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terça-feira, setembro 25, 2012

Porsche 918 Spyder mostra seu desempenho em Nürburgring


Em apenas uma volta e logo no primeiro teste, superesportivo híbrido da Porsche supera em 8 segundos o tempo previsto para completar os 20,6 km do traçado "Nordschleife" do lendário circuito alemão

Ainda falta um ano para o começo da produção, mas o Porsche 918 Spyder já mostra na prática o que se poderá esperar dele. Ao realizar test drives no circuito "Nordschleife" de Nürburgring, na Alemanha, no dia 18 de setembro, o protótipo do supercarro esporte híbrido da Porsche registrou um tempo excepcional de 7 minutos e 14 segundos no traçado com 20,6 km de extensão. Um desempenho que ultrapassa em muito todas as expectativas colocadas sobre o carro.

Dr. Frank Walliser, chefe geral do projeto para o 918 Spyder, afirma: "Ao registrar esse tempo extraordinário, o protótipo do 918 Spyder já confirmou completamente a viabilidade de seu conceito futuro. Isso depois de os testes terem sido iniciados há apenas alguns meses". O tempo de volta do protótipo do Porsche 918 Spyder foi 8 segundos mais rápido que o previsto para o primeiro teste e é um dos melhores já registrado por veículos de rua equipados com pneus padrão de fábrica. O percurso foi disponibilizado para a equipe de desenvolvimento de Weissach por apenas uma volta e o carro deveria começar a volta parado. O Porsche 918 Spyder é um híbrido com mais de 795 cv, cujas baterias podem ser carregadas diretamente na tomada.

O circuito Nordschleife de Nürburgring sediou o GP da Alemanha de Fórmula 1 até 1976 e tornou-se lendário não apenas pela extensão, mas também pelo número e variedade de curvas. Atualmente, o traçado "Grand Prix" de Nürburgring possui 4,5 km de extensão e une-se ao "Nordschleife" quando este último recebe provas oficiais, como a 24 Horas de Nürburgring. O "Nordschleife" é utilizado constantemente pela Porsche nos processos de desenvolvimento de veículos.

O 918 Spyder combina um motor a combustão interna de alto desempenho com dois motores elétricos, um eixo dianteiro e outro no traseiro. A carroceria monobloco, feita de polímero reforçado por fibra de carbono (CFRP na sigla em inglês), reduz o peso do carro e proporciona rigidez e precisão notáveis. Outros destaques incluem a aerodinâmica ativa, a direção adaptável no eixo traseiro e o sistema de exaustão que direciona os canos do escapamento para cima.

O protótipo do 918 Spyder está atualmente decorado com o lendário visual "Martini Racing", utilizado em muitos carros de corrida da Porsche na década de 1970. A Martini foi parceira oficial das equipes da Porsche entre 1971 e 1978, uma parceria que obteve triunfos notáveis: Targa-Florio (1973), Campeonato Mundial de Carros Esporte (1976) e 24 horas de Le Mans (1971, 1976 e 1977). As cores da Martini Racing Porsche tornaram-se objeto de culto em modelos de corrida como os Porsche 908, 917, 935, 936, 911 Carrera RS e 911 RSR.

Fonte: Stuttgart Sportcar
www.porsche.com.br
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