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terça-feira, maio 01, 2012

CrossFox passa a contar com transmissão I-Motion



  • Tecnologia oferece maior conforto no trânsito urbano
  • Recurso conta com opção de trocas manuais e modo esportivo
A linha 2013 do CrossFox está chegando às concessionárias Volkswagen com grandes novidades. Entre elas está a oferta da transmissão automatizado I-Motion, que vai proporcionar aos compradores do modelo maior conforto no tráfego urbano e na estrada, sem prejudicar o consumo e o desempenho em relação às versões manuais. A Volkswagen atende assim a uma demanda do mercado, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a opção pelo câmbio automático é cada vez mais abrangente.


Transmissão inteligente


Conhecida pela sigla ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox) a transmissão I-Motion permite que o motorista faça trocas de marchas sequenciais sem precisar acionar a embreagem. As mudanças podem ser feitas por meio da alavanca localizada no console ou pelos acionadores opcionais (shifts paddles) posicionados junto ao volante. Mas a principal vantagem da transmissão I-Motion é poder ser usada de modo totalmente automático, com a seleção das marchas definida por uma central eletrônica.


A tecnologia I-Motion se baseia na tradicional transmissão manual com cinco marchas MQ200 da Volkswagen, consagrada pela resistência e confiabilidade demonstrada pelo uso em milhões de unidades que circulam no Brasil e no exterior. A transmissão automatizada agrega à caixa um sistema de acionamento inteligente e elimina a necessidade do pedal da embreagem.


Na transmissão ASG, as trocas de marchas são feitas por atuadores eletro-hidráulicos, acionados por um sistema de óleo pressurizado até 60 bar. A seleção das marchas é feita por uma central de controle computadorizada específica (TCU –Transmission Control Unity), que troca informações com a central responsável pelo gerenciamento do motor (ECU – Engine Control Unity). Para escolher a marcha apropriada a cada situação são levados em conta dados como a velocidade do carro, a inclinação da pista, rotação do motor e o posicionamento do pedal do acelerador.


O motorista pode optar por um comportamento mais dinâmico, em modo automático, selecionando a opção esportiva do câmbio (S, de Sport). Nessa posição, a TCU passa a realizar as trocas nas acelerações em rotações mais elevadas, privilegiando ao máximo o aproveitamento do torque do motor.


Fonte: Volkswagen

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