COMPRE AGORA

quinta-feira, setembro 13, 2012

NEW FIESTA DEFENDE SUPREMACIA NO RALI DA GRÃ-BRETANHA


O Ford World Rally Team vai à Grã-Bretanha neste final de semana, com a responsabilidade de manter a hegemonia de 10 vitórias na etapa inglesa do Campeonato Mundial de Rali. O New Fiesta busca ampliar a longa lista de sucessos da marca em um dos eventos clássicos do esporte.

A Ford venceu a prova em 10 temporadas desde o lançamento do Campeonato Mundial de Rali da FIA, em 1973, um recorde inigualado por nenhum outro fabricante. Os atuais pilotos da equipe, Jari-Matti Latvala e Peter Solberg, também têm um retrospecto vencedor nessa prova. Latvala vai defender a sua vitória de 2011, quando abriu uma vantagem de quase quatro minutos com o New Fiesta RS, e Solberg soma quatro vitórias consecutivas na prova, de 2002 a 2005.

Mudanças na prova

            Em 2011, o New Fiesta RS ocupou oito dos nove primeiros lugares. O rali deste ano traz mudanças importantes. Tradicionalmente realizado em novembro, fechando o campeonato, ele tem como marcas registradas a chuva, neblina, gelo e neve. No entanto, em setembro as condições do clima prometem ser bem melhores, neste que pode ser o Rali da Grã-Bretanha mais rápido de todos os tempos.

            A cidade de Cardiff, capital de Wales, localizada na costa sul, tem sido a base do rali desde 2000. Suas pistas de cascalho estreitas e rápidas, cortando a floresta, normalmente são usadas por caminhões de madeira. Pedras e troncos empilhados na beira da estrada são alguns dos seus perigos.

            Os dois pilotos do New Fiesta RS trazem vitórias e grande experiência nesse rali. Latvala começou sua carreira na Grã-Bretanha e tem mais largadas nessa prova que em qualquer outra do campeonato: é a sua 11ª participação. Para Solberg, esta será a 15ª vez.

            "Gosto de pilotar em estradas estreitas e rápidas como esta, é um dos meus ralis preferidos", diz Latvala. "Estamos acostumados com as condições de inverno e se o tempo estiver seco a prova muda bastante, aumentando a velocidade. Uma das principais decisões é a escolha dos pneus. No seco, usamos borracha dura. Mas como o regulamento exige o uso de pneus duros e macios, saber quando escolher cada um é crítico."


Fonte:
Imprensa Ford

Nenhum comentário: