COMPRE AGORA

quinta-feira, setembro 13, 2012

A fábrica da PSA Peugeot Citroën em Sochaux comemora 100 anos


 Descrição: PSAc
A fábrica de Sochaux, da PSA Peugeot Citroën, está celebrando seu centenário, sendo uma das mais antigas unidades de produção automotiva do mundo  ainda em atividade. Por essa ocasião, a Exposição  « M14, l’Expo du siècle » (M14, a exposição do século) foi inaugurada por Thierry Peugeot, Presidente do Conselho de Supervisão do Grupo PSA Peugeot Citroën, e Philippe Varin, Presidente Mundial (CEO) do Grupo PSA Peugeot Citroën, na presença de Pierre Moscovici, ministro francês da Economia e das Finanças.

A fábrica de Sochaux, maior unidade industrial da França e símbolo da indústria automobilística no país, foi fundada em 1912 pela marca Peugeot para produzir caminhões. Foi apenas depois da Primeira Guerra Mundial que a empresa decidiu concentrar ali a totalidade de sua produção.

Com 12.000 empregados, a fábrica é uma unidade fundamental do dispositivo de produção da PSA Peugeot Citroën. O Grupo acaba de investir 200 milhões de euros na fábrica para construir uma nova área de chaparia e para modernizar a área de pintura.

Sochaux produziu mais de 20 milhões de veículos desde sua criação, dentre os quais os modelos Peugeot 201, 402, 203, 403, 404 e 504…. A fábrica produz atualmente 1.670 veículos por dia: os modelos Peugeot 308, 3008, 5008 e o Citroën DS5, incluindo suas versões híbridas diesel. Dos 12.000 funcionários que trabalham na fábrica, cerca de 4.000 atuam na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Comemorar os cem anos de Sochaux é uma forma de prestar homenagem a todas as gerações de homens e mulheres que se sucederam para transformar bobinas de aço em carros cada vez mais eficientes.

Em torno do slogan « De nossa história retiraremos nossa força », a fábrica de Sochaux celebra seu centenário com vários eventos abertos ao público:

-          De 15 de setembro a 15 de outubro  haverá uma grande retrospectiva, chamada « M14, l’Expo du siècle » e composta principalmente por documentos fotográficos inéditos extraídos de um acervo fotográfico de mais de um milhão de imagens, conservado no Centro de Arquivos de Terre Blanche, do Grupo PSA: é uma oportunidade para nos debruçarmos sobre a história do século vista de Sochaux, percorrendo temas como a evolução das condições de trabalho, o lugar das mulheres na indústria desde 1912 ou ainda o nascimento e o desenvolvimento de um veículo.
   
-          Em 16 de setembro,  a fábrica de Sochaux abrirá suas portas ao público para um dia « de bicicleta no país dos carros ». Uma ocasião de levar as crianças para conhecer a fábrica, que será apresentada pelos próprios funcionários durante um passeio de bicicleta pelos ateliês.
   
-          Enfim, em 20 de outubro,  o filme de Charlie Chaplin, « Tempos Modernos », será projetado no ateliê M14, e a música será interpretada ao vivo pela orquestra filarmônica Victor Hugo Franche Comté, em colaboração com a Scène Nationale de Montbéliard. Uma segunda apresentação, em 21 de outubro, será restrita aos funcionários da fábrica.


Fonte: Peugeot Citroën do Brasil Automóveis



Nenhum comentário: