COMPRE AGORA

quinta-feira, março 31, 2011

NEOBUS PRODUZ O MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO

Mega BRT aposta na aerodinâmica e no efeito de percepção visual “trem bala”

 As cerejas do bolo nas comemorações dos 318 anos de Curitiba, neste final de março, foram os ônibus da Neobus - fabricante de carrocerias de Caxias do Sul (RS). O Mega BRT biarticulado, por exemplo, é considerado o maior ônibus do mundo e foi embalado e aberto pelo prefeito Luciano Ducci como presente à população, durante cerimônia no Parque Barigui. Batizado de Ligeirão Azul, o veículo tem 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 2,20 metros de altura interna e pode transportar até 300 passageiros. O ônibus biarticulado possui duas articulações sanfonadas, proporcionando comprimento equivalente a três ônibus convencionais e supera os 26,7 do maior veículo até agora.

O modelo faz parte do compromisso assumido pela Neobus com a prefeitura de Curitiba e empresários locais para fornecer 384 ônibus até julho e envolve 94 biarticulados, 90 articulados e 200 “ligeirinhos”. O Mega BRT é um projeto que expressa a evolução do mundo do ônibus no Brasil. Com design “100% exclusivo”, aposta na aerodinâmica e no efeito de percepção visual “trem bala”.

O sistema de transporte público de Curitiba é expresso e chamado BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por ônibus). E não por acaso tem fama de ser o melhor do Brasil. É que a estrutura viária para os BRTs possui características específicas sendo vias exclusivas para ônibus com configuração para rápido embarque e desembarque. Trata-se basicamente de canaletas exclusivas, o que aumenta a velocidade média do carro, torna a viagem mais rápida, não expõe os passageiros a riscos de acidentes de trânsito e evita que seus usuários fiquem presos em congestionamentos. O embarque também é facilitado, pois possuem plataformas especiais niveladas na altura da porta do veículo.

O biarticulado conta também com aprovação total no quesito acessibilidade – possui maior largura e altura internas facilitando a mobilidade de cadeirantes. Cabe ressaltar que os veículos operam em biocombustível, sendo uma opção de transporte público e eficiente para as capitais brasileiras na Copa 2014. E a Neobus já está produzindo seus ônibus pensando especificamente em atender essa necessidade. 

Crédito: Foto Volga

Fonte:  Adriano Frauches - Insider2

Nenhum comentário: