COMPRE AGORA

domingo, abril 16, 2006

FORMULA TRUCK: PEDRO MUFFATO VENCE PELA PRIMEIRA VEZ

O piloto mais experiente da categoria e com 63 anos mostrou muita habilidade vencendo de ponta a ponta uma prova com chuva no novo circuito de Fortaleza

A experiência de mais de 30 anos de automobilismo ajudou muito o piloto de Cascavel, PR, Pedro Muffato, a conseguir sua primeira vitória na F-Truck, hoje (dia 16) no Autódromo Virgílio Távora de Eusébio (Grande Fortaleza), 2ª etapa do campeonato brasileiro. A chuva que atrapalhou a reforma do autódromo durante os últimos 20 dias voltou a marcar presença neste domingo, bem mais amena, mas com o poder de dificultar e preocupar os pilotos no novo circuito cearense de 1.780 metros com o piso semi molhado.

Muffato venceu de ponta a ponta, mesmo sofrendo forte pressão por duas vezes durante a prova, no início, do pernambucano Beto Monteiro (Ford) e no final do seu conterrâneo Wellington Cirino (Mercedes-Benz). Da 13ª à 23ª volta, Muffato teve em seu retrovisor o Volkswagen cinza com detalhes rosa de Débora Rodrigues, mas não com tanta pressão como sofreu de Monteiro e Cirino. Para Muffato que toda vez que passava pela reta das arquibancadas e via a grande torcida por Débora Rodrigues, o seu receio era outro. "Foi uma prova difícil com piso escorregadio e exigiu muito mais habilidade do que coragem. E durante algumas voltas fiquei com medo de ser ultrapassado pela Débora e a torcida invadir a pista", brincou Muffato, muito contente com a vitória que vem perseguindo já há algum tempo. O público estimado no autódromo foi de 53 mil pessoas. Muita gente não conseguiu entrar a tempo de ver a corrida devido ao congestionamento de mais de cinco quilômetros na via de acesso ao circuito que se manteve até o horário da largada da prova.

No início da prova a impressão era que Beto Monteiro conseguiria tomar a liderança de Pedro Muffato, mas na sétima volta todos puderam ver um spray de água saindo debaixo do caminhão de Monteiro. Na 12ª volta Monteiro abandonou em definitivo a prova com a mangueira do radiador rompida. Ainda na segunda volta o piloto de Goiânia, Zé Maria Reis (Scania) que havia largado em quinto derrapou saindo da pista quando tentava a ultrapassagem em cima do paranaense Fabiano Brito (Volvo) e caiu para 17º colocado. Conseguiu terminar a prova na sétima posição.

A bandeirada programada para a 18ª volta teve pontuação para os seguintes pilotos: Pedro Muffato em primeiro seguido de Débora Rodrigues, Wellington Cirino, Fabiano Brito, Leandro Totti e Geraldo Piquet. Cinco voltas após a relargada, Wellington Cirino que largou em 13º já assumia a vice-liderança de Débora Rodrigues aproveitando uma manobra arriscada do retardatário Roberval Andrade (Scania) que estava mais rápido por estar com todos os pneus de chuva. Pedro Muffato usou pneus de chuva atrás e slick na frente e Wellington Cirino estava com todos os pneus slick.

Já no final da prova, faltando 12 minutos para terminar, Vignaldo Fízio (Mercedes-Benz) e Clodoaldo Monteiro (Volkswagen) se envolveram em acidente que exigiu a intervenção do Pace Truck pela terceira vez. Muffato pode aliviar um pouco a tensão da pressão de Cirino, apesar da segurança do vencedor guiando em piso pouco molhado.

O líder do campeonato de 2006 continua sendo Leandro Totti (Ford) que subiu ao pódio em quinto lugar, depois de uma punição que o fez perder até seis posições no início da prova. O piloto da Londrina Truck racing tem agora 37 pontos, seguido de Wellington Cirino com 32, Pedro Muffato com 31, Roberval Andrade com 34, Débora Rodrigues com 19 e Vinicius Ramires com 16 pontos. Vinicius Ramires em seu segundo ano da F-Truck voltou a mostrar talento com seu segundo bom resultado neste ano com o caminhão Mercedes-Benz. Em Caruaru foi quarto colocado e subiria no pódio novamente se não fosse obrigado pelos comissários da prova a ceder o quinto lugar à Leandro Totti, por ter ultrapassado em bandeira amarela. A equipe de Ramires entrou com um recurso sobre a decisão que foi indeferido pelos comissários desportivos da prova.

Classificação da prova após 36 voltas:
1) Pedro Muffato, PR (Scania); 2) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 3) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 4) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 5) Leandro Totti, PR (Ford); 6) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 7) José Maria Reis, GO (Scania); 8) Roberval Andrade, SP (Scania); 9) Djalma Fogaça, SP (Ford); 10) Renato Martins, SP (Volkswagen); 11) Herberto Heinen, RS (Volkswagen); 12) Fabiano Brito, PR (Volvo); 13) Clodoaldo Monteiro, SC (Scania); 14) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 15) Eduardo Mad Macarrão, SP (Mercedes-Benz) e 16) Fred Marinelli, SP (Iveco).

Não completaram a prova:
Luiz Carlos Zappelini, SC (Ford) – 15 voltas; Beto Monteiro, PE (Ford) e Beto Napolitano, SP (Volkswagen) – 12 vts. e Diumar Bueno, PR (Volvo) – 4 vts.
F-Trucks excluídos: José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); João Maistro, PR (Scania); Regis Boessio, RS (Iveco).

Campeonato de Marcas: 1) Mercedes-Benz 61 pontos; 2) Scania 53 pontos; 3) Ford 30 pontos; 4) Volkswagen 13 pontos; 5) Iveco 4 pontos; Volvo 1 ponto.

Classificação do campeonato: 1) Leandro Totti, 37 pontos; 2) Wellington Cirino, 32 pts.; 3) Pedro Muffato, 31 pts.; 4) Roberval Andrade, 24 pts.; 5) Débora Rodrigues, 19; 6) Vinicius Ramires, 16 pts.; 7) Geraldo Piquet, 11 pts.; 8) José Cangueiro, 8 pts.; 9) Zé Maria Reis e João Maistro, 6 pts.; 11) Renato Martins, Beto Napolitano e Regis Boessio, 4 pts.; 14) Fabiano Brito, 3 pts.; 15) Djalma Fogaça, 2 pts.; 16) Diumar Bueno, 1 ponto.

FRASES:

Débora Rodrigues: "Todo mundo chama o Muffato de velho, mas quero dizer aqui que a descriminação com mulher e velhos não pode mais haver. O Muffato venceu e eu cheguei em terceiro".

Geraldo Piquet 4º. Colocado – "O que era falta de sorte por não ter tempo para mudar de pneus virou sorte. Sai com os pneus de chuva e me dei bem melhor".
Wellington Cirino (sobre o novo circuito) – "Vim do kart e gostei muito dessa pista curta. Curti muito guiar aqui em Fortaleza".

Pedro Muffato: "A Débora tinha oitenta por cento da torcida a favor dela. Fiquei com medo de ela me passar e o público invadir a pista".

Patrocinadores oficias da Fórmula Truck: Petrobras, Bridgestone Firestone e Vipal
Informações sempre atualizadas da Fórmula Truck, no site: www.formulatruck.com.

Fotógrafo Oficial do F-Truck: Orlei Silva

Dinho Leme
dinholeme comunicação

Nenhum comentário: