COMPRE AGORA

sábado, fevereiro 16, 2008

* FÓRMULA 3: RAFAEL SUZUKI LARGA DA PRIMEIRA FILA NAS FILIPINAS.

Brasileiro esteve sempre entre os líderes e parte em 2º na primeira prova do fim de semana

Após liderar os treinos livres no circuito de Batangas, nas Filipinas, o brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt) manteve o bom desempenho na classificação e vai largar da primeira fila na 9ª etapa da Fórmula 3 Asiática, uma das principais categorias de monopostos do Oriente. A pole position ficou com o belga Fredéric Vervisch, líder do certame. "Como eu vou largar na frente, vou buscar manter um ritmo forte durante toda a corrida, principalmente nas primeiras voltas", afirma Suzuki, que ocupa a quarta colocação no campeonato. A primeira das quatro corridas do fim de semana será disputada neste sábado (16/02), a partir das 11h30 do horário local (10 horas à frente do horário de Brasília).

Com o acerto do carro próximo do ideal, Rafael Suzuki ficou entre os primeiros durante todos os ensaios. A definição do grid de largada foi praticamente uma batalha doméstica, na qual apenas os dois principais pilotos do Team Goddard lutaram pela pole. "A classificação foi dura entre eu e o Vervisch. Infelizmente não conseguimos adequar meu acerto 100% para os pneus novos, mas mesmo assim largar na primeira fila é ótimo", avalia o esportista, que havia feito as duas últimas pole positions. O domínio dos dois competidores foi tão grande que o britânico Matthew Howson, que larga em terceiro, ficou mais de um segundo atrás do brasileiro. "Nós estamos realmente muito fortes. A pole foi quase 1,5s mais rápida do que na rodada passada", lembra. O barenita Hamad Al Fardan, que ocupa a vice-liderança do campeonato, não participou da tomada de tempos e larga em último.

O representante da SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt está atrás de sua primeira vitória na carreira - que completou um ano nesta semana -, que poderá ser o primeiro triunfo brasileiro no automobilismo internacional em 2008. Suas expectativas são muito positivas para a prova deste sábado. "Não quero fazer previsões, mas se nosso potencial e velocidade se confirmarem na corrida, teremos bons resultados", garante. Suzuki acredita que todos na equipe são os responsáveis pela evolução e o bom desempenho demonstrado. "Acho que estamos um puxando o outro e essa é a vantagem da equipe. Nós desenvolvemos não só o carro, mas também nossa técnica de pilotagem", acredita. No entanto ele sabe que na corrida as coisas podem ser diferentes. "Em velocidade estamos muito bem, mas corrida é corrida, temos que manter um bom ritmo o tempo inteiro", conclui.

O titular do Team Goddard crê que o retorno a uma pista conhecida foi fundamental para se manter na frente novamente. "É a primeira vez que estou competindo em uma pista que já corri anteriormente. Então começamos as atividades num estágio mais alto comparando-se com a outra vez", atesta o piloto de 20 anos. Com isso o acerto do carro foi ainda melhor do que no último fim de semana de competições. "Os treinos foram muito produtivos. Pudemos testar acertos do carro tanto para a classificação quanto para a corrida", afirma. Ele ressalta a importância de ter o carro na mão em Batangas. "Aqui um carro nervoso pode complicar bastante, principalmente por ser uma pista que exige muito do físico do piloto", explica. Suzuki considera a pista filipina sempre um grande desafio para os competidores. "É o traçado mais difícil e técnico que já pilotei. Batangas ensina muito", finaliza.

Ainda no sábado acontece a décima etapa do torneio, às 14h30. No domingo (17/02) Batangas, que fica 90 km ao sul da capital Manilla, recebe a 11ª e a 12ª etapas. O grid destas provas será definido de acordo com a média das posições de chegada das provas anteriores.

Estes sãos os seis primeiros no grid de largada da 9ª etapa da Fórmula 3 Asiática:

1º - Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica
2º - Rafael Suzuki (Goddard). Brasil
3º - Matthew Howson (PTRS), Grã Bretanha
4º - Don Tacos (Speedtech), Grã Bretanha
5º - John O’Hara (Aran Racing), Irlanda
6º - Roland Hermoso (Aran Racing), Filipinas

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

Nenhum comentário: