COMPRE AGORA

sexta-feira, maio 04, 2012

Top Series: a 270 km/h na Marginal Tietê


Esta foi a velocidade alcançada pelo Mercedes SLS AMG de Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio durante os treinos na etapa que foi preliminar da São Paulo Indy 300 no Circuito Anhembi

Durante dois dias, os pilotos que moram em São Paulo ou vivenciam o trânsito caótico da capital paulista, e competiram na etapa de abertura da Top Series no Circuito Anhembi tiveram um privilégio que poucos terão na vida: acelerar a mais de 200 quilômetros por hora em plena Marginal do Tietê.

Foi o caso de Sérgio Jimenez (GFS Software/Ciao/MercadoRace), que compete na Top Series a bordo de um Mercedes SLS AMG V8 em dupla com Paulo Bonifácio. Durante os treinos livres, o carro da marca alemã alcançou 270 km/h na maior reta do circuito, justamente no trecho da Marginal, que tem 1.500 metros de extensão.

"E sem multa!", brincou Jimenez. "É muito bacana poder acelerar um carro de corrida e passar ‘de cano cheio’ em plena Tietê. A gente costuma passar tanto tempo preso no trânsito dos dias normais que fazer isso, ali, em um circuito montado para uma competição homologada, que a sensação é de ir à forra", descreve.

O próprio Rubens Barrichello, que fez sua estreia no circuito paulistano na Fórmula Indy, dizia que sua principal ansiedade era acelerar no trecho denominado "Reta dos Bandeirantes". "Vai ser a melhor coisa do mundo descer aquela reta a mais de 300 km/h sem me preocupar com radar e multas", afirmou na sexta-feira anterior à prova.

Jimenez destaca a alta velocidade alcançada pelo Mercedes, cujas especificações se encaixam na categoria GT3. "Acho que foi uma das maiores velocidades alcançadas por um carro da Top Series no Anhembi. A categoria proporciona isso: tivemos liberação no diâmetro do restritor de ar do motor, e só isso nos deu mais 40 cavalos de potência", explicou. Durante encontro com o antigo colega dos tempos de GP2, Ernesto Viso, nos boxes da KV Racing na sexta-feira (27), Jimenez explicou os comandos de seu carro e o venezuelano mostrou-se impressionado com a velocidade alcançada.

"Ele (Viso) ficou boquiaberto, porque os carros da Fórmula Indy chegaram a mais ou menos 320 km/h no mesmo trecho", apontou.
Fonte: Press Consultoria

Nenhum comentário: