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terça-feira, outubro 30, 2007

* F3: DARCIO DOS SANTOS O ÚNICO DOS FUNDADORES QUE SE MANTÉM FIEL AOS MONOPOSTOS SULAMERICANOS.



O paulista esteve na corrida que foi a predra fundamental da Fórmula 2 CoDaSur e hoje dirige sua própria equipe

A Fórmula 3 Sul-Americana, nascida em 1987, filha da Fórmula 2 Codasur que realizou seu primeiro campeonato em 1983, está a ponto de completar 21 anos, e serão 25 ininterruptos de automobilismo de monopostos na América do Sul. A história destas duas especialidades, sem dúvidas pioneiras no Mercosul, demonstra o espírito integrador que tem. Apesar das dificuldades encontradas para concretizar o projeto, conseguiram encontrar a força necessária para superar discusões que levaram a rupturas temporárias, e contínuos problemas econômicos que os países do cone sul tiveram neste último quarto de século. Tudo começou quando em 17 de outubro de 1982 foi disputado diante de mais de 30.000 espectadores, no autódromo de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, próximo de Porto Alegre, foi realizada uma corrida teste entre a Fórmula 2 Brasileira e sua homônima Argentina. Daqueles que tornaram possível o empreendimento: dirigentes, pilotos e também jornalistas, muito poucos continuam ligados ao melhor do automobilismo de monoposto da América do Sul. Entre os 23 pilotos que tomaram parte desta corrida inaugural haviam 13 brasileiros: (Mufatto, Feoli, Dos Santos, Ely, Fauza, L. Friedrich, Pegoraro, Bauermann, Buzaid, Santos, Bragantini, Marrese e Pimenta), 7 argentinos (Guerra que ganhou a corrida, Kissling, Fangio, Scarazzini, Maldonado, Di Palma e Sommi), 2
uruguaios (Passadore e Einoder) e um chileno (Santander). Desta lista somente um continua na Fórmula 3 Sulamericana, nos referimos a Darcio Dos Santos, que com somente 23 anos correu em Tarumã a bordo de um Heve-Passat. Darcio foi 16º nos treinos de classificação, onde o mais veloz foi Alberto Scarazzini. Na corrida o paulista terminou na 8ª posição. Hoje Darcio DosA Fórmula 3 Sul-Americana, nascida em 1987, filha da Fórmula 2 Codasur que realizou seu primeiro campeonato em 1983, está a ponto de completar 21 anos, e serão 25 ininterruptos de automobilismo de monopostos na América do Sul. A história destas duas especialidades, sem dúvidas pioneiras no Mercosul, demonstra o espírito integrador que tem. Apesar das dificuldades encontradas para concretizar o projeto, conseguiram encontrar a força necessária para superar discusões que levaram a rupturas temporárias, e contínuos problemas econômicos que os países do cone sul tiveram neste último quarto de século. Tudo começou quando em 17 de outubro de 1982 foi disputado diante de mais de 30.000 espectadores, no autódromo de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, próximo de Porto Alegre, foi realizada uma corrida teste entre a Fórmula 2 Brasileira e sua homônima Argentina. Daqueles que tornaram possível o empreendimento: dirigentes, pilotos e também jornalistas, muito poucos continuam ligados ao melhor do automobilismo de monoposto da América do Sul. Entre os 23 pilotos que tomaram parte desta corrida inaugural haviam 13 brasileiros: (Mufatto, Feoli, Dos Santos, Ely, Fauza, L. Friedrich, Pegoraro, Bauermann, Buzaid, Santos, Bragantini, Marrese e Pimenta), 7 argentinos (Guerra que ganhou a corrida, Kissling, Fangio, Scarazzini, Maldonado, Di Palma e Sommi), 2 Santos, para os amigos "Cabeção" com 48 anos de idade, continua, agora como dono de uma equipe, lutando juntamente com outros brasileiros em busca de manter a melhor categoria de monoposto da América do Sul, e única que consegue catapultar pilotos para Fórmula 1, Champ Car e IRL, sem dúvidas as três mais importantes categorias de monopostos do mundo.
Lamentavelmente nos últimos anos apesar dos motores serem fabricados pelo argentino Oreste Berta, o mesmo que no passado provia a categoria com chassis, a mesma ainda não conseguiu se recuperar na Argentina, Brasil, Chile e outros países onde se disputaram corridas, embora sempre revele pilotos e por vezes algumas equipes.Para que todos conheçam mais a fundo este "personagem" do automobilismo sulamericano decidimos investigar em sua história opiniões, sentimentos, recordações, preferências e tudo que tem a ver com sua vida esportiva e também pessoal.

Como piloto correu 30 provas, deu 759 voltas e sumou 8 pontos. Suas equipes foram mais exitosas, a Prop Car ganhou 15 (6ª na tabela geral), conquistou 20 Poles (5ª), 12 Voltas rápidas em corrida (7ª) e 1482 puntos (3ª) consagrando campeão a Bruno Junqueira em 1997. A Prop Car F3 sumou 3 pontos e a Prop Car Light 31 pontos na tabela geral.

Ficha Pessoal
Nome e sobremone Completos: DARCIO GONÇALVES DOS SANTOS
Data de Nacimento: 16/04/1959
Lugar de Nacimento:São Paulo
Idade: 48
Estado Civil : Divorciado
Nombre e sobrenome da esposa:Paula Cunha
Filhos (Nomes): Palloma, Paula e Pedro
Residência: São Paulo

Perguntas e Respostas

O que se lembra de sua infância?
Minha casa que fazia fundos para Aut. Interlagos

Quando e porque começou a correr?
Gostava muito de corridas, morando e vivendo em Interlagos, ví nascer o Kartódromo e em 1972 permitiram ingresso de menores com 12 anos para correr de Kart.

Em que categoria começou a correr?
Kart Categoria Junior

Categorias que disputou?
Fórmula VW 1300 e 1600, Fórmula 2 Brasileña, Fórmula 2 CoDaSur e Fórmula 3 Sudamericana. 2 Veceszes Campeão Brasileiro e 2 vezes Campeão Paulista de Kart

Esteve na corrida de 1982 (Tarumã e Buenos Aires)?.
Em Tarumã com HEVE F-2 (Herculano Ferreirinha Veículos)

Quando decidiu correr na F.3.S?
Parti para F-VW em 1978, depois em 1979 e 1980 na Formula Super VW, em 1981 fui Campeão Brasileiro de F-2 Brasil. Em 1984 e 1985 corri na F-2 Sudamericana.

Com se recorda do seu debut na F.3.S e onde foi?
1989 - Goiânia. Boa estréia, sempre andando próximo das grandes equipes

Conte alguma história da sua estréia no automobilismo?.
No meu debut, aconteceu um fato engraçado. Costumava treinar no antigo Autódromo de Interlagos, cujo sentido da pista é anti-horário. Fui para uma corrida no Rio de Janeiro, junto com o pai do Rubinho Barrichello e meu irmão. O 1o. treino era da F-VW e assim que liberaram a pista eu quiz ser o primeiro à sair. Então fui na contra-mão, ou seja, sai pela entrada de box e quase completei a volta, levando uma bronca danada dos comissários.

Quem o apoiou para estrear na F.3.S?
Meus esforços e da família

Quem foram os mecânicos que o apoiaram no seu debut?
Ferreirinha e Manoel Silva Neto

Quando e porque decidiu deixar de ser piloto e passar a ser diretor de equipo?
em 1994, 1995 - Percebi que parava de gastar e ganhar dinheiro era mais importante

Quem foram os melhores engenheiros e colaboradores que teve?
O Zé Maria foi muito importante em 1995 com Vice Campeonato do Max Wilson e depois o Eng. Bassani

O que aprendeu com cada um deles?
Organização e dedicação

Qauis foram os melhores pilotos que passaram por sua equipe?
Max Wilson, Bruno Junqueira, Duda Pamplona; Sergio Koffes; Aloisio Coelho, Gastão Fráguas, Emiliano Spataro;Zeca Cardoso, Fernando Galera.

O que pode destacar de cada um dos melhores pilotos que passaram por sua equipe?
Bruno Junqueira e Duda Pamplona.Tanto o Pamplona ou Bruno são muito profissionais, buscam a máxima perfeicao naquilo que fazem

Qauis foram os principais rivais, tanto pilotos como equipes?
Furlan, Cesario e Amir

Porque decidiu ter equipe em outras categorias além da F.3.S?
Usamos a mesma oficina, o mesmo pessoal, as mesmas ferramentas, significa um incremento de dinheiro para equipe no final de cada ano.

Por qual motivo na sua opinião, os argentinos se afastaram da F.3.S?
Primeiramente devido à crise pela qual atravessou a Argentina e finalmente porque até o momento ainda não substituimos os antigos F-301. Acredito que ao utilizar-mos carros novos, alguma equipe vai se interessar

O que se poderia fazer desde a direção da F.3.S e fundamentalmente desde o Brasil, que é o país mais forte da América do Sul para que voltem equipes e pilotos argentinos, e também de outros paises Sulamericanos para categoria como em outras épocas?
Havendo uma maior integracão entre promotores, isto com certeza irá acontecer.

Qual sua maior saudade da época em que Argentina e Brasil estavam na categoria?
A grande Família

Considera necessáriovoltar a correr no Uruguai e porque se deve voltar a este país?
Sim, chrame de Piriapolis, integração com outro País, isto é muito importante.

A nível mundial como colocaria a F.3.S em relação as F.3 do resto do mundo?
Motores - Nivel 'A ', chassis, nivel 'D'.

Qual o momento mais difícil como piloto e como dono de equipe?
Como dono de equipe é dificil quando um piloto não paga o combinado, deixando deficits financeiros que não é qualquer um que consegue suportar.

Qual o momento mais triste e o a sua maior alegria?
Mais triste quando haviam no passado discussões entre as equipes, onde hoje não existe mais e maior alegria foi o grande numero de amigos que construi nestes anos todos.

Considera positivo a categoria haver adotado o motor Ford Duratec desenvolvido por Oreste Berta?
Muito positivo

Porque acha que não aconteceu o crescimento esperado da F.3.S, com a adoção deste motor que é mais potente e mais barato ?
Por causa das constantes quebras no inicio da utilização dos motores, depois viram que era uma fase de adaptação e agora estão acreditando mais na categoria.

Quais as principais virtudes da F.3.S?
Horários, discussões colocadas em práticas e união entre as equipes.

Se pode ter amigos entre seus pares no automobilismo?
Sim, procuro respeitar à todos, na pista cada um que brigue por suas posições.

Qual título ganho por sua equipe que mais recorda?
Quando haviam festas, hoje em dia a CODASUR está em falta com a premiacao, gostei muito de 1997, 1999.

E o mais difícil dos campeonatos que venceu?
1998, 1999.

Oque é mais difícil, ser dono de equipe ou dirigente?
Mais dificil ser dono de equipe e dirigente.

Um conselho para quem quer ser piloto?
Manter forma física, não beber, não fumar, praticar esporte, estudar .

Como se deve programar a carreira de piloto?
Kart / Formula Ford / F-3 > Europa depois de 2 anos na F-3 Sul Americana

Qual o melhor caminho para chegar a F1 ou aos Estados Unidos desde a América do Sul?
Para chegar à Europa ou EUA, o piloto precisa iniciar no Kart, entrar para Formula, correr pelo menos 2 anos na F-3 Sulamericana. O proprio Christian Fittipaldi me contou que em 1990 correu na F-3 Sudamerica e F-3 Inglesa - disse que aprendeu muito mais na America do Sul do que na Inglaterra.

Com que idade se deve começar no kart ?
12 ~13 anos - com 16 anos debutar no Automobilismo

Respostas Curtas

Uma mulher:Minhã irmã - tenho muito orgulho, respeito e consideração, por tantas dificuldades que passou no inicio da carreira do Rubinho, apreensão, medo, nervosismo, conseguiu ultrapassar todas as barreiras e hoje é muito Feliz.

Um amigo: Meu irmão - sempre me apoiou naquilo que desejo

Uma recordação: .Anos 70 no Kart, grandes amizades (Ayrton Senna, Moreno, Gugelmin, Da Matta, Chico Serra, Mario Sergio, Travaglini, Lotfi, Sala, dentre outros.

Um filme:Duro de Matar

Um programa de televisão: Panico na TV

Um livro: Aprendí con meu pai

Música Preferida: Roxete , Pink Floyd

O momento mas feliz de sua vida: Estar perto dos filhos

Um carro de rua: Volvo

Um carro de corrida: F-3

Seu carro particular (marca e modelo): Golf 2.0

O melhro piloto da história: Grande amigo Ayrton Senna

Uma equipe de futeboll: São Paulo

Um dirigente da F.3.S: Mario Biagini

Um dirigente do automobilismo Nacional: Antonio de Souza, mesmo sem dinheiro, consegue cumprir aquilo que promete.

Um dirigente do automobilismo Mundial: Bernie Eclestone

Um piloto brasileiro da F.3.S: Luca di Grassi

Um piloto argentino da F.3.S: Gabriel Furlan

Um circuito da América do Sul: Buenos Aires

Que prefere circuitos de rua ou Autódromos e porque: Em cidades onde são permitidos circuitos de rua, sou à favor, atrai publico e piloto deve aplicar tecnica .

Nota: Tradução texto: João Vasconcelos

fotos: última vitória da equipe Prop Car de Darcio Dos Santos com Fernando Galera este ano em Santa Cruz e 2 de Bruno Junqueira carro e pódio em Londrina acompanhado de Gabriel Furlan e Marcello Ventre, 1 de Darcio.


Mariela y Ricardo Pallero

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