
o novo bólido já tem dois exemplares anunciados para 2008
Entre os 23 carros já inscritos para a temporada 2008 do Brasil GT3 Championship, chama a atenção as linhas ousadas do charmoso Aston Martin DBRS9. Pelo menos dois exemplares estão sendo trazidos para o Brasil pela equipe portuguesa Simonelson Motorsport, o primeiro time europeu a manifestar sua intenção de disputar o novo campeonato de supercarros realizado no país. Como o regulamento brasileiro é exatamente o mesmo do utilizado no Campeonato Europeu, torna-se viável o intercambio de pilotos, equipes e até carros entre os torneios de GT3 disputados em vários países do mundo.
O modelo DBRS9 surgiu em 2005, visando competições de alto nível do tipo GT na Europa. Ele é baseado no DB9, um modelo de produção, mas possui muitas características de projeto utilizadas no DBR9 da GT1 – a versão máxima em termos de tecnologia do Gran Turismo (ou GT). O modelo DBRS9 utiliza o chassi de alumínio da versão de rua, com um santantonio especial baseado no utilizado no DBR9. Os engenheiros da Aston Martin Racing – braço esportivo da marca – prepararam o motor V12 de litros para produzir aproximadamente 550 cv (um aumento de 20% em relação à unidade original) e reduziram o peso total do carro em 480 quilos, aumentando a relação peso/potência para algo perto de 430 cavalos/tonelada. Muito desse resultado se deve à ampla aplicação de materiais compósitos com alto grau de carbono em todos os painéis da carroceria (exceto no teto) e no acabamento interno, assim como janelas laterais e traseiras de policarbonato.
Rápido e prático – O DBRS9 da GT3 possui uma caixa de câmbio de seis velocidades com padrão de engate em H e relação de marchas mais curta e específica para competição – com o detalhe que esta unidade pode ser transformada em uma transmissão totalmente seqüencial de corrida. A altura em relação ao solo foi reduzida e a suspensão com braços triangulares duplos foi aprimorada. O conjunto recebeu dois amortecedores reguláveis Koni e molas de competição mais duras.
Apesar de o objetivo da Aston Martin Racing neste projeto ter sido otimizar o desempenho do DBRS9, a meta também foi atingir o máximo em praticidade na operação do carro – o que, na pista, representa uma enorme vantagem para as equipes e pilotos. Tanto o banco quando o volante de direção são rápida e facilmente ajustáveis. Painéis da carroceria removíveis, chassi modular e o pacote inteligente de peças sobressalentes simplificam o trabalho e a manutenção na pista ou na oficina.

Um dos Aston Martin DBRS9 já tem dupla anunciada. Serão os portugueses José Nelson Graça e Mário Silva. Os pilotos (ou felizardos) do outro bólido ainda não foram definidos. O DBRS9 não terá vida fácil, como mostra o grid da categoria, repleto de modelos Ferrari F430, Lamborghini Gallardo, Ford GT, Dodge Viper Competition e Porsche 997 GT3 Cup. Outros supercarros também podem chegar ao Brasil ainda neste ano. A primeira rodada dupla do torneio está marcada para o dia 20 de abril, em Curitiba (PR). Veja abaixo mais detalhes da nova estrela da GT3.
Ficha-Técnica
Aston Martin DBRS9
Tipo
• Veículo de cometição GT baseado no regulamento FIA GT3
• Motor dianteiro longitudinal V12, câmbio de seis velocidades e tração traseira
Motor
• DB9 V12 preparado e mapeado para gasolina de 98 octanas, sem chumbo
• Sistema de gerenciamento Pectel
• Fiação, escapamentos e coletores especiais de competição
• Potência máxima: 500 cv em 6.250 rpm
• Torque máximo: 63,73 kgf-m a 5.500 rpm
• Regime máximo de rpm: 6.900
Transmissão
• Embreagem de platô duplo AP Racing
• Conjunto standard Aston Martin de seis velocidades manual com refrigeração aprimorada ou câmbio seqüencial de seis velocidades
Chassi
• Unidade standard do modelo DB9 de produção, de alumínio
• Santantonio FIA baseado na versão GT1
• Tanque ATL de 100 litros
• Sistema de macaco pneumático
Carroceria
• Painéis laterais e portas de material compósito com carbono
• Vidros laterais e traseiro de policarbonato
Aerodinâmica
• Divisor dianteiro de fibra de carbono
• Asa traseira regulável
Suspensão
• Braços triangulares duplos independents na dianteira e traseira
• Amaortecedores Koni reguláveis
• Barra antirolagem dianteira com embuchamento de náilon
Direção
• Assistida hidraulicamente
• Volante de competição de engate/desengate rápido
Freios
• Discos dianteiros de ferro de 380 mm pinças de seis pistões de competição Brembo
• Discos traseiros de ferro de 313 mm pinças de quatro pistões de competição Brembo
• Distribuição de força frenante traseira/dianteira manualmente ajustável
• Dutos de refrigeração dianteiros
Rodas
• OZ, forjadas em alumínio OZ
Pneus
• Dianteiros: 29/65-18
• Traseiros: 31/71-18
Interior
• Bancos de competição Recaro Hans
• Cinto Willams de cinco pontos
• Posições ajustáveis do piloto, pedais e volante
• Pedaleira de competição AP Racing
• Visor do painel da PI Xsport, para competição
• Painel de fibra de carbono
• Sistema de fiação e conexões de competição Prodrive
Dimensões
• Comprimento: 4.730 mm
• Largura: 1.978 mm
• Entreeixo: 2.741 mm
• Peso: 1.280 kg
• Tanque de combustível: 100 litros
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda
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