COMPRE AGORA

quinta-feira, outubro 25, 2007

* SIMULADOR DE CORRIDAS PASSA A SER USADO, TAMBÉM, POR PILOTOS DA STOCK JR.



Comum entre os participantes da Copa Nextel, máquina da V-10 Treinamento Esportivo integrou o treino de Rodrigo Navarro para a nona etapa da temporada, que será realizada neste domingo no Autódromo de Tarumã (RS)

Treinar em um simulador de corridas não é mais um privilégio exclusivo dos pilotos da Copa Nextel, a principal categoria do circo da Stock Car. Para se acostumar ao traçado de algumas das pistas que integram o calendário de 2007, competidores da Stock Jr., a divisão de entrada do maior evento de automobilismo do país, também passaram a usar a máquina do centro de treinamento esportivo V-10 – que tem em sua base de dados circuitos como os de São Paulo e Tarumã, sede da etapa deste fim do Campeonato Brasileiro.


Nesse grupo de pilotos, quem mais tem se dedicado ao simulador é o paulista Rodrigo Navarro (Clube de Saúde / Simmons), terceiro colocado na Classe Master da competição. Campeão Brasileiro de Marcas em 2003, Rodrigo já correu em boa parte dos autódromos do país, mas não dispensou a ajuda do computador em sua preparação para a nona rodada da temporada, marcada para este domingo no Rio Grande do Sul. Desde o mês passado, ele tem passado cerca de quatro horas por semana no cockpit virtual, memorizando o traçado e treinando os músculos mais exigidos na condução do Stock Jr.


“Treinamos com cargas que variam de 5 a 7,5 kg de cada lado do volante, o que reproduz perfeitamente as condições que encontraremos na pista nesta etapa”, ressalta Navarrinho. “Para o uso na Stock Jr., o simulador ainda não reproduz perfeitamente o câmbio e os pontos de freada, mas o traçado é idêntico e fica gravado na nossa memória. Somente no último mês passei mais de 15 horas percorrendo as curvas de Tarumã. Adquirir uma experiência destas teria sido improvável se eu precisasse recorrer, apenas, a treinos de pista”, completou o piloto.

Motivado pela conquista em Brasília de seu terceiro pódio na temporada, e do fechamento de contratos de patrocínio que garantirão seu ingresso na Stock Light em 2008, Navarrinho espera um bom resultado na etapa deste domingo. Com uma vitória e um segundo lugar obtidos em Tarumã na época em que disputou o Brasileiro de Marcas, Navarrinho aposta, também, em seu retrospecto positivo para brigar pelo quarto pódio na Stock Jr. “Gosto deste traçado e o considero muito desafiador. O piloto precisa conhecer alguns segredos da pista para virar rápido, já que ela é cheia de manhas e exige certa dose de coragem”, encerrou Navarrinho.


Como de costume, a programação oficial da Stock Jr. prevê para a etapa de Tarumã a realização de dois treinos livres de meia hora na sexta-feira (às 8h30 e às 11h10), além de uma terceira sessão no sábado, às 9h50. O treino classificatório começa às 13h00. No domingo, a corrida está marcada para as 12h30.


Passadas oito etapas, os seis primeiros colocados na Classe Master da Stock Jr. são:


1) Jason Oliveira, 198

2) Renato Rattes, 130

3) Rodrigo Navarro, 127

4) Patrick Gonçalves, 126

5) Adriano Amaral, 102

6) João Carvalho, 86

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Fernanda Freixosa / Divulgação

Nenhum comentário: