COMPRE AGORA

quarta-feira, março 30, 2011

Ford Fusion é atração na Copa das Federações em Guaporé

 Modelo da Categoria 3 usa chassi e trem de força da Stock Car e tem Maserati e BMW como maiores rivais

Rio de Janeiro, 30 de março de 2011 - Estado famoso pelo forte automobilismo regional, o Rio Grande do Sul ganha destaque na Copa das Federações para além da categoria protótipos. Um dos motivos para isso é o Ford Fusion do Grupo 3, modelo construído e preparado pela Mottin Racing e que lidera sua categoria no Campeonato Gaúcho de Endurance. Já confirmado para o certame brasileiro o modelo foi construído a partir de um Stock Car da penúltima geração e reflete a paixão local pelas provas de longa duração, como explica seu idealizador Andersom Toso:

"A idéia de construir esse Fusion nasceu do meu gosto pelas corridas de Endurance. Meu envolvimento com a marca Ford e um chassi que usei na categoria Pick-Up Racing em 2008 e 2009 foram os ingredientes que me animaram a realizar esse projeto."

Efetivamente o carro mantém a mesma estrutura mecânica da categoria de acesso à Stock Car V8, mas identificado com a bolha do sedã norte-americano. Assim, o motor V8, agora preparado para produzir 500 HP e alimentado por gasolina Pódium armazenada em um tanque de 90 litros, segue acoplado ao câmbio "power shift"; o trem de força, incluindo o diferencial, está instalado no chassi tubular que usa a mesma suspensão dos modelos atuais da Copa Montana. Com peso total de 1.150 kg os pilotos Andersom Toso, Vitor Mezzomo e Wilson Júnior tem em mãos um conjunto que apresenta a relação peso/potencia de 2,3 kg/HP. Para Toso, trata-se de um carro competitivo e que disputa de igual para igual com modelos europeus:

"Nossos maiores adversários são o BMW da equipe Tubarão e os Maserati, o que serve de motivo a mais para brigar por mais vitórias."

Horários definidos

A Federação Gaúcha de Automobilismo e a Associação Guaporense de Automobilismo já divulgaram os horários da etapa de abertura da Copa das Federações. Na quinta-feira serão realizados treinos livres (das 15:00 às 16:00 e das 17:00 às 17:45), na sexta treinos livres (das 10:20 às 11h20 e das 13:30 às 14:30) as provas de classificação (das 16:10às 16h30 para as categorias 1 e 2 e das 16:40 às 17:00 para as categorias 3 e 4 ), enquanto a largada da prova "3 Horas de Guaporé" está confirmada para as 13 horas. O programa inclui ainda uma prova da Copa Classic.

Fonte: Confederação Brasileira de Automobilismo

Wagner Gonzalezna

Nenhum comentário: