COMPRE AGORA

domingo, abril 08, 2007

* F-TRUCK: TOTTI VENCE EM TARUMÃ COM GRAVE ACIDENTE NA PRIMEIRA VOLTA.


Acidente grave envolve sete caminhões e interrompe a prova de Tarumã logo na primeira volta por 25 minutos

O piloto paranaense Leandro Totti (Ford) venceu a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck neste domingo (dia 8) em Tarumã, RS. Totti venceu de ponta a ponta a prova que teve um início tumultuado devido ao grave acidente logo na abertura da primeira volta. O acidente começou com a disputa entre Geraldo Piquet e Vinicius Ramires, os dois com caminhões Mercedes-Benz na abertura da primeira volta. Os dois se tocaram e saíram da pista com Piquet batendo de frente na quina da mureta que separa a pista de um terreno em declive acentuado. Os dois caminhões desgovernados voltaram novamente para dentro da pista causando uma seqüência de batidas com mais cinco outros caminhões, incluindo o Volkswagen de Luiz Carlos Zappeline que ficou preso nas ferragens por 15 minutos. O piloto catarinense teve fratura exposta na altura do joelho da perna esquerda e foi removido para atendimento em Porto Alegre. Também se envolveram no acidente os pilotos Pedro Muffato (Scania), Débora Rodrigues (Volkswagen), Renato Martins (Volkswagen), Luiz Carlos Zappeline (Ford|) e Fabiano Brito (Volvo). Todos tiveram seus caminhões bastante avariados.

Vinicius Ramires foi criticado por alguns pilotos que o culparam de ter batido na traseira do Mercedes de Piquet ocasionando o grave acidente. “Não podemos deixar que coisas assim aconteçam. A direção tem que julgar e punir se necessário. Poderia ser um acidente bem mais grave”, declarou o companheiro de equipe de Piquet, Wellington Cirino. “Bater do jeito que eu vi hoje, vai acabar morrendo alguém”, foi mais além Felipe Giaffone. Pelas imagens da TV Band Geraldo Piquet teve muita sorte de não ter se machucado no acidente. E o piloto foi leve na sua declaração – “O acidente poderia ter sido evitado. Fui salvo por Deus”, disse Geraldo Piquet sem criticar diretamente Ramires.

Vinicius Ramires recebeu a punição dos comissários sendo desclassificado da prova por atitude ante desportiva e multado em 50 UPCS (5 mil reais), além de ter sido encaminhado para o Tribunal de Justiça Desportiva da CBA para julgamento mais detalhado. O piloto reuniu a imprensa no final da prova para contar sua versão em que afirma ter recebido uma batida na traseira do Mercedes-Benz do Piquet na entrada da curva um. “Eu sai da curva com o caminhão totalmente descontrolado porque o pneu esquerdo traseiro furou na batida e quando acelerei na reta senti que o caminhão só teve tração do lado de fora e acabei batendo na traseira do Piquet. Mas não foi proposital. Fui vice-campeão no ano passado sem encostar em qualquer adversário”, lembrou Vinicius Ramires.

A prova foi recomeçada após 25 minutos de interrupção para o resgate e limpeza da pista. Leandro Totti se manteve na primeira posição, abrindo uma vantagem confortável até a 12ª volta, quando da bandeirada programada da primeira parte da prova. Marcaram pontos nessa passagem, Leandro Totti 7, Roberval Andrade 5, Wellington Cirino 4, Beto Monteiro 3, Felipe Giaffone 2 e João Maistro 1.

Na largada da segunda parte da corrida os 15 pilotos que escaparam do acidente se mantiveram cautelosos durante as voltas iniciais e a intervenção do Pace Truck na 17ª. Volta foi feita apenas para retirar o Ford do piloto gaúcho Regis Boessio que quebrou na pista. No final de 25 voltas subiram ao pódio na ordem de chegada: 1) Leandro Totti (Ford), 2) Roberval Andrade (Scania), 3) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 4) Beto Monteiro (Ford) e 5) Felipe Giaffone (Volkswagen).

Com o resultado de Tarumã, Geraldo Piquet perde a liderança do campeonato para Beto Monteiro que com o segundo lugar em Cascavel e quarto em Tarumã soma 33 pontos. Roberval Andrade é o segundo com 32, Wellington Cirino em terceiro com 29 e Geraldo Piquet e Leandro Totti em quarto com 28 pontos.

A próxima etapa da F-Truck está marcada para dia 20 de maio no Autódromo de Interlagos em São Paulo.



Classificação da Prova: 1) Leandro Totti, PR (Ford); 2) Roberval Andrade, SP (Scania); 3) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 4) Beto Monteiro, PE (Ford); 5) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 6) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 7) José Maria Reis, GO (Scania); 8) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 9) João Maistro, PR (Volvo); 10) Beto Napolitano, SP (Volkswagen); 11) André Carreira, PR (Volvo) e 12) Diumar Bueno, PR (Volvo).

Melhor volta: Leandro Totti 1min22s084. Não completaram a prova: Fred Marinelli, SP (Iveco) – 17 voltas; Regis Boessio, RS (Ford) – 16 voltas; Jonatas Borlenghi, SP (Volkswagen) – 1 volta.


Classificação do Campeonato após 2 etapas: Beto Monteiro, 33 pontos; 2) Roberval Andrade, 32 vts.; 3) Wellington Cirino, 29 pts.; 4) Geraldo Piquet e Leandro Totti, 28 pts.; 6) Vignaldo Fizio e Felipe Giaffone, 14 pts.; 8) Renato Martins, 12 prs.; 9) José Cangueiro, João Maistro e José Maria Reis, 4 pts.; 12) Débora Rodrigues, 3 pts.; 13) Djalma Fogaça, 2 pts. e 14) Beto Napolitano, 1 pts.

Campeonato de Marcas: 1) Mercedes-Benz, 71 pontos; 2) Ford, 63 pts.; 3) Scania, 36 pts.; 4) Volkswagen, 29 pts. e 5) Volvo, 4 pts.

O site formulatruck.com está sempre com as informações atualizadas da F-Truck.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Fotos Oficias: Orlei Silva


Dinho Leme
dinholeme Comunicação

Nenhum comentário: