COMPRE AGORA

segunda-feira, outubro 22, 2012

A HISTÓRIA DO GOL DUAS PORTAS

Trajetória do Gol duas portas é pontuada por séries especiais

O Gol nasceu com duas portas, lançado em 1980 com motor dianteiro refrigerado a ar com 1.300 cm³ e 47 cv (derivado do Fusca) e câmbio de quatro marchas. Na época, carros com duas portas eram preferidos pelo consumidor brasileiro. 


As linhas do primeiro Gol foram inspiradas nas do Passat, modelo de porte médio da Volkswagen . Com carroceria tipo hatch e perfil aerodinâmico, o primeiro Gol era oferecido nas versões S e L. Já em 1981, o Gol duas portas ganhou um motor mais potente, com 1,6 litro e 67 cv, também refrigerado a ar e, já mostrando sua vocação para veículo de trabalho, uma versão furgão, em que as janelas traseiras eram fechadas.

Assim como o modelo quatro portas, a história de sucesso do Gol duas portas é pontuada pela oferta de séries especiais, criadas para assinalar momentos históricos importantes ou trazer inovações almejadas pelos consumidores.

Em 1982, o Gol duas portas ganhou sua primeira versão especial, para marcar a realização da Copa do Mundo na Espanha. O Gol Copa foi o precursor de muitas outras séries comemorativas, dedicadas a temas especiais ou com pacotes de equipamento diferenciados voltados a públicos específicos, que viriam ao longo dos anos seguintes.

A primeira versão do Gol com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida, com 1,5 litro e câmbio de cinco marchas, foi lançada em 1984. Logo em seguida viriam os motores 1,6 litro e o primeiro Gol GT, com 1,8 litro. Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones.

Trata-se de uma trajetória marcada por uma contínua evolução tecnológica, durante a qual o modelo trouxe para o País novidades que revolucionaram a indústria nacional. Em 1989, por exemplo, o Gol GTI foi o primeiro carro produzido no Brasil a contar com o sistema de injeção eletrônica.

O Gol “Bolinha”

A primeira grande transformação do Gol aconteceu em 1994, com o lançamento da segunda geração do modelo, desenvolvida a partir de pesquisas com milhares de proprietários do carro. O design arredondado e inovador logo motivou o apelido carinhoso de Gol “Bolinha”.

Lançado na versão duas portas, o Gol Geração II ganhou mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído, já adaptado aos novos padrões mundiais de proteção ambiental, com componentes antipoluentes, utilização de materiais recicláveis e produtos naturais.

Geração III

Lançada em maio de 1999, a terceira geração do Gol deu ao carro novas linhas, com um caráter mais esportivo. A nova linha também introduziu novos padrões de qualidade na fabricação do carro: maior uniformidade nas junções dos painéis da carroceria, reforço estrutural minimizando as torções do monobloco, maior uso (70%) de chapas zincadas, resistentes à ferrugem, e novos tecidos e materiais de revestimento interno. O Gol Geração III foi o primeiro carro do segmento, no Brasil, a oferecer cinco anos de garantia contra a corrosão e também sistema Total Flex.

Gol G4

A quarta geração do Gol chegou em agosto de 2005, e ganhou um design com linhas mais limpas e arredondadas. A nova traseira do Gol G4 recebeu  elementos circulares nas lanternas e de um novo aerofólio, integrado à tampa do porta-malas. Os para-choques integrados à carroceria contribuíram para dar uma impressão de maior porte, além de melhorar a visibilidade. Na dianteira, o novo design destacava o elemento em “V”.

Com o lançamento da quinta geração, o Novo Gol (2008), o Gol G4 continuou no mercado também na versão duas portas.

E, em 2010, a Volkswagen lançou o Gol Ecomotion, mais uma versão com duas portas, com diferencial alongado, pneus com menor resistência à rolagem e indicador de consumo instantâneo de combustível no painel de instrumentos.

Na linha 2013 do Gol G4 recebeu novas calotas aro 13”. O modelo passou a oferecer como novidade no pacote opcional Trend, com novos detalhes internos cromados no farol, lanternas traseiras escurecidas, três alças de segurança no teto, luz de cortesia no porta-malas e volante de quatro raios. O modelo recebeu também novos pacotes opcionais, como rodas 14” de liga-leve e faróis dianteiros de neblina.

Fonte: Volkswagen

Nenhum comentário: