COMPRE AGORA

sábado, março 26, 2011

F-3 Sul-Americana: Bruno Bonifácio surpreende e marca a pole position no Velopark

 Com um carro da classe Light, piloto paulista mostrou talento e bom preparo na estréia, mas admitiu que soube tirar proveito das condições adversas da pista e dos problemas enfrentados pelos favoritos para superar os carros da Classe A na tomada de tempos desta sexta-feira

Nem Fabiano Machado, nem Leonardo Sousa. O pole position para a primeira e a terceira corridas da rodada tripla de abertura da Fórmula 3 Sul-Americana em 2011 será Bruno Bonifácio, piloto da Cesário Fórmula na classe Light da competição. Estreante no grid, ele mostrou ter chegado bem preparado para esta primeira rodada no Velopark (RS), mas admitiu ter tirado proveito das condições adversas da pista, e também dos problemas enfrentados pelos favoritos, para superar os pilotos da Classe A na tomada de tempos desta sexta-feira.

"Essa pole position não deixa de ser uma surpresa, mas foi o resultado de muito trabalho, tanto meu quanto da equipe. Em nenhum momento focamos os demais pilotos e nos concentramos apenas em melhorar o nosso carro. Quero agradecer ao meu coach Roberto Streit e à toda a equipe, porque o mérito por essa conquista não é só meu. Chegamos a essa pole trabalhando como uma equipe", disse o piloto, que recebe a orientação do carioca Roberto Streit, que durante anos competiu na F-3 Japonesa.

Boni revelou que, por ter se adaptado mais rapidamente às mudanças nas condições da pista - que esteve molhada no começo do treino e passou a aceitar pneus slick nos minutos finais -, pode surpreender e estabelecer, pela segunda vez na história da categoria, a pole position geral com um carro da classe Light. A primeira havia ocorrido em Tarumã, também no Rio Grande do Sul, no ano de 1999, com o paulista João Paulo Oiveira.

"Nessas condições, o instinto do piloto é que faz a diferença. A rápida adaptação a cada momento do treino é o que decidiu essa pole position. Estou muito feliz e grato pela boa preparação que fizemos, junto da equipe e junto do Roberto. O trabalho da Cesário Fórmula no meu carro e a ajuda do Roberto na melhora da minha performance foram determinantes", completou o jovem piloto de 16 anos de idade.

Problemas para o favorito - O paulista Fabiano Machado, que tinha sido o mais rápido nos dois treinos livres desta sexta-feira no Velopark, vai largar da penúltima fila na primeira e na terceira corridas do fim de semana. Ele teve um problema de motor no momento em que todos os pilotos retornaram aos boxes para a troca por pneus slick. "Como só participei do treino com pneus de chuva, acabei sendo bem mais lento e só não fiquei atrás dos pilotos que não marcaram tempo. Meu motor começou a falhar muito no momento em que entrei nos boxes para a troca de pneus, e não consegui voltar à pista para tentar a pole", declarou Machado.

Pole decidida no final - Até restarem dois minutos para o encerramento do treino classificatório desta sexta-feira, a pole position estava nas mãos do mineiro Guilherme Silva, da Hitech Racing. Ele chegou a comemorar a conquista quando retornou aos boxes em razão da bandeira vermelha causada pelo acidente de Leonardo Sousa, mas teve que recolocar o capacete às pressas e voltar para a pista para confirmar a posição.

"Cabe à direção de prova decidir se o cronômetro será parado ou não em caso de bandeira vermelha. Acabamos nos confundindo, porque somente nos treinos livres é que a bandeira não interromperia a sessão aqui no Velopark, e chegamos a comemorar a pole. Foi quando ouvimos o aviso de que haveria mais dois minutos de treino. Ainda tentei me manter em primeiro, mas fui atrapalhado na única volta rápida a que tivemos direito quando a pista reabriu, e terminei em segundo. De qualquer maneira, o resultado foi positivo", disse ele, que faz sua temporada de estréia na competição.

As largadas para as duas primeiras corridas da rodada tripla deste fim de semana da Fórmula 3 Sul-Americana serão às 11h30 e às 15h10 deste sábado. No domingo a prova começa às 13h, com transmissão ao vivo pela Rede TV! Veja o resultado completo do treino classificatório desta sexta-feira no Velopark:

1) Bruno Bonifácio, 57s516
2) Guilherme Silva, 57s690
3) João Leme, 57s936
4) Ronaldo Freitas, 59s999
5) Leo Sousa, 1min00s899
6) Fernando Kid, 1min01ss867
7) Fabiano Machado, 1min02s021
8) Jonathan Mello, sem tempo
9) Lázaro Selegar, sem tempo

Fonte: Inova

Nenhum comentário: