COMPRE AGORA

segunda-feira, abril 24, 2006

FÓRMULA GP2: EM ÍMOLA, VENEZUELANO VENCE PELA PRIMEIRA VEZ


Segundo, Nelsinho amplia liderança; Xandinho é 11º e Di Grassi bate novamente

SÃO PAULO – O venezuelano Ernesto Viso conquistou neste domingo em Ímola sua primeira vitória na Fórmula GP2. O piloto da iSport International, um dos vários "veteranos" do segundo ano da categoria, venceu a corrida que fechou a rodada dupla do GP de San Marino – a quarta etapa da temporada. Nelsinho Piquet (Piquet Sports) terminou logo atrás e aumentou a liderança do campeonato, enquanto seu companheiro de equipe Xandinho Negrão (Medley) cruzou a linha de chegada em 11º. Lucas di Grassi (Durango) se envolveu em acidente pelo segundo dia consecutivo, desta vez logo na largada.
Viso e Nelsinho souberam tirar proveito do regulamento da Fórmula GP2 – o grid da segunda corrida tem as posições invertidas em relação à ordem de chegada dos oito melhores da prova do sábado. Eles dividiram a segunda fila e logo partiram ao encalço do japonês Toriki Yoshimoto e do alemão Timo Glock, ambos da BCN Competición. Assim que as luzes vermelhas se apagaram, no entanto, Di Grassi acertou em cheio a traseira do carro do espanhol Adrian Vallés (Campos Racing), que permaneceu parado no grid.

Glock logo ficou para trás. Yoshimoto, no entanto, resistiu à pressão nas voltas iniciais, até ser superado e deixar a briga pela ponta para Viso e Piquet. Os dois foram alternando-se com a melhor volta, finalmente em poder do venezuelano, e levaram a disputa até o final. Menos de seis décimos de segundo separaram os carros na bandeirada. Com o resultado, Nelsinho chegou aos 25 pontos e abriu sete sobre o italiano Gianmaria Bruni (Trident Racing), vencedor na véspera e que abandonou a corrida de hoje.

Xandinho fez o que era possível para quem saiu em 18º. Ele largou bem, ganhou cinco colocações, mas pouco depois o safety car entrou na pista por causa dos acidentes – o outro envolveu o alemão Michael Ammermueller (Arden) e o francês Alexandre Prémat (ART Grand Prix). Xandinho não relargou da mesma forma, caiu uma posição e, aos poucos, se estabilizou onde estava. "Formou-se uma fila de seis carros e consegui acompanhar o ritmo. Mas era mesmo o que dava para fazer. E não tinha velocidade para tentar algo mais", explicou.

O resultado da quarta etapa foi este:

1 – Ernesto Viso (Venezuela), iSport International, 25 voltas em 45min17s116 (163,944 km/h)
2 – Nelsinho Piquet (Brasil), Piquet Sports, a 0s596
3 – Hiroki Yoshimoto (Japão), BCN Competición, a 25s001
4 – Timo Glock (Alemanha), BCN Competición, a 28s901
5 – Luca Filippi (Itália), FMS, a 29s278
6 – Felix Porteiro (Espanha), Campos Racing, a 30s351
7 – Nicolas Lapierre (França), Arden International, a 31s502
8 – Andreas Zuber (Áustria), Trident Racing, a 31s809
9 – Ferdinando Monfardini (Itália), DAMS, a 32s449
10 – Lewis Hamilton (Inglaterra), ART Grand Prix, a 33s366
11 – Xandinho Negrão (Brasil), Piquet Sports, a 35s826


Melhor volta: Ernesto Viso, em 1min34s431

A nova classificação: 1, Nelsinho Piquet, 25 pontos; 2, Gianmaria Bruni, 18; 3, Ernesto Viso, Nicolas Lapierre e Michael Ammermueller, 16; 6, Lewis Hamilton, 9; 7, Adrian Vallés, 6; 8, Hiroki Yoshimoto, Alexandre Prémat e Timo Glock, 5; 11, Jose Maria Lopez, 4; 12, Luca Filippi, 2; 13, Felix Porteiro, 1.

Próximas etapas (5ª e 6ª): GP da Europa, em Nürburgring (6 e 7 de maio).

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: