COMPRE AGORA

sexta-feira, dezembro 18, 2009

RALLY DAKAR 2010: Valtra Dakar Eco Team apresenta relação de 11 patrocinadores



Equipe apresenta projeto inédito e será representada por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Dakar 2010

O primeiro veículo movido a etanol de cana de açúcar inscrito na história de mais de 30 anos do Rally Dakar conta com o patrocínio e apoio de uma relação de empresas, que são referências em seus respectivos segmentos. Para viabilizar o projeto inédito do Valtra Dakar Eco Team, que exigiu o dobro de investimento em relação à participação de um carro a gasolina ou a diesel nas mesmas condições de competitividade, os parceiros têm vital importância.

No carro que atravessará mais de nove mil quilômetros para percorrer 13 cidades da Argentina e do Chile, entre os dias 1 e 17 de janeiro, e que terá o piloto Klever Kolberg e o navegador Giovanni Godoi em seu comando, os principais patrocinadores - "Premium" - são: Valtra e BASF. As cotas "Máster" foram negociadas com Mitsubishi e Cosan; as "Sênior", com Unica e Pirelli; e as "Júnior", com Fremax e Magneti Marelli. A relação ainda conta com três apoiadores: Artfix, Sparco e Waiver.

"Começamos a trabalhar neste projeto no primeiro semestre, em um momento complicado, pois estávamos atravessando o ápice da crise econômica mundial. O mercado estava preocupado e retraído. Não parecia a hora ideal para um projeto pioneiro e inovador como este. Então, tive que começar a tocar o projeto dentro das minhas condições porque, se precisasse, eu iria realizar sozinho o objetivo de correr com o primeiro carro movido a etanol", comentou Klever.

"Aos poucos, o mercado foi voltando ao normal e as empresas começaram a se interessar e acreditar no projeto inédito. Agradeço muito aos 11 patrocinadores e apoiadores por investirem não só em um patrocínio, mas sim em um ideal que pretende ser o começo de uma grande mudança. É um projeto brasileiro, que pretende ser um exemplo para o mundo", completou o experiente piloto.

Klever Kolberg
Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. Klever criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997, passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o segundo lugar na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Giovanni Godoi
Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003, disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º no geral e em terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte e, em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 como navegador de um caminhão de apoio.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br/

Foto: João Pires

ReUnion Press

Nenhum comentário: