COMPRE AGORA

quinta-feira, abril 14, 2011

Concept car Peugeot SXC: força e distinção


 Robusto, potente e elegante, o SXC, um concept car nascido nos estúdios de estilo do Centro de Tecnologia da Peugeot em Xangai (China Tech Center), explora o mundo dos veículos crossover modernos e exclusivos.
Com o SXC, revelado no Salão do Automóvel de Xangai, a Peugeot reafirma suas ambições internacionais, exaltando sua facilidade de adaptação às expectativas específicas de cada mercado e, ao mesmo tempo, expressa a todo momento sua visão de futuro e demonstra sua capacidade em aliar exigência e emoção.

REINTERPRETAÇÃO DO CROSSOVER

Em 2010, a Peugeot apresentou a evolução de seus códigos de identidade por meio de diferentes concept cars: SR1 (roadster grand turismo), BB1 (urbano de 2,5 metros de comprimento para quatro pessoas), EX1 (roadster dois lugares 100% elétrico que conseguiu alcançar diferentes recordes de aceleração, homologados na França e na China) e o HR1 (urbano exclusivo, inovador e hiperconectado).

Para o Salão de Xangai, os designers da Marca se expressam sobre uma nova categoria de veículo cada vez mais apreciada na China: o crossover. Com o SXC, a Peugeot reinterpreta o crossover: ele retoma algumas características do universo SUV (robustez, posto de condução elevado, proteção, entre outras), sem excessos e inserindo códigos modernos com classe e pureza de linhas, como é comum no segmento de sedãs.

O desenho deste veículo é fruto do trabalho das equipes internacionais de estilo da Peugeot, situadas no China Tech Center, em Xangai. Assim, a Marca reforça sua visão de design marcante e reconhecível, capaz de se adaptar a diferentes carrocerias, e também às diferentes expectativas de mercados distintos.

UM DESENHO FORTE, ESCULTURAL E SOFISTICADO

O SXC é um veículo de caráter marcante, com um desenho que transmite força e potência sem exageros, por ser dotado de linhas simples e puras, elegantes e fluídas, que destacam de forma sutil sua força e robustez. Cada detalhe foi esculpido com precisão, de modo a compor uma carroceria de volumes impressionantes: 4,870 metros de comprimento, 1,610 metros de altura e 2,035 de largura.

À frente, o SXC exibe os novos códigos de identidade da Peugeot, enquanto a grade frontal parece separar-se do restante da carroceria, inclinando-se de forma harmoniosa. Os faróis felinos, em LED, conferem ao veículo um “olhar” penetrante, em plena sintonia com o Leão, emblema da Marca, presente no centro do capô. Esse efeito visual reaparece nas lanternas traseiras, que possuem formato de bumerangue.

As barras de teto, de desenho original, e a borda da superfície lateral envidraçada são alguns dos elementos em alumínio escovado, um material leve, nobre e que amplia a presença do veículo, realçando sutilmente seu caráter exclusivo. As rodas, de dimensões generosas (22 polegadas), cujo desenho sugere requinte e robustez, contribuem igualmente para o equilíbrio geral do veículo. 

Por fim, o desenho deste concept car aliado aos volumes generosos, ao teto panorâmico em duas partes e à acessibilidade (as portas traseiras se abrem para a frente) garantem um habitáculo particularmente amplo, no qual cada um de seus quatro passageiros se beneficia de todas as atenções que possa desejar.

SENSAÇÕES DE CONDUÇÃO

Uma das prioridades da Peugeot é manter sua liderança ambiental nos próximos anos e, em função disso, o SXC integra a tecnologia HYbrid4: com um motor térmico à frente (que aciona as rodas dianteiras) e um motor elétrico na parte traseira (responsável por acionar o eixo traseiro), esta tecnologia permite tração nas quatro rodas quando ambos motores funcionam ao mesmo tempo, em benefício da segurança e da aderência em condições extremas. Além disso, a tecnologia HYbrid4 permite circular a baixa velocidade em modo “emissão zero”, utilizando apenas o motor elétrico.

Sob o capô dianteiro está um motor térmico de 1.6l THP, que produz 218 cv de potência: seguindo sua estratégia de downsizing, o Grupo PSA utiliza as tecnologias mais avançadas para desenvolver motores de baixa cilindrada que combinam alto nível de prestações e eficácia ambiental.

Somado ao motor elétrico de 95 cv, o conjunto permite uma potência de 313 cv, com um consumo médio de apenas 17,2 km/l e emissões de 143 g/km de CO2. A eficácia deste conjunto unida ao conhecimento da Marca em termos de comportamento dinâmico permite ao SXC combinar a emoção de um real prazer de condução com a exigência de um elevado nível de eficiência ambiental e, com isso, proporcionar uma experiência de condução única ao condutor.

Fonte: www.peugeot.com.br

Nenhum comentário: