COMPRE AGORA

sábado, fevereiro 16, 2008

* RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR FACILITA ESCOLHA ENTRE ÁLCOOL OU GASOLINA,

Chegou o FlexCalc®, régua de cálculo circular, que facilita a escolha rápida entre álcool ou gasolina, pelo preço da bomba de abastecimento

Agora ficou mais fácil para o motorista decidir se abastece com álcool ou gasolina o seu carro flex, em função do preço cobrado nas bombas pelos dois combustíveis. Como o carro flex, ao usar álcool, consome mais combustível que o mesmo veículo abastecido com gasolina, o álcool só é vantajoso se custar até 70% do preço da gasolina.

Esse cálculo agora ficou fácil e instantâneo com o FlexCalc®.

Idealizado pelo jornalista Bob Sharp, especializado em indústria automotiva, e pelo engenheiro André Dantas, o FlexCalc® é um prático calculador circular que permite ao dono de um carro flex escolher, em questão de segundos, o combustível que resulte em gastar menos dinheiro possível para rodar.

Ao chegar ao posto, consulta rápida e fácil

O produto ainda não está disponível no mercado de varejo, pois foi idealizado para ser um brinde de custo extremamente baixo para empresas que querem ser bem lembradas toda vez que o carro for ser reabastecido. Um brinde útil, sobretudo, e que não usa pilhas ou que exige utilização de lápis ou caneta para qualquer tipo de cálculo.

É por isso que se lê "SUA MARCA" no centro do disco menor, uma ampla área reservada para inserção da logomarca da empresa que ofertar o brinde.

Seu diâmetro externo de 13 cm torna fácil a leitura e o manuseio, bem como sua guarda no porta-luvas, porta-mapas das portas ou pára-sol.

O FlexCalc® é uma régua heurística (palavra que significa metodologia, ou algoritmo usado para resolver problemas por métodos que, embora não rigorosos, geralmente refletem o conhecimento humano e permite obter uma solução satisfatória) que ajuda o motorista de um carro flex a decidir qual combustível, álcool ou gasolina, convém usar na hora de reabastecer. O FlexCalc® faz isso por meio de escalas com os preços dos dois combustíveis e, na parte inferior, a indicação de qual usar.

Ampla área para inserção de logomarca no centro do disco menor

A indicação é baseada na diferença média de consumo dos carros flex com cada combustível, que os levam a rodar 70% ao usar álcool devido ao seu menor poder calorífico em relação à gasolina. Mas como há diferença de preço entre álcool e gasolina, o resultado final, gastar-se menos reais para rodar, é o que realmente importa. Trata-se de uma opção que só os carros flex oferecem, a de se poder escolher combustível mais vantajoso do ponto de vista financeiro.

Escolha do combustível

Normalmente, para se decidir qual combustível usar num carro flex, faz-se uma pequena conta. Multiplica-se o preço da gasolina por 0,7 e se o resultado for maior que o preço do álcool, é mais negócio usá-lo. Se for menor, deve-se usar gasolina.

Só que na hora de reabastecer, com o frentista esperando ou se o motorista estiver com pressa, fazer a conta de cabeça ou pegar papel e caneta, ou até uma calculadora, é longe de ser prático. À noite, essa dificuldade é ainda maior. E lembrar-se do critério de escolha após o resultado da conta pode levar a confusão.

Esse dilema, ou problema, deixa de existir com o FlexCalc®.

Basta girar o disco interno, que contém a escala verde superior com os preços do álcool, até alinhar o preço deste com o preço da gasolina no disco externo, em amarelo claro. Agora é só olhar o que diz a seta vermelha na parte inferior do disco interno. Ela pode indicar tanto verde (abastecer com álcool) quanto amarelo (abastecer com gasolina). Tudo vai depender dos preços do álcool e da gasolina, que sempre são informados nos postos.

Não importa em que cidade ou região o carro esteja rodando, ou variações repentinas dos preços dos combustíveis: sempre será possível escolher aquele que proporcionar o melhor resultado financeiro para se rodar. A escolha é feita com toda precisão em poucos segundos.


Situações particulares

A seta vermelha está posicionada sob o número 70, que é uma porcentagem e representa a diferença média de autonomia, ou autonomia relativa, levando-se em conta as características do álcool e da gasolina. Mas se um determinado carro se comporta de maneira diferente quanto ao consumo, tanto pelas suas especificações quanto pela experiência do motorista com ele, pode perfeitamente ser usada outra porcentagem, pois esta escala é muito ampla. Assim, o FlexCalc® atende a todas as situações de consumo.

Sabendo quanto se está economizado

Mesmo sem saber qual é o consumo do carro, a indicação de porcentagem fornece ao motorista a informação de qual é a economia porcentual que ele está fazendo por ter escolhido o combustível adequado. Por exemplo, com gasolina a R$ 2,40 e álcool a R$ 1,30, a seta vermelha está no campo verde ("abastecer com álcool") e dela até à linha divisória entre os campos verde e amarelo, a escala mostra 15 pontos porcentuais. Ao se escolher o combustível mais favorável, a economia será de 15%.
É possível saber o quanto se está economizando em dinheiro

Casa da Notícia Comunicação
Nereu Leme

Um comentário:

Unknown disse...

OLa, achei o maximo, nunca tinha visto coisa tom util pena que aqui em santa cruz do rio pardo nunca vi gostaria de adiquirir um
PARABEM