COMPRE AGORA

terça-feira, setembro 18, 2012

Toyota lança o Etios no Brasil





Esse é o Etios, primeiro veículo compacto da Toyota desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. O carro chega em dois tipos de carroceria, hatchback e sedã, e dois tipos de motorização, 1.3L e 1.5L, ambas com 16 válvulas.

O modelo tem como objetivo competir no segmento de carros compactos, o maior do Brasil em volume de vendas, com aproximadamente 65% de participação no mercado interno.

O Etios, que será produzido na recém-inaugurada fábrica de Sorocaba e planeja vender 70 mil unidades do compacto por ano.

O novo carro compacto da Toyota para o Brasil recebeu o nome de Etios, cuja origem remete à da palavra grega Ethos, que significa “Essência Original”.

O modelo chegará às concessionárias no dia 28 de setembro.

O Etios hatchback será comercializado em quatro versões, denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. Na versão de entrada, o modelo tem motorização 1.3L e vem equipado com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas.

Na versão Etios X, também com motor 1.3L, o Etios mantém os mesmos equipamentos e ainda agrega componentes como coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. A versão também pode ser adquirida com ar condicionado, como item opcional.

O modelo Etios XS agrega, além de todos os itens mencionados, ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas. 

A versão Etios XLS vem equipada com motor 1.5L e componentes adicionais à versão Etios XS como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

O Etios sedã será comercializado em três versões, todas elas com motorização 1.5L, denominadas Etios X (com ar-condicionado como opcional), Etios XS  e Etios XLS. Desde a versão de entrada, o modelo já conta com itens coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas e desembaçador do vidro traseiro.

Assim, como no hatchback, a versão Etios XS conta ainda com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas.

A versão topo de linha (Etios XLS) vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

O Toyota Etios terá dois tipos de motorização. A versão hatchback será equipada com propulsores de 1.3L e 1.5L Flex Fuel, ambos 16 válvulas. Já o modelo três volumes virá exclusivamente com o motor 1.5L. Veja abaixo potência dos modelos:

Etios 1.3L
- Com gasolina: 84 cavalos de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
- Com etanol: 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.

Etios 1.5L
- Com gasolina: 92 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
- Com etanol: 96,5 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.

O Etios utiliza transmissão manual de cinco marchas pensada para extrair o melhor desempenho do motor. Adicionalmente, para assegurar uma excelente sensação ao trocar de marchas, foi instalado um contrapeso (absorvedor de massa) no conjunto da transmissão.

O Etios será comercializado em sete cores: sendo elas: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), verde e vermelho (disponível no hatchback).

Fonte: Toyota / Printer Press

Nenhum comentário:

VÍDEOS

Loading...