COMPRE AGORA

sexta-feira, dezembro 28, 2007

* KAKÁ RECEBE O CARRO DO ANO.




Durante sua visita ao Brasil para as festas de fim de ano, o atacante do AC Milan Kaká tem disponíveis os modelos da marca alemã Audi, patrocinadora do time italiano. Assim como já acontece na Europa, a Audi Brasil ofereceu para a sua estada no País um Audi Q7, vencedor do prêmio Carro do Ano 2008 na categoria utilitário esportivo Premium.

Além do Audi Q7 oferecido ao atleta em São Paulo, a montadora também disponibilizou um Audi A6, para a ocasião de sua visita à capital federal Brasília.

O Audi Q7 entregue ao melhor jogador do mundo eleito pela FIFA é o SUV (sport utility vehicle) da marca das quatro argolas, que vem equipado com motor V8 4.2 de 350hp e com tecnologia de tração permanente quattro. O modelo é igual ao que o atleta já possui em Milão. A recepção promovida pela Audi aconteceu em São Paulo, na última segunda-feira, dia 24 de dezembro.

Comunicação Corporativa Audi Brasil
Denise Revelk Cecatto

LVBA Comunicação
Fernando Thuler
Letícia Wiederkehr

* JOÃO PAULO DE OLIVEIRA TEM UM BOM ANO NO AUTOMOBILISMO JAPONÊS.

O brasileiro foi eleito o melhor estreante em campeonatos profissionais do país

O ano de 2007 foi bastante promissor para o piloto brasileiro João Paulo de Oliveira. Apesar de não ter conquistado nenhum título, ele teve seu talento devidamente reconhecido na Terra do Sol Nascente. Por suas boas performances na Fórmula Nippon, ele conquistou o Japan Professional Sports Top Rookie Award, prêmio dado ao melhor estreante num campeonato profissional japonês. "É uma enorme honra receber essa premiação, pois não é oferecida apenas a pilotos, mas atletas em geral", comemora. Foi sua primeira temporada completa no principal certame de monopostos do Oriente.
Competindo pela modesta Kondo Racing, João Paulo de Oliveira obteve alguns resultados impressionantes, como a terceira colocação em Suzuka, na prova de encerramento da temporada, após largar em 17°. "É como marcar pontos na Fórmula 1 com uma Spyker", compara. Outro resultado bastante celebrado foi a quarta colocação na corrida de Okayama, válida pela quarta etapa. "Aquela foi um corridão, ainda mais se levarmos em conta que em Aida as ultrapassagens são bem difíceis", avalia o piloto. Ele terminou o campeonato na oitava posição, com 18 pontos ganhos. "Com um carro melhor eu poderia ter feito mais pontos. Tivemos dificuldades na classificação, pois com um equipamento ruim, não dá pra se destacar tanto em uma volta rápida. Já na corrida, o trabalho do piloto surte muito mais efeito", garante.
As atenções do brasileiro neste ano foram voltadas também para a Super GT, a mais importante categoria de Turismo da Ásia. Ele dividiu um Nissan Fairlady Z com o japonês Seiji Ara e teve como melhor resultado a vitória na quarta etapa, em Sepang, na Malásia. "Largamos em 14º e tivemos um ritmo de corrida excepcional. Uma vitória que eu comemorei muito", afirma João Paulo. Apesar de terminar a temporada na décima posição e pontuar em cinco das nove etapas, ele sabe que poderia ter alcançado melhores resultados se tivesse outra plataforma técnica. "Tive o mesmo problema que na Nippon. Os pneus Yokohama não são tão eficientes em voltas rápidas, o que me prejudicou nas classificações. Mas na corrida o ritmo era bem melhor", esclarece.

Após o ano positivo e o reconhecimento de seu talento pela Associação Japonesa de Esportes Profissionais, João Paulo já pensa em mais conquistas no futuro da carreira. "O reconhecimento do meu trabalho no Japão me deixa muito orgulhoso e me motiva ainda mais para fazer vôos mais altos", completa o brasileiro, que vai para a sua décima temporada no automobilismo internacional.

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

quinta-feira, dezembro 27, 2007

* F1: FERRARI LEVA FUNCIONÁRIO DE COPIADORA À ITÁLIA.

Luca di Montezemolo homenageia inglês que ajudou na solução do caso de espionagem
Luca di Montezemolo homenageia um dos responsáveis pela solução da espionagemLuca di Montezemolo, presidente da montadora que é dona da Ferrari, levou à Itália o funcionário inglês da copiadora que ajudou a descobrir o escândalo de espionagem envolvendo a McLaren. A intenção do dirigente era agradecer a ele pessoalmente.

- Se não fosse por esse rapaz da fotocópia, nós não saberíamos de nada a respeito dessa história - diz Montezemolo, em entrevista à imprensa italiana.

A equipe fez sua tradicional celebração de fim de ano na sede em Maranello. O funcionário anônimo contou à Ferrari que alguém havia copiado 780 páginas de informações técnicas da equipe em junho. O dossiê foi encontrado na casa do ex-projetista da McLaren Mike Coughlan, e o escândalo acabou custando à escuderia o título do Mundial de Construtores, além de uma multa de US$ 100 milhões.

- É por isso que nós o convidamos ao circuito de Mugello e vamos convidá-lo à nossa fábrica.

Montezemolo já dedicou a vitória da Ferrari no GP da Bélgica ao jovem, onde a equipe italiana assegurou o título de Construtores, ao empregado e aos fãs. O presidente elogiou Raikkonen e seu companheiro de equipe Felipe Massa, e disse que não vê uma possível contratação do bicampeão mundial Fernando Alonso pela equipe no futuro.
- Se nós temos algum problema, não é com os pilotos.

fonte: GloboEsporte

quarta-feira, dezembro 26, 2007

* O CARTÃO DE NATAL DE BERNIE ECCLESTONE.

Meus amigos, apresento-vos o cartão de Natal que Bernie Ecclestone mandou para os seus amigos e familiares!
O cartão brinca com o caso da espionagem que abalou a Formula 1 em 2007, e mostra Mike Coulghan e Nigel Stephney a entregarem um presente da Ferrari a Ron Dennis, que receoso, afirma: "Desculpe, mas não posso aceitar. Tente da maneira convencional". Vá lá, o "tio" Bernie tem bom humor...

Quem mostrou o cartão à imprensa foi o jornalista Roger Benoit, que contou tudo ao tabloide suiço "Blick".

fonte: AutoSport

* NOVA GERAÇÃO DO HONDA INSPIRE É LANÇADA NO JAPÃO.

Modelo apresenta pela primeira vez no país o motor V6 3.5 litro i-VTEC

Totalmente reformulada, a quinta geração do sedã de luxo Honda Inspire acaba de ser lançada no mercado japonês, trazendo como destaque aprimoramentos significativos em itens como performance, design, espaço interior e funcionalidade.

Disponível pela primeira vez no Japão, o motor V6 3.5 litro i-VTEC que equipa o novo Inspire apresenta o avançado sistema VCM (Variable Cylinder Management) capaz de gerenciar a combustão ao escolher entre seis, quatro e três cilindros para colocar em funcionamento, dependendo das condições de direção. Esse sistema é combinado com inúmeros avanços na admissão do combustível e mais eficiência na combustão, o que resultará em ganhos de desempenho e economia.

O novo Inspire é equipado de série em todas as versões com um pacote completo de segurança, composto por airbags frontais (SRS) para motorista e passageiro e airbags laterais do tipo cortina. Além disso, a estrutura de sua carroçaria oferece um alto nível de proteção para os ocupantes e auxilia na redução da força do impacto em caso de colisão com outro veículo.
O modelo possui, ainda, o Honda CMBS (Collision Mitigation Brake System), sistema que entra em operação ao identificar a possibilidade de colisão traseira e alerta ao motorista.

Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb.14.150)
Linkpress Assessoria e Comunicação

EQUIPE PETROBRAS LUBRAX.

* F-1: CARROS MEMORÁVEIS - LOTUS 49 (1967-70)

Há quarenta anos atrás, a Formula 1 passou por uma grande mudança, ganhando uma nova motorização, a Formula de 3 Litros, e preparava-se para abraçar outras mudanças que iriam modificar para sempre a face da Formula 1. Três delas foram a introdução da publicidade nos carros de competição, o motor Cosworth e... o Lotus 49. É deste último que vou falar.

No final de 1966, Chapman e a Lotus não se adaptaram muito bem à nova Formula 3 Litros. Com a Coventry-Climax, que tinha dominado a Formula de 1.5 Litros, a retirar-se de competição, precisava de um novo motor para continuar a ser competitivo. O seu salvador veio na pessoa de Walter Hayes, o director de competição da Ford na Europa, que pediu a Mike Costin e a Keith Duckworth que projectassem um motor Ford V8 de quatro válvulas duplas (daí os motores terem a sigla DFV - "double four valve"). Foi aqui que nasceu a Cosworth.

Resolvida a questão do motor, faltava o chassis. Sabendo que o Lotus 33 já não servia para os seus propósitos, projectou logo um novo chassis para albergar o novo motor, mas este não ficou pronto a tempo do primeiro GP da época, na Africa do Sul. Somente no GP seguinte, na Holanda, é que o conjunto se estreou.

Quando Jim Clark e Graham Hill testaram o carro, afirmaram que era um chassis fácil de guiar, apesar de terem problemas para lidar com o motor Cosworth, devido às suas imprevisíveis reacções. Contudo, eram problemas de juventude, e cedo, o carro revelou-se ter um potêncial vencedor: Clark ganha em Zandvoort, e irá ganhar mais três corridas em 1967, mas devido à pouca fiabilidade do motor Cosworth, as suas esperanças de alcançar o título naquele ano ficaram postas de lado, em favor dos mais fiáveis Brabham-Repco de Dennis Hulme e Jack Brabham.

Em 1968, o carro torna-se mais fiável e Colin Chapman tem esperança que o carro lhe dê a Clark o seu terceiro título mundial. O britânico ganha na Africa do Sul e as Tasman Series, a série que era corrida na Australia e na Nova Zelândia, mas a 7 de Abril de 1968, numa mera prova de Formula 2, no circuito de Hockenheim, Jim Clark sofre um acidente fatal.

O acidente tem reprecursões na equipa. Colin Chapman, o melhor amigo de Clark, ponderou retirar-se da Formula 1, mas o companheiro de equipa, Graham Hill, compôs a equipa e ganhou três corridas nesse ano (Espanha, Monaco e México) para alcançar o seu bi-campeonato, perante a oposição dos Matras de Jackie Stewart e Jean-Pierre Beltoise. No final desse ano, para além do título mundial de pilotos, a Lotus alcança também o título mundial de construtores.

Foi também nesse ano que a Formula 1 sofreu uma nova mudança: a entrada dos patrocinios. Quando Chapman soube que a Comission Sportive Internationale (a antecessora da FIA) iria abolir as cores dos carros de acordo com a nacionalidade, Chapman tratou logo de arranjar o patrocinio da Imperial Tobacco, que custou na altura 60 mil libras (quase um milhão de Euros, ao câmbio actual). Nas Tasman Series, Jim Clark apareceia com os carros vestidos de vermelho, branco e dourado da marca de cigarros Golden Leaf, e começava uma nova era.

Foi também nesse ano que começaram a ser usados os aerofólios, usados primeiro pelos Ferrari, mas depois a Lotus desenvolveu o conceito até quase a certos limites que roçaram o absurdo e levaram a um grave acidente no GP de Espanha de 1969, com Jochen Rindt a ser vlevado ao hospital devido a uma quebra do aerofólio traseiro.

Nesse ano, Chapman tentou encontrar um substituto para o Lotus 49, concebendo o Lotus 63 de quatro rodas motrizes. Contudo, esse projecto foi um fracasso absoluto, pois eram carros ingovernáveis. Assim sendo, não restava a Chapman do que continuar com os 49 por mais um ano, ganhando duas corridas, no Mónaco (Hill) e em Watkins Glen (Rindt). O carro continuou a correr no inicio de 1970, enquanto que Chapman acabava um novo projecto de carro, que viria a ser o Lotus 72, onde viria a ganhar uma última vez, no GP do Mónaco de 1970, através de Jochen Rindt.


Carro: Lotus 49

Projectistas: Colin Chapman e Maurice Phillipe Motor: Cosworth V8 de 3 Litros Pilotos: Jim Clark, Graham Hill, Jochen Rindt, Emerson Fittipaldi, Jo Siffert, Richard Attwood, Brian Redman, Jackie Oliver, Mario Andretti. Corridas: 39 Vitórias: 12 (Clark 5, Hill 4, Rindt 2, Siffert 1) Poles: 19 (Clark 7, Hill 5, Rindt 5, Siffert 1, Andretti 1) Voltas Mais Rápidas: 14 (Clark 5, Rindt 3, Siffert 3, Hill 2, Oliver 1) Pontos: 212 (Hill 89, Clark 50, Rindt 31, Siffert 27, Oliver 6, Attwood 3, Fittipaldi 3) Títulos: Campeão do Mundo de Condutores em 1968 (Graham Hill), Campeão do Mundo de Construtores, em 1968 e 196

fonte: AutoSport

* F-1 MUDARÁ TREINOS PARA DEFINIR O GRID.

Chefe da equipe Ferrari confirmou algumas alterações nas regras que vão vigorar para a temporada de 2008

ROMA - O novo chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali, admitiu, em declarações ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, que o Conselho Mundial da FIA ratificou a introdução de novas mudanças na sessão de classificação para o grid de largada. No último mês de setembro, o Grupo de Trabalho da F-1 tinha fechado um acordo para reduzir para 15 minutos a terceira parte do treino qualificatório, já que os pilotos ficavam queimando combustível até se aproximar dos últimos minutos.

Domenicali adiantou que a primeira parte da classificação aumentará para 20 minutos em lugar dos 15 atuais, enquanto que a segunda sessão seguirá com a duração dos 15 minutos.
"A terceira parte será diminuída para dez em vez de 15", adicionou Domenicali, que explicou ainda que os pilotos não poderiam colocar combustível em seus carros depois do treino e antes da corrida.

Carro - A escuderia Ferrari apresentará o seu novo carro no dia 6 de janeiro, em sua sede em Maranello, segundo anunciaram o presidente da montadora italian Luca di Montezemolo e o diretor esportivo Jean Todt.

O F2008, modelo do próximo ano, dará nesses dias também as suas primeiras voltas na pista. "Esse dia fará sua estréia no circuito de Fiorano", revelaram. Mais tarde, nos dias 14 a 16 de janeiro, o finlandês Kimi Räikkönen, campeão mundial de 2007, e o brasileiro Felipe Massa participarão dos primeiros treinos coletivos com o carro, em Jerez de la Frontera.

Na próxima temporada, a F-1 não usará mais o controle de tração e outras ajudas eletrônicas, então o teste deve servir para desenvolver melhor estes equipamentos, que começaram a ser analisados no fim deste ano com os conselhos do heptacampeão Michael Schumacher.

* RENAULT QUER REVOLUCIONAR AERODINÂMICA NA FÓRMULA 1.

De acordo com o jornal AS, a Renault quer revolucionar a aerodinâmica na Fórmula 1 na temporada de 2008. A escuderia francesa quer se transformar na pioneira em uma nova tecnologia que seria um software informático conhecido como Cálculo de Dinâmica de Fluídos (CFD, em inglês).

A novidade permite conhecer a incidência do fluxo de ar na carroceria quando o carro se encontra em movimento sem necessidade de precisar do túnel de vento.

Com essa tecnologia, a Renault pretende sair na frente em relação às outras escuderias. O diretor técnico da equipe, Bob Bell, disse que os profissionais não pouparam esforços por essa novidade.

"Todos os nossos rivais trabalham com um segundo túnel de vento, mas nós decidimos dedicar nosso esforço e dinheiro no CFD, que pode nos proporcionar grandes resultados pela metade do preço", comentou.

fonte: ÚltimaHoraNews

* F-1: O PILOTO DO DIA - KARL WENDLINGER.

Muitos ainda se lembram do "annus horribilis" de 1994 na Formula 1. E também se lembram daquele dia, em Maio, em qua ainda tentavamos esquecer aquele fim de semana horrivel no Autódromo de Imola, quando assistimos, horrorizados, a um brutal acidente no Circuito do Mónaco, e receávamos pela vida de um Karl Wendlinger.

Contudo, ele recuperou do coma e continuou a correr, e esta quinta-feira, ele comemorou 39 anos de idade. Hoje falo um pouco da vida de um piloto da geração de Michael Schumacher, que muito prometeu, mas que a sua carreira na Formula 1 terminou naquele fim de semana no Mónaco. Bem sei que ainda continuou a correr, mas nada como dantes...

Karl Wendlinger nasceu em Kufstein, na Austria, a 20 de Dezembro de 1968. Começou a sua carreira em 1983, no karting, onde quatro anos mais tarde, transita para a Formula Ford austríaca. Em 1988, salta para a Formula 3 alemã, onde se classifica na 11ª posição, enquanto que se torna campeão no Campeonato austriaco. Em 1989, domina as pistas alemãs e torna-se campeão. Isso habilita-o para guiar para a equipa oficial da Mercedes no Campeonato do Mundo de Sport-Protótipos.

Em 1991, esteve em duas frentes: corerendo na equipa Sauber-Mercedes de Sport Protótipos, com Heinz-Harald Frentzen e Michael Schumacher, entre outros, também corria na equipa de formula 3000 dirigida pelo seu compatriota Helmut Marko. No final da época, tem a sua estreia na formula 1 ao voltante da March-Leyton House, onde não consegue mais do que o 20ª posto no GP da Australia.

Em 1992, continua na March, onde ao lado do seu companheiro de equipa, o francês Paul Belmondo, debate-se com os parcos recursos da equipa. Contudo, o seu grande momento foi o GP do Canadá, onde consegue levar o carro até à quarta posição final. Essa foi a unica vez que pontuou nessa época, acabando na 12ª posição com três pontos.

No final do ano, o seu antigo patrão nos sport-Protótipos, Peter Sauber, aventura-se na Formula 1 e contrata Wendlinger como piloto principal, ao lado do finlandês J.J. Letho. A estreia com motores Ilmor, foi boa, ficando regularmente em bons lugares na grelha de partida, e a chegar regularmente nos pontos, com o ponto mais alto o quarto lugar no GP de Itália. no final do ano, Wendlinger consegue sete pontos e o 12º lugar no campeonato.

O ano de 1994 começa bem para ele. Acaba em sexto no Brasil, e chega pela terceira vez ao quarto lugar da classificação, no malfadado Grande Prémio de San Marino. No Grande Prémio seguinte, no Mónaco, ainda com o pelotão internacional em choque, Wendlinger tenta conseguir bons tempos com o seu Sauber quando parde controlo do seu carro na saída do túnel. e bate volentamente de lado na chicane do Porto. Sofrendo uma grave contusão na cabeça, fica em coma induzido durante alguns dias, mas acaba eventualmente por recuperar. Contudo, não corre mais no resto da temporada, ficando na 19ª posição, com quatro pontos.

Recupera a tempo para correr pela Sauber em 1995, mas as suas performances estão abaixo do esperado, e é batido constantemente pelo seu companheiro Heinz-Harald Frentzen. É substituido por Jean-Christophe Bouillon após o GP de Espanha, mas volta para disputar as duas últimas provas do ano, mas tudo o que mostrou é que ele tinha perdido a chama anterior. E é assim, desta maneira inglória que termina a sua carreira na Formula 1.

A sua carreira na Formula 1: 42 corridas, em cinco temporadas (1991-95), 14 pontos.

Após a sua temporada na Formula 1, Wendlinger participou em várias competições de turismos. Primeiro, no campeonato FIA GT, onde foi campeão em 1999 (com Olivier Beretta). Após isso, correu em 2002 e 2003 no DTM, a bordo de um Audi TT da equipa Abt, sem grande sucesso. Voltou depois à FIA-GT, onde corre neste momento com um Aston Martin da Jet Alliance Racing, fazendo equipa com o escocês Ryan Sharp, tendo terminado este ano no segundo lugar do campeonato.

fonte: AUTOSPORT

* STOCK CAR: RICARDO SPERAFICO AFIRMA QUE ERA QUESTÃO DE TEMPO PARA ALGUÉM MORRER.

Com a chegada do Natal, família Sperafico ainda sofre com a morte de Rafael e a busca por título em 2008 está na pauta dos irmãos Rodrigo e Ricardo

Ao contrário de outros anos, a celebração do Natal na casa do clã Sperafico em Toledo, no Oeste do Paraná não será a mesma. A tradicional festa não será tão animada, sobretudo pela recente perda de Rafael Sperafico, piloto da Stock Car Light que morreu na última etapa do ano, no dia 9 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Passadas duas semanas do trágico acidente, a ficha ainda parece não ter caído.

Muito ligado a Rafael, o vice-campeão da Stock em 2007 Rodrigo Sperafico mudou de equipe, e procurou evitar a imprensa nessas duas semanas. Já o seu irmão, Ricardo, aceitou falar com a reportagem da Gazeta do Povo Online e fez uma análise bastante grave do acidente que vitimou o seu primo. "Era questão de tempo para alguém morrer na Stock", declarou.

Os parâmetros para tal afirmação são apontados por Ricardo: um carro já defasado, circuitos "abandonados" e o excesso de pilotos. Uma solução, pelo menos para o terceiro motivo levantado por ele, está garantida. A organização da Stock divulgou ainda no começo da temporada que o grid seria reduzido de 38 para 34 carros apenas na categoria principal. "Acho que isso vai melhorar, nos treinos não tinha boxes para todo mundo, e dentro da pista era complicado. Acho que essa medida só ira manter os mais competitivos", disse Ricardo.

Mas para ele, os maiores problemas ainda permanecem sem solução. "Sei que o novo carro já está sendo testado há um ano, só que as equipes adiaram a estréia dele, antes prevista para 2008, para 2009. Acho que isso é ruim, é uma medida de contenção de despesas, parece que as equipes só estão pensando no lucro. O carro atual é muito obsoleto", criticou o piloto, complementando em seguida: "Em termos automobilísticos esse carro é muito ruim, porque ele não segue a lógica de um carro de corrida, tudo nele, suspensão, chassi, é bem ultrapassado, não reage como deveria ao acerto e ao piloto. O novo carro é bem melhor nesses aspectos e em segurança, principalmente".

A avaliação mais grave vem a seguir, e diz respeito aos autódromos. "O que houve em Interlagos, pra você ver, aconteceu em um circuito aprovado pela FIA. Porém, outros autódromos estão bem mais propícios a acidentes, alguns estados não investem nada em segurança, infra-estrutura e tudo mais. Corremos porque gostamos, mas faltam investimentos. A maioria dos circuitos está falida. Se você pegar Tarumã por exemplo, já tem uns 25 anos e nunca investiram nada em estrutura, banheiros e boxes. Campo Grande é muito apertado, já Londrina é muito perigoso, não tem áreas de escape. Ninguém gosta de correr lá. Mas até acontecer alguma coisa, ninguém faz nada. Está na hora de reverem essas coisas, depois do acidente não adianta. Tudo era questão de tempo", lamentou Ricardo Sperafico.

Apesar dos perigos, o piloto assegura que irá permanecer na categoria em 2008. As negociações com algumas equipes já estão em andamento. "A partir do momento em que você está dentro do carro, você tenta fazer o seu melhor. Só que nessas condições, os riscos são bem maiores". A meta, tanto dele quanto do irmão Rodrigo, é o título, como forma de homenagear o primo Rafael. "Vamos fazer de tudo para conseguir isso, pode ter certeza", concluiu Ricardo.

Organização da Stock Car se defende

Procurado pela Gazeta do Povo Online para comentar as afirmações de Ricardo Sperafico, o organizador da Stock Car, Carlos Col, refutou as insinuações de que o atual carro seja obsoleto e inseguro e classificou o acidente que vitimou Rafael Sperafico como “grande fatalidade em razão de ter reunido raras características”.

O dirigente, porém, admitiu que a segurança e os investimentos dos autódromos precisam aumentar.“O carro de 2009 é um projeto de oito anos, usando o que há de mais moderno em tecnologia para os padrões da categoria. A pedido das equipes, a estréia foi adiada. Quanto ao autódromos, a organização tem feito o que está ao seu alcance. Porém, existe uma quase total dependência do poder público, responsável pela manutenção dos mesmos”, afirmou Col.

O pedido das equipes teria sido feito porque o novo Stock iria custar cerca de R$ 450 mil por equipe, um investimento considerado ainda muito alto. Mas o atual, segundo Col, é muito seguro pelas demonstrações do passado em outros acidentes e pelo fato de ser um carro de alta potência.

Quanto à morte de Rafael Sperafico, o dirigente lamentou e assegurou que nenhum carro de turismo do mundo teria evitado o pior. “Uma batida lateral em T do lado do piloto, onde o carro do Rafael, parado, sofreu um impacto a 192 km/h, e provocou uma aceleração no corpo do piloto de 10 Gs. Isto foi o que ocasionou fratura na base do crânio do piloto. A estrutura do carro cumpriu seu papel quanto à integridade física. Consultamos os mais respeitados projetistas da atualidade, e obtivemos a opinião de que em idênticas circunstancias nenhum carro de turismo no mundo teria evitado a morte do Rafael”.

Para a próxima temporada, Carlos Col promete mudanças que vão além da redução do grid. O objetivo da organização é aprender com a fatalidade do acidente e trazer instrumentos que melhores a segurança de todos. “Os carros em 2008 irão contar com estruturas de absorção de energia, que irão colaborar em impactos de pequena proporção. É importante lembrar que acidentes fatais são inerentes a este esporte, em todas as suas categorias. Até na F-1, os brasileiros ainda se comovem com a perda de Ayrton Senna. Temos que seguir buscando inovações e aprendendo com os fatos”, finalizou Col.

fonte: GAZETA DO POVO

segunda-feira, dezembro 24, 2007


* VOTOS DE JOÃO VASCONCELOS:


* MULHERES TESTAM F-3 DE OLHO NA F-1.

Grupo de seis pilotos disputa uma posição para correr na F-3 espanhola

A equipe Campos F3 iniciou nesta sexta-feira um projeto que pode terminar na Fórmula 1. A equipe, que disputa a F-3 espanhola está testando seis mulheres e uma delas poderá fazer parte da equipe para a temporada 2008 da modalidade. Da esquerda para a direita: Alessandra Neri, María de Villota, Carmen Jordá, Luicie Panackova, Natacha Gachnang e Natacha Gachnang
Carmen Jordá é uma das mais experientes do grupo, já tendo disputado algumas provas da F-3 espanhola este ano
fonte: GloboEsporte

* F-1: ERRO DE LEWIS HAMILTON NO BRASIL GANHA NOVA VERSÃO.

Vídeo oficial da temporada da F-1 traz imagens que apontariam para problemas no carro

Erro de Hamilton no GP do Brasil ainda gera polêmicas no mundo da Fórmula 1O tradicional documentário de fim de temporada da Fórmula 1, recém-lançado na Europa, traz uma nova versão para o erro de Lewis Hamilton no GP do Brasil. O DVD, intitulado "Kimi made it at last!" (Kimi conseguiu, afinal!), traz imagens da câmera onboard do inglês na sétima volta da corrida, acompanhadas de um gráfico.

A nova versão, mostrada no vídeo, apontaria para um possível problema no câmbio de Hamilton. O carro teria desacelerado antes do piloto apertar o botão N (Neutral), que coloca o carro em ponto morto, e ele perdeu várias posições. O fato é que, em vez de solucionar, o novo vídeo trouxe ainda mais dúvidas. Afinal, não dá para saber se o gráfico na tela, supostamente em tempo real, reproduz o momento exato da falha. Além disso, o som ambiente poderia não estar sincronizado com a imagem.

A outra versão
Lewis Hamilton teria apertado um botão indevido no volante de seu McLaren. O inglês acionou a tecla N (Neutral), que coloca o carro em ponto morto, logo após a Descida do Lago e perdeu muita velocidade. Ele quase parou no Laranjinha, quando conseguiu voltar a engrenar as marchas e seguir adiante.

Perto do botão N, mais três funções são acionadas: uma que navega pelo computador de bordo, outra para acionar o líquido que hidrata o piloto e para usar o rádio. No entanto, é improvável que o inglês tenha tentado acionar quaisquer dessas teclas no meio de uma curva. Após o erro, Hamilton parece estar desesperado, já que tenta reverter o problema apertando vários botões.

Para Luciano Burti, comentarista da Rede Globo e ex-piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton realmente errou ao apertar o botão N. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone, ele contou ter cometido um erro semelhante, quando era piloto de testes da Ferrari. Burti esbarrou no botão que coloca o carro em ponto morto. Após isso, a equipe italiana criou um mecanismo de defesa para evitar esse tipo de falha.

- Isso aconteceu comigo uma vez na Ferrari. Estava no meio de uma curva e meu dedo esbarrou no botão. Após isso, a equipe se preveniu e o Neutro passou a ser acionado somente em primeira ou segunda marcha. Se isso acontecesse, a embreagem precisava ser acionada e voltar para a primeira ou a segunda marcha. Por isso, o Hamilton demorou tanto tempo para voltar a andar rápido. A McLaren não deve ter esse tipo de proteção – diz Burti
fonte: GloboEsporte

* F1: SIMULAÇÕES COLOCAM CARRO DA RENAULT À FRENTE DOS RIVAIS.

Madri (Espanha) - A pré-temporada da Renault, que realizou diferentes testes com os protótipos de 2008 e também utilizou simulações para avaliar o rendimento, trouxe boas notícias aos engenheiros da equipe francesa. De acordo com uma reportagem publicada no jornal espanhol AS, os novos carros da escuderia de Flavio Briatore apresentaram uma melhora, na melhor das hipóteses, de até 1s6 por volta.

Mesmo admitindo melhoras nos carros de suas principais rivais, como McLaren, Williams e Ferrari, a Renault já teria o melhor monoposto para a disputa da temporada de 2008.
De acordo com as simulações utilizando o túnel de vento, sistema para melhorar as condições aerodinâmicas, o R28 apresentaria tempo melhor àquele registrado pela pole position em Interlagos, local do último Grande Prêmio de 2007.

Apesar do otimismo, as projeções serão devidamente avaliadas durante os próximos testes marcados antes do início da temporada de 2008. A partir do dia 16 de janeiro, a Renault e outras equipes retomam o circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, para avaliar as condições de seus carros.

fonte: Gazeta Esportiva

* SCHUMACHER PREPARA VOLTA ÀS PISTAS, DIZ JORNAL ESPANHOL.

Madri (Espanha) - O heptacampeão mundial de Formula 1, Michael Schumacher, estaria preparando sua volta às pistas, segundo o jornal espanhol As. Ele iria correr pela Alemanha na Fórmula A1GP, cujos carros receberão motores da Ferrari pelos próximos seis anos.

Segundo a publicação, a intenção da equipe italiana é dar maior visibilidade para a categoria, tornando-a mais atrativa para os patrocinadores, e a participação de Schumacher seria importante para isso.

Outro ponto que indicaria a ida de Schumacher para a A1GP seria que seu empresário, Willi Weber, tem também uma função de chefia na equipe alemã da categoria e estaria negociando com o piloto o seu retorno.

O diário diz também que Schumacher estaria com saudades do automobilismo, já que participou diversas vezes neste final de ano de disputas como a Corrida dos Campeões (onde venceu na competição por países) e o Desafio da Estrelas (prova de kart organizada por Felipe Massa), além dos testes da Ferrari em Barcelona e Jerez de la Frontera.

A A1GP não tem corridas regulares durante todo o ano, além de ter menos etapas em comparação com a F-1. Sem a pressão dos tempos de Ferrari, o alemão - que completará 39 anos em janeiro - poderia continuar com o convívio de sua família e saciar sua vontade de voltar a correr.

fonte: Gazeta Esportiva

* STOCK LIGHT: RENATO RUSSO DIZ QUE NASCEU DE NOVO APÓS ACIDENTE EM INTERLAGOS.

São Paulo (SP) - O piloto Renato Russo, de 40 anos, nasceu de novo no dia 9 de dezembro de 2007. Isso é o que o próprio piloto diz, em sua primeira entrevista após se envolver no acidente que matou Rafael Sperafico durante a última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car Light, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Russo considera, agora, essa data como seu segundo aniversário.

"Eu nasci de novo. Quando se completar um ano desde o acidente, darei uma festa e os convidados terão que aparecer com roupa de criança", disse Renato Russo, em tom de brincadeira, em uma entrevista ao jornal Diário de São Paulo.

O piloto contou que não tem lembrança alguma do acidente – Rafael Sperafico perdeu o controle de seu carro na curva do Café, bateu na proteção de pneus e voltou atravessado na pista. Infelizmente, foi o seu lado que ficou de cara para o carro de Renato, que não teve como evitar o choque a 200 quilômetros por hora.

"Os médicos me explicaram que isso é uma defesa do próprio organismo, que me poupa de traumas e complicações emocionais", afirmou Russo, sobre seus lapsos de memória da hora do acidente. O piloto só soube da morte de Sperafico três dias depois, quando saiu da UTI do hospital São Luís, onde ficou internado até a última segunda-feira.

Sobre as causas do acidente, Renato Russo declarou que as proteções do seu carro o mantiveram vivo e que há três culpados: a colocação equivocada dos pneus na área de escape da curva do Café, as mudanças no regulamento da Stock Car Light e a falta de respeito entre os pilotos.
"O carro é muito seguro. Sofrendo pancada naquela posição, dificilmente alguém sobreviveria. Acho que o problema foi manter aquela proteção de pneus, colocada para a Fórmula 1.

Infelizmente, muitos pilotos deixam a segurança de lado e questiono a formação de muitos que estão na Stock Car Light", contou Russo.

fonte: Gazeta Esportiva

domingo, dezembro 23, 2007

* IRON MAN MARCA ESTRÉIA DO R8 NO CINEMA.


Filmes e seriados de super-heróis se transformaram nas mais novas e preferidas vitrines da indústria automobilística mundial. Que o digam Nissan, Ford, General Motors, Lamborghini e tantas outras marcas. A Audi, por exemplo, escolheu o longa-metragem "Iron Man" ("O Homem de Ferro"), estrelado por Robert Downey Jr., para mostrar o superesportivo R8 em ação. Em sua breve aparição no filme, o supercupê será visto contracenando com o bilionário Tony Stark, o Homem de Ferro, vivido por Downey Jr. A produção está a cargo dos estúdios Paramount Pictures e Marvel, e sua estréia no Brasil está prevista para o dia 1º de maio do ano que vem.
"O R8 é o carro perfeito para Tony Stark", garante o diretor do longa, Jon Favreau. "É uma obra de arte da tecnologia. Além do mais ele é rápido, seguro como todos sabem", completa Favreau. Mas o R8 não foi o único Audi a participar das filmagens de Homem de Ferro. O novo sedã A5 poderá ser visto sendo guiado pela atriz Gwyneth Paltrow, que interpretará Virgínia "Pepper" Pots, personagem que fará par romântico com Stark.

Em "Batman Begins", de 2005, um Lamborghini Murciélago é guiado por Bruce Wayne, personagem vivido por Christian Bale. No seriado de tevê "Heroes", exibido pelo canal pago Universal, o estudante Hiro Nakamura (Masi Oka), que possui capacidade de parar o tempo cronológico, dirige um hatchback Nissan Tiida em um dos episódios.

A General Motors, por sua vez, apostou suas fichas no filme "Transformers", adaptação para o cinema do desenho animado de mesmo nome exibido na tevê na década de 1980. A série caiu no gosto da garotada pois trazia vários veículos, como carros, caminhões e aviões que se transformavam em robôs com superpoderes. Recentemente, a Ford Motor Company anunciou que a refilmagem do seriado "Knight Rider" ("Super-Máquina") terá um Mustang Shelby GT500KR no papel de KITT, o carro-robô que ajuda no combate contra o crime. Na série original, o carro usado era um Pontiac Firebird Trans Am 1982 modificado.
fonte: carsale

* FORMULA 1: CARROS MEMORÁVEIS - MCLAREN M23 (1973-78)

É considerado por muitos como o anti-Lotus 72. E um dos carros mais míticos da Formula 1 e da McLaren, e deu dois títulos mundiais de pilotos a Emerson Fittipaldi e a James Hunt, e foi o primeiro carro de Formula 1 para outros grandes pilotos dos anos 70 e 80, como Jody Scheckter, Nelson Piquet e Gilles Villeneuve, entre outros. Hoje falo do McLaren M23.

Projectado por Gordon Coppuck e John Barnard, o carro tinha o objectivo de suceder ao projecto M19A, que se estreara em 1971, quee tinha tido bons resultados em 1972. O seu desenho tem como base o M16, da Indy, que tinha ganho as 500 Milhas de Indianápolis de 1972, com Mark Donohue ao volante. Para além disso, o nariz em cunha tinha sido claramente inspirado no Lotus 72, o que era eficaz em termos aerodinâmicos. Como quase todos os carros na época, este era alimentado pelo motor Cosworth V8, mas a diferença entre este e os outros era a maneira como era preparado: a Nicholson, uma preparadora inglesa, trabalhava com os motores, fazendo com que alcançassem os 490 cavalos, um pouco mais daquilo que valia normalmente.

O carro estreou-se no GP da Africa do Sul de 1973, às mãos de Dennis Hulme, e provou ser logo um bom carro: o piloto neo-zelandês marcou aí a sua unica "pole-position" da sua carreira. Alguns meses depois, na Suécia, Hulme deu à equipa a primeiria vitória do ano com esse chassis, e a segunda vitória veio logo a seguir, no circuito de Silverstone, através do americano Peter Revson, após um acidente multiplo na priomeira volta provocado por outro McLaren M23, pilotado pelo sul-africano Jody Scheckter. Até ao final do ano, Revson deu mais uma vitória à marca, no Canadá, contribuindo para que a marca ficasse na terceira posição do Mundial de marcas.

Em 1974, com Revson a caminho da Shadow (onde acabaria por morrer num acidente na Africa do Sul), o seu substituto vinha da Lotus: o brasileiro Emerson Fittipaldi. O carro mostrou logo o que valia na corrida inicial do ano, quando o veterano Hulme ganhou em Buenos Aires, e logo a seguir, foi Fittipaldi a mostrar aquilo que valia em Interlagos. Até ao final da temporada, o piloto brasileiro ganhou mais duas provas, e pontuou com regularidade, provando a eficácia do M23. Quando acabou o Grande Prémio dos Estadios Unidos na quarta posição, não só Fittipaldi tinha alcançado o seu bi-campeonato, mas também deu à McLaren algo até então inédito: tinham alcançado os títulos mundiais de pilotos e construtores. Para Dennis Hulme e Teddy Mayer, os homens que tinham ajudado a manter a equipa unida após a morte de Bruce McLaren, quantro anos antes, era um sonho tornado realidade.
Em 1975, houve novidades: a instalação de uma caixa de seis velocidades e mais algumas ajudas aerodinâmicas fozeram com que o carro melhorasse um pouco, mas não o suficiente para Fittipaldi bater os Ferraris de Niki Lauda e Clay Regazzoni. Contudo, o brasileiro alcançou o vice-campeonato, antes de no final da época sair rumo à Copersucar, o projecto que o irmão Wilson ajudava a montar na Formula 1. Em 1976, com a chegada de um novo piloto, o inglês James Hunt, o carro sofee nova evolução, muito por força dos novos regulamentos, que banem as entradas de ar enormes por cima dos pilotos. Hunt mostra ser um piloto veloz e determinado, que consegue ser superior ao estilo de vida que ele tem fora das pistas... É um ano onde batalha contra Niki Lauda, e mesmo quando o austriaco estava no comando do mundial, a sua postura de nunca baixar os braços compensou: após o GP do Japão, no circuito de Fuji, onde ficou na terceira posição, o inglês bate Lauda por um ponto e torna-se campeão do Mundo.

Entretanto, a McLaren já tinha nesta altura projectado o novo M26, no sentido de ser mais leve e mais eficaz do que o M23. Contudo, o projecto bateu-se com vários problemas de sobreaquecimento, e o seu lançamento foi adiado de meados de 1976 para meados de 1977. E assim que a McLaren iniciou a sua quinta temporada consecutiva(!) com o mesmo carro, alcançando bons resultados. Hunt só iria estrear o M26 no GP de Espanha, em Jarama.

E foi assim que, oficialmente, a equipa deixou de usar o M23. Contudo, isso não implicou a sua imediata reforma, pois ainda correu por mais uma temporada ao volante de pilotos e equipas privadas. Em 1977, a McLaren inscreveu um terceiro carro, um M23, no GP de Inglaterra, para um jovem canadiado chamado Gilles Villeneuve. Em 1978, a BS Fabrications inscreveu dois M23 para Brett Lunger e outro joven piloto vindo da Formula 3 britânica: Nelson Piquet. Consta-se que quando o viu correr, o patrão da equipa, David Simms, afirmou o seguinte "Aposto meu dinheiro, com quem quiser, que Nelson Piquet será campeão mundial em três anos".
Apesar de ter corrido por cinco temporadas, e de ter ganho 16 Grandes Prémios, este chassis não é tão lembrado ou celebrado como o Lotus 72 ou o Tyrrell P34 de seis rodas. Mas o seu design simples e a sua eficácia nas pistas fizeram com que se tornasse um chassis vencedor, e merece aqui o seu lugar na história.

Carro: McLaren M23 Projectistas: Gordon Coppuck e John Barnard
Motor: Cosworth V8 de 3 Litros
Pilotos: Emerson Fittipaldi, Peter Revson, Dennis Hulme, Jacky Ickx, Mike Hailwood, Jody Scheckter, James Hunt, Jochen Mass, Emilio de Villiota, Bruno Giacomelli, Gilles Villeneuve, Dave Charlton, Brett Lunger, Tony Trimmer, Nelson Piquet.
Corridas: 90
Vitórias: 16 (Hunt 6, Fittipaldi 5, Revson 2, Hulme 2, Mass 1)
Poles: 14 (Hunt 11, Fittipaldi 2, Hulme 1)
Voltas Mais Rápidas: 8 (Hunt 3, Mass 2, Hulme 2, Fittipaldi 1)
Pontos: 319 (Fittipaldi 100, Hunt 78, Mass 53, Hulme 40, Revson 32, Hailwood 12, Ickx 4)
Títulos: Campeão do Mundo de Condutores em 1974 (Emerson Fittipaldi) e 1976 (James Hunt), Campeão do Mundo de Construtores, em 1974.
fonte: AUTOSPORT

sábado, dezembro 22, 2007

* CERAPIÓ 2008: COMEÇA CONTAGEM REGRESSIVA PARA O MAIOR ENDURO-RALLY DE REGULARIDADE DA AMÉRICA LATINA.

Evento terá um percurso total de 1300 Km entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco com a participação de mais de 500 inscritos

Trinta dias! Daqui a um mês a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, receberá competidores, jornalistas, mecânicos, equipes de apoio e aficionados pelas emoções fora de estrada de todo o Brasil, além de representantes de outros países, como Inglaterra e Suíça. Será mais de mil pessoas que estarão participando da 21ª edição do maior enduro-rally de regularidade da América Latina, o Cerapió 2008 (www.cerapio.com.br). Os mais de 500 inscritos irão percorrer 1.300 quilômetros pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco – até o dia 19 de dezembro, a organização já havia registrado 400 inscritos. A largada está confirmada para o dia 23 de janeiro, mas uma semana antes, a cidade já começa a receber os participantes e toda a estrutura do evento. Após passar por Mossoró/RN, Natal/RN e João Pessoa/PB, a caravana do Cerapió chegará a Recife e Jaboatão dos Guararapes para o encerramento e premiação.

"Essa edição será histórica para nós. Chegaremos à maioridade, 21 anos, e estamos partindo para um roteiro inédito, o que será muito importante para dar visibilidade ao evento e oportunidade para muitos competidores participarem", disse o diretor geral da Radical Produções, organizadora do evento, Ehrlich Cordão. Os competidores serão divididos nas modalidades moto, quadriciclos, bike, carros (regularidade e cross country) e caminhões. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: cerapio@cerapio.com.br ou no site: www.cerapio.com.br .

Os dois primeiros dias do evento valerá pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A decisão partiu da própria entidade, e vem ressaltar a importância da prova, maior enduro-rally de regularidade do país. A organização comemora a decisão e espera um número ainda maior de participantes.
O Campeonato Brasileiro de Enduro é realizado em 14 etapas ao longo do ano, em várias partes do país, sendo duas etapas por prova. "Como dirigente da CBM e como nordestino é um orgulho ter o Cerapió como prova do campeonato nacional. Essa é uma competição importante, diferente das demais e mais do que nunca deve permanecer no nosso calendário", ressaltou o vice-presidente da CBM, Assis Aquino, que também responde como presidente da Federação de Motociclismo do RN - Femorn.

Para o diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão, a participação do Cerapió no calendário oficial da Confederação Brasileira é muito importante e mostra o respeito que as entidades desportivas têm com o Cerapió. "Estamos muito felizes com esse anúncio, que mostra a força do Cerapió e comprova a nossa seriedade como organizadores da prova", destacou.
A última conferência do percurso está sendo realizada nesta semana. A organização, sob o comando de Ehrlich Cordão, está utilizando seis motos, três carros 4x4 e 10 pessoas. E a equipe de bike está levantando todo o percurso, que será diferenciado das demais categorias.

ENDURO E RALLY DE REGULARIDADE - No rally ou enduro de regularidade, o competidor precisa obedecer à velocidade estabelecida para cada trecho da planilha (livro de bordo com as direções a serem seguidas durante a prova), e cumprir os seus horários durante o trajeto. No roteiro, a organização coloca Postos de Controle, chamados PC’s, que registram a passagem dos competidores. Nenhum piloto ou navegador (co-piloto para os competidores de carro) sabe onde o PC ficará durante a prova. Então, numa competição de regularidade é preciso estar sempre no tempo ideal e na velocidade certa. Vence quem acumular o menor número de pontos e for o mais regular e preciso possível. A prova terá a apuração da empresa Prisma (www.ce60.com.br) que utilizará os coletores de informações da Totem (< href="HTTP://www.totemonline.com.br">www.totemonline.com.br).
VELOCERAPIÓ (categoria rally cross country) - Cross Country confirmado no Cerapió 2008! Os competidores de carros 4x4 que gostam de acelerar pelas especiais de velocidade de um bom rally cross country em trilhas exclusivas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, já tem um grande motivo para disputar o Cerapió 2008. A organização do Enduro-rally, que estará completando 21 anos, se reuniu com os organizadores do Velobrasil, Fernando e Guilherme Holanda, e confirmaram a realização do Velocerapió em 2008. "As pernoites serão nas mesmas cidades do Cerapió. Estamos definindo o regulamento e os últimos detalhes, mas os interessados já podem fazer a sua inscrição e garantir sua vaga pelo site", disse Guilherme Holanda.

O piloto cearense atual campeão do Velobrasil e da Mitsubishi Cup Nordeste, na categoria Protótpio, e vencedor do Rally Internacional dos Sertões, Riamburgo Ximenes, já confirmou presença e aguarda participação de pilotos de todo o Brasil na categoria. "Espero que pilotos de todo o Brasil compareçam ao evento que promete ser bastante disputado e competitivo", disse Riamburgo, confirmando a sua participação e convocando os amigos e concorrentes.

A categoria cross country, ou Velocerapió 2008, vai contar com a participação de duplas baianas, alagoanas, pernambucanas, potiguares, cearenses, paraibanas entre outras equipes que já demonstraram interesse de outras regiões do País. Entre os competidores inscritos e interessados, tem equipes com Troller T4, L200RS, L200 R, TR4 R, S-10, entre outros. Deverão ser realizadas cerca de quatro especiais de velocidade durante o Velocerapió 2008, uma em cada dia de rally.
DESAFIO DAS BIKES - Eles já passaram dos 35 anos. Têm esposa, filhos, vida profissional estável e venceram alguns dos principais obstáculos da vida. Ao invés de aproveitar esse momento para frear as atividades, fazem justamente o contrário, lançam novos desafios em busca de mais saúde e satisfação pessoal. São os atletas da meia-idade. Muitos deles vão enfrentar em janeiro a maior prova de enduro-rally de regularidade da América Latina: o Cerapió 2008 (www.cerapio.com.br), que acontece de 23 a 26 de Janeiro - com largada em Fortaleza e chegada em Recife - num percurso inédito. Entre os principais objetivos desses competidores, estão à vontade de superar os próprios limites, conhecer novos lugares e fazer amigos. Como motor para cumprir o roteiro, somente o próprio corpo.

Aos 55 anos, o recifense Cesário Ferreira é um bom exemplo de atleta amador que busca no esporte uma forma manter corpo e mente mais saudável. Bancário Aposentado, ele pedala cerca de 200 quilômetros semanalmente para manter a forma. "Sempre gostei de andar de bicicleta. Depois de aposentado, aproveito meu tempo livre para cultivar as amizades que faço nesse esporte. Pedalar para mim significa mais saúde. Eu me encontrei nesse esporte", comentou.

Essa será a primeira participação de Cesário no Cerapió. Como treino, ele simplesmente mantém a rotina de boa alimentação e atividades físicas diárias. O trajeto off-road, ao que tudo indica, não será um problema. Para ele, os melhores caminhos são os que saem do asfalto, como o próprio nome do grupo que faz parte denuncia: "Escaladores". "Além de pedalar, também corro oito quilômetros por semana para manter o ritmo. Sei dos meus limites e não pretendo trazer títulos. Só quero participar e aproveitar essa prova", explica.

Ao todo, serão oito sub-categorias na modalidade bike: O Feminino, categoria única; Masculino Elite; Sub-20, para atletas com menos de 20 anos; Sub-30; Sub-40; Over-50, para atletas acima dos 50 anos e Eco-Turismo, categoria light para os que desejam conhecer o roteiro em um ritmo mais "tranqüilo".

E é exatamente a tranqüilidade da categoria Eco-Turismo o que busca o carioca José Ricardo. Aos 38 anos, o empresário utiliza o esporte como uma válvula de escape para o stress: "Nesse ritmo frenético do dia a dia, saio para pedalar como uma forma de esquecer um pouco o trabalho, e relaxar", disse. "Já participei de algumas provas grandes. A família vai junto sempre que dá. Para o Cerapió, já estamos providenciando hospedagem. Eles querem estar sempre perto, e isso ajuda bastante".

HISTÓRIA - O Cerapió surgiu em 1987, em um bate-papo informal entre amigos, que pretendiam unir pilotos dos estados do Ceará e Piauí. Ao longo de 21 anos de história o evento cresceu, se consolidando como uma das maiores provas de regularidade do país. Os números mostram que o evento, além de diversão para os amantes do off-road, também é responsável por um incremento na economia das cidades por onde passa, não só para o setor turístico, como também para os setores de serviços, alimentação e comércio. O Enduro-Rally Cerapió também realiza ações sociais nos municípios. É a união do esporte radical com o social, levando alimentos que vão ser distribuídos para a população carente.

Na edição 2008 do Cerapió, serão sete categorias: motos, bikes, carros 4x2, carros 4x4 regularidade e cross country (Velocerapió), caminhões 4x4 e quadriciclos. As inscrições podem ser feitas com preço promocional pelo site: www.cerapio.com.br. O Enduro-Rally Cerapió 2008 será supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Motociclismo do Ceará e Federação Cearense de Ciclismo. O evento conta com a parceria das revistas 4X4&Cia, Moto!, site webventure.com.br, e da empresa Houston Bike. O Patrocínio é da Petrobras e Honda Motos. Outras informações no site: www.cerapio.com.br .

PROGRAMAÇÃO DO CERAPIÓ 2008:

Dias 21 e 22 de Janeiro
9h às 12h/ 14h às 17h - Vistoria técnica e médica:
Local: Marina Park Hotel – Fortaleza/CE

Dia 22 de Janeiro
18h - Briefing
20h - Largada promocional

Dia 23 de Janeiro
Largada: Marina Park Hotel – Fortaleza/CE
Chegada: Estação das Artes – Mossoró/RN

Dia 24 de Janeiro
Largada: Estação das Artes – Mossoró/RN
Chegada: A definir – Natal/RN

Dia 25 de Janeiro
Largada: A definir – Natal/RN
Chegada: Parque Solón de Lucena – João Pessoa/PB

Dia 26 de Janeiro
Largada: Farol da Ponta do Cabo Branco – João Pessoa/PB
Chegada: Praia de Boa Viagem, 2º jardim – Recife/PE
Festa de Premiação:
20h - Hotel Golden Beach – Jaboatão dos Guararapes/PE
Dessana Araújo
Riccardo Carvalho
Usina Comunicação

* STOCK LIGHT: SONDERMANN ESTUDA POSSÍVEIS DESTINOS PARA 2008.

Piloto paulista completou sua melhor temporada na Stock Car V8 Light e encerrou o ano com uma vitória e quatro pole positions, recorde de largadas na primeira posição em um mesmo campeonato da categoria

O paulista Gustavo Sondermann (CHT - Bezema/Banco Sofisa/Corduroy/Colonial/Nokia) deixará para o ano que vem a decisão sobre seu destino na temporada de 2008 do automobilismo. Terceiro colocado na Stock Light e um dos destaques do campeonato deste ano da categoria, ele estuda a possibilidade de permanecer na remodelada Copa Vicar na próxima temporada, embora não descarte a natural passagem para a Copa Nextel.

A atual Stock Light apresentará novidades em 2008 – entre elas um calendário mais independente da categoria principal e a presença de mais de uma montadora no grid –, e deverá ser ainda mais competitiva por receber parte dos pilotos e equipes que não se classificaram para a próxima temporada da Copa Nextel.

"Ainda não definimos o meu futuro, e certamente disputarei o campeonato em que tiver mais chances de vitória. A Stock Light passará a se chamar Copa Vicar no próximo ano, terá corridas em pistas que hoje não visitamos, e certamente continuará sendo uma categoria atraente para os pilotos e patrocinadores. Por outro lado, disputar a Copa Nextel tem sido meu objetivo desde que estreei em categorias de turismo, e por isso ainda tenho essa idéia na cabeça", declarou Sondermann.

O piloto da equipe FTS completou em 2007 sua melhor temporada no automobilismo e fechou o ano com uma vitória, quatro pole positions, dois recordes de pista e quatro pódios em nove corridas. Terceiro colocado na classificação final, ele disputou o título até a penúltima corrida do ano e só não fechou a temporada com chances reais de ser campeão em virtude de problemas mecânicos e um acidente ocorridos ao longo do ano.

"Tivemos uma temporada muito produtiva, em que eu e a equipe conseguimos um ótimo entrosamento. Começamos e terminamos o ano com pole positions, e infelizmente tivemos algumas quebras que me impediram de disputar o título até a última etapa. Mas, caso nossa decisão seja a de permanecer na categoria no ano que vem, terminar o campeonato como campeão certamente será meu principal objetivo", acrescentou Sondermann.

Após uma carreira vitoriosa no kart e em categorias de monopostos – disputou a Fórmula Renault no Brasil, na Europa e nos EUA, sempre acumulando vitórias e pole positions –, Gustavo se diz satisfeito com a mudança para os carros de turismo. A chegada a Stock Light abriu novas perspectivas em sua carreira, e renderam ótimo retorno a seus patrocinadores.

"Estou muito feliz competindo no Brasil, e vejo todas as categorias que compõem o evento Stock Car como ótimas oportunidades para pilotos e patrocinadores. Neste ano desenvolvemos uma série de ações de marketing ao longo do ano que potencializaram o retorno oferecido a nossos parceiros, e esse resultado nos anima a continuar na Stock Light no ano que vem", encerrou Gustavo, que teve como parceiros neste ano as empresas CHT – Bezema, Banco Sofisa, Corduroy, Colonial e Nokia.

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Luca Bassani / Divulgação

* MARKENSON MARQUES É CAMPEÃO CATARINENSE DE KART SÊNIOR.

O piloto Markenson Marques conquistou no último final de semana o título de Campeão
Catarinense de Kart 2008, na categoria Sênior, uma das mais rápidas. A prova foi disputada no Kartódromo Internacional dos Ingleses, em Florianópolis, mesmo local onde há menos de um mês o alemão Michael Schumacher disputou o "Desafio das Estrelas".

Na prova, o piloto fez a pole, venceu duas baterias e fez a volta mais rápida em três das quatro baterias. A vitória veio somente na última bateria, quando o piloto largou em quarto e conseguiu ultrapassar os outros competidores. "O kart estava perfeito com o acerto do Iferson e o motor do Passoca que chegou a virar 19.050 RPM", lembrou Markenson. "Apenas um F-1 tem este giro".

Nos treinos livres, Markenson conseguiu fazer um tempo de 39'050". O detalhe é que esse tempo foi quase dois segundos melhor que o de Schumacher, que fez 41'000" quando esteve no mesmo autódromo. Ambos pilotaram um modelo bastante parecido - um kart Parilla de 125 cc refrigerado a água. A diferença é que o kart utilizado na categoria Sênior é refrigerado a ar.

Disputas

Muita velocidade e disputas como não se viam há algum tempo marcaram as provas no Kartódromo dos Ingleses em Florianópolis, em todas as oito categorias. Com cerca de 45 pilotos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, os pegas foram uma constante o tempo todo. No final, muita festa para os campeões e nenhum incidente desportivo. Segundo a organização das provas, foi um dos melhores campeonatos dos últimos anos, em vista da qualidade dos pilotos presentes, onde disputas constantes e muita lealdade marcaram a competição.
= =
XX Campeonato Catarinense de Kart - Categoria Sênior 2008

Classificação Final

1. Markenson Marques - 38 pontos
2. Fernando Pastro - 35 pontos
3. Marcelo Damiani - 33 pontos
4. Márcio Rudiger - 29 pontos
5. Júlio Pires - 23 pontos
6. Christian Rocha - 5 pontos

Enfoque Comunicação & Eventos

* STOCK: TERRA RACING RENOVA COM FELIPE MALUHY E ANUNCIA RODRIGO SPERAFICO PARA 2008.


Equipe dirigida por José Avallone Neto terá uma das duplas mais fortes da categoria

São Paulo – Em sua quinta temporada na Copa Nextel Stock Car, a equipe Terra Racing poderá contar com uma das duplas mais fortes da categoria. O paulista Felipe Maluhy, quinto colocado em 2007, renovou com o time pelo quarto ano consecutivo e terá como companheiro o atual vice-campeão, o paranaense Rodrigo Sperafico, que disputará seu primeiro campeonato pela equipe em 2008.

Nesta temporada, Sperafico correu pela equipe Genéricos Biosintética Stock Car e venceu duas provas, largando três vezes da pole position. Ele somou 265 pontos nas 12 provas disputadas e ficou a apenas 13 pontos do campeão Cacá Bueno. O piloto está na Stock Car desde 2005.
"Vai ser a primeira vez que vou trabalhar com o Avallone, mas a equipe tem conseguido resultados muito bons. Nos dois últimos anos, disputou o PlayOff com o Maluhy e venceu corridas com o Tarso Marques. Estou feliz por representar a equipe Terra e vamos trabalhar bastante para tentar conquistar o título, que ficou próximo este ano", comentou Rodrigo, de 28 anos.

O piloto prevê um bom trabalho ao lado de Maluhy. "Temos um relacionamento bom dentro e fora das pistas. Acho que vamos formar uma dupla forte e isso é importante para a equipe. Tenho certeza de que nos ajudaremos nos momentos bons e ruins", completou o paranaense.
"Uma das coisas importantes para uma equipe é o bom relacionamento entre os seus integrantes e sempre foi assim quando trabalhei com o Tarso e o Christian (Fittipaldi) na Terra Racing. Acredito que com o Rodrigo não será diferente. Com certeza, vamos tirar muito proveito pelo fato de sermos uma dupla forte", acrescentou Maluhy, que pelo segundo ano terminou a temporada entre os melhores da categoria. O piloto somou 240 pontos em 2007.

Com consistência, determinação e resultados, Maluhy garantiu mais uma vez seu lugar na equipe e está contente por defendê-la por mais um ano. "É um fato positivo correr pelo quarto ano com a mesma equipe. É uma conquista", destacou. "Acredito que pode ser o ano em que colheremos os frutos de todo o trabalho feito nas últimas temporadas. Para conquistar 100% dos resultados, é preciso estar muito bem entrosado com o time e tenho certeza que estamos", afirmou o paulista de 30 anos.

"Para finalizar, queria agradecer ao Avallone, à Reunion e a todos os patrocinadores pela confiança no meu trabalho e pelo apoio", concluiu Maluhy.

Um dos engenheiros mais conceituados do automobilismo nacional e internacional, José Avallone Neto, também acredita em bons resultados em 2008.
"Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Tarso por esses dois anos, onde conquistamos vitórias e aprendemos muitas coisas juntos. Desejo sorte e sucesso para ele. Quanto à nossa nova dupla, acredito que teremos dois pilotos que se complementam e que podem se ajudar muito. Evoluímos bastante nas duas últimas temporadas e estivemos no PlayOff com o Maluhy, encerrando o campeonato mais uma vez entre as melhores equipes. Tenho certeza de que 2008 será mais um ano competitivo e nossa meta é estar na briga pelo título com os dois carros", finalizou.
fotos: Fernanda Freixosa

ReUnion Press
Fernanda Gonçalves

sexta-feira, dezembro 21, 2007


* DE PATROCÍNIO RENOVADO E COM A IDA CERTA PARA OS EUA, THIAGO CALVET JÁ PENSA EM 2008.

Após um ano de muito aprendizado na fórmula São Paulo, o piloto carioca Thiago Calvet, patrocinado pela ALFAPARF MILANO (www.alfaparf.com), terminará a temporada de 2007 disputando a etapa da Biland no Rio, dias 21 e 22 de dezembro, no Kartódromo Premium, na Barra da Tijuca. "É muito importante não perder a mão! Ficar parado é a pior coisa para um piloto, por isso não abandono o kart".

De patrocínio renovado com a empresa ALFAPARF, o piloto planeja vôos mais altos para a próxima temporada. "Já está certo que irei para os EUA correr na Skip Barber, que é a porta de entrada para Champ Car". Prova disso é o brasileiro Rafa Matos, que começou na Skip Barber, e na sua sexta temporada no automobilismo norte-americano conseguiu uma vaga na principal categoria de monoposto do país.

Em um ano de altos e baixos na Fórmula São Paulo, devido a problemas no carro e a falta de experiência, Thiago se diz satisfeito e com o objetivo cumprido. "Acho que o objetivo traçado no inicio da temporada foi cumprido, consegui sair do kart e ir para o formula, que é um passo bem grande e aprender bastante sobre o funcionamento do carro. Estou feliz de ver meu sonho se realizando".

Raphael Calvet

* KAKÁ NO TOPO DO MUNDO.


O atacante do AC Milan Kaká, recém-eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, desembarca no Brasil nos próximos dias para as festas de Natal com uma recepção digna dos grandes astros.
Na sua chegada, a marca alemã Audi, patrocinadora do time italiano, disponibilizará para sua estada no Brasil um Audi Q7, equipado com motor V8 4.2 de 350hp e com a tecnologia de tração permanente quattro, vencedor do prêmio Carro do Ano 2008 na categoria utilitário esportivo premium. O modelo é igual ao que o jogador dirige em Milão.

Além disso, Kaká terá a oportunidade de ser a primeira celebridade brasileira a dirigir o R8. Um exemplar exclusivo e único do superesportivo da marca das quatro argolas foi importado antecipadamente pela montadora e será lançado oficialmente no país no primeiro semestre de 2008.

Comunicação Corporativa Audi Brasil
Denise Cecatto

LVBA Comunicação
Ada Mendes
Fernando Thuler

* SEMPRE ALERTA AO DIRIGIR! STRACTA LANÇA ALARME CONTRA SONO AO VOLANTE.


Novo produto é indicado para deixar os motoristas sempre alertas, especialmente ao dirigir em estradas

No Brasil, 20% dos acidentes que ocorrem todos os anos nas rodovias são causados pelo cansaço dos motoristas. Das 24 mil mortes, 30% são de motoristas que dormiram ao volante. Quando cansado, o condutor demora mais para conseguir identificar uma situação de perigo e reagir. Em muitos casos, ao dormir na direção, não tem tempo sequer de reagir.

A Stracta, desenvolvedora de produtos com novas tecnologias, lança um produto que promete baixar as estatísticas de motoristas que dormem ao dirigir. O Sleep Alarm é um simples, porém eficiente e inovador sistema de alarme contra sono ao volante, instalado junto ao ouvido do motorista.

O Sleep Alarm emite um alerta sonoro ou gera uma vibração caso a cabeça do motorista se incline para frente, indicando uma possível situação de sono ao volante, assegurando ao motorista atenção, muita segurança e prevenindo acidentes de trânsito.

É vendido em duas versões, o bip sonoro ou vibratório. Com tamanho compacto, é facilmente colocado na orelha, sem desconforto. Tem design anatômico. E foi desenhado ergonomicamente para ser usado tanto na orelha direita ou esquerda.

Preços e Onde encontrar:

Modelo Sonoro: R$ 9,90
Modelo Vibratório: R$ 14,90
Stracta - (11) 3288-7544 – www.stracta.com.br – comercial@stracta.com.br

Perfil Stracta
A Stracta é uma empresa nacional que possui uma completa e diversificada linha de produtos para telecomunicações, sistemas de redes, transmissões de dados, segurança, gerenciamento de energia elétrica, além das linhas Health Care e áudio/vídeo. A companhia fornece produtos e soluções para o mercado de venda a varejo, Companhias Telefônicas, entre outros. A companhia é Certificada ISO 9001/2000 e FEAM e está localizada em um dos maiores e mais importantes pólos da tecnologia brasileira: "O Vale da Eletrônica", em Santa Rita do Sapucai, Minas Gerais.

Trópico Comunicação
Jornalista Responsável: Adriana Fernandes/MTb 29.836

* GT3: CLÁUDIO RICCI E RAFAEL DERANI TESTAM NA EUROPA.

Pilotos foram convidados pela Kessel Racing para a pré-temporada européia, que acontecerá em fevereiro

A boa temporada na estréia do Brasil GT3 Championship já rendeu convite a dois pilotos para sessões de testes na categoria na Europa. Cláudio Ricci, quarto colocado no campeonato e piloto mais rápido da temporada (seis voltas mais rápidas em dez corridas), e Rafael Derani (sétimo colocado), ambos da equipe CRT, treinarão com um modelo Ferrari F430 da Kessel Racing, idêntico ao que disputaram o campeonato de 2007.

A equipe, chefiada por Pier Del Don, foi a campeã de pilotos com Marco Coldani (que formou dupla com o ex-piloto de Fórmula 1 Ivan Capelli) e também entre as equipes no campeonato italiano de GT3. Pier esteve no Brasil e acompanhou as etapas de Curitiba e a última rodada dupla da temporada, em Interlagos, dos boxes da CRT, que compete com os modelos italianos.
"O Cláudio me impressionou muito por sua velocidade. Ele se compara aos melhores pilotos de GT3 que temos na Itália", elogiou Don. "O Rafael é um jovem talento e demonstrou um grande potencial em sua temporada de estréia", disse. Os dois, que deverão continuar na CRT na temporada 2008 – ambos estão de contrato renovado -, embarcarão em fevereiro para Sevilha, na Espanha, para três dias de testes acompanhando o calendário da pré-temporada da GT3 Italiana
Cláudio Ricci demonstrou empolgação com o convite. "Isso mostra que o trabalho que fizemos foi muito bom e espero aprender ao máximo nos treinos que iremos fazer para entrarmos com força na disputa pelo título de 2008".

Foto: Miguel Costa Junior/Divulgação

Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.