COMPRE AGORA

sábado, outubro 20, 2007

* GP BRASIL: EX-PILOTOS DE F-1, BOESEL E SERRA FALAM SOBRE A DECISÃO EM INTERLAGOS.

Dois brasileiros, ex-pilotos de Fórmula 1, compareceram a Interlagos por ocasião do GP do Brasil para algo mais que assistir à corrida. Raul Boesel, diretor esportivo do Porsche GT3 Cup, e Chico Serra, que exerce a mesma função no Maserati Trofeo, estavam em Interlagos a trabalho, acompanhando as categorias que fazem as preliminares do GP. Mesmo assim, encontraram tempo para sentar e analisar a decisão do Mundial de Fórmula 1.

Serra aposta na conquista do título por Lewis Hamilton. "Ele fez uma ótima temporada, tem a vantagem na pontuação e está em posição cômoda. Para mim, é o franco favorito", afirma Chico.

Boesel tem a mesma opinião quanto ao favoritismo de Hamilton, mas torce por Fernando Alonso: "A McLaren favoreceu o Hamilton e algumas punições a outros pilotos foram meio obscuras, mal explicadas". Nenhum deles tem grandes expectativas as chances de Kimi Raikkonen: "Ele começou ganhando, mas decepcionou na primeira metade da temporada. Está na disputa pelo título por circunstâncias, não por performance pura", opina Boesel. Serra, por sua vez, acredita que a dupla Michael Schumacher-Ross Brawn ainda faz falta à Ferrari: "A equipe não teria feito tantas trapalhadas estratégicas se o Ross Brawn estivesse lá. E o Schumacher centralizava muitas coisas. Era um elemento importante nos trabalhos da equipe".

A opinião de ambos diverge a respeito do suposto favorecimento da McLaren a Hamilton. Serra, que foi campeão inglês de F3 em 1979 correndo pela equipe Project Four (pertencente a Ron Dennis, que ainda não havia comprado a McLaren), acredita que o equipamento fornecido aos dois pilotos é igual. "Tecnicamente, ambos têm as mesmas condições. A eventual pendência por um ou outro fica por conta das cabeças pensantes da equipe", explica. Boesel, por sua vez, acredita ser perfeitamente possível a equipe prejudicar um determinado piloto. "Basta ver a história da calibragem dos pneus do Alonso no Japão: deixaram o carro dele dois décimos mais lento e acabaram com a corrida dele".

Raul Boesel fez duas temporadas completas na F1, 1982 e 1983, pelas equipes March e Ligier. Chico Serra correu por mais tempo, de 1981 a 1983, defendendo as equipes Fittipaldi e Arrows.
Os carros pouco competitivos impediram que obtivessem grandes resultados, mas a experiência da F1 abriu as portas para conquistas em outras categorias. Boesel foi campeão mundial de esporte-protótipos em 1987 e Serra conquistou o tricampeonato brasileiro de Stock Car (1999, 2000 e 2001).

FOTO: Chico Serra e Raul Boesel em Interlagos, durante o GP do Brasil de F1. Crédito: Vinicius Nunes/divulgação Porsche GT3 Cup.

Assessoria de Imprensa
Luiz Alberto Pandini – LetraDelta Editora e Comunicação

Nenhum comentário: