COMPRE AGORA

quarta-feira, outubro 24, 2007

* MARATONA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA UNE ECONOMIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE.


A Maratona da Eficiência Energética, que será disputada entre os dias 1 e 3 de novembro no kartódromo
de Interlagos, foi pensada para ser uma competição verdadeiramente estudantil. Uma prova onde a inovação e a criatividade sejam os principais "combustíveis".

O regulamento da prova oferece, por exemplo, condições para que faculdades de engenharia e design participem em igualdade. O Centro Universitário Belas Artes (São Paulo/SP) é um exemplo. Sua equipe une futuros designers de produto, gráfico e moda.

A liderdade no uso de materiais e eletrônica também é um convite à inovação. Nas três edições anteriores, concorreram carros com carroceria de jornal, madeira, plástico e até fibra de carbono. Para 2007, os gaúchos da Universidade Federal de Santa Maria, por exemplo, apostam numa estrutura de bambu, como fez Santos-Dumont no 14-bis.

O melhor é que toda essa liberdade não privilegia as equipes com maior orçamento, muito pelo contrário.

"Desde a primeira Maratona, nunca gastamos mais de R$ 2.500,00 para construir os protótipos. É menos de 10% do que precisamos investir em outras competições estudantis. Além disso, a liberdade do regulamento nos permite ensinar e aprender muito mais", destaca o Prof. Luiz Carlos Gertz, da Ulbra de Canoas (RS).

Além do baixo investimento, o espírito de companheirismo entre as equipes é outro diferencial da Maratona da Eficiência Energética.

"Desde o princípio, nossa meta é fomentar a troca de experiências sobre o aumento da eficiência energética, não acender a rivalidade entre as universidades. O regulamento e a direção da prova sempre visam esse espírito, sem lugar para profissionais e "estrelas". Muitas vezes, eu chego a ser um intermediário entre as equipes, seja numa troca de peças ou soluções. É assim que queremos evoluir", destaca Alberto Andriolo, criador e organizador da Maratona.

Novidades para 2007
Criada em 2004 pela Projeto de Comunicação, a Maratona da Eficiência Energética chega à quarta edição como o segundo maior evento do gênero no mundo. Pela primeira vez, será disputada no kartódromo de Interlagos. Reunirá 25 equipes (nas categorias gasolina e elétrico) de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A meta da organização e universidades é que os protótipos superem a barreira dos 1.000 km com um litro de gasolina em 2007 e os elétricos percorram mais de 200 km/Wh.

Com patrocínio da Petrobras, Fiat, Michelin e NSK Rolamentos, a competição premiará as três universidades que alcançarem o menor consumo energético (em cada categoria) com veículos e motores.

Douglas Cavallari – Taller Comunicação

Nenhum comentário: