COMPRE AGORA

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Nacional e inovador, projeto Valtra Dakar Eco Team já atrai atenção de outras equipes

Na apresentação do Mitsubishi Pajero Sport Flex movido a etanol com o qual disputará o Dakar 2010, Kolberg revelou que está sendo procurado para transferir tecnologia a concorrentes

Na entrevista coletiva para a imprensa realizada ontem (15), em São Paulo, o piloto Klever Kolberg e o navegador Giovanni Godoi revelaram que outras equipes brasileiras já estão interessadas no projeto desenvolvido por Kolberg e sua equipe para a tecnologia do combustível etanol. O Dakar 2010, que terá largada no próximo dia 1º de janeiro, verá pela primeira vez um veículo movido a etanol brasileiro disputar a prova. O Mitsubishi Pajero Sport Flex 2010 da equipe Valtra Dakar Eco Team é um projeto pioneiro de Klever, que servirá de protótipo para a preparação de um bólido bastante competitivo para a edição 2011 da prova.

"Nós nem entramos em campo e já estamos atraindo a torcida", comemorou o piloto-empreendedor, referindo-se a outras equipes interessadas em participar do projeto ou, pelo menos, comprar o pacote tecnológico para 2011. "Essa é uma prova de que nosso projeto está na direção correta. Acho que estamos completamente alinhados com a percepção mundial de que é preciso utilizar combustíveis renováveis, como o etanol, e por isso estamos chamando bastante a atenção da comunidade dos off-road. No entanto, estamos apenas na fase preparatória, que será continuada ao longo de 2010, quando devemos fazer vários testes, talvez no Deserto do Atacama (Chile), e também competir no Rally dos Sertões, que é uma corrida muito difícil, com o mesmo perfil do Dakar", detalhou Kolberg.

O piloto destacou que o projeto foi desenvolvido basicamente no Brasil. "Será o maior envio de tecnologia 100% brasileira ao Dakar, já que além do combustível, o carro, o sistema flex, os pneus e toda a preparação foi toda feita aqui", revela Kolberg, idealizador do projeto e um dos dois primeiros brasileiros a disputar o Rally Paris-Dakar, com 21 participações na prova.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Acesse o site do piloto: http://www.parisdakar.com.br/

foto: João Pires

ReUnion Press

Nenhum comentário: