COMPRE AGORA

quinta-feira, março 17, 2011

2ª Semana Cultural da Velocidade desperta o interesse de cerca de 90 mil pessoas

Grande maioria das pessoas que passam diariamente pelo Conjunto Nacional não resiste à beleza e ao valor cultural dos carros e objetos que contam a história do automobilismo brasileiro.
Quem passa pelo Conjunto Nacional diariamente pode conhecer um pouco mais da história do automobilismo brasileiro. Aproximadamente 15 automóveis, além de obras de arte, troféus e objetos pessoais de pilotos, compõem a 2ª Semana Cultural da Velocidade, que foi aberta para visitação do público na terça-feira, 15 de março. Criada pelo artista plástico e designer Paulo Soláriz, a Velocult ilustra a trajetória do esporte desde a década de 50 até os dias atuais, tendo como grande atrativo os carros originais que passaram pelas mãos de “heróis” como Camilo Cristópharo e Bird Clemente, e até mesmo a Jordan 194 dirigida por Rubens Barrichello na temporada de 1994 da Fórmula 1.

A exposição surpreende e continua maravilhando quem passa pelo local, situado na Avenida Paulista, em São Paulo. Durante todo o dia os visitantes tiram fotos, fazem pequenos vídeos e leem a história dos objetos expostos para ter uma melhor noção do valor cultural que um evento como este tem para a cidade. 

O Instituto Ayrton Senna é um dos parceiros de Paulo Soláriz e também participa da 2ª Semana Cultural da Velocidade. Lá estão expostos os capacetes oficiais do tricampeão mundial de Fórmula 1, que se consagrou como um dos grandes ídolos brasileiros. Para homenagear o cinqüentenário do piloto, Paulo Soláriz também elaborou uma escultura que será doada ao Instituto no próximo dia 21, em cerimônia realizada na exposição. A peça permanecerá exposta até o final da Velocult, mas posteriormente será levada pessoalmente por Soláriz a Viviane Senna, irmã de Ayrton e fundadora da organização.

Outro atrativo da 2ª Velocult que desperta enorme fascínio dos visitantes é a torre de capacetes pintados por Sid Mosca, artista renomado mundialmente por criar verdadeiras “obras de arte” que fazem a segurança dos pilotos. Os itens, originais, foram usados por nomes como Michael Schumacher, Fernando Alonso, Emerson Fittipaldi e Juan Pablo Montoya, além dos brasileiros Ayrton e Bruno Senna, Rubens Barrichello, Nelson Piquet e Tony Kanaan, entre outros.

A 2ª Velocult se estende até 02/04 e a entrada é gratuita.

SERVIÇO:
2ª SEMANA CULTURAL DA VELOCIDADE - VELOCULT DE 15/03 A 02/04
ESPAÇO CULTURAL DO CONJUNTO NACIONAL: AVENIDA PAULISTA, 2.073 
SÃO PAULO / SP



Fonte: Ralcoh

Nenhum comentário: