COMPRE AGORA

segunda-feira, março 28, 2011

2ª Velocult homenageia José Carlos Pace e reúne personagens da história do automobilismo brasileiro

 Coquetel de encerramento da 2ª Semana Cultural da Velocidade receberá pilotos atuais e da “velha guarda”, jornalistas e mecânicos que presenciaram momentos marcantes do esporte. José Carlos Pace, piloto que dá nome ao Autódromo de Interlagos, será lembrado pelos 34 anos de sua morte com homenagem aos familiares.
Nomes mais importantes do automobilismo brasileiro se reunirão na próxima quinta-feira, dia 31 de março, em um coquetel que promete estar repleto de boas histórias. O evento será realizado em homenagem ao piloto José Carlos Pace, já que no último dia 18 se completaram 34 anos de sua morte. O encontro vai marcar esta homenagem e também o encerramento da 2ª Semana Cultural da Velocidade (Velocult), exposição aberta em 15 de março e que segue até o dia 2 de abril no Conjunto Nacional, em São Paulo. Entre os convidados estão os pilotos Wilson Fittipaldi, Bird Clemente, Paulo Gomes, Celso Freitas e Eurico Sodré. Os jornalistas Claudio Carsughi e Reginaldo Leme, entre outros, são alguns dos convidados. A família de Pace também marcará presença.

“Moco”, como Pace era conhecido, construiu sua trajetória a partir das categorias de turismo, chegando a participar de competições pela equipe Willys. Algum tempo depois, avançou para a Fórmula 3 e Fórmula 2, até ingressar na equipe Williams de Fórmula 1. A carreira de Pace no automobilismo conta desde 1963 até 1977, quando o piloto morreu em um acidente aéreo na Serra da Cantareira. O Autódromo de Interlagos foi batizado com seu nome, em 1985.

A Velocult, exposição em que se dará a cerimônia, traça a história das corridas brasileiras através de 16 carros, atuais e antigos. Além dos automóveis, objetos como os capacetes originais de Ayrton Senna, obras de arte e troféus importantes ilustram o valor do esporte por meio de uma abordagem cultural.

Outro atrativo da Velocult é a coleção de capacetes pintados por Sid Mosca, artista de renome internacional que participa da mostra com acessórios desenvolvidos para pilotos como Michael Schumacher, Fernando Alonso, Emerson Fittipaldi e Juan Pablo Montoya, além dos brasileiros Ayrton Senna e seu sobrinho Bruno Senna, Rubens Barrichello, Nelson Piquet e Tony Kanaan, entre outros.

O evento tem o apoio oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA e conta com a participação do Instituto Ayrton Senna.

Entre os veículos expostos estão a Carreteira nº 18 de Camilo Christófaro, a Jordan 194 de Rubens Barrichello, o Willys Interlagos nº 22 de Bird Clemente (considerado o primeiro piloto profissional brasileiro) e um Cadillac Allard J2 de 1950, além de exemplares de tempos mais recentes do automobilismo, como uma Ferrari F430, uma Lamborghini e também protótipos da FEI (Fundação Educacional Inaciana).
SERVIÇO:
2ª SEMANA CULTURAL DA VELOCIDADE - VELOCULT
Data: DE 15/03 A 02/04
Local: ESPAÇO CULTURAL DO CONJUNTO NACIONAL
Endereço: AVENIDA PAULISTA, 2.073 - SÃO PAULO / SP

Fonte: Ralcoh

Nenhum comentário: