COMPRE AGORA

quinta-feira, outubro 25, 2007

* F-3: PILOTO BRASILEIRO DESENVOLVE CARROS DA CATEGORIA PARA SIMULADOR DA INTERNET.

Piloto goiano contou com ajuda de sua equipe e treina concentração e constância na frente do computador

Passar horas em frente ao computador dividindo freadas, curvas e disputando posições pode ir além da pura diversão. Para os mais entendidos em games e computação, desenvolver carros para jogos disponíveis na internet é um bom passatempo. Mas não para Rodolpho Santos, piloto da equipe Amir Nasr na Fórmula 3 Sul-Americana. Apaixonado por informática, o piloto goiano de 18 anos desenvolveu os carros de 2007 da categoria para o aclamado simulador de corridas RFactor, o jogo de automobilismo mais baixado da internet.

O link para baixar os carros da categoria mais rápida da América do Sul está disponível na internet para qualquer usuário no endereço http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=F3%20Sudam%202007.

Antes, porém, é necessário baixar o jogo no site www.rfactor.net.

Pistas brasileiras – Primeiro, desenvolver o jogo era apenas uma diversão. Depois, virou uma ajuda extra para a carreira de piloto. "Este jogo possui algumas pistas brasileiras", conta Rodolpho Santos, que conta com o apoio de Neo Química/Palu SuisseWurth. "Quando estreei na Fórmula Renault, em 2006, eu não conhecia nenhuma. Nisso o jogo RFactor me ajudou bastante a chegar a um autódromo já tendo um layout da pista memorizado. Isso ajudou bastante a reduzir meu tempo de adaptação a cada traçado. É uma técnica muito utilizado no automobilismo hoje, até mesmo na Fórmula 1, por pilotos novatos", disse o goiano.
No início de 2007, Santos se aprofundou nos detalhes do jogo e desenhou para o game o carro da Amir Nasr com o qual disputa a temporada 2007. "Mostrei para o pessoal da equipe e eles gostaram muito. A partir daí, passaram a me ajudar com o layout de outros carros", afirmou. O piloto Fábio Beretta, que também compete na Fórmula 3 Sul-Americana, também o ajudou com o layout de alguns carros.

Dados reais – Com os engenheiros da Amir Nasr, Santos foi carregando para o jogo as informações fornecidas pelo sistema de coleta de dados do Fórmula 3 que a equipe utiliza durante treinos e corridas. Tudo pelo realismo: "Fomos adaptando a potência do motor Berta, o torque, características do câmbio, configurações aerodinâmicas, a reação dos pneus Pirelli... Tudo com dados que tínhamos disponíveis coletados em pista em atividades reais da equipe e seus pilotos", explicou o piloto da Neo Química/Palu Suisse/Wurth.

"Claro que não é o mesmo que os simuladores das equipes de Fórmula 1, mas o RFactor é o simulador de corridas mais popular entre os internautas que gostam deste tipo de desafio", acrescentou o piloto, que é natural de Anápolis (GO). O jogo, além de diversão, o ajuda quando se aproxima um final de semana de corrida. "Das pistas brasileiras, temos Interlagos (SP), Curitiba (PR) e Tarumã (RS). É muito bom para quando eu treino concentração e consistência. Por exemplo, configuro uma corrida de 100 voltas e tento fazer os tempos de volta mais idênticos possível. O simulador é muito próximo da realidade. Os tempos de volta são praticamente os mesmos, assim como os pontos de freada, tomada, tangência e aceleração", define. "Para quem gosta de corridas, é muito divertido", completa.

O piloto, que já conquistou três pódios nesta temporada, tem como próximo desafio a rodada final da temporada, em Interlagos, nos dias 15 e 16 de dezembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Enquanto isso, no conforto de sua casa e em frente ao computador, sem macacão ou capacete, ele já está acelerando no traçado paulistano.

Crédito da foto do carro de F-3 do RFactor: RFactor/Rodolpho Santos

Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

Nenhum comentário: