COMPRE AGORA

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

* GP2: BRUNO SENNA É O 4º NOS TESTES EM PAUL RICARD.


Inglês faz o melhor tempo na estréia do novo carro da categoria

Bruno Senna abriu a pré-temporada da Fórmula GP2 com o 4º tempo nos dois períodos dos testes desta quinta-feira em Paul Ricard, no sul da França. Foi o primeiro contato de pilotos e equipes com o novo carro da categoria, que substitui o modelo utilizado de 2005 a 2007. O inglês Ben Henley foi o mais rápido no agregado das duas sessões. A bateria inicial de ensaios será encerrada amanhã.
Bruno elogiou o novo projeto da Dallara para a principal divisão de acesso à Fórmula 1. “Gostei bastante da aerodinâmica, que deixou o carro muito mais estável nas curvas de alta velocidade. Mas ainda não tem o mesmo equilíbrio nas de média e baixa. Mas isso é natural, não apenas porque ainda estamos no início do desenvolvimento, como também porque ainda não recebemos a quantidade de peças necessárias. Temos apenas duas barras anti-rolagem, faltam sensores de suspensão... Enfim, tivemos de nos virar com o que tínhamos aqui.”

Pela manhã, mesmo com o carro ainda sem as regulagens ideais, Bruno estabeleceu aquela que seria sua melhor volta, em 1min13s631. À tarde, preferiu economizar um pouco do segundo jogo para ter pneus em condições mais satisfatórias para o segundo dia. “Dei algo em torno dos 90%. Não tem sentido virar rápido por virar rápido e exigir muito dos pneus, como se fosse um treino classificatório”, explicou.
Bruno lembrou ainda que, por não ser utilizada no calendário regular de corridas, a pista de Paul Ricard não tem grande serventia para testes. “Aliás, tem gente que é especializada em virar bem aqui, mas não consegue fazer o mesmo em outros lugares”, observou. Por isso, a iSport, equipe do brasileiro, preferiu priorizar a consistência. “Procurei sempre andar na mesma batida em cada uma das saídas dos boxes”, concluiu.

Imprensa Bruno Senna

* WTCC: TREINOS LIVRES ABREM PROGRAMAÇÃO EM CURITIBA.

Farfus, Zanardi, Priaulx & cia. aceleram na capital paranaense

CURITIBA – Depois de um dia de intensas atividades promocionais, marcado pela exposição de carros e sessão de autógrafos no centro da cidade, além do coquetel de lançamento da etapa, 21 pilotos abrem oficialmente nesta sexta-feira a temporada-2008 do WTCC – o Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA. Os 30 minutos de treinos no Autódromo Internacional de Curitiba servirão para o primeiro confronto entre as modelos 320si da BMW, o Lacetti da Chevrolet e o Leon turbodiesel da SEAT.Os ensaios da sexta-feira são realizados apenas nos países onde o deslocamento dos carros é realizado por via marítima e aérea, como no caso do Brasil. Servem mais para checar se nada foi danificado durante o transporte, embora a maioria das equipes já tenha feito o “shakedown” (verificações preliminares) na pista do kartódromo na véspera e na manhã de hoje. Por isso, é provável que os tempos sequer arranhem o atual recorde da categoria – 1min24s761 – estabelecido pelo paranaense Augusto Farfus na tomada classificatória de 2006. No ano passado, por exemplo, Farfus dominou a prática com o tempo de 1min25s895.Enquanto os pilotos deixavam para passar pelo autódromo apenas a partir do meio da tarde, os mecânicos viviam um dia tranqüilo nos acertos finais dos carros. Como os modelos são inspirados nos veículos de produção em série de quatro portas, pouco restou para ser feito, além dos últimos ajustes na montagem das rodas e na preparação dos pneus e na limpeza da carroceria.

Os ingressos para a rodada dupla de inauguração da quarta temporada do WTCC continuam à disposição do público, que poderá trocá-los por dois quilos de gêneros alimentícios não perecíveis. O total arrecadado será repassado ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, entidade não-governamental que atende a entidades carentes. No ano passado, o montante alcançou 24 toneladas.
Os postos de troca estão localizados nos seguintes endereços:

Rua da Cidadania Santa Felicidade
Praça Santa Bertila Boscardin, 213 – Terminal Santa Felicidade

Rua da Cidadania Boa Vista
Av. Paraná, 3600 – Boa Vista

Rua da Cidadania da Matriz
Praça Rui Barbosa, 101

Rua da Cidadania Fazendinha/Portão
Rua Carlos Klemtz, 1700 – Terminal da Fazendinha

Administração Regional Cajuru
Rua Luiz França, 2032 – Cajuru

Administração Regional da CIC
Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2469 - CIC

Rua da Cidadania do Carmo/Boqueirão
Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 - Boqueirão
Praça Nossa Senhora do Carmo – Terminal do Carmo

Rua da Cidadania Pinheirinho
Av. Winston Churchill, 2033 – Capão Raso (Terminal do Pinheirinho)

Rua da Cidadania Bairro Novo
Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado

Postos de troca HSBC:
Teatro HSBC
Rua das Flores, 11

Fun Motos
Fun Motos Seminário
Rua Mário Tourinho, 679 - tel: (41) 3039 3600

Fun Motos Rebouças
Rua Desembargador Westphalen, 1876 - tel: (41) 3213 2800

Programação

A programação desta sexta-feira é esta:

10h00/10h45 – Fórmula BR 2.0 – Treino livre 1
11h00/11h45 – Brasileiro de Marcas – Treino livre 1
13h00/13h45 – Fórmula BR 2.0 – Treino livre 2
14h00/14h45 – Brasileiro de Marcas – Treino livre 2
15h00/15h30 – FIA WTCC – Treinos livres
16h00/16h20 – Fórmula BR 2.0 – Treino classificatório

fotos: WTCC/DIVULGAÇÃO

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* BEST CARS 2008: QUATTROPORTE E F430 VENCEM NAS CATEGORIAS LUXO E ESPORTIVO.

Os modelos Maserati Quattroporte e Ferrari F430 foram os grandes vencedores do concurso Best Cars 2008, premiação da revista Carro, da Editora Motorpress Brasil, nas categorias Luxo e Esportivo, respectivamente, ontem em evento realizado no Villa Noah, em São Paulo.

O concurso Best Cars, em sua 12ª edição, contou com a participação de cerca de 10 mil leitores da revista Carro, que votaram em 10 categorias de automóveis, entre Compacto, Esportivo, Executivo, Importado, Luxo, Monovolume, Nacional, Pick-Up, Station Wagon e Utilitário Esportivo.
Os prêmios foram recebidos por Viviane Polzim, gerente de marketing da Via Itallia, e por Eduardo Alves, consultor de vendas, que agradeceram aos leitores da Carro por terem indicado o Quattroporte e o F430 como os melhores de suas categorias. Enquanto o F430 recebeu 13,1% da preferência dos leitores, o Quattroporte arrebatou 15,9%.
O Maserati Quattroporte – com o prêmio de ontem – já coleciona 52 títulos internacionais. O modelo italiano, projetado pelo Studio Pininfarina, mescla o toque contemporâneo com a modernidade. Um sedã exclusivo para pessoas que têm o prazer de viver com elegância, sofisticação e exigem tecnologia de ponta e não dispensam um temperamento esportivo.

Na categoria Esportivo, a Ferrari confirmou seu favoritismo com o modelo F430. Esta supermáquina foi desenvolvida em estreita colaboração com a gestão esportiva da escuderia Ferrari e um dos seus pontos altos, sem dúvida, é a excelente relação de peso/potência: somente 2,96 kg/cv. Esse é o menor índice entre todos os modelos em produção. O F430 também exibe uma série de inovações tecnológicas, algumas das quais diretamente derivadas dos monopostos Ferrari da Fórmula 1.

Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo - MTb 13 224

* WTCC APÓIA CAMPANHA AMBIENTAL DA FIA.


Pilotos também empresarão imagem à iniciativa da entidade

CURITIBA – Os participantes do FIA WTCC – o Campeonato Mundial de Carros de Turismo passarão a apoiar mais uma iniciativa da FIA em favor do meio ambiente a partir da etapa de abertura do calendário, neste domingo, em Curitiba. Durante a prova brasileira e por toda a temporada, todos os carros estamparão o logo da campanha “Make Cars Green”.

Com abrangência internacional, a campanha tem como principal objetivo reduzir o impacto do automóvel no meio-ambiente. O propósito pode ser alcançado de diversas maneiras, como por meio de combustíveis menos agressivos e redução de consumo via eficiência do piloto, a introdução de novas tecnologias que ajudem o motorista a monitorar seu impacto ambiental, a evolução no desenho dos pneus para reduzir o consumo de energia, além do apoio à utilização de combustíveis sem chumbo.

Como parte da campanha, a FIA lançou uma declaração pública na qual conclama as Nações Unidas a adotar pela primeira vez em todo o mundo uma meta para a emissão de CO2 nos carros de passeio. Make Cars Green também sublinha como formuladores de políticas, indústria e consumidores podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de meios de transporte pessoais mais ecologicamente sustentáveis no futuro.

Segundo o presidente da FIA, Max Mosley, “é imensamente gratificante que tantos pilotos de competição estejam apoiando a campanha da FIA. Jacques Behar, da KSO, empresa organizadora do WTCC, foi pela mesma linha. “O WTCC está honrado em apoiar a campanha da FIA. “Porque, além da óbvia relação entre os carros de turismo e seus similares de competição, acreditamos firmemente que o WTCC tem um papel-chave a representar no sentido de despertar a atenção da opinião pública para as iniciativas ambientais”, afirmou.

Neste domingo, às 11h30, os 21 pilotos que participarão da prova serão fotografados com a bandeira da campanha na linha de chegada do Autódromo Internacional de Curitiba.

Imprensa WTCC

* F-TRUCK: CHEGADA DE CHICO SERRA ANIMA DJALMA FOGAÇA PARA TEMPORADA 2008.

Depois de 25 anos nas pistas o “Caipira Voador” garante ter recuperado todo o ânimo para pilotar

Depois de mais de 25 anos dedicados ao automobilismo, o sorocabano Djalma Fogaça (DF Motorsport/Ford/HDS Mecpar) revela que em 2008 está ainda mais motivado para seguir pilotando os pesados caminhões da Fórmula Truck, uma das categorias que mais leva público às arquibancadas do Brasil. E essa motivação tem nome e sobrenome. “Talvez o principal responsável tenha sido o Chico Serra. Confesso que depois tantos anos nas pistas, há muito tempo não sentia aquele friozinho na barriga, a ansiedade e a pura adrenalina para competir”, revela o “Caipira Voador”. A categoria volta para a pista a partir desta sexta-feira (29/2) para os treinos livres da primeira etapa da competição, que acontece no próximo domingo no Autódromo de Guaporé. A largada está prevista para as 14h, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes para todo o país.

Todo esse ânimo extra de Djalma Fogaça para a temporada recai sobre o fato de competir ao lado de um piloto tão vitorioso em praticamente todas as categorias nas quais competiu. “Como piloto eu nunca tive olhos pra carreira de ninguém em especial. Mas quando o Chico assinou com a DF Motorsport/Ford fui olhar o que ele fez esse tempo todo e fiquei impressionado. Ver suas vitórias, títulos e grandes disputas com nomes consagrados do automobilismo internacional é demais”, exclama o sorocabano.

Além das conquistas, o profissionalismo apresentado por Chico Serra foi destacado pelo veterano da Fórmula Truck. “Desde que assinou o contrato ele esteve mais vezes na sede da equipe do que todos os pilotos que passaram por aqui juntos. Isso demonstra uma vontade, uma gana que há muito tempo eu não via”, garante. O “Caipira Voador”, no entanto, faz questão de lembrar os anos em que competiram juntos na Stock Car. “Nós corremos três anos juntos (94, 95 e 96) e eu dei muito ‘laço’ nele. Ele vai ficar bravo ao ver eu falando nisso, mas é a verdade”, diverte-se sorindo.

Com todo esse entusiasmo por parte dos dois pilotos da DF Motorsport/Ford/HDS Mecpar, a expectativa de um bom trabalho por parte da equipe também é ampliado. “A responsabilidade do time aumenta muito, mas tenho certeza que vamos fazer um ótimo ano. Acreditamos em nossa capacidade”, afirma Fogaça. Para esta temporada o time tem mais uma mudança. Além de nova preparação de chassi e do gerenciamento eletrônico do motor, a DF Motorsport fez mudanças no comando da equipe. “O Marcelo Justino passa a ser o chefe da equipe e eu volto a me dedicar apenas a ser piloto”, finaliza Djalma.

Confira a programação para a 1ª etapa da Fórmula Truck em Guaporé:

Sexta-feira (29/02)

14h00 – 1º treino livre

16h00 – 2º Treino livre


Sábado (01/03)

09h00 – 3º treino livre

11h00 – 4º treino livre

15h30 – Tomada de Tempo


Domingo (02/03)

09h45 – Warm Up

14h00 – Largada

DF Motorsport tem o apoio de Ford/ HDS MecPar/ Mahle/ Cummins/ BorgWarner/ Eaton/ Norgren/ Usiparts.

Visite www.dfmotorsport.com.br

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* INDY: TONY COMPLETA PRIMEIRO TESTE NOTURNO EM MIAMI

Após anúncio oficial da unificação da principal categoria de monoposto dos EUA, Tony acelera na noite da Flórida

A Fórmula Indy realizou na noite desta quarta-feira (27) o primeiro dia de testes coletivos no autódromo de Homestead, em Miami. O brasileiro Tony Kanaan, da equipe Andretti Green Racing, completou 94 voltas no oval de 1,5 milhas. Na sessão que acabou a meia-noite (horário de Brasília), Kanaan fez o melhor giro em 25s1227, a uma velocidade média de 212.796 mph. Com essa marca, o baiano chegou a liderar a sessão antes do intervalo de uma hora para os pilotos jantarem, próximo das 20h aqui no Brasil. No entanto, após a pausa, o baiano foi superado pela dupla da Chip Ganassi, Dan Wheldon e Scott Dixon, e também pelo compatriota Hélio Castroneves, da Penske, justamente na última hora de treinamento, período em que o campeão de 2004 não foi a pista. Mesmo assim, Kanaan destacou a evolução do Dallara/Honda número 11. A surpresa do dia foi a ausência de Danica Patrick, companheira de Kanaan na AGR, que está doente.

“Com certeza, é muito bom voltar à esse ambiente”, destacou o baiano. “Nós avaliamos muitas coisas até por ser o primeiro treino oficial. Fizemos alguns progressos no decorrer do treinamento em busca do melhor balanço para o carro. Estava bem frio durante a noite o que influiu bastante. Temos que testar a qualquer condição do clima, pois, embora a previsão não seja a mesma, não sabemos qual vamos encontrar no final de março”, comentou o piloto de 33 anos. “No final, foi um produtivo dia para o nosso time, ainda mais, com todos empolgados com o futuro da nossa categoria. Amanhã (hoje) tem mais”, emendou o brasileiro.

Pouco antes dos motores roncarem pela primeira vez em 2008, houve uma coletiva de imprensa com o dono de Indianápolis e fundador da IRL, Tony George, e o líder da Champ Car, Kevin Kalkhoven. Os dois posaram para os fotógrafos e responderam perguntas dos jornalistas por 45 minutos sobre a unificação das categorias. George anunciou a intenção de incluir as provas de Edmonton, no Canadá, e Surfers Paradise, na Austrália, ainda neste ano, junto com as outras 16 etapas já programadas pela Fórmula Indy. A etapa de Long Beach, como está marcada no mesmo final de semana da corrida de Motegi, no Japão, ficou definido que será a despedida da Champ Car. No final de semana de 19 e 20 de abril, a IRL corre em Motegi e as equipes vindas da Champ Car correm em Laguna Seca, com os carros utilizados por eles em 2007. As duas provas valerão pontos para o campeonato.

Nesta quinta-feira (28), a Fórmula Indy faz mais um dia de treinos em Homestead. Os testes acontecerão entre 18h e 0h (horário de Brasília). Confira os tempos desta quarta-feira:

1) Dan Wheldon – Chip Ganassi 25s0619

2) Scott Dixon – Chip Ganassi 25s0660

3) Helio Castroneves – Penske 25s1211

4) Tony Kanaan – Andretti Gree 25s1227

5) Ryan Briscoe - Penske 25s2127

6) AJ Foyt IV - Vision 25s2179

7) Marco Andretti – Andretti Green 25s2465

8) Hideki Mutoh – Andretti Green 25s2476

9) Ed Carpenter – Vision 25s2691

10) Buddy Rice – Dreyer & Reinbold 25s3716

11) Ryan Hunter-Reay – Rahal Letterman 25s3934

12) Vitor Meira - Panther 25s3987

13) Marco Andretti – Andretti Gree 25s4632 * carro (7) de Danica Patrick

14) Milka Duno – Dreyer & Reinbold 25s6276

15) Darren Manning – AJ Foyt 25s6369

Foto: Shawn Payne/Indycar

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* F-1: NELSINHO PIQUET CONCLUI PRÉ-TEMPORADA EM BARCELONA.


Em último dia de testes antes do início do campeonato, piloto faz sexto melhor tempo e termina pela primeira vez à frente do companheiro Fernando Alonso

Nelsinho Piquet participou hoje do último dia de testes da Fórmula 1 antes do início do campeonato, marcado para 16 de março, em Melbourne, na Austrália. O piloto aproveitou o dia quente e ensolarado para completar, sem interrupções, o programa previsto pela ING Renault. O brasileiro deu 128 voltas no circuito espanhol e terminou o dia na sexta posição, uma a frente do companheiro de equipe Fernando Alonso.

Na parte da manhã, Nelsinho trabalhou no set-up do carro. À tarde, o piloto realizou tomadas longas, dando aos mecânicos oportunidade de praticar pit-stops. O dia foi considerado produtivo pela ING Renault, principalmente pela boa quantidade de dados adquiridos.

Agora, as atenções do piloto se voltam para Melbourne. No final da próxima semana, Nelsinho viaja à Austrália para completar treinos de preparação física e aclimatar-se à diferença de fuso horário. Até lá, a ING Renault volta às fábricas em Enstone, na Inglaterra, e Viry Châtillon, na França, onde trabalhará no desenvolvimento do R28.

"Os testes da pré-temporada foram muito importantes, já que conseguimos diversas informações que nos ajudarão no desenvolvimento do R28. Também foi excelente pilotar todos esses dias, ganhei muita experiência com o novo carro e isso é muito importante", avalia Nelsinho Piquet. "Agora, o foco passa a ser a estréia do campeonato e vamos continuar trabalhando para estarmos o mais competitivos possível", completa.

"Tivemos um programa grande para executar nos três dias, e fomos bastante ambiciosos em nossas pretensões. Conseguimos completar tudo que queríamos e fizemos todo nosso dever de casa em tempo para Melbourne", afirma o engenheiro-chefe de testes da ING Renault, Christian Silk. "De agora até a primeira da corrida, nós precisamos ajustar os carros o máximo possível e pegar todas as novas partes que analisamos durante os testes para colocá-las na especificação de corrida. Agora, vamos voltar às fábricas e analisar os dados que adquirimos nos testes das últimas semanas e utilizá-los para a estréia", acrescenta.

Tempos de hoje

1. Jarno Trulli, Toyota, 1min20seg801
2. David Coulthard, Red Bull, 1min21seg258
3. Nico Rosberg, Williams, 1min21seg293
4. Heikki Kovalainen, McLaren, 1min21seg309
5. Mark Webber, Red Bull, 1min21seg368
6. Nelsinho Piquet, ING Renault, 1min21seg443
7. Fernando Alonso, ING Renault, 1min21seg454
8. Kazuki Nakajima, Williams, 1min21seg796
9. Kimi Raikkonen, Ferrari, 1min21seg933
10. Lewis Hamilton, McLaren, 1min22seg011
11. Timo Glock, Toyota, 1min22seg155
12. Giancarlo Fisichella, Force India, 1min22seg233
13. Felipe Massa, Ferrari, 1min22seg286
14. Robert Kubica, BMW, 1min22seg299
15. Sébastien Bourdais, Toro Rosso, 1min22seg457
16. Adrian Sutil, Force India, 1min22seg521
17. Nick Heidfeld, BMW, 1min22seg624
18. Jenson Button, Honda, 1min23seg754
19. Alexander Wurz, Honda, 1min24seg154

foto: Luca Bassani

Alessandro Mendes

* FÓRMULA SUPERLIGA: CORINTHIANS LANÇA CARRO NA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA.

O Corinthians lançará na manhã de sexta-feira o carro que utilizará na Fórmula Superliga de automobilismo. O Timão mostrará pela primeira vez o veículo alvinegro em evento para a imprensa, no Parque São Jorge.

No domingo, a diretoria levará o carro ao Morumbi para mostrá-lo à Fiel torcida, antes do clássico contra o Palmeiras. O vice-presidente de marketing do Timão, Luis Paulo Rosenberg, já havia revelado a sua intenção de mostrar o veículo à Fiel no dia do jogo contra o arqui-rival.

Corinthians e Flamengo são os únicos clubes brasileiros que disputarão a Fórmula Superliga, categoria de automobilismo que terá sua primeira temporada em 2008. A organização arcará com os custos do projeto e, por ceder sua marca a um carro, o Timão terá uma porcentagem do lucro com patrocínios.

A organização da prova também já confirmou as participações de Milan, PSV Eindhoven, Olympiakos, Porto, Borussia Dortmund, Anderlecht, Basel e Galatasaray.

Gazeta Press / Placar

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

* PILOTOS DO WTCC DÃO AUTÓGRAFOS EM CURITIBA.

Carros também poderão ser vistos no centro da capital paranaense

CURITIBA – Com uma exposição dos carros e sessão de autógrafos com a presença dos pilotos nesta quinta-feira, Curitiba começa a entrar de vez no clima da abertura do WTCC – o Campeonato Mundial de Turismo da FIA cuja rodada dupla inaugural será realizada domingo no autódromo da capital paranaense. Entre os nomes mais conhecidos que defendem as cores da BMW estão o ídolo local Augusto Farfus, o tricampeão Andy Priaulx (Inglaterra) e o italiano Alessandro Zanardi; Nicola Larini (Chevrolet) e Gabriele Tarquini (SEAT), também da Itália e com passagem pela Formula 1, são outros destaques da categoria.Os carros poderão ser vistos a partir das 10h30 às 15h30, na Rua das Flores, no centro. Divididos em dois grupos, os pilotos recepcionarão os torcedores entre as 12h30 e 14h15. É a segunda vez consecutiva que Curitiba dá a largada no WTCC - a terceira que os modelos de turismo passam pela cidade, depois da visita pioneira em 2006. Em busca de seu primeiro título, o Brasil volta a ser representado por Augusto Farfus, da equipe oficial BMW Team Germany. Farfus vem se mantendo entre os Top 4 desde a chegada no WTCC e é novamente um dos favoritos, mas encontrará em Andy Priaulx o principal obstáculo aos seus planos. Inglês com precisão suíça e a eficiência germânica de um Michael Schumacher, Priaulx vem dominando a série desde o seu lançamento – e já deixou claro que pretende chegar ao tetra em 2008.

Se o retrospecto contar, Augusto Farfus, de apenas 24 anos e já um veterano das pistas, entra mesmo com chances neste fim de semana. No ano passado, ele ganhou a segunda corrida da rodada dupla, para delírio dos 35 mil torcedores que lotaram o autódromo de Pinhais. Como se não bastasse, é dele o atual recorde da pista, registrado com o tempo de 1min24s761 na sessão classificatória de 2006. “Correr em Curitiba é diferente”, reconhece Augusto, que conta com o apoio de amigos, familiares e da mulher Liri, com quem se casou no último fim de semana, sem contar com a força anônima - mas importante – que virá das arquibancadas cada vez que seu BMW 320si de 280 cavalos de potência riscar a reta dos boxes.Com a desistência da equipe italiana N. Technology, que nesta terça-feira anunciou o adiamento da estréia do Honda Accord Euro R Super para a segunda etapa (México), 21 carros alinharão no grid. A exemplo do ano passado, o público poderá garantir a entrada no autódromo na base da troca por dois quilos de alimentos não-perecíveis. Doze postos estão espalhados por Curitiba e um outro funcionará domingo na frente do portão. Os organizadores esperam superar as 24 toneladas arrecadadas em 2007 e todo o montante será encaminhado à ONG Instituto Paranaense de Cidadania, que repassará os alimentos para entidades assistenciais.

A pista será aberta na sexta-feira, com a realização de uma sessão de treinos livres de 30 minutos no período da tarde. O Campeonato Brasileiro de Marcas e a Fórmula BR 2.0 (antiga Fórmula Renault) também estão na programação.

Os ingressos podem ser obtidos nestes endereços:

Rua da Cidadania Santa Felicidade
Praça Santa Bertila Boscardin, 213 – Terminal Santa Felicidade

Rua da Cidadania Boa Vista
Av. Paraná, 3600 – Boa Vista

Rua da Cidadania Fazendinha/Portão
Rua Carlos Klemtz, 1700 – Terminal da Fazendinha

Administração Regional Cajuru
Rua Luiz França, 2031 – Cajuru

Rua da Cidadania do Carmo
Praça Nossa Senhora do Carmo – Terminal do Carmo

Rua da Cidadania do Boqueirão
Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão
Rua da Cidadania Pinheirinho
Av. Winston Churchill, 2033 – Capão Raso (terminal Pinheirinho)

Rua da Cidadania Bairro Novo
Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado

Teatro HSBC
Rua das Flores, 11

Fun Motos Seminário
Rua Mário Tourinho, 679

Fun Motos Rebouças
Rua Desembargador Westphalen, 1876

A programação completa é esta:


Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

10:00 – 10:45 Formula BR 2.0 – Treino Livre1
11:00 – 11:45 Brasileiro de Marcas – Treino Livre 1
13:00 – 13:45 Formula BR 2.0 – Treino Livre 2
14:00 – 14:45 Brasileiro de Marcas – Treino Livre 2
15:00 – 15:30 FIA WTCC – Testes
16:00 – 16:20 Formula BR 2.0 - Treino Classificatório
16:30 – 16:45 Ferrari F430 GT2 – Testes

Sábado, 1° de Março de 2008

09:00 – 09:30 FIA WTCC – Treino Livre 1
09:45 – 10:15 Formula BR 2.0 – Treino Livre 3
10:30 – 11:00 Brasileiro de Marcas – Treino Livre 3
11:15 – 11:45 Ferrari F430 GT2 – Voltas promocionais
12:00 – 12:30 FIA WTCC – Treino Livre 2
13:25 – 13:55 Formula BR 2.0 – Corrida 1 (Máx 30 min)
14:00 Formula BR 2.0 – Pódio da Corrida 1
14:15 – 14:45 Brasileiro de Marcas - Treino Classificatório
15:00 – 15:30 FIA WTCC - Treino Classificatório
16:00 – 18:00 Ferrari F430 GT2 – Voltas promocionais
18:00 – 21:00 Voltas promocionais de carros de rua

Domingo, 2 de março de 2008

09:00 – 09:15 FIA WTCC - Warm Up
09:30 – 09:45 Formula BR 2.0 - Warm Up
10:00 – 10:15 Brasileiro de Marcas - Warm Up
10:30 – 11:30 Sessão de autógrafos
10:30 – 11:30 Ferrari F430 GT2 voltas promocionais
12:10 – 12:40 Formula BR 2.0 - Corrida 2 (Máx 30 min.)
12:45 Formula BR 2.0 – Pódio da Corrida 2
13:15 FIA WTCC – Volta de apresentação
13:20 – 13:45 FIA WTCC – Corrida 1 (largada lançada)
13:50 FIA WTCC – Pódio da Corrida 1
14:25 – 15:05 Brasileiro de Marcas - Corrida (Máx 40 min.)
15:10 Brasileiro de Marcas – Pódio
15:15 – 15:45 Ferrari F430 GT2 – Voltas promocionais
16:15 FIA WTCC – Volta de apresentação
16:20 – 16:45 FIA WTCC – Corrida 2 (largada parada)
16:50 FIA WTCC – Pódio da Corrida 2

fotos: Divulgação/WTCC

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

* WTCC JÁ TRABALHA NO AUTÓDROMO DE CURITIBA.

Regulamento garante competitividade à categoria

CURITIBA - As equipes que disputam o Campeonato Mundial de Carros de Turismo – FIA WTCC já estão todas no Brasil para a rodada dupla que abre domingo a temporada 2008. Aos poucos, com a chegada dos pilotos e o trabalho dos mecânicos na preparação dos carros, o movimento nos boxes do Autódromo Internacional de Curitiba começa a aumentar. A previsão dos organizadores é que o “circo” esteja completo até a manhã desta quinta-feira.

Visitando a capital paranaense pelo terceiro ano consecutivo, o WTCC é considerado uma das principais categorias da Federação Internacional de Automobilismo – atrás apenas da Fórmula 1 e do Campeonato Mundial de Rali. O único brasileiro entre os inscritos na atual temporada é o anfitrião curitibano Augusto Farfus, da equipe BMW Team Germany e quarto colocado em 2007.
O chefe da equipe de Farfus, Charly Lemm, explica as características do WTCC. “Aqui, o desenvolvimento dos carros é mais controlado. Em nome da competitividade, o regulamento é bem mais restrito do que o da Fórmula 1, por exemplo. A intenção é que os carros não sejam tão diferentes dos modelos de rua”. Porém, as limitações não incomodam o chefe da equipe alemã. “Acho muito bom para o esporte, porque garante a competitividade, independente de quanto dinheiro a montadora pode gastar”, opina Lemm.

É claro que há alguma liberdade para aumentar a segurança dos carros, fazer mudanças no motor, caixa de câmbio ou suspensão, mas o diferencial é o acerto. “Por isso, aqui na WTCC, o trabalho de análise de telemetria é ainda mais importante e bastante sofisticado”, completa.

Os equipamentos e carros que estarão rodando na pista de Pinhais a partir de sexta-feira foram trazidos da Europa por via aérea e marítima – só de navio, foram 110 toneladas. A Chevrolet, que venceu seis das 22 corridas de 2007, é um exemplo da estrutura necessária para a competição. “Ao todo, nossa equipe trouxe 32 pessoas e 12 toneladas de equipamentos ao Brasil, incluindo os três carros”, explica o chefe de equipe, Mark Busfield. “A única diferença em comparação às etapas européias é que, no lugar dos caminhões, temos contêineres completamente lotados de equipamentos”, completa Busfield.

Na equipe alemã, a estrutura também conta com vários profissionais. “Somente para o carro do Augusto temos dois engenheiros – um deles especializado na análise de telemetria – e cinco mecânicos, sendo que um cuida só de combustível e pneus”, finaliza o chefe de equipe, Charly Lemm.

Três marcas estão em Curitiba - BMW, com os modelos BMW 320si; Chevrolet e os Chevrolet Lacetti; e SEAT, com os SEAT León. A estréia do Honda Accord Euro R Super foi adiada para a segunda etapa, em Puebla (México). Na terceira será a vez da equipe Russian Bears apresentar os dois Lada 110, aumentando para cinco o número de montadoras. Até novembro, serão disputadas 12 rodadas duplas – na primeira corrida, a largada é lançada, enquanto na segunda, os carros partem do grid. Desde sua criação, esta é a quarta temporada do WTCC, que até hoje só conheceu um campeão: o inglês Andy Priaulx, da BMW Team UK. Priaulx venceu os campeonatos de 2005, 2006 e 2007 e é o homem a ser batido.

Márcio Fonseca (MTb 14.457) e Guga Fakri

* FÓRMULA SUPERLIGA: ITALIANO SERÁ O CHEFE DA EQUIPE CORINTHIANA NAS PISTAS.

Dois grandes clubes do futebol brasileiro, Corinthians e Flamengo, disputarão a Fórmula Superliga, uma nova categoria do automobilismo que começará em agosto. Serão seis etapas, todas na Europa, e 11 equipes participantes. E o responsável por comandar a escuderia corintiana será o italiano Antonio Ferrari. Dono da equipe Euro International, Antonio Ferrari tem carros disputando as fórmulas BMW norte-americana e alemã, World Series e Atlantic. E já conhece a escola brasileira de pilotagem, tanto que uma de suas apostas é o piloto Giancarlo Vilarinho, de 15 anos, que corre para ele na BMW dos Estados Unidos.

Antonio Ferrari diz que escolheu o Corinthians por conta da sua paixão pela Juventus, de Turim. Em 2000, o italiano disse que surgiu pela primeira vez a idéia de fazer uma competição de automobilismo com times de futebol. Antonio Ferrari chega na quarta-feira ao Brasil e apresentará o carro na sexta, em evento no Parque São Jorge.

O Corinthians não desembolsará nada para ser representado na Fórmula Superliga - e ainda ganhará US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão) dos organizadores do evento apenas para ceder o nome à equipe. "Estamos confiando muito no projeto e que a equipe dará bons resultados.

Também espero que venha esse dinheiro que foi prometido", disse o vice-presidente de marketing do clube, Luís Paulo Rosenberg. O Flamengo também terá uma equipe na competição (o Brasil será o único país com dois times). Os outros participantes serão Milan (Itália), Anderlecht (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Basel (Suíça), Galatasaray (Turquia), PSV Eindhoven (Holanda), Sevilla (Espanha), Porto (Portugal).

fonte: A Tarde On Line

* 500 CAVALOS PARA APENAS 520 KG... EIS O CATERHAM V8.




A Caterham cometeu a loucura de colocar um motor V8 de 500 cavalos no Seven, um desportivo com apenas 520 kg de peso, homologado para a estrada.

Resultado do entusiasmo dos responsáveis da Caterham e da RS Performance, as duas empresas decidiram elevar, ainda mais, as capacidades do desportivo Britânico, com a inclusão de um motor V8 de apenas 2,4 litros - o espaço não dá para mais -, que pesa 90 kg e é capaz de desenvolver mais 500 cavalos com a ajuda da sobrealimentação. Tendo em conta que o Caterham RS pesa nada mais, nada menos que 520 kg, este «avião» consegue oferecer uma relação peso/potência de quase 1000 cavalos por tonelada, tão só o dobro do Bugatti Veyron.
Quanto a performances, são no mínimo elucidativas. Segundo o construtor, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em... 3 segundos, enquanto que a velocidade máxima está limitada a 240 km/h. A transmissão às rodas traseiras conta com uma caixa manual de seis velocidades. Para os que acharem que 500 cavalos é mesmo muito, a marca vai propor uma variante aspirada deste motor, que desenvolve ainda assim 380 cavalos de potência. De forma a colocar toda a potencia no chão, o Caterham RS está dotado de sistemas electrónicos de ajuda como o controlo de tracção e «launch control» para arranques como os da Formula 1. Aos interessados em mais uma «arrepiante» proposta da Caterham, refira-se que o tempo de espera é de doze semanas e o preço para a versão sobrealimentada é de cerca de 150 mil euros.

fonte:Autoportal

* F-1: MCLAREN DOMINA TERÇA-FEIRA EM BARCELONA.

Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen mantém domínio da equipe e terminam com dobradinha

Lewis Hamilton, da McLaren, foi o melhor do dia nos testes em BarcelonaA McLaren superou mais uma vez a Ferrari, sua principal rival, no segundo dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona, na Espanha. Lewis Hamilton marcou o primeiro tempo, com 1m21s234, seguido de perto do finlandês Heikki Kovalainen. Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi o terceiro, mas ficou 0s488 atrás do inglês da equipe rival.

Na parte da manhã, a McLaren se concentrou nos treinos de pit stops e em simulações de treinos classificatórios. À tarde, por sua vez, a equipe preferiu dar atenção às práticas de corrida, com saídas mais longas. Nico Rosberg, da Williams, marcou o quarto tempo, seguido por Felipe Massa, da Ferrari, o melhor brasileiro do dia.

Fernando Alonso, bicampeão mundial, ficou apenas na 13ª posição, mesmo com as novas peças que a Renault estreou nestes testes. Nelsinho Piquet, companheiro de equipe do espanhol, foi o penúltimo colocado do dia. Já Rubens Barrichello, outro brasileiro na pista, conseguiu o 14º lugar com a Honda.

Confira o resultado final do segundo dia de testes em Barcelona:

Pos Piloto País Equipe Tempo Voltas

1 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 1m21s234 81
2 Heikki Kovalainen FIN McLaren-Mercedes 1m21s434 68
3 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 1m21s722 72
4 Nico Rosberg ALE Williams-Toyota 1m22s309 75
5 Felipe Massa BRA Ferrari 1m22s513 102
6 Giancarlo Fisichella ITA Force India-Ferrari 1m22s516 102
7 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 1m22s558 109
8 Robert Kubica POL BMW Sauber 1m22s625 94
9 Jenson Button ING Honda 1m22s659 67
10 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Ferrari 1m22s942 89
11 Kazuki Nakajima JAP Williams-Toyota 1m22s977 100
12 Jarno Trulli ITA Toyota 1m23s023 98
13 Fernando Alonso ESP Renault 1m23s112 77
14 Rubens Barrichello BRA Honda 1m23s169 74
15 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber 1m23s284 77
16 Sebastien Bourdais FRA STR-Ferrari 1m23s323 98
17 Mark Webber AUS RBR-Renault 1m23s458 58
18 Nelsinho Piquet BRA Renault 1m23s467 45
19 Timo Glock ALE Toyota 1m23s561 80

fonte: GloboEsporte

* F-1: NELSINHO PIQUET CONTINUA PREPARAÇÃO EM BARCELONA.

Piloto participa de segundo dia da última sessão de testes da ING Renault na pré-temporada

Nelsinho Piquet participou hoje, em Barcelona, na Espanha, do segundo dia da última sessão de testes da Fórmula 1 na pré-temporada. O dia começou nublado, mas o sol saiu à tarde e permitiu que a ING Renault continuasse sua preparação para o campeonato deste ano em condições ideais. Após trabalhar ontem em procedimentos de corrida e prática de pit-stops, o piloto hoje teve como objetivo o desenvolvimento do novo carro. Amanhã, Nelsinho volta à pista espanhola para mais prática em procedimentos de corrida.

"Nós não completamos tantas voltas como gostaríamos, mas mesmo assim foi um dia produtivo e pudemos aprender várias coisas na manhã e coletar informações interessantes. Como um estreante, tempo no carro é bastante valioso e cada vez que piloto o carro me sinto mais e mais confortável", conta Nelsinho. "É claro que seria bom ter mais tempo para me preparar para a primeira corrida, mas fizemos o máximo possível no tempo disponível. Amanhã, voltaremos às simulações de corrida e, se possível, tentaremos fazer também algumas tomadas longas", completa.

"As condições do circuito estavam boas hoje, então pudemos prosseguir com nosso programa. Tivemos algumas informações interessantes que chegaram da fábrica para testar e conseguimos bons resultados com elas", afirma o engenheiro-chefe de testes da ING Renault, Christian Silk. "Trabalhamos também no desenvolvimento aerodinâmico e no set-up dos chassis, com resultados positivos. Amanhã, continuaremos nossa preparação para a primeira corrida em Melbourne, na Austrália", finaliza.
Alessandro Mendes

terça-feira, fevereiro 26, 2008

* FÓRMULA INDY FAZ O PRIMEIRO TREINO COLETIVO DE 2008.

Tony Kanaan participa dos ensaios no circuito que fica a 30 minutos da sua casa

Ainda embalada com o recente anúncio da união com a Champ Car, a Fórmula Indy marcou uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (27), às 14h25 (horário de Brasília) para explicar os detalhes da unificação e de como será o calendário de 2008. Logo após, às 18h iniciam os primeiros treinos coletivos da categoria neste ano. O brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Green Racing, disse estar entusiasmado para voltar a acelerar junto com os seus concorrentes. O treino será à noite, pois o GP de Miami, que abre a temporada no dia 29 de março, será uma das corridas noturnas do certame.

"Eu trabalhei muito forte fora da pista, mas agora começa um momento importante dentro dela, até porque teremos poucos treinos antes da primeira etapa. Será o primeiro teste do ano com as equipes andando juntas, portanto, também vamos avaliar nosso desempenho em relação a eles. Com certeza, teremos muito trabalho nós próximos dois dias", destacou Kanaan, campeão da Fórmula Indy em 2004.

Cerca de oito equipes e 15 pilotos estarão alinhados no oval de 1,5 milhas de Miami. Além da Andretti Green, Chip Ganassi, Penske, Panther, Vision, Roth, AJ Foyt e Rahal Letterman participam do treinamento. O número deve aumentar no segundo treino da pré-temporada, marcado entre os dias 3 e 5 de março, em Sebring, também na Flórida, com a entrada de algumas equipes oriundas da Champ Car, além de outros times que já fazem parte da categoria, mas não participarão dos ensaios em Homestead, como é o caso da Dreyer & Reinbold e Luczon Dragon. Os testes em Sebring serão preparatórios para as etapas em circuitos mistos. Todas as equipes utilizaram a configuração de chassi Dallara, motor Honda e pneus Firestone. Conforme informou os organizadores, são 66 chassis ao todo.

Durante a pré-temporada, se Kanaan não tem muito tempo na pista, ele vem intensificando cada vez mais o seu preparo físico para o seu sexto ano defendendo a equipe Andretti Green. Acompanhado pelo profissional Ryan Harber, da St Vincent Sports Performance, de Indianápolis, o baiano intercala treinos de ciclismo, corridas a pé e musculação durante cada semana. O piloto da Andretti Green também faz treinos específicos na academia em Indianápolis, o mesmo local onde irá treinar durante todo o mês de maio que antecede as 500 Milhas de Indianápolis. Como parte do programa de treinamento, Haber está desde sexta-feira (22) em Miami e faz uma série intensa com o brasileiro durante toda a semana. Antes de ir para Homestead nós próximos dias, que fica a cerca de 30 minutos da sua casa, Kanaan completa as atividades com sessões de duas horas de testes físicos.

Além de trabalhar fisicamente, Kanaan acompanhou de perto a introdução de novos equipamentos no seu carro. A principal mudança técnica para 2008 será no câmbio, quando entram em cena os "paddle shifters", ou seja, a troca de marcha passa a ser na direção do carro, o chamado "borboleta". "Embora haja uma preocupação com a modernidade, honestamente, eu preferia o sistema anterior. Eu me preparo muito fisicamente e o novo câmbio exige bem menos esforço físico. Atualmente, as principais categorias utilizam o câmbio borboleta. Eu já andei com o carro e gostei, mas prefiro o do ano passado", comentou o baiano. Kanaan ainda terá a oportunidade de utilizar o sistema de troca de marchas de 2007 durante a 92ª 500 Milhas de Indianápolis, a única exceção da temporada.

Nesta terça-feira (26), o brasileiro e os demais pilotos da Fórmula Indy já estão em Homestead para atender a imprensa no tradicional "Media Day", quando farão sessões de fotos e entrevistas para os veículos que cobrem a tradicional categoria norte-americana. Após o anúncio da unificação e a volta da principal categoria de monoposto dos Estados Unidos, a previsão é que os estúdios montados dentro do autódromo estejam bastante concorridos. O Brasil é representado pela TV Bandeirantes, que tem os direitos de transmissão da Fórmula Indy para o país.

Confira a programação do primeiro coletivo da Fórmula Indy (todos em horário de Brasília):

Terça-feira (26)
Media Day - Entrevistas, fotos e atendimento geral à imprensa

Quarta-feira (27)
14h25 – Entrevista coletiva para anunciar os detalhes da unificação
18h às 0h – Treino livre

Quinta-feira (28)
14h30 às 15h30 – Treino Livre
18h às 0h – Treino Livr
Foto: Miguel Costa Jr/Divulgação

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

* FÓRMULA TRUCK : CHICO SERRA É A PRINCIPAL NOVIDADE DA TEMPORADA 2008.

Categoria que atrai mais público no Brasil dá as primeiras aceleradas neste final de semana no Rio Grande do Sul.

A temporada 2008 está esquentando cada vez mais e chegou a vez dos pesos pesados do automobilismo voltarem às pistas. Neste fim de semana (1 e 2 de março) o Autódromo de Guaporé (RS) recebe a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, uma das categorias de maior sucesso do país. A principal atração deste ano é a participação do paulista Chico Serra (DF Motorsport/Ford/HDS Mecpar), que após três títulos e mais de 10 anos na Stock Car, faz sua estréia com os caminhões. “Ainda não peguei a mão do Ford Cargo, mas tenho certeza de que o ano vai ser muito bom”, afirma o primeiro piloto com passagem pela Fórmula 1 a disputar a competição. A corrida de domingo terá transmissão ao vivo da Band, a partir das 14h (horário de Brasília)

Ainda em período de adaptação à Fórmula Truck Chico Serra está otimista, mas prefere não fazer prognóstico para as primeiras corridas. “Acho que faltou um pouco de treino. Fiz alguns testes, mas ainda não foi o suficiente pra eu me acostumar plenamente com o Ford Cargo”, garante. Apesar de ter participado de um fim de semana de treinos em Guaporé, que volta ao calendário após um ano de ausência, o piloto não acredita que levará tanta vantagem na abertura do campeonato. “Vai ser melhor por já conhecer a pista, mas eu queria ter andado mais. Os caminhões para a corrida vão ser novos, e nós nunca andamos neles”, lembra. No entanto ele confia em seu desenvolvimento no desenrolar do campeonato. “Passando essa corrida vamos treinar mais. Com o tempo vamos melhorar”, prevê o tricampeão da Stock entre 1999 e 2001.

Para está temporada a DF Motorsport traz um pacote bastante modificado em relação ao ano passado. “A temporada está começando cedo e tivemos um período mais curto para implantar tudo. Serão dois caminhões e estamos com motorização diferente, um novo preparador de chassi e um piloto estreante na categoria”, confirma o sorocabano Djalma Fogaça, chefe e piloto da equipe. O motor com gerenciamento eletrônico, que foi desenvolvido durante parte de 2007 e utilizado na última etapa em Brasília, será o responsável por impulsionar os caminhões Ford Cargo durante as dez provas deste ano. Já o desenvolvimento do chassi e da suspensão fica agora sob responsabilidade do experiente Miguel Ferreira. “No momento estamos trabalhando na distribuição de peso e na suspensão. Tudo isso requer tempo”, explica o engenheiro, que tem mais de 40 anos de vivência no automobilismo, conquistando títulos com monopostos e carros de turismo.

Apesar do pouco tempo para a preparação adequada, Fogaça espera um bom resultado na abertura do campeonato. “Se tivéssemos mais tempo, tudo poderia estar ainda melhor e poderíamos ter testado ainda mais. Algumas equipes podem estar começando com um passo a frente, mas temos um bom equipamento e uma boa equipe, e pretendemos surpreender”, aposta o “Caipira Voador”. O representante da DF Motorsport/Ford/HDS Mecpar está bastante contente com a reestruturação da equipe e espera uma temporada bastante positiva. “A nossa nova sede está linda, a equipe está bonita, e nossos caminhões estão maravilhosos. Vamos para Guaporé pensando em chegar bem, para dar uma arrancada neste campeonato. Não tem porque não andarmos bem”, finaliza.

Confira o calendário da Fórmula Truck em 2008:

Etapa 1 – 02/03 – Autódromo Internacional de Guaporé (Guaporé - RS)

Etapa 2 – 08/04 – Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo - SP)

Etapa 3 – 11/05 – Autódromo Virgílio Távora (Eusébio - CE)

Etapa 4 – 01/06 – Autódromo de Caruaru Ayrton Senna (Caruaru - PE)

Etapa 5 – 06/07 – Autódromo Internacional de Goiânia (Goiânia - SP)

Etapa 6 – 03/08 – Autódromo Internacional Nelson Piquet (Rio de Janeiro - RJ)

Etapa 7 – 14/09 – Autódromo Internacional de Campo Grande (Campo Grande - MS)

Etapa 8 – 12/10 – Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais - PR)

Etapa 9 – 09/11 – Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão - RS)

Etapa 10 – 07/12 – Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasília - DF)

DF Motorsport tem o apoio de Ford/ HDS MecPar/ Mahle/ Cummins/ BorgWarner/ Eaton/ Norgren/ Usiparts.

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* GT3: "VAMOS BRIGAR POR PÓDIOS EM TODAS AS ETAPAS", DIZ MARQUES, QUE APOSTA NA FORÇA DE SUA PARCERIA COM O VICE-CAMPEÃO FELDMANN.

Com o veloz e eficiente Lamborghini Gallardo e a competente Action Power,Thiago acredita que a regularidade será a vantagem de sua dupla com Alceu

O paranaense Thiago Marques será um reforço no grid da temporada 2008 do Brasil GT3 Championship, torneio de supercarros que é novidade no automobilismo nacional. Marques irá dividir a pilotagem do veloz e eficiente (e também belíssimo) Lamborghini Gallardo com outro paranaense, Alceu Feldmann – vice-campeão da primeira temporada da história da GT3 no país, em 2007. O carro será preparado pela equipe Action Power, uma das melhores e mais bem equipadas do Brasil. Nesta entrevista, Thiago conta da expectativa de pilotar o Lamborghini, da competitividade da categoria e de suas chances de brigar pelo título.

Por que você decidiu competir na GT3?

Participando de apenas um torneio, os pilotos profissionais no Brasil só têm a oportunidade de competir em cerca de doze finais de semana por ano, e isso é pouco. Então, sempre tive intenção de participar em mais de uma categoria top, como era o caso da Super Clio, uma categoria que acabou há uns dois anos e contava com pilotos da Stock. Em 2008, a GT3 já terá muitos nomes fortes, incluindo ex-pilotos de Fórmula 1, e por isso surgiu a vontade de competir em mais esta categoria profissional.

Você e o Alceu Feldmann vão formar uma dupla muito forte. São candidatos ao título?

Eu acho que temos um conjunto pilotos-carro-equipe que com certeza é competitivo e pode conseguir bons resultados. Não gosto de falar que somos favoritos, mas acredito que vamos brigar por pódios em todas as corridas, o que significa que estaremos fortes na pontuação. O Lamborghini continuará sendo um bom carro. No ano passado acho que era mais forte, mas em 2008 deve ter que usar pneus mais duros. Além disso, os demais carros vão receber evoluções, então nosso Lambo não vai ser superior. Mas, mesmo assim, acho que a regularidade de nosso conjunto é interessante. A nossa constância será uma arma, vai nos ajudar a obter os resultados que precisamos.

Vocês já foram parceiros em algum campeonato?

Nossas famílias já moraram no mesmo prédio anos atrás. E aí surgiu uma amizade. Mas eu e o Alceu nunca tivemos relacionamento profissional, nem mesmo competimos na mesma equipe. De qualquer jeito, será um prazer ter este amigo como aliado na pista, pois nossa amizade fora dela já é bem bacana.

O que você sabe sobre o Lamborghini Gallardo?

Sei que foi muito forte em 2007 e que pode ser competitivo novamente. Mas eu nunca pilotei o Lambo. Só sei que é muito prazeroso guiá-lo, então, como piloto será uma experiência bem interessante.

Mas você já pilotou algum outro supercarro de alguma marca legendária antes?

Eu disputei a última Mil Milhas com um Ferrari 575 e fiz testes em Misano (Itália) com ele também. Ele é um GT1, com motor V12 e 650 cavalos, portanto é o que há de melhor em se tratando de Gran Turismo no mundo. Foi fantástico. Espero ter essa sensação novamente.

Como acha que será sua temporada de estréia na GT3?

Com certeza há várias duplas que serão competitivas, caso do (Rafael) Derani e do (Claudio) Ricci, que dividem a pilotagem de um Ferrari F430 e que vão brigar por vitórias. Acho que a GT3 vai experimentar um grande crescimento no Brasil. E isso significa muita competição na pista. Vou adorar.

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda

* PETIÇÃO PARA ACABAR COM O DAKAR.

Numa das minhas voltas pela NET descobri este post num blog. Desconhecia completamente esta aversão ao Dakar.
Existe uma petição a nivel mundial para acabar com o Dakar.


Que acabe o rally da vergonha O Dakar é o pior evento desportivo no mundo. Por causa do Dakar, já morreram várias pessoas do Norte de África, que nunca pediram para serem invadidos por jipes e camiões. Além disso, pelo que representa, o Dakar deve ser banido.

O rally Dakar é o equivalente a comer bolos alarvamente em frente a um mendigo esfomeado.

Pior: depois disso, matamos o mendigo ou os seus filhos. África é o continente mais pobre e a Europa é o continente mais próspero. É um ultraje o dinheiro que se gasta em África para entertenimento dos europeus, em vez de se gastar na sobrevivência dos africanos. É abjecto ter publicidade a grandes empresas ao lado da extrema pobreza.

Que esta edição falhada (pelos piores motivos) seja uma oportunidade para se acabar com a exibição de neo-colonialismo e morte que é o Rally Dakar. Assinem a petição contra o pior rally do mundo. gopetition.com/online/7725.html

fonte: AutoSport

* FÓRMULA TRUCK ABRE TEMPORADA 2008 EM GUAPORÉ.

Pista é a mesma que recebeu a primeira prova da Fórmula Truck depois de homologada, em 1996.

O final de semana do domingo, dia 2 de março, já está reservado para a grande festa que a Fórmula Truck está preparando: a abertura do campeonato brasileiro de 2008, para toda a região de Guaporé, interior do estado do Rio Grande do Sul. A tranqüilidade da cidade de 30 mil habitantes e de toda região da serra gaúcha vai passar pela transformação de sempre nos próximos dias, com a chegada das 72 carretas com a estrutura do evento e os caminhões de corrida.

É a 12ª vez que a F-Truck corre no bem cuidado circuito de Guaporé, onde os torcedores da região costumam acampar ao lado dos 3.080 metros da pista, antecipando a festa logo na sexta-feira, com muita música, alegria e churrasco gaúcho. A temporada de 2008 entra na pista com várias novidades de bastidores com mudanças de pilotos, equipes e marcas, além de pelo menos três novos pilotos na categoria.

Além da confirmação do jovem piloto goiano Leandro Reis que será companheiro de equipe do seu tio, o também goiano José Maria Reis, na Reis Peças Competições, a F-Truck vai contar em 2008 com mais dois nomes de prestígio no automobilismo: o brasileiro Chico Serra e o argentino Gaston Mazzacane, dois campeões em várias categorias pelas quais passaram e ex-pilotos de Fórmula 1.

Chico Serra foi convidado por Djalma Fogaça e correrá com a marca Ford, entrando na vaga deixada pelo pernambucano Beto Monteiro. Nos testes, ele foi bem, mas ainda busca adaptação. “É tudo bem diferente do que eu estou acostumado, o caminhão é mais manhoso para guiar, mas gostei muito”, conta. Ainda assim, tenta não criar expectativas de vitórias ou título neste primeiro momento.

“O objetivo é sempre andar na frente, mas falar isso agora seria pretensão, preciso andar um pouco mais com o caminhão. Mas espero ter um ano competitivo”, revela. O outro ex-Fórmula 1, Gaston Mazzacane, não vai correr nesta etapa, estará em Guaporé apenas para anunciar seus planos em conjunto com o promotor, Aurélio Félix, mas mesmo assim já fala em andar na frente e tentar se tornar o primeiro estrangeiro a vencer na F-Truck.

“Esta será uma excelente etapa da minha carreira, e sendo um piloto visitante no Brasil sei que a rivalidade será ainda maior. Mas não tenho medo e vou brigar pela vitória. E colocarei a bandeira argentina no lugar mais alto”, revela, com enorme expectativa. Seu primeiro teste com um caminhão está marcado para o dia 3 de março, lá mesmo em Guaporé, aproveitando a segunda-feira seguinte à corrida.

Outras mudanças que envolvem pilotos e marcas também aconteceram nessa virada de ano. Além de Beto Monteiro, que saiu da DF Motorsport e passou a ser companheiro de equipe de Roberval Andrade na Roberval Motorsport, correndo de Scania, o catarinense Luiz Carlos Zappeline também trocou o Ford da DF pelo Volvo da ABF Competições comandada por Altair Félix.

O gaúcho Régis Boéssio que também correu em 2007 pela DF Motorsport Ford, agora aparece com sua própria equipe a Boéssio Competições e corre em 2008 com a marca Volvo. A equipe RM Competições volta a ser formada com a piloto Débora Rodrigues que não correu parte da temporada 2007 por ter ficado grávida no início do ano.

Ela entra no lugar de Jonathas Borlenghi e volta a ser companheira de Renato Martins, do atual campeão, Felipe Giaffone, e também do piloto que a substituiu em 2007, Valmir Benavides, ex-piloto de Stock Car. Por falar em ex-piloto de Stock Car, um outro que reserva novidades é Adalberto Jardim, que não confirmou presença na primeira etapa mas deve correr a partir da prova seguinte, em São Paulo, no dia 6 de abril

Adalberto Jardim deverá correr com a marca Iveco, com caminhão preparado pela ABF Competições, em Santos (SP). “Ainda não posso dizer nada, mas trabalhando bastante em um novo caminhão para esta temporada”, afirma o piloto, que ainda não conseguiu fazer uma temporada inteira na F-Truck, mas é considerado um dos pilotos mais técnicos da categoria. Os treinos livres em Guaporé começam na sexta-feira (29).

PROGRAMAÇÃO:

Antes da largada estão programadas várias atrações como Desfile de Pilotos com distribuição de brindes ao lado das arquibancadas, Truck Test e o Show de acrobacias com cinco Pace Trucks e motos realizados por Aurélio Félix e Jefão Martins. Confira os horários das atividades de pista:

Sexta-feira (29/02)

14h00 - 15h00 1º treino livre

16h00 – 17h00 2º Treino livre


Sábado (01/03)

9h00 – 10h00 3º treino livre

11h00 – 12h00 4º treino livre

15h30 Tomada de Tempo

Domingo (02/03)

09h45 Warm Up

14h00 1ª etapa, Fórmula Truck 2008

(duração de uma hora)

INGRESSOS

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone de Guaporé. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com estão informações e endereços para a compra de ingressos que antecipadamente dão direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres pessoas portadoras de deficiência física. Não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada.

SHOW NO SÁBADO

A organização da Fórmula Truck preparou para o sábado à noite, na Praça Vespasiano Corrêa, no centro de Guaporé, um show com a banda pop KLB. A entrada para o show será gratuita.

FOTO: Orlei Silva.

A corrida será transmitida ao vivo, às 14h00 de domingo (2), pela TV Bandeirantes.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobras, Vipal e Bridgestone Firestone

Dinho Leme
Dinho Leme Comunicação

* PNEUS BFGOODRICH E REVISTA QUATRO RODAS PROMOVEM CURSO OFF-ROAD EM SÃO PAULO.

A BFGoodrich, marca de pneus do Grupo Michelin, é patrocinadora do curso de direção 4x4 promovido pela revista Quatro Rodas. No curso, os alunos aprendem os conceitos básicos do mundo off-road na prática, em terrenos com obstáculos, travessia de areia, fosso de lama, caixa de pedra, inclinação lateral, transposição, rampa inclinada, erosão, subida com lama, caixa de ovos, gangorra e descida íngreme, entre outros.

Uma das atrações do curso 4x4 Quatro Rodas é Cacá Clauset, um dos maiores nomes do off-road brasileiro, responsável por ensinar aos participantes como obter o melhor desempenho dos veículos 4x4. Entre os meses de março e maio, o curso acontecerá em 16 datas diferentes, na cidade de Itú, no interior de São Paulo:

*
Março: dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16, 29 e 30
*
Abril: dias 5, 6, 12, 13, 26 e 27
*
Maio: dias 24 e 25

Os participantes receberão ainda, na compra de dois pneus de caminhonete BFGoodrich, dois balanceamentos e um desconto de 10%. A promoção é válida para todas as revendas do Estado de São Paulo, mediante a apresentação do voucher BFGoodrich, entregue no curso.

Mais informações sobre o curso 4x4 Quatro Rodas, que também é patrocinado pela Nissan, podem ser obtidas pelo telefone (11) 3887-0572 ou nos sites www.pneusbfgoodrich.com.br e www.sirin.com.br/qrodas4x4.

Fundada em 1870, em Akron, Ohio (EUA), a BFGoodrich pertence ao Grupo Michelin desde 1990 e comercializa pneus para veículos de passeio e utilitários esportivos em toda a América do Sul e Central, Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental e Oriental e nos principais mercados da Ásia e Pacífico, como China, Japão e Austrália. (www.pneusbfgoodrich.com.br)


Adriana Almeida
Carolina Velloso

Printer Press Assessoria de Comunicação

* STOCK CAR: RENATO RUSSO DIZ TER SIDO MAL INTERPRETADO EM ENTREVISTA AO "JT".

Piloto afirma que só fez um 'comentário' sobre drogas e bebidas nas corridas da Stock Car no Brasil

SÃO PAULO - O piloto Renato Russo resolveu desmentir as denúncias de que "pilotos da Stock Car bebem uísque antes da largada, além de usar drogas" feitas à repórter Erica Akie, do Jornal da Tarde, na última quarta-feira. Em entrevista à rádio Jovem Pan neste sábado, ele tentou minimizar o fato.

"Fui mal entendido pela jornalista. O que saiu no jornal não era para ter saído, era apenas um comentário. Já pedi desculpas a Carlos Col (promotor da categoria) pela irresponsabilidade da repórter."

Russo chegou a dizer no ar que quando foi questionado sobre o antidoping fez apenas "um comentário como se estivesse falando com dois amigos." As declarações de Russo feitas ao JT estão gravadas.

fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO

* F-1: HAMILTON MAIS VELOZ EM BARCELONA.

No regresso dos testes a Barcelona, Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do dia, mostrando perante a Ferrari que os McLaren estão competitivos. Apesar das más condições atmosféricas no período da manhã, em que poucos entraram em pista, durante a tarde o sol visitou o circuito catalão, permitindo ao pelotão presente em Montmeló dar seguimento aos respectivos programas.

O britânico foi o mais veloz, estabelecendo em 78 voltas a melhor marca do dia em 1m22,276s, seguido de perto pelos dois Ferrari, de Kimi Raikkonen e… Michael Schumacher.

Kazuki Najakima continua a demonstrar um andamento impressionante a bordo do FW30, estabelecendo o quarto melhor tempo do dia, enquanto que Nico Rosberg fixou-se em sexto lugar, com a marca de 1m22,974s. Entre os carros de Frank Williams, o finlandês Heikki Kovalainen. Em casa, Fernando Alonso colocou o R28 com o sétimo melhor tempo, a cerca de 0,8s de Hamilton, enquanto que o seu companheiro de equipa, Nelson Piquet Jr, fez o 14º tempo.

Destaque para a estreia do novo Force India, que permitiu a Adrian Sutil arrecadar o 11º tempo do dia.


1º Hamilton - McLaren-Mercedes 1m22,276s (78 voltas)
2º Raikkonen - Ferrari 1m22,319s (82)
3º M.Schumacher - Ferrari 1m22,428s (83)
4º Nakajima - Williams-Toyota 1m22,724s (54)
5º Kovalainen - McLaren-Mercedes 1m22,852s (71)
6º Rosberg - Williams-Toyota 1m22,974s (108)
7º Alonso - Renault 1m23,021s (79)
8º Heidfeld - BMW-Sauber 1m23,075s (75)
9º Webber - Red Bull-Renault 1m23,091s (62)
10º Vettel - Toro Rosso-Ferrari 1m23,115s (71)
11º Sutil - Force India-Ferrari 1m23,188s (95)
12º Klien - BMW-Sauber 1m23,239s (43)
13º Liuzzi - Force India-Ferrari 1m23,270s (70)
14º Piquet - Renault 1m23,442s (42)
15º Glock - Toyota 1m23,609s (86)
16º Kobayashi - Toyota 1m23,880s (29)
17º Barrichello - Honda 1m24,460s (115)
18º Wurz - Honda 1m24,667s (109)
19º Coulthard Red Bull-Renault 1m24,826s (25)

fonte: AutoSport

* KART: BRASIL SEDIARÁ CAMPEONATO MUNDIAL PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA.

Evento começa nesta quinta-feira em Guaratinguetá

V international Kart GP será realizado nesta semana no Kartódromo Internacional de Guaratinguetá, a 180 km de São Paulo. Ingleses e brasileiros estão entre os favoritos


Pela primeira vez na história do automobilismo nacional o Brasil será a sede de uma das edições do Campeonato Mundial de Kart. O torneio começa nesta quinta-feira (28) e se estenderá até o próximo sábado (1/3), reunindo 20 pilotos da categoria Biland no Kartódromo de Guaratinguetá, a 180 km de São Paulo. O empresário Paulo Breim, um dos promotores do Campeonato Paulista Biland da modalidade, divulgou nesta segunda-feira (25) a programação completa da competição, que terá brasileiros e ingleses entre os principais favoritos ao título.

A realização do V International Kart GP – nome oficial do Mundial de Biland – chegou a ser posta em dúvida, mas foi confirmada no fim da semana passada após a Biland Brasil, dirigida por Paulo Breim, assumir todos os custos de realização do evento. Um novo orçamento foi elaborado e a empresa confirmou aos pilotos estrangeiros a disputa das provas após um desembolso programado para os próximos dias de cerca de R$ 250 mil.

“Estamos muito contentes com a confirmação do Mundial, e tenho certeza que o evento será magnífico. A disputa de um campeonato desse porte é uma vitória para todo o kartismo brasileiro, e agora que estamos com tudo pronto para essa disputa vejo que os últimos quatro meses de trabalho intenso de toda a equipe da Biland Brasil valeram a pena. A Comissão Internacional de Kart e a FIA foram comunicadas que o evento será realizado sem a supervisão da CBA, e estão cientes da situação”, enfatizou o promotor.

O Kartódromo Internacional de Guaratinguetá foi escolhido para sediar o evento não só por sua localização privilegiada – a pista foi construída às margens da Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro –, mas também pela ótima infra-estrutura oferecida pela cidade.

“Temos bons restaurantes em Guaratinguetá, e todos os competidores e membros da organização ficarão hospedados em um hotel de padrão internacional, bastante próximo ao circuito”, revelou Paulo Breim. “Tenho certeza de que os pilotos aprovarão a escolha da pista, também, por suas características técnicas. O kartódromo tem seis opções de traçado, sendo a maior delas com 1.100 metros de extensão”, acrescentou o promotor.

Dono de seis títulos no campeonato mundial de Kart, o Brasil não é considerado uma nação de tradição nas categorias disputadas com motores dois tempos, mas detém a hegemonia nas competições de karts quatro tempos. Nas quatro finais mundiais da Kart GP já realizadas, os pilotos brasileiros venceram três: André Sousa foi o primeiro campeão, em 2002. André Nicastro venceu em 2004 e João Gonçalves, em 2005.

“Temos muita tradição na disputa do Mundial da categoria Biland, e por isso é um privilégio para nós receber o torneio no país”, reforçou Paulo Breim. Confira a programação completa do evento:

Quarta-feira (27 de fevereiro)

14h00 – Sorteio de chassis e motores

14h30 às 17h30 – Montagem dos equipamentos

17h30 às 19h30 – Vistoria técnica dos karts e equipamentos de segurança



Quinta-feira (28 de fevereiro)

10h00 às 10h20 – 1º Treino Livre

11h00 às 11h20 – 2º Treino Livre

12h00 às 12h20 – 3º Treino Livre

14h00 às 14h20 – 4º Treino Livre

15h00 às 15h20 – 5º Treino Livre



Sexta-feira (29 de fevereiro)

09h00 às 09h40 – Briefing para os pilotos

10h00 às 10h05 – Treino de aquecimento

10h15 às 10h45 – entrega e montagem dos pneus no parque fechado

11h00 às 11h08 – 1º Treino Classificatório

11h20 às 11h28 – 2º Treino Classificatório

14h00 – 1ª Prova Classificatória

15h00 – 2ª Prova Classificatória



Sábado (1 de março)

09h00 às 09h05 – Treino de Aquecimento

09h30 – Pré-Final

11h30 – Final

12h00 – Cerimônia de Pódio

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Divulgação

* DTM: AUDI ANUNCIA EQUIPE DE 2008 COM PILOTO FEMININO.


A novidade do time alemão, que busca repetir os bons resultados do último ano, é a participação da bela Katherine Legge

A Audi já deu a largada para repetir o mesmo sucesso obtido com título da DTM na temporada 2007, principal categoria de carros de turismo do automobilismo. Após conquistar o título com Mattias Kaström, a grande novidade é a inclusão de uma mulher na equipe que irá guiar a versão esportiva do A4 este ano. Trata-se da inglesa Katherine Legge, que tem no currículo uma história de quase 20 anos no automobilismo. Completam o time a promessa Markus Winkelhock e o também estreante na equipe Audi, Oliver Jarvis.

Aos 27 anos, Katherine Legge chega com a responsabilidade de dar continuidade à tradição da marca com a trajetória de sucesso vivida por Michéle Mouton, Tamara Vidali e Vanina Ickx, mulheres que já defenderam a Audi com sucesso em diversas categorias. A piloto inglesa ficou mundialmente conhecida por seus ótimos resultados nas categorias americanas equivalentes à Fórmula 1 e por já participar de testes na principal categoria do automobilismo.

O interesse na renovação de pilotos para a DTM deste ano reflete-se na escolha dos outros dois pilotos. Markus Winhelhock é considerado uma das principais revelações do automobilismo alemão e ganhou destaque em 2007 com seu desempenho na DTM e na etapa de Nürburgring de Fórmula 1. A outra aposta da equipe Audi é o jovem piloto inglês de 24 anos, Oliver Jarvis, que já tem no currículo ótimas campanhas na Fórmula 3 e GP1.

O time Audi para a DTM 2008 é completado pelo atual campeão Mattias Ekström, além de Tom Kristensen e Martin Tomczyk, anteriormente já confirmados pela escuderia. A temporada de testes acontece de 10 a 12 de março em Mugello, Itália, e de 31 de março a 2 de abril em Oschersleben, na Alemanha. A largada oficial para a temporada 2008 da DTM está marcada para 12 de abril, no tradicional circuito de Hockenheim.

Comunicação Corporativa Audi Brasil
Natália Salomão

LVBA Comunicação
Fernando Thuler
Ada Mendes

* STOCK CAR: RACEQUIP MOTORSPORTS CONTRATA LEANDRO ROMERA PARA A COPA VICAR 2008.

A Racequip Motorsports contratou o piloto Leandro Romera para a temporada de 2008 da Copa Vicar, campeonato que terá início no dia 13 de abril, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo. Romera, de 27 anos, natural da cidade paulista de São Caetano do Sul, vai disputar com um modelo Mitsubishi (carro número 88).

"Ainda não podemos divulgar quem será nosso patrocinador principal, mas é com muita satisfação que finalmente consegui ter o Romera na equipe. Faremos a temporada completa de 2008 e com a responsabilidade de alçar o time a COPA NEXTEL em 2009”, disse Carlos Castrale, chefe de equipe da Racequip Motorsports.

Para Romera, o trabalho este ano será intenso, com aquisição de muita experiência e entrosamento com a Racequip. “Sei que é um trabalho difícil, mas acredito muito no Castrale e em sua equipe. Nos entendemos muito bem e estou feliz pela oportunidade. Tenho certeza que andaremos muito rápido, já nos treinos coletivos. O Castrale conhece os (pneus) Goodyear muito bem pois já trabalhou com eles por longo tempo nos Estados Unidos”, relatou o piloto paulista, que em 2007 foi ao pódio em duas das quatro provas que disputou – terceiro colocado, na prova de abertura, em Interlagos, e segundo na quarta etapa, também em São Paulo.

A Racequip estará em uma das principais categorias do automobilismo brasileiro com uma nova filosofia de trabalho em 2008, apostando em jovens engenheiros e com um perfil agressivo de trabalho, mudanças essenciais no cenário do automobilismo mundial atual.

Nos dias 26 e 27 de março serão realizados os treinos coletivos para equipes e pilotos da Copa Nextel, Copa Vicar e Pick Up Racing, em Interlagos (SP). A temporada 2008 da Copa Vicar terá nove etapas (veja calendário abaixo), e será a categoria de ascensão para a principal – Copa Nextel. Com carros idênticos aos da Copa Nextel, também multimarcas, o campeonato da Copa Vicar de equipes definirá o campeão e o vice que garantirão vaga na próxima temporada da Nextel. Já os pilotos terão seu campeonato à parte e, dependendo da sua performance, poderão negociar as vagas disponíveis com as equipes classificadas no início de cada ano.

Ricardo Berlitz