COMPRE AGORA

terça-feira, outubro 30, 2007

* FEI VENCE MAIS UMA COMPETIÇÃO DE BAJAS.

Equipe foi campeã da I Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, antiga ‘Baja Cross’, que terminou neste domingo, dia 28 de outubro, em São Carlos (SP)

São Bernardo do Campo, 30 de outubro de 2007 – A equipe Baja do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) tem mais um motivo para comemorar sua trajetória de sucesso. Formada por 15 estudantes do curso de Engenharia Mecânica e o professor orientador Roberto Bortolussi, a equipe venceu a I Competição SAE BRASIL-PETROBRAS – Etapa Sudeste, que aconteceu neste final de semana (27 e 28 de outubro), em São Carlos (SP), e reuniu 23 carros off-road construídos por estudantes de engenharia de quatro estados brasileiros.
Após ter bom desempenho nas avaliações estáticas (segurança, conforto do operador, regulagem do motor) e dinâmicas (subida de rampa e dirigibilidade), o carro FEIBaja1 (Dipton), que é o atual vice-campeão nacional da categoria, venceu a principal prova da competição, um enduro de resistência de três horas, e assim foi o campeão com 779,11 pontos na classificação geral. Além disso, a equipe também foi a melhor em apresentação oral do projeto.

O carro FEIBaja2, conhecido como 'Crocoloco', que enfrentou problemas durante o enduro e ficou na sexta colocação na classificação geral, foi o melhor na prova de ‘Slalom’, que avalia o desempenho de dirigibilidade do veículo.
Esta é a quarta vitória consecutiva da equipe da FEI em apenas um ano. Em outubro de 2006, o time conquistou o tricampeonato desta competição (na época Baja Cross), depois sagrou-se tetracampeão nacional, em abril deste ano (Piracicaba/SP), título que deu à equipe mais uma oportunidade de disputar a competição internacional da categoria, este ano em Rochester, EUA. Lá, a equipe não deixou por menos: foi bi mundial da categoria (o primeiro título veio em 2004), ao disputar contra mais de 120 equipes de diversos países.

Carro campeão - Com suspensão independente ‘semi-trailing’, normalmente utilizada em carros de rali e que garante mais agilidade durante as curvas, o FEIBaja1, apelidado de ‘Dipton’, que atinge 58 km/h de velocidade máxima, também conta com uma caixa de transmissão estrutural, uma nova tecnologia criada pelos alunos para ajudar na redução de peso e manutenção do veículo. A equipe é liderada pelo capitão e também piloto Pedro Luiz de Souza Pinto Filho, estudante do 8º ciclo de Engenharia Mecânica Automobilística.

O carro tem transmissão CVT (Continuosly Variable Transmission), direção tipo pinhão/cremalheira, suspensão dianteira tipo duplo braço triangular, freios a disco nas quatro rodas e carroceria de policarbonato. Materiais como honeycomb, fibra de carbono e fibra de vidro – aplicados no banco, assoalho e partes da transmissão - ajudaram a tornar o carro mais resistente e leve, com cerca de 140 kg.Outro destaque do veículo é o sistema de telemetria, desenvolvido em parceria com o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI), que gerencia e transfere ao box, em tempo real, informações como velocidade, rotação do motor e consumo, como nos carros de Fórmula 1. Com isso, a equipe do box monitora o desempenho do carro e tem acesso ao piloto por meio de um display de cristal líquido, acoplado ao volante.

Pelo regulamento da competição, o baja – veículo fora-de-estrada, monoposto e de estrutura tubular em aço - deve utilizar motor padrão de 10 HP, monocilindro, além ter quatro ou mais rodas e conseguir transportar uma pessoa com até 1,90m de altura e de 113 quilos.

Companhia de Imprensa Maria do Socorro Diogo – Carina Mazarotto

A FEI - www.fei.edu.br - Mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", o Centro Universitário da FEI agrega as antigas marcas históricas de ensino superior de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e a Faculdade de Informática. Com campi em São Bernardo e São Paulo, o Centro Universitário da FEI oferece os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Além destes cursos, a FEI oferece pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Administração, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Há também o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais), responsável pela interação da FEI com o setor produtivo. A FEI é filiada à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias).

Nenhum comentário: