COMPRE AGORA

domingo, abril 22, 2007

* STEPHANE PETERHANSEL PRESTIGIOU A ABERTURA DA MITSUBISHI CUP 2007.

Lenda viva do mundo off-road, o francês pilotou uma L200 RS durante a primeira etapa do campeonato e ainda participou da entrega de prêmios aos vencedores

Muita expectativa e adrenalina de sobra dominaram o clima na abertura da sétima temporada da Mitsubishi Cup Sudeste, no último sábado, 21 de abril, em Taubaté / SP. Além da ansiedade para pôr à prova todos os cavalos de potência de suas L200 R, Pajero TR4 R e L200 RS, os competidores também contavam os minutos para a visita do maior piloto de rally cross-country do mundo, Stephane Peterhansel, nove vezes campeão do Rally Dakar.

O francês chegou ao local da prova junto com sua esposa, a alemã Andrea Mayer, que também corre no Dakar pela equipe da Mitsubishi. Peterhansel aproveitou a oportunidade para experimentar um dos veículos de competição da montadora fabricados no Brasil e deu uma volta na pista com uma L200 RS. Andrea não resistiu e largou logo em seguida com o mesmo modelo. “Esta foi a primeira vez que pilotei um carro de competição movido a diesel, achei a L200 RS bem agradável de dirigir e gostei do equilíbrio entre a potência do motor e as suspensões.

Também fiquei impressionado com a organização do evento e achei a pista perfeita em termos de segurança”, avaliou Peterhansel, ao final de sua participação.

Andrea, por sua vez, elogiou muito o traçado do percurso e aprovou o carro: “Foi diferente porque estou acostumada a frear com o pé esquerdo, em veículos com câmbio semi-automático, e precisei me concentrar para não errar, principalmente nas curvas mais fechadas”. Ela não foi a única que se surpreendeu com a pista de quase 30km - dez deles totalmente construídos para esta etapa - que atravessava o terreno de três fazendas diferentes. O desenho do percurso agradou aos competidores, que conseguiram evoluir bastante ao longo de suas três voltas, pois o piso manteve suas características e não se alterou durante o dia.

Após o fim da competição, pilotos e navegadores assistiram a uma palestra apresentada por Peterhansel, que falou sobre o início de sua carreira, sua trajetória na equipe Mitsubishi, sua vida pessoal e, é claro, sobre a vitória no Rally Dakar de 2007: “É uma corrida séria, que exige muita cautela, concentração e determinação. Este ano mostramos que é possível vencer sem ganhar nenhum dos especiais, gerenciando nossa vantagem com resistência e regularidade. Às vezes é preciso levantar o pé para ser o mais rápido, e nessa hora é a experiência quem fala mais alto”, disse o francês.

Peterhansel também relembrou alguns momentos felizes, como seu primeiro título no Dakar de 1991, na categoria motos, e outros muito dolorosos, como a morte de um amigo durante a competição, que quase o fez abandonar o esporte. “Mas não me arrependo de ter seguido a carreira de piloto. O Dakar é um desafio no qual sonhei participar e depois sonhei em ganhar. Hoje meu sonho é conquistar o 10º título”, afirmou o piloto, que ainda deixou uma mensagem de incentivo aos competidores da Mitsubishi Cup, prestigiando seus esforços.

Após a paletra, Peterhansel entregou pessoalmente os prêmios aos vencedores da abertura do campeonato. Na categoria L200 R, a dupla Paulo Amato e José Spacassassi ficou com o primeiro lugar: “Nossa última volta foi lenta porque começou a chover, mas nos garantimos com a vitória na primeira prova”, contou Paulo. Na TR4 R a surpresa foi Marcelo Mendes, de 20 anos, que venceu logo em sua segunda participação na Mitsubishi Cup: “Ninguém esperava por isso, agora aposto que vão levá-lo mais a sério durante o resto do ano”, comentou seu navegador, Weidner Moreira. Na L200 RS, Renato Rosales e Carlos Volpato Filho foram os campeões. “Experimentei esse carro no fim do ano passado e foi amor à primeira vista”, disse Renato.

Os campeões da noite, no entanto, foram Fellipe Bibas e Emerson Cavassim, que conseguiram uma grande virada na categoria L200 RS Master. “Tivemos um problema logo na primeira largada que nos atrasou por um minuto, mas depois corremos rápido e revertemos a situação na última volta. Esta foi uma vitória histórica para nós, viemos do fundo do poço para o tudo ou nada e conseguimos”, comemorou Fellipe. A dupla paranaense também recebeu o Troféu Performance Reebok, que premia os competidores que completaram as voltas mais rápidas na etapa. Entre os que participaram com Pajero TR4 R, Marcelo Mendes e Weidner Moreira foram os ganhadores; entre as L200 R, os mais velozes foram Paulo Amato e José Spacassassi.
Ao final da temporada, mais de R$ 420 mil terão sido distribuídos entre as cinco melhores duplas das quatro categorias, em cada uma das sete etapas. Além disso, os vencedores da Mitsubishi Cup 2007 receberão seus troféus durante o “Capacete de Ouro”, a principal festa do automobilismo nacional, como aconteceu no ano passado.

A Mitsubishi Cup 2007 conta com o patrocínio de Ituran, Castrol, Daslu Homem, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Real Cargas, Reebok, Transzero e Web Motors.


Classificação da 1ª etapa em Taubaté / SP

L200 RS MASTER

1º lugar: Fellipe Bibas e Emerson Cavassin (Curitiba / PR)
41 pontos

2º lugar: Reinaldo Varela e Carlos Sachs (São Paulo / SP)
41 pontos

3º lugar: Felipe Schultz e Armando Miranda (Curitiba / PR)
40 pontos

4º lugar: Marcos Cassol e Lelio Carneiro (Rio Verde / GO)
38 pontos

5º lugar: João Carlos Cardoso e Deco Muniz (Curitiba / PR)
34 pontos


L200 RS

1º lugar: Renato Rosales e Carlos Volpato Filho (Criciúma / SC)
44 pontos

2º lugar: André Falsarella e Rodrigo Khezan (Campinas / SP)
32 pontos

3º lugar: Plínio Bergamo Junior e João Tudino (Arapongas / PR)
31 pontos

4º lugar: Adriano Leão e Rafael Capoani (Ribeirão Preto / SP)
30 pontos

5º lugar: Denis Silva e Andre Silva (Florianópolis / SC)
29 pontos


TR4 R

1º lugar: Marcelo Mendes e Weidner Moreira (Juiz de Fora / MG)
42 pontos

2º lugar: Fabio Nascimento e Paulo do Nascimento (São José dos Campos / SP)
36 pontos

3º lugar: Juliano Diener e Vitor Muench (São Bento do Sul / SC)
36 pontos

4º lugar: Rogerio Rode e Guilherme Signoretti (Piracicaba / SP)
36 pontos

5º lugar: Peterson Oliveira e Marco Marini (Tubarão / SC)
34 pontos


L200 R

1º lugar: Paulo Amato e José Spacassassi (São Paulo / SP)
39 pontos

2º lugar: Alessandro Tozoni e Christian Mazetti (Jundiaí / SP)
39 pontos

3º lugar: Antonio Genoin e Marcos Panstein (Blumenau / SC)
38 pontos

4º lugar: Antônio Teixeira e Arthur Carrão (Belo Horizonte / MG)
30 pontos

5º lugar: Carlos Scheffer Junior e Rafael Malucelli (Curitiba / PR)
28 pontos


Calendário da Mitsubishi Cup 2007
2ª ETAPA: Londrina / PR - 05 de maio
3ª ETAPA: Itu / SP - 02 de junho
4ª ETAPA: Jaguariúna / SP - 23 de junho
5ª ETAPA: Penha / SC - 25 de agosto
6ª ETAPA: Uberlândia / MG - 29 de setembro
7ª ETAPA: Campinas / SP - 10 de novembro



Mitsubishi Motors - Comunicação Social
Giorgia Torello
Cristiano Facury
Ana Paula Canestrelli

foto: Carsten Horst

Nenhum comentário: