COMPRE AGORA

domingo, outubro 21, 2007

* GP BRASIL F1: MASSA PELA VITÓRIA. E HAMILTON PELO TÍTULO.

Por Castilho de Andrade
Diretor de Imprensa do GP Brasil de Fórmula 1

Felipe Massa, Ferrari, é o pole position do GP do Brasil de Fórmula 1 pelo segundo ano consecutivo. E vai largar, neste domingo, como favorito da prova. Se Kimi Raikkonen (3º tempo) não conseguir se colocar logo atrás de Massa, o piloto brasileiro poderá lutar pela vitória. O inglês Lewis Hamilton, McLaren, sai na primeira fila com o segundo tempo, aumentando suas chances de ficar com o título mundial. Foi a primeira vez que Hamilton pilotou em Interlagos. O espanhol Fernando Alonso sairá em quarto lugar. O público tomou quase todas as dependências do autódromo para assistir à toma oficial de tempos. A corrida, em 71 voltas, começa às 14h com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão.

O calor forte e a falta de concorrência entre as marcas de pneus – este ano a Bridgestone é a única fornecedora – justificaram o tempo da pole: 1min11s931 (215,656 km/h). No ano passado, quando a Bridgestone e a Michelin dividiam as equipes,Massa tinha sido mais rápido:
1min10s680 (média horária de 219,473 km/h). E em 2004, Rubinho Barrichello cravou a melhor pole da pista: 1min10s646 (219,579 km/h). A temperatura alta da pista – 56 graus – foi determinante para tornar os carros um pouco mais lentos do que em 2006.

Como no ano passado, Felipe Massa vibrou com o público após conquistar o melhor tempo da tomada oficial de tempos. E, na entrevista coletiva após o treino, disse que o publico poderia se preparar para uma corrida de emoções.

Massa, entretanto, não está em posição confortável. Se Raikkonen largar bem e superar Hamilton, o piloto brasileiro terá de deixa-lo passar. Raikkonen ainda pode ser campeão mundial, embora com chances menores. Massa terminará o campeonato em quarto lugar, independente do resultado do GP do Brasil. Caso não tenha que dar lugar para o companheiro de equipe, Massa tem grandes chances de repetir o feito do ano passado quando quebrou um incômodo jejum de vitórias brasileiras em Interlagos. A última tinha sido de Ayrton Senna, McLaren, em 1994.

Em Interlagos, Massa foi o mais rápido no treino livre da manhã. Depois, no treino oficiail, foi o mais veloz na primeira e na terceira tomadas. Massa ainda foi o mais rápido nos setores 1 e 3 no circuito, ficando Hamilton com a melhor marca no setor 2. Dos três pontos cronometrados com velocidade máxima, Massa foi o mais rápido nos trechos 1 e 2, ficando Alonso com o 3º.
Para Felipe Massa, o carro estava perfeito como no ano passado. E ele acredita que tem grandes chances de vencr outra vez.

Rubinho Barrichello conseguiu de sua Honda um resultado bem melhor do que na maioria das provas deste ano e largará em 11º lugar. Rubinho, dessa forma, tem chances de marcar seus únicos pontos no campeonato.

Em Interlagos, enquanto estuda a melhor estratégia para superar Hamilton e tentar o tricampeonato, Fernando Alonso também se reuniu algumas vezes com Flavio Briatore e advogados, buscando uma solução para sua saída da McLaren. A Renault não quer pagar a multa pela rescisão contratual.

foto:GP Brasil de F1
GPBRASIL

Nenhum comentário: