COMPRE AGORA

quarta-feira, dezembro 12, 2007

* BRASÍLIA VAI APONTAR O CAMPEÃO DA F-TRUCK 2007.

Felipe Giaffone e Roberval Andrade disputam o título de 2007 da F-Truck no Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet

No próximo dia 16, a Capital Federal recebe mais uma vez a Fórmula Truck, a categoria mais popular do país e conhecida pelo grande evento que promove em cada praça que passa durante sua temporada. Esta é a sexta vez que a F-Truck corre em Brasília e a quarta que o circuito Nelson Piquet aponta o campeão da categoria, sendo a última etapa da temporada de 2007.
Este ano, são apenas dois concorrentes ao título: o atual líder do campeonato Felipe Giaffone (Volkswagen) e Roberval Andrade (Scania). Giaffone tem 142 pontos e foi a grande estrela do ano com quatro vitórias. Andrade tem 125 pontos e com uma vitória chegou ao final da temporada disputando o título graças a uma campanha em que só não marcou pontos apenas na etapa de Goiânia.

Com a vantagem de 17 pontos, Felipe Giaffone, piloto de São Paulo com larga experiência em várias modalidades do automobilismo, incluindo cinco anos da F-Indy nos Estados Unidos, está bem mais perto do título do que seu adversário, mas sabe que corridas são corridas e só terminam na bandeira quadriculada. "Vou entrar na pista pensando em fazer uma boa corrida. Tive um ano excelente, é minha primeira temporada completa e terminá-la com o título seria a realização de um sonho. Mas sei que meu adversário é muito forte", resumiu Felipe.

Roberval Andrade também é piloto federado em São Paulo, e veio do interior do estado, cidade de Santo Anastácio. Não tem a mesma experiência de Felipe Giaffone em outras categorias, mas sabe muito quando se trata de caminhões de corrida. Foi campeão da F-Truck em 2002, vice em 2005, e terceiro por duas vezes, em 2001 e 2004 e é considerado um dos pilotos de maior combatividade na categoria. Sobre a desvantagem de 17 pontos para Felipe, Roberval analisa da seguinte forma - "Já estive nessa situação em 2005, perdi os treinos, larguei em último e ganhei a corrida. Mesmo assim não foi suficiente pela vantagem do adversário. A situação é a mesma, mas Brasília tem um circuito de alta (velocidade), e por isso temos mais chances, além da durabilidade do nosso equipamento. Somente a vitória nos interessa agora", diz taxativo Roberval Andrade, que corre com um caminhão com motor de 12 litros, mais potente do que o de Giaffone que tem nove litros. Leve-se em conta que o Scania de Roberval pesa cinco toneladas e do Volkswagen do Felipe, aproximadamente 3.600 quilos.

Outra disputa deixa a prova final do campeonato bem mais emocionante. Para o terceiro lugar no campeonato de 2007, são cinco os concorrentes: Renato Martins (Volkswagen) com 80 pontos, Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 76, Leandro Totti (Ford) com 70, Jonathas Borlenghi (Volkswagen) com 57 e Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) com 56 pontos. Deles, apenas dois já venceram no circuito externo de Brasília. Renato Martins em 2003 e 2004 e Geraldo Piquet, piloto da casa, no ano passado. "Se conseguirmos mais essa posição, teremos mais motivos para comemorar. Já somos campeões de Marcas", lembra Renato Martins, dono da equipe RM Competições que corre com quatro caminhões Volkswagen, que deram o título antecipado à marca, neste ano.

A prova de Brasília é a única das nove do calendário da temporada em que os F-Truck correm pelo anel externo. O circuito com a forma de um trapézio tem 2.919,49 metros de extensão onde a média horária dos F-Truck ultrapassam 140 km/h. Em 2005, foi registrado a velocidade no final da reta da ponte correspondente a 228 km/h.

VENCEDORES EM BRASÍLIA:

2002 – Beto Monteiro (Ford)
2003 – Renato Martins (Volkswagen)
2004 – Renato Martins (Volkswagen)
2005 – Roberval Andrade (Scania)
2006 – Geraldo Piquet (Mercedes-Benz)

PROGRAMAÇÃO:

Os treinos livres para a sexta etapa da F-Truck 2007 começam na sexta-feira, dia 14 de dezembro, com os horários marcados para 14 e 16 horas. No sábado, as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9 e 11 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo (16), o warm-up será à 9h45 e a prova às 14 horas. Antes da largada estão programadas várias atrações como, Desfile de Pilotos com distribuição de brindes ao lado das arquibancadas, Truck Test e o Show de acrobacias com cinco Pace Truck e motos realizado pro Aurélio Félix e Jefão Martins.

INGRESSOS

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone de Brasília. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com estão informações e endereços para a compra de ingressos que antecipadamente dão direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Por determinação do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Classificação do Campeonato após 8 etapas: 1) Felipe Giaffone (SP), 142 pontos; 2) Roberval Andrade (SP), 125 pts.; 3) Renato Martins (SP), 80 pts.; 4) Wellington Cirino (PR), 76 pts.; 5) Leandro Totti (PR), 70 pts.; 6) Jonathas Borlenghi (SP), 57 pts.; 7) Geraldo Piquet (DF), 56 pts.; 8) Valmir Benavides (SP), 38 pts.; 9) Beto Monteiro (PE), 35 pts.; 10) Vinicius Ramires (SP), 34 pts.; 11) Vignaldo Fizio (SP), 26 pts.; 12) José Maria Reis (GO), 15 pts.; 13) Luiz Carlos Zappellini (SC), 14 pts.; 14) Diumar Bueno (PR) e João Maistro (PR), 12 pts.; 16) Pedro Muffato (PR), 9 pts.; 17) Fred Marinelli (SP), 8 pts.; 18) Djalma Fogaça (SP) e Adalberto Jardim (SP), 6 pts.; 20) José Cangueiro (SP), 4 pts.; 21) Débora Rodrigues (SP) e Fabiano Brito (PR), 3 pts.; 23) Beto Napolitano (SP), 1 ponto.

Patrocínios Oficiais da Fórmula Truck: Bridgestone Firestone, Petrobras e Vipal

Fotos Oficias: Orlei Silva

Legenda; Felipe Giaffone (Volkswagen) e Roberval Andrade (Scania) disputam o título da F-Truck 2007

Dinho Leme
dinholeme comunicação

PILOTOS E EQUIPES DA
FÓRMULA TRUCK 2007 – BRASÍLIA - DF

PILOTO – ESTADO No EQUIPE - CAMINHÃO
Adalberto Jardim - SP 19 Lanzoni Competições - Scania
André Carreira - SP 05 ABF Competições - Volvo
Beto Monteiro – PE 50 DF Motorsport – Ford
Beto Napolitano – SP 17 Napolitano Competições – Volkswagen
Valmir Benavides - SP 02 RM Competições – Volkswagen
Diumar Bueno – PR 11 Bueno Race Team – Volvo
Djalma Fogaça – SP 25 DF Motorsport – Ford
Felipe Giaffone - SP 04 RM Competições - Volkswagen
Fabiano Brito – PR 28 ABF/ Volvo –Volvo
Fred Marinelli – SP 33 Marinelli Competições – Iveco
Geraldo Piquet – DF 03 ABF Competições – Mercedes-Benz
Jonathas Borlenghi – SP 08 RM Competições - Volkswagen
José Cangueiro – SP 21 Mercalf Competições - Mercedes-Benz
José Maria Reis – GO 55 Roberval Motorsports - Scania
João Marcos Maistro - PR 14 Clay Truck Racing - Scania
Leandro Totti – PR 73 Londrina Truck Racing - Ford
Luiz Carlos Zapellini – SC 22 DF Motorsports – Ford
David Muffato – PR 20 MP Competições – Scania
Regis Boessio - RS 77 DF Motorsport – Ford
Renato Martins – SP 01 RM Competições – Volkswagen
Roberval Andrade - SP 15 Roberval Motorsport – Scania
Leandro Camargo – GO 18 Napolitano Competições – Volkswagen
Vignaldo Fízio – SP 10 ABF Competições – Mercedes-Benz
Vinicius Ramires - SP 80 RRT 2 – Mercedes-Benz
Wellington Cirino – PR 06 ABF Competições – Mercedes-Benz

Nenhum comentário: