COMPRE AGORA

sábado, fevereiro 02, 2008

* FÓRMULA SUPERLIGA REÚNE TIMES DE FUTEBOL E AUTOMOBILSIMO.




Competição usa os maiores times de futebol do mundo como principal aditivo para conquistar o público

Se o Corinthians pudesse contar com os 750 cv dos bólidos da Superliga, talvez o time paulistano não estivesse em uma situação tão sofrível no cenário esportivo nacional. Nesta semana o time de segunda maior torcida do país confirmou a sua participação na Fórmula Superliga. Outro time brasileiro que está na competição é o Flamengo, atualmente o de maior número de torcedores no Brasil.Além dos clubes nacionais, outros nove times confirmaram presença na competição são o Milan, PSV Eindhoven, Olympiacos, Porto, Borussia Dortmund, Anderlecht, Basel e Galatasaray.
Na Fórmula Superliga todos os carros utilizam o mesmo chassi e o mesmo motor, algo mais ou menos semelhante ao que ocorre na Stock Car brasileira. Porém os modelos desta competição internacional são monopostos.
Cada equipe tem a liberdade de desenvolver e montar a sua estratégia conforme cada prova. O acerto do carro, a troca dos jogos de pneus e “o braço” do piloto influenciam e muito na decisão do vencedor.O motor que equipa os bólidos é um V12 de 750 cv de potência máxima a 11.500 rpm. Com capacidade volumétrica de 4.200 cm³, ele tem torque de 51 kgm a 10.500 rpm. O peso a seco deste propulsor estupendo é de apenas 140 kg.
Ele foi desenvolvido pela empresa inglesa MTC, Menard Competition Technologies, que já forneceu motores para equipes de Fórmula 1, IRL e CART. Segundo Charlie Bamber, diretor da MTC, para aqueles que não conhecem a tradição da empresa, basta ver o sucesso do Jaguar em Le Mans ou da Volvo no campeonato britânico de turismo. Outro exemplo da atuação da MTC é na equipe Nissan da IRL e da NASCAR.A temporada da Fórmula Superliga começa em agosto de 2008 e a primeira etapa ocorre no circuito inglês de Donington Park. Outros traçados já confirmados são o de Nurburgring, na Alemanha, o de Zolder, na Bélgica e o de Estoril, em Portugal.

fonte: WEBMOTORS
fotos: SUPERLEAGUE FORMULA

Nenhum comentário: