à frente em relação à quinta etapa do ano”, declarou.

Já pela Spyder Light Rony Martins continuou dominando a relação de tempos e fechou o dia em sexto no geral, a 0s854 do melhor tempo. Apesar da aparente tranqüilidade, ele admitiu que correrá, de certa forma, sob pressão neste domingo, e avalia a sexta corrida do ano como uma das mais importantes do calendário na disputa pelo título.

Desclassificado na primeira corrida por irregularidades no motor, ele não poderá descartar esse resultado e, por isso, terá trabalho dobrado para se manter na ponta. “Tenho que andar bem nessa prova, para começar a segunda metade do calendário com boa vantagem sobre o segundo colocado. Preciso somar muitos pontos para não perder a liderança ao desprezar os piores resultados, e nesse sentido a corrida deste domingo é fundamental”, avaliou.

Os resultados completos dos dois treinos desta sexta-feira foram:

Treino da tarde

1) Fábio Perez, 1min43s652

2) Antonio Avallone Jr., 1min43s707

3) Hyppolito Martinez, 1min43s711

4) Sérgio Pistilli, 1min43s725

5) Henrique José, 1min44s305

6) Rony Martins (L), 1min44s506

7) Rodrigo Posses, 1min44s905

8) Celso Freitas, 1min44s912

9) Roberto Dal Pont (L), 1min45s390

10) Renan Guerra, 1min45s487

11) Ricardo Silva, 1min45s631

12) Fernando Fortes, 1min45s959

13) Alfredo Landsberger (L), 1min46s550

14) Jeferson Leandrini (L), 1min47s321

15) Marco Cozzi (L), 1min47s866

16) Jacomo Sanzone (L), 1min47s974

17) Paulo Kato (L), 1min48s602

18) Yassuhiro Sassaki (L), 1min48s677

19) Alexandre Miranda (L), 1min50s437

20) Ricardo Kastropil (L), 1min50s492

21) Paulo Andrade (L), sem tempo



Treino da manhã

1) Sérgio Pistilli, 1min44s077

2) Hyppolito Martinez, 1min44s380

3) Fábio Perez, 1min44s788

4) Rony Martins (L), 1min44s874

5) Rodrigo Posses, 1min45s512

6) Fernando Fortes, 1min45s541

7) Henrique José, 1min45s578

8) Alexandre Miranda (L), 1min45s795

9) Renan Guerra, 1min46s793

10) Jacomo Sanzone (L), 1min46s836

11) Ricardo Silva, 1min46s846

12) Jeferson Leandrini (L), 1min47s345

13) Alfredo Landsberger (L), 1min48s129

14) Paulo Kato (L), 1min49s387

15) Marco Cozzi (L), 1min49s480

16) Roberto Dal Pont (L), 1min49s748

17) Evandro Pelati (L), 1min50s157

18) Leandro Romera, 1min50s443

19) Paulo Andrade (L), 1min55s627

20) Yassuhiro Sassaki (L), 2min01s249



Assessoria de Imprensa da Spyder Race
Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Claudio Kolodziej / Divulgação

* BRIDGESTONE LEVA CLIENTE PARA A FÓRMULA TRUCK EM SÃO PAULO

A Bridgestone realiza até o dia 5 de julho no Estado de São Paulo uma promoção com foco na próxima etapa da Fórmula Truck, que acontece em Interlagos, dia 6 de julho.

A cada par de pneus Bridgestone ou Firestone comprados e montados nas revendas participantes, o consumidor ganhará um ingresso para assistir à corrida na arquibancada Bridgestone, com direito a churrasco, além de boné e camiseta.

A promoção está sendo realizada em 13 revendedores Bridgestone Firestone localizados em São Paulo, São Bernardo do Campo,Guarulhos, Sorocaba, Itapecerica da Serra, Registro, Itu, Piracicaba, Avaré, Botucatu e Taquaritinga.

A Fórmula Truck é uma das categorias que mais crescem no automobilismo nacional e milhares de pessoas lotam os autódromos durante os fins de semana de competição. "Nas pistas, nossos pneus são testados em condições extremas de operação real. Nossa presença na categoria é uma importante forma de mostrar a alta performance dos produtos que oferecemos ao consumidor final", afirma o presidente da Bridgestone Firestone do Brasil, Humberto Gómez.

Todos os caminhões da Fórmula Truck são equipados com pneus Bridgestone R227.

Confira os endereços das lojas participantes da promoção:

Auto Lins Pneus Av. Piraporinha, 87 A São Bernardo do Campo
Cordeiro Pneus Av. Ipanema, 550 Sorocaba
Pneus Douglas Av. Cruzeiro do Sul, 2999 São Paulo
Belém Pneus Av. Guarulhos, 1510 Guarulhos
Nova Rede Pneus R. Silva Bueno, 1147 São Paulo
Pneulinhares Av. Doutor Gastão Vidigal, 2060/2050 São Paulo
Pneutop Rod. Régis Bitencourt, KM 285,6 Itapecerica da Serra
Sorocap Rua Tamekishi Osawa,386 Registro
Taol Pneus Av. da Saudade,130 Itu
J. L. Passari Av. 31 de Março, 1566 Piracicaba
Manduri Pneus Av. Anápolis, 228 Avaré
Cardoso OPneus Av. Marechal Floriano Peixoto, 767 Botucatu
Recapex Av. Vicente José Parise, 710 Taquaritinga




Sobre a Bridgestone

A Bridgestone, com sede em Tóquio (Japão), é a maior fabricante mundial de pneus, com vendas de US$ 29,7 bilhões em 2007. Emprega 134 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países, com 182 fábricas, das quais 76 são fábricas de pneus e processos relacionados, 20 fábricas de matérias-primas e 86 fábricas de produtos diversos (autopeças, semicondutores, equipamentos para golf e tênis, bicicletas). No Brasil, a empresa gera 3.600 empregos diretos e produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André (SP) e de Camaçari (BA), que juntas atingem uma capacidade para produzir mais de 43 mil pneus/dia. Em 2007, faturou US$ 1 bilhão. Entre 2000 e 2007, a empresa investiu cerca de US$ 460 milhões para a expansão da sua produção e implantação de novos produtos e tecnologias, além da modernização de mais de 500 pontos de vendas distribuídos pelo país.



Jornalista Responsável: Raul Viana (Mtb 08095)

* STOCK CAR: CAMPO GRANDE TEM PONTOS DE VENDA DE INGRESSOS PARA A 5ª ETAPA

Disputa será no dia 5, no Autódromo Internacional de Campo Grande

São Paulo, 27/06/08 – No sábado que vem, dia 5 de julho, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, receberá a quinta etapa da Copa Nextel Stock Car 2008. Pilotos e equipes da principal categoria do automobilismo nacional estarão ao lado das feras da Stock Jr. e da Copa Webmotors Pick Up Racing para um verdadeiro show de técnica e emoção no Autódromo Internacional Orlando Moura. Os fãs que moram em Campo Grande também têm opções de compra de ingressos na cidade. São 15 pontos de venda para a prova, nas concessionárias Chevrolet, revendedores Goodyear e lojas da Rede Bosch Service. Os canais da Ticketmaster, com opções por telefone, Internet e locais de venda em todo o país também continuam à disposição dos fãs da Stock Car em todo o país.

Além dos ingressos de arquibancada, com valor de R$ 15,00, os pontos de venda em Campo Grande também venderão passes de visitação aos boxes, que valem como ingresso para a arquibancada, a R$ 55,00. Os horários de visitação são os seguintes: sexta (4) das 15h30 ás 16h30; sábado (5), das 07h30 ás 08h30. Ingressos de Paddock serão vendidos apenas pelos canais da Ticketmaster (telefones, 11 68466000 e 03007896846, e internet, www.ticketmaster.com.br.) e a partir de quarta feira (02/07) na sala de credenciamento no autódromo, das 08h30 ás 18h00. Detalhes sobre política de meia-entrada podem ser obtidos no site oficial da Stock Car, www.stockcar.com.br.

A relação de pontos de venda em Campo Grande são os seguintes:

GM
- Smart - Avenida Coronel Antonino, 1568, Coronel Antonino
- Show Room Smart - Avenida Afonso Pena, Quadra 19 Lote 01, Chácara Cachoeira
- Perkal - Avenida Eduardo Elias Zahran, 2190, Jardim Vilas Boas

GOODYEAR
- Caiado - Avenida Costa e Silva, 1007, Vila Progresso
- Caiado - Avenida Fernando Correa da Costa, 536, Centro


BOSCH
- Comercial Tucano Ltda. - Avenida Calógeras, 1243, Vila Glória
- Costa & Rodrigues Ltda. - Rua São Borja, 239, Coronel Antonino
- Garfe Serviços Ltda. - Rua Guaporé, 101, Vila Ipiranga
- João Hideo Akamine Ltda. - Rua General Revelliau, 313, Orfeu Bais
- Leite e Bringel Ltda. - Rua Brilhante, 2100, Nova Bandeirantes
- Nelson Pereira & Filho Ltda.- Avenida Cel. Antonino, 2863, Guanabara
- Oliveira & Chaves Ltda. - Rua Clineu da Costa Moraes, 397, Leblon
- R.C. Automotivos Ltda. - Rua Arnaldo Serra, 351, Vila Quito
- Renovação Peças e Serviços Ltda. - Rua Benedito de Campos Couto, 473, Jardim América
- Weimar Holosback Filho - Avenida Ernesto Geisel, 6278, Cabreúva

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

foto: André Durão

Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car: MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

sexta-feira, junho 27, 2008

* PORSCHE GT3 CUP: HAROLDO PINTO FAZ O MELHOR TEMPO E BAIXA O RECORDE DA PISTA NO PRIMEIRO DIA DE TREINOS EM CURITIBA

Foi apenas um reconhecimento, mas os resultados foram promissores. Com o tempo de 1:23.799, o paulista Haroldo Pinto foi o piloto mais rápido nos treinos livres realizados em Curitiba, onde no próximo sábado (28 de junho) serão realizadas as provas 5 e 6 do Porsche 911 GT3 Cup Challenge Brasil. Esse tempo supera o recorde da pole position por quase 1 segundo, na primeira vez que os novos Porsche 911 GT3 Cup andaram no autódromo paranaense.

Participante do Porsche GT3 Cup desde 2006, Haroldo vem demonstrando sua capacidade de se adaptar rapidamente aos novos carros da categoria. Em Interlagos, nos treinos para as etapas 1 e 2, ele já havia registrado o recorde para os “997” Cup. A marca de Haroldo foi cerca de 0s2 mais rápida que a de Otávio Mesquita, segundo colocado nesta quinta-feira. Sérgio Ribas, único piloto paranaense inscrito na corrida, registrou o terceiro tempo, mostrando que tem tudo para obter uma boa colocação correndo “em casa”.

Nesta sexta-feira, os pilotos terão mais duas sessões de treinos livres – das 11:30 às 12:10 e das 14:00 às 14:40 – antes da sessão classificatória que será realizada das 16:30 às 17:00. A expectativa é que os No sábado, a largada da prova 5 acontecerá às 11:00, enquanto a prova 6 terá início às 15:10. As provas terão 25 minutos mais uma volta de duração e serão transmitidas ao vivo pelo site www.racetv.com.br e em VT pelo canal SporTV, em data a ser definida.
Os melhores tempos de ontem em Curitiba:


1) Haroldo Pinto, 1:23.799; 2) Otávio Mesquita, 1:24.050; 3) Sérgio Ribas, 1:24.442; 4) Marcel Visconde, 1:24.527; 5) Luís Zattar, 1:24.610; 6) Miguel Paludo, 1:24.879; 7) Guilherme Figueirôa, 1:25.084; 8) Ricardo Baptista, 1:25.163; 9) Marcos Barros, 1:25.889; 10) Omilton Visconde Jr., 1:28.676; 11) Paulo Varassin, 1:29.970; 12) Henry Visconde, 1:30.014; 13) Danilo Fernandez, 1:30.135; 14) Adalberto Baptista, 1:31.746.


Foto: Haroldo Pinto foi o mais rápido nos treinos do Porsche GT3 Cup em Curitiba. Crédito: Vinicius Nunes-jvphotoracing.com/divulgação

Assessoria de Imprensa
Luiz Alberto Pandini – LetraDelta Editora e Comunicação

* STOCK CAR: PARA PEDRO GOMES, CAMPO GRANDE PODE SER A MELHOR CORRIDA DO ANO

Satisfeito com o Peugeot número 43, piloto acha que está na hora da sorte mudar

Reconhecido como um dos pilotos mais rápidos da Stock Car, Pedro Gomes não tem obtido neste ano os resultados que dele se espera. Correndo por uma equipe de qualidade técnica comprovada, a RC3 Bassani, o filho mais velho do lendário Paulão Gomes soma, depois de quatro etapas, apenas cinco pontos, fruto do 11º lugar na corrida de abertura da Copa Nextel.

Mas nem assim Pedrão se deixa abater. Mesmo em 23º lugar, ele mantém o objetivo de assegurar uma vaga entre os 10 pilotos que disputarão o título de campeão brasileiro no play off ao final do ano. Há dificuldades, como o fato de já se terem passado quatro das oito etapas que selecionarão quem vai entrar nas quatro provas que compõem anualmente o play off. Outro obstáculo é a falta de verba para competir em igualdade de condições com os pilotos das chamadas equipes grandes. “Em termos técnicos, acho que a RC3 Bassani pode ir tão longe quanto qualquer uma, mas não dá para fazer milagre. Se não há igualdade de investimento, o desenvolvimento dos carros é mais lento”.

“Está difícil, mas tenho certeza de que a sorte vai mudar. Talvez já em Campo Grande”, anima-se o piloto do Peugeot número 43. “O carro é bom e a equipe também, mas não dá para enfrentar de igual para igual com adversários sem dispor de recursos como um dinamômetro de solo próprio. Sem ele, não se pode aperfeiçoar fatores importantes como a redução do atrito da transmissão. Este atrito, que ocorre na caixa de câmbio e no diferencial, faz com que a potência que sai do motor para as rodas seja muito reduzida, causando perda de velocidade. A fornecedora de chassis e motores da Stock disponibiliza um destes dinamômetros, mas não o usamos nenhuma vez neste ano. Não adianta fazer um teste de vez em quando se os outros fazem a cada corrida, hoje em dia é preciso testar a cada etapa”.

A virada, porém, pode estar próxima, já poderia ter ocorrido na última prova, em Santa Cruz do Sul. “Larguei em 10º e estava fazendo uma corrida ótima, mas no começo da quarta volta levei uma batida na traseira que acabou com minhas chances. O pior é que eu estava chegando perto do Nonô Figueiredo, que terminou em quinto. Eu poderia ter ficado entre os seis primeiros, mas não marquei um ponto sequer”.

De acordo com Pedrão, as qualidades que seu Peugeot 307 mostrou em Santa Cruz do Sul permitem encarar a próxima corrida com algum otimismo. “O carro estava ótimo nas freadas e tinha muito boa tração, era um dos melhores no molhado. Como a pista de Campo Grande tem uma reta longa e várias curvas de baixa velocidade, estou animado, vou para lá com a disposição de quem vai lutar pela vitória. Sei que dificilmente vou chegar em primeiro, mas vou lutar do começo ao fim”, promete.

foto: Carsten Horst

Prolink

* SKIP BARBER: THIAGO CALVET ESTÁ CONFIANTE PARA A PRÓXIMA ETAPA

Começaram nesta quinta feira, nos EUA, os testes para a 5ª e 6ª etapas do Skip Barber East Series. Após excelentes resultados nas duas últimas corridas, conquistando a pole position, uma vitória e um segundo lugar, a confiança do brasileiro aumentou. “As duas últimas etapas foram muito importante, pois entrei definitivamente na briga pelo campeonato”, afirma. O piloto da Alfaparf Milano que está atualmente em segundo lugar no campeonato, espera assumir a liderança nesse final de semana. “Vou entrar para ganhar e assumir a liderança, tenho que ter muita cabeça para não jogar tudo fora, tentar ir para cima com consciência. Estamos todos muitos juntos no campeonato, acho que vai ser uma briga boa” confessa.

As corridas acontecerão em Road América, localizado em Elkhart Lake, Winconsin, nos dias 28 e 29 de junho. Essa é umas das pistas mais famosas dos EUA, faz parte do calendário da Indy Car, principal categoria de monoposto do país. “A pista é fantástica. É bem longa e com muitos declives. Tem algumas freiadas fortes que serão ótimos pontos de ultrapassagem, principalmente a freiada para curva Canadá, que é uma curva bem famosa deste circuito” declara o carioca.

O circuito também ficou conhecido pelo trágico acidente de outro brasileiro, Cristiano da Matta, que durante testes da Champ Car acertou um alce que atravessava a pista.



Programação do fim de semana:

Sexta Feira – Treinos oficiais 9:00 e 13:00



Sábado - Classifição – 10:00

5ª Etapa – 14:00



Domingo – Warm up – 9:00

6ª Etapa – 11:00



Os cinco primeiros na classificação do campeonato:



Julien Gerbi (FRA) 195

Thiago Calvet (BRA) 169

Brian Skinner (EUA)168

Al Carter 163(CAN)

Felix Serralles (COL)135



Conheça Road America a bordo de um Formula 2000 Mazda:

http://www.youtube.com/watch?v=6MXArgS9K8o



Confira o clipe da disputa pela primeira posição da 4ª Etapa em Watkins Glen, entre Calvet(Onboard carro vermelho) e Gerbi(Onboard carro branco):

http://www.youtube.com/watch?v=hBlXnO0gYQg


Assessoria

quinta-feira, junho 26, 2008

* CARRO DA EQUIPE PETROBRAS LUBRAX SURPREENDE E TERMINA EM SEGUNDO NO RALLY DOS SERTÕES

Caminhão tem problemas na turbina e perde chances de pódio;
Moto continua na liderança de sua categoria

Em uma etapa bem acirrada entre os Carros, o Mitsubishi Pajero Full fez o segundo melhor tempo entre o Nissan do polonês Krzysztof Holowczyc e o Volkswagen de Giniel de Villiers, atual líder do Rally dos Sertões 2008. Jean Azevedo, da Equipe Petrobras Lubrax, terminou apenas 31 segundos atrás do primeiro e dez segundos na frente do terceiro. “Foi uma disputa e tanto e ficamos bem felizes com o resultado de hoje. O carro não deu nenhum problema e pudemos ser bem competitivos entre os veículos homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo)”, explicou Jean que compete ao lado do navegador Youssef Haddad.

Na categoria Motos, Rodolpho Mattheis continua administrando a sua posição de líder na categoria Brasil para motos acima de 450 cilindradas. “Hoje foi uma especial bem travada, que exigia muita navegação. Em alguns pontos até parecia que eu estava no caminho errado por conta das trilhas bem fechadas. Mas no final deu tudo certo e terminei tranqüilo o trecho do dia que foi cancelado os 80 quilômetros finais. Isso ocorreu porque choveu muito na região e o atoleiro no final da especial estava impossível de ser atravessado", contou o piloto. O português Ruben Faria conquistou o melhor tempo da etapa.

Por pouco - Faltando 100 quilômetros para o final da especial de hoje quebrou a turbina do Mercedes-Benz do trio André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto. "Ficamos parados um bom tempo para checar exatamente qual seria o problema. Hoje faremos o reparo, mas estamos sem chances de pódio. Mas isso é rali, ele termina mesmo no último dia", explicou André. O caminhão da Equipe Petrobras Lubrax estava na segunda posição em sua categoria, atrás apenas de um Ford F4000 de apenas 3.800kg. “Competir com veículos bem mais leves faz com que você force constantemente seu caminhão que possui aproximadamente sete toneladas. Fora do Brasil esses veículos mais leves se enquadram em outra categoria, chamada Open”, concluiu André.

Confira abaixo os resultados de hoje (nona etapa):

Motos
1º Ruben Faria – 01h44min16s;
2º Cyril Despres – 01h45min18s
3º José Hélio – 01h45min20s;
53º Rodolpho Mattheis (líder na categoria)

Carros
1º Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin – 01h51min29s;
2º Jean Azevedo e Youssef Haddad – 01h52min06s;
3º Giniel de Villiers e Dirk von Zitzewitz – 01h52min16s

Caminhões
1º Amable Barrasa/ José Papacena Neto/ Raphael Bettoni – 02h2min08s;
2º Eduardo Piano/ Solon Mendes / Davi Fonseca – 02h29min26s;
3º Christian Bach, André Casagrande e Luciano Andreotti – 02h52min38s.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, YAMAHA, CCR/Nova Dutra, Renov, MANN-FILTER, Sadia, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e TIM.

foto: Donizetti Castilho

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira / Josi Castro

* PROXIMIDADE DO PLAYOFF DITA O RITMO DA STOCK CAR

A quinta etapa será no dia 5 de julho, em Campo Grande (MS)

São Paulo, 26/06/08 - Com a realização da etapa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 5 de julho, a Copa Nextel Stock Car marca o início da segunda metade da primeira fase. Será a quinta prova do ano, restando apenas três antes do Playoff que definirá, nas quatro últimas corridas, o campeão de 2008 da principal categoria do automobilismo nacional. O novo sistema acabou proporcionando mais emoção nas provas finais, pois colocou dez pilotos na briga pelo título, e impediu um título antecipado, que acabaria com a motivação de todos. Por outro lado, fez com que as equipes trabalhassem mais com a estratégia e melhor tática, onde o foco principal é marcar pontos e estar entre os dez classificados para o Playoff.

E é essa preocupação em pontuar que tem ditado o ritmo das etapas da categoria até aqui. Em quatro provas disputadas, São Paulo, Brasília, Curitiba e Santa Cruz do Sul, as boas brigas pelo primeiro lugar aconteceram, mas todos os pilotos foram categóricos em afirmar que o importante é correr para pontuar. “Claro que sempre entramos em uma prova pensando na vitória. Mas não se pode negar que o objetivo é estar entre os dez que disputarão o título nas quatro etapas finais”, destaca o paulista Ricardo Maurício, da Medley/WA Mattheis (Peugeot), atual líder, vencedor em Brasília e Curitiba.

Bicampeão da Copa Nextel Stock Car e vencedor da última etapa, em Santa Cruz do Sul (RS), Cacá Bueno não esconde os metas traçadas para a temporada. “Minha equipe tem objetivos bem claros: primeiro entrar no playoff, segundo alcançar os líderes e depois ganhar o campeonato. Por isso, marcar pontos é sempre fundamental”, explicou o piloto da Eurofarma RC (Mitsubishi).

Se o Playoff começasse agora, os pilotos classificados seriam Ricardo Maurício da Medley/WA Mattheis (Peugeot), Marcos Gomes da Medley/ A. Mattheis (Chevrolet), Cacá Bueno da Eurofarma RC (Mitsubishi), Thiago Camilo da Vogel Motorsport (Chevrolet), Antonio Jorge Neto da Eurofarma RC (Mitsubishi), Valdeno Brito da Medley/ A. Mattheis (Chevrolet), Alceu Feldmann da Boettger Competições (Chevrolet), Átila Abreu da JF Racing (Peugeot), Allam Khodair da Boettger Competições (Chevrolet) e Rodrigo Sperafico da Terra Racing (Mitsubishi). Khodair e Sperafico têm o mesmo número de pontos do 11º colocado, Giuliano Losacco da JF Racing (Peugeot), que leva desvantagem nos critérios de desempate.

Com 100 pontos em jogo, todos os 34 pilotos que participam da temporada 2008 seguem com chances de entrar no Playoff e dar seqüência ao sonho de conquistar o título. Por isso, a prova em Campo Grande ganha ainda mais importância, pois pode começar a definir melhor o grupo com maior possibilidade de ir para a segunda fase. Vale lembrar que, no ano passado, o último da lista foi Rodrigo Sperafico, com 43 pontos, e terminou em segundo lugar no campeonato.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

foto: Shin Shikuma
Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

* COPA RENAULT CLIO: O DILEMA DA BOA FASE SEM VITÓRIAS

Equipe Black & Decker Racing, ganhadora de 40% das provas do ano passado, acumula dois pódios em 2008, mas ainda não faturou um primeiro lugar.

Explicação pode estar nas mudanças ocorridas no motor e nos freios dos Clios

É difícil afirmar que uma equipe dona de dois pódios em três corridas disputadas na Copa Renault Clio viva, exatamente, uma fase ruim. Mas, para o time que durante algumas temporadas foi o nome a ser batido na categoria, a ausência de primeiras colocações causa certa estranheza.

Sem visitar o alto do pódio nas três primeiras corridas da temporada, a Black & Decker Racing – nova denominação da Officer Motorsport – está pouco acostumada a passar em branco em inícios de temporada. E, até por isso, não tem medido esforços no sentido da recuperação.

O time paulista, comandado por Carlão Pagliaro, conquistou a segunda colocação na etapa de abertura com Wagner Cardoso – que foi terceiro na prova seguinte –, mas ainda não registrou a primeira vitória na era 2.0 da Copa Clio – em 2008, a categoria trocou o motor 1.6 pela nova unidade de dois litros.

As explicações, na opinião do chefe da equipe e do próprio piloto, são circunstanciais e, por esse motivo podem virar história já a partir da etapa de São Paulo. A quarta corrida do ano será no dia 13 de julho, no Autódromo José Carlos Pace.

“Tivemos um bom início de temporada e ainda não chegamos à vitória por uma questão de detalhes”, acredita Wagner Cardoso, ganhador de três corridas no ano passado. “Não conseguimos encontrar o equilíbrio ideal dos freios com as novas pastilhas, introduzidas no regulamento deste ano, e isso roubou um pouco de performance. Para o restante do ano, no entanto, a expectativa é positiva”, acredita o paulista.

Para Carlão Pagliaro, a evolução natural dos outros times, e a velocidade com que alguns deles se adaptaram ao novo regulamento – tanto em relação aos freios quanto ao novo motor –, têm feito a diferença neste início de temporada.

“Mantivemos a mesma estrutura e os mesmos profissionais do ano passado, e vejo nossa ausência no alto do pódio como uma questão temporária. O novo motor 2.0 exigiu mudanças no acerto dos carros, e também tivemos problemas com os freios. Tudo isso acaba sendo decisivo em uma categoria tão competitiva quanto a Copa Renault Clio”, avaliou.

A opinião do staff da Black & Decker Racing coincide com a do paranaense José Cordova, que lidera o campeonato com duas vitórias, Ele também chefia a W Racing, equipe que faturou todas as corridas de 2008, e avalia o bom momento vivido por seu time como uma questão de adaptação.

“Levamos menos tempo para encontrar um caminho para o acerto do carro com o novo motor 2.0, e isso nos deu certa vantagem. Mas ela deve durar pouco. Todos as outras equipes estão trabalhando e sem dúvida teremos uma vida um pouco mais dura nas próximas etapas. Tem muito campeonato pela frente”, disse Córdova.


Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante

Foto: Fernanda Freixosa

Press Consultoria Ltda