COMPRE AGORA

quarta-feira, dezembro 12, 2007

* GT3: CLÁUDIO RICCI É O PILOTO MAIS RÁPIDO DA TEMPORADA.

E Ferrari F430 foi o modelo mais rápido do campeonato, somadas as pole-positions e melhores voltas das corridas
SÃO PAULO – A dupla campeã guiou um Dodge Viper; o carro que mais venceu corridas na temporada foi um Lamborghini Gallardo... Mas o carro mais rápido do GT3, somadas as façanhas que são costumeiramente mais utilizadas para registrar quem de fato é veloz na pista – pole-position e volta mais rápida – foi o Ferrari F430. E o piloto que mais contribuiu para esta estatística foi o gaúcho Cláudio Ricci.

É no aspecto melhores voltas em corrida que Ricci leva vantagem. O "gaúcho voador" garantiu o título de piloto mais veloz em corridas, registrando com seu Ferrari F430 seis giros mais rápidos em prova – de dez corridas no ano. Os demais ficaram por conta de Xandy Negrão, com duas voltas mais rápidas a bordo do Gallardo, e Roberto Pupo Moreno, assinalando com um outro F430 o melhor giro em corrida nas duas provas de Interlagos e registrando uma pole em Goiânia. O modelo italiano foi o mais eficiente da temporada na somatória de voltas mais rápidas e pole-positions

Para Ricci, toda a velocidade do F430 em provas se deve ao bom acerto do carro para a corrida. "Nós não costumamos regular o carro para os treinos de classificação. Trabalhamos no acerto de corrida, mesmo para as sessões que definem o grid. Neste aspecto somos mais conservadores", explicou. "As outras equipes tentam deixar o carro mais rápido possível, tirando pressão aerodinâmica, por exemplo. Mas nós, em compensação, temos um carro muito veloz na corrida", completou.

No item pole position (veja rankings abaixo), os pilotos equipados com o Lamborghini Gallardo têm se saído melhor. Paulo Bonifácio e seu ex-parceiro Alceu Feldmann ficaram emparelhados com duas poles cada. O campeão Andreas Mattheis – parceiro de Xandy Negrão e o único a obter uma pole com o Lamborghini e outras duas com o Viper Coupé, coloca o modelo norte-americano em segundo com quatro. Neste quesito, os Lambo registraram seis poles no total, contra três do Viper e outra do Ferrari.

Ricci se considera na melhor fase de sua carreira: "Estou no meu melhor momento. A experiência com estes carros está sendo ótima, e certamente no ano que vem todas as equipes irão evoluir ainda mais. Eu diria que nosso campeonato está de altíssimo nível", contou.
O ferrarista falou sobre seu carro, o modelo F430, o qual divide com Walter Derani. "É sem dúvida o melhor que já pilotei. É confortável de guiar, seguro, rápido e prazeroso", elogiou. "Fico contente de ter sido o mais rápido da temporada e em termos chegado à última rodada com chances matemáticas de título. Isso mostra a evolução que eu e o Walter (Derani) tivemos durante a temporada. E com certeza no próximo ano daremos ainda mais trabalho", afirmou.

Confira os números registrados até aqui pelos participantes do Brasil GT3 em 2007:

Ranking de Pole Positions

Andréas Mattheis/ Lamborghini Gallardo e Viper Coupé, 3
Paulo Bonifácio/Lamborghini Gallardo, 2
Alceu Feldmann/Lamborghini Gallardo, 2
Xandy Negrão/ Lamborghini Gallardo, 2
Roberto Moreno/Ferrari F430, 1
Ranking das Melhores Voltas
Cláudio Ricci/Ferrari F430, 6
Xandy Negrão/ Lamborghini Gallardo , 2
Roberto Moreno/ Ferrari F430, 2
Soma de poles e melhores voltas
Cláudio Ricci/Ferrari F430, 6
Xandy Negrão/ Lamborghini Gallardo , 4
Andréas Mattheis/ Lamborghini Gallardo e Viper Coupé, 3
Roberto Moreno/Ferrari F430, 3
Paulo Bonifácio/Lamborghini Gallardo, 2
Alceu Feldmann/Lamborghini Gallardo, 2

Foto: Miguel Costa Junior/Divulgação

Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

Nenhum comentário: