COMPRE AGORA

domingo, abril 23, 2006

FÓRMULA GP2: BRUNI VENCE EM CASA PRIMEIRA PROVA EM ÍMOLA


Nelsinho é quinto; Xandinho e Di Grassi batem e abandonam

SÃO PAULO – A torcida local ganhou mais um motivo de comemoração depois da pole position de Michael Schumacher para a Ferrari no GP de Ímola – a 66ª da carreira do heptacampeão e agora recordista isolado. Pouco depois, na abertura da rodada dupla da Fórmula GP2, o italiano Gianmaria Bruni venceu a terceira etapa da temporada. O piloto da Trident Racing saiu na pole e liderou as 37 voltas sem sofrer qualquer ameaça. Nelsinho Piquet (Piquet Sports) terminou em 5º, enquanto seu companheiro de equipe Xandinho Negrão (Medley) e Lucas Di Grassi (Durango Racing) envolveram-se em acidentes e abandonaram.

A prova foi marcada pelo elevado número de batidas e duas entradas do safety car. Bruni, que correu na Fórmula 1 pela Minardi em 2004, tomou logo a ponta, enquanto Nelsinho também saiu bem e subiu rapidamente para terceiro. Di Grassi foi o primeiro brasileiro a deixar a pista, depois de perder o controle do carro na 9ª volta, sair na brita e destruir a suspensão traseira esquerda no choque com a barreira de pneus. Logo após a saída do safety car, chamado para retirar os destroços deixados no asfalto, foi a vez de Xandinho se tocar com o francês Franck Perera e deixar a prova.

"Eu havia tocado rodas com o Andreas Zuber uma curva antes e a suspensão entortou. Por isso, quando freei na seguinte, o carro puxou para a direita e acabei levando o Perera. Foi um pouco culpa minha, mas eu não tinha alternativa. Largando em 18º, eu precisava ir para frente. Estou desapontado porque, depois de tudo o que aconteceu, daria para terminar em sexto ou sétimo. Marcaria os primeiros pontos e ainda estaria amanhã numa ótima colocação no grid", comentou Xandinho.

Nelsinho, que manteve a liderança do campeonato, parecia caminhar tranqüilo para o pódio. Mas o carro perdeu rendimento nas duas últimas voltas, quando acumulava mais de 10 segundos de vantagem sobre o alemão Michael Ammermueller (Arden International). No finalzinho, Nelsinho, sem conseguir evitar a aproximação e ultrapassagem dos franceses Nicolas Lapierre (Arden International) e Alexandre Prémat (ART Grand Prix), caiu para quinto.
A quarta etapa será disputada amanhã, às 5 horas (Brasília), em 25 voltas.

O resultado da primeira prova foi este:

Gianmaria Bruni (Itália), Trident Racing, 37voltas em 1h01min13s889 (média de 183,246 km/h)
Michael Ammermueller (Alemanha), Arden International, a 10s907
Nicolas Lapierre (França), Arden International, a 14s514
Alexandre Prémat (França), ART Grand Prix, a 15s713
Nelsinho Piquet (Brasil), Piquet Sports, a 16s772
Ernesto Viso (Venezuela), iSport International, a 19s669
Timo Glock (Alemanha), BCN Competición, a 47s806
Hiroki Yoshimoto (Japão), BCN Competición, a 48s208

Melhor volta: Adrian Vallés (Espanha), 1min35s261.

A nova classificação: 1, Nelsinho Piquet, 20; 2, Gianmaria Bruni, 17; 3, Michael Ammermueller e Nicolas, 16; 5, Ernesto Viso e Lewis Hamilton, 9.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: